1

Paróquia do Divino Espírito Santo promove Cerco de Jericó online : 24/11/2020 15:21

Teve início na última sexta-feira (20) e segue até o dia 26, o Cerco de Jericó na Paróquia do Divino Espírito Santo. Além de participar das missas presenciais, os fiéis poderão fazer o seu momento de adoração e oração em casa.

Para que o fiel se inscreva, deve entrar neste link, colocando nome e e-mail e escolhendo o dia e horário em que vai estar em oração. As missas e momentos de oração estão sendo transmitidos pelo Facebook da paróquia.

"Você pode participar inscreva-se para interceder no local onde estiver durante 30 minutos orando o terço ou outras orações. Desafia-se a si mesmo! Marque um horário que nunca pensou que pudesse fazer. Você pode convidar sua família para rezar juntos. Cada dia num horário diferente. Você se “ligará” ao sacrário mais próximo de onde estiver e rezará", afirmou a paróquia.


Cerco de Jericó

O Cerco de Jericó consiste em uma semana incessante de batalha espiritual, com intensificação da oração pessoal e comunitária, missa diária, adoração ao Santíssimo, confissão, jejum, pregação da Palavra de Deus e o Terço de Nossa Senhora. Este ano, por conta da pandemia, o evento será online.

São sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. Sua inspiração mais remota encontra-se no capítulo 6 do livro de Josué. O texto sagrado nos conta que antes de chegar à terra prometida o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó, que os impediam de prosseguir a caminhada.

Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou os Israelitas a orarem durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de Jericó, tendo a frente a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que caminha com seu povo.

Josué e os Israelitas acreditaram na promessa divina de que no sétimo dia durante a sétima volta as muralhas cairiam e eles alcançariam a vitória, coisa que de fato aconteceu porque o Senhor é fiel e cumpre suas promessas. Nos nossos dias, colocamo-nos diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento e confiantes no poder da oração, pedimos que Ele derrube as muralhas que nos impedem de tomarmos posse de uma vida mais santa e feliz.

Compartilhar no Facebook

Semana da Voz reúne convidados especiais em programação online no Conservatório : 24/11/2020 15:17

Teve início nesta segunda-feira (23) e segue até esta sexta-feira (27) a Semana da Voz 2020, que está sendo realizada de forma ao vivo e online pelo Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga de Carvalho, em Varginha. Convidados especiais vão conversar com os participantes e com os alunos de canto individual.

Serão palestras e oficinas de áreas referentes ao canto, à voz, à técnica vocal e ao desenvolvimento e aprendizado musical. Para participar, você poderá entrar pelas plataformas do Youtube e do Meet.

"Também serão disponibilizados vídeos de apresentações de canto de alunos, alunas, professores e professoras do conservatório, e palestrantes, gravados nesse longo período de pandemia, e alguns até anteriores", afirmou a organização.


Programação

Segunda (23/11)
Iramar Rodrigues às 15h - A Pedagogia Dalcroze e suas estratégias na formação do Músico
Magda Pucci (Mawaca) às 19h - Pesquisa, Processo criativo, Produção cultural e Performance

Terça (24/11)
Zé Walter Albinati às 18h - Canto, teatro e voz em tempos de vida online
Suely Mesquita às 19h30 - Ambiente emocional: práticas para interpretação em canto popular

Quarta (25/11)
Ângelo Nonato às 18h30 - O uso de elementos da cultura musical popular na formação do músico
Sergio Anders às 20h - O estudo do Bel Canto e seus desafios

Quinta (26/11)
Dr. Dante Rezende às 17h - Otorrinolaringologista – Esclarecendo dúvidas
Thais Marques às 18h30 - O desenvolvimento do trabalho vocal com corais infanto-juvenis
Cecilia Cavalieri às 20h - Vozes em música.

Sexta (27/11)
Estela Brando às 17h30 - Fonoaudióloga – Esclarecendo dúvidas
Jucilene Buosi às 19h - Voz Profissional : Características / Canto Erudito e Canto Popular. Como estudar em casa em tempos de pandemia
Entrevista com compositores às 21h - Composições e Inspirações


Para conhecer mais dos convidados e compositores, e se inscrever nas palestras, acesse: https://drive.google.com/file/d/1UxeC3L7EJYvRvdhEQNoX7XcB6w7mgyRd/view

Compartilhar no Facebook

Amanda Ribas participa de live para falar sobre sua rotina de treinos e preparação física : 24/11/2020 15:10

A Graduação a Distância do Unis está promovendo uma live sobre "Preparação Física e Rotina de Treinamento", que acontecerá nesta quarta-feira (25), às 20h. A live será transmitida pelo Instagram da Amanda @amandaufcribas.

A varginhense e lutadora Amanda Ribas, que vem conquistando o mundo e o UFC, vai falar sobre sua rotina de treinos e preparação física, ela que recentemente assumiu a nona posição no ranking peso-palha do UFC.

"Será um bate papo com a coordenadora do Unis e professora, contando sobre minha rotina de treinos, alinhada com alimentação, laser, faculdade, família, tudo junto", afirmou Amanda.

Compartilhar no Facebook

Paróquia do Rosário inicia preparação para celebrar os 60 anos de fundação, com participações especiais : 19/11/2020 15:20

​​​​​​No dia 1° de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Varginha, comemora 60 anos de fundação. Devido a pandemia da Covid-19 e seguindo as instruções da Diocese da Campanha, CNBB, Organização Mundial da Saúde e os decretos municipais em vigor, as celebrações deste ano acontecerão com público reduzido e terão transmissões online.

A Paróquia inicia as celebrações neste sábado (21), quando Padre Joãozinho Almeida participa de um terço e celebra a missa dando início aos festejos, cantando músicas à Maria, mãe de Jesus. Depois, no próximo final de semana, terá início o Tríduo em preparação para comemoração dos 60 anos.

Por meio de vídeo enviado aos fiéis da comunidade, Padre Joãozinho Almeida convidou os fiéis para participarem.

"Foi com muita alegria que aceitei o convite do padre João Batista Máximo, para estar presente no dia 21 de novembro, nesses 60 anos da paróquia e vamos celebrar juntos o terço online. É uma novidade, o Brasil inteiro vai participar juntos em todas as redes sociais. Nós vamos rezar juntos, direto de Varginha, para todo Brasil", enfatizou o padre.

As inscrições para participação presencial nas missas devem ser realizadas pelo site santamissanorosario.com.br ou no escritório paroquial.


Programação

Sábado (21/11)
17h - Terço Online (Participação Padre Joãozinho Almeida)
19h - Missa online - Padre Joãozinho Almeida (após a missa consagração a Nossa Senhora pelos 60 anos de missão)

Sábado (28/11) - 1⁰ Dia do Tríduo
07h - Missa
17h - Missa - Presidente da Celebração - Padre Erick Max Humberto

Domingo (29/11) - 2⁰ Dia do Tríduo
07h e 10h - Missas
19h - Missa - Presidente da Celebração - Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho

Segunda-feira (30/11) - 3⁰ Dia do Tríduo
07h - Missa
19h - Missa - Presidente da Celebração - Padre Toninho Marcondes Barbosa

Terça-feira - (01/12) - Comemoração dos 60 anos
07h, 15h e 19h - Missas

Compartilhar no Facebook

Comunidade Obra de Maria realiza venda de feijoada em Varginha; senhas estão à venda : 19/11/2020 15:12

A comunidade “Eis aí tua mãe – Obra de Maria” irá promover a venda de feijoada no próximo dia 29 de novembro, domingo, em Varginha. O valor das senhas é de R$15 (feijoada + arroz).

Quem quiser adquirir as senhas pode entrar em contato pelo Whatshapp (35) 3222-6224. "Nos bairros São Sebastião e Cidade Nova, as entregas serão gratuitas. Nos demais bairros, por favor, consultar", afirmou a organização.

Será possível também retirar sua feijoada na Casa de Missão, localizada no Antigo Educandário Olegário Maciel, na Rua Marildo Carmo Alves, 151, no bairro São Sebastião.

"Nos ajude, divulgando esse post, compartilhando em suas mídias, no 'Zap', rezando por nossa missão e também comprando sua senha. Deus abençoe!", enfatizou a comunidade.


A comunidade

A comunidade “Eis aí tua mãe – Obra de Maria” é uma associação Privada de fiéis, de Direito Diocesano, nascida da corrente de graça conhecida como Renovação Carismática Católica. A Comunidade é constituída de missionários padres e leigos (celibatários, solteiros, casados) chamados a “Evangelizar de todas as formas com alegria” à serviço da Igreja Católica.

A Comunidade Obra de Maria promove a evangelização, desenvolve projetos e ações sociais, com o intuito de impulsionar o resgate da cidadania e levar Jesus aos corações dos mais necessitados.

Muitas obras assistências estão espalhadas pelo país e pelo mundo vem crescendo a cada dia, graças à mão generosa daqueles que contribuem conosco, os Braço Forte. Proporciona oportunidade de educação, moradia, alimentação, tratamento psicológico e lazer às crianças, jovens e idosos. As nossas atividades ocorrem no Brasil e no mundo.

Compartilhar no Facebook

Paróquia São José realiza venda de feijão tropeiro para ajudar em despesas e projetos da comunidade : 18/11/2020 15:06

Visando ajuda financeira às despesas mensais e projetos da comunidade, a Paróquia São José está realizando a venda de feijão tropeiro. O valor é de R$20 e os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da paróquia, que fica no bairro Vila Barcelona.

O prato será servido no próximo sábado (21), às 18h, no Salão Paroquial São José, na Rua Braz Paione, n° 333. "Sua colaboração é muito importante", enfatizou a paróquia.

Compartilhar no Facebook

Em comemoração aos 60 anos, Paróquia do Mártir lança série para relembrar história de fiéis com a comunidade : 17/11/2020 17:09

Qual a sua principal memória na paróquia do Mártir São Sebastião? A Paróquia quer conhecer a sua história! Conte nos comentários desta publicação ou se preferir envie o seu depoimento para os seguintes contatos: (35) 98824-5054 ou (35) 9216-1328.

"O seu depoimento poderá ser publicado nas redes sociais de nossa paróquia. Se você tiver fotos desse momento, envie também!", enfatizou a paróquia. Os depoimentos serão considerados até dia 20 de novembro.

Em dezembro, a paróquia comemora 60 anos de fundação, com muitas histórias e momentos inesquecíveis. "Recordamos com alegria das novenas, quermesses, procissões, celebrações, grupos de oração, pastorais, movimentos, padres. Até mesmo aqueles que na igreja do Mártir foram batizados, fizeram a primeira eucaristia, foram crismados, casaram-se, etc. Você faz parte dessa história!", completou.


Missa para casais que fizeram o ECC

A Paróquia ainda faz um convite aos casais que fizeram o Encontro de Casais com Cristo. No próximo domingo (22), a paróquia irá celebrar uma missa especial aos que já participaram do encontro, às 17h, em comemoração aos 50 anos do movimento no Brasil.

A participação na missa poderá ser agendada pelo site.


ECC

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

Teve início em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo-SP. O ECC atualmente é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em 223 (Arqui)Dioceses. Está estruturado nos 16 Regionais (divisão geográfica da CNBB).

Compartilhar no Facebook

MOV celebra Novembro Roxo com programação especial e online sobre prematuridade : 17/11/2020 16:59

Segundo relatório de 2018 de uma coalizão global que inclui o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 30 milhões de bebês em todo o mundo nascem cedo demais, pequenos demais ou adoecem a cada ano. O documento ainda afirma que, sem tratamento especializado, muitos recém-nascidos em risco não sobrevivem ao primeiro mês de vida.

Em função dessa importante causa, a Maternidade Odete Valadares (MOV) – referência estadual em gestação de alto risco – irá realizar, durante todo o mês de novembro, uma série de atividades para celebrar a data e chamar a atenção para a temática. A fisioterapeuta da Neonatologia da unidade, Paula Ribeiro Alves Fernandes, explica a necessidade da conscientização sobre prematuridade.

“O Brasil ocupa a décima posição em números de partos prematuros no mundo. A prematuridade é a maior causa de mortes de bebês nos primeiros meses de vida. Ainda se fala muito pouco sobre o assunto no Brasil. Sendo assim, é importante haver um mês de conscientização da prematuridade, que englobe sociedade, profissionais de saúde e gestores do serviço público de saúde”, afirma.

Pelo instagram @guerreirosprematuros serão transmitidas lives durante todo o mês de novembro. Confira a programação:


Quarta-feira (18/11)
Psicóloga Adriana Torres (MOV) convida Daniela Bittar – psicóloga perinatal, puerperal e familiar
Tema: Construção da função materna na neonatologia
Horário: 13h

Segunda-feira (23/11)
Assistente social Cristiane Oliveira (MOV) convida Matilde Fazendeiro Patente, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Geras
Tema: Os direitos dos prematuros e suas famílias
Horário: 19h

Quarta-feira (25/11)
Fonoaudiólogas Rossiane Vieira e Bruna Gerken (MOV) convidam Camila Ramos – fonoaudióloga do HJXXIII e professora do Instituto Mame Bem
Tema: Como amamentação pode favorecer a introdução alimentar
Horário: 19h

Quinta-feira (26/11)
Nutricionista Elisangela Almeida e enfermeira Kátia Fonseca (Banco de Leite Humano da MOV)
Tema: Banco de Leite Humano e prematuridade
Horário: 19h

Segunda-feira (30/11)
Terapeuta Ocupacional Cristiane Vieira (MOV) convida Patrícia Costa – terapeuta ocupacional, tutora do Método Canguru e coordenadora do ambulatório de seguimento do recém-nascido de risco do Hospital Sofia Feldman
Tema: Família e estimulação do desenvolvimento do prematuro
Horário: 18h

No dia 17 de novembro, às 10h, houve a celebração do Dia Internacional da Prematuridade na Casa da Gestante da MOV, com homenagens aos trabalhadores da maternidade e familiares de prematuros.

Já no dia 21 de novembro, das 8h às 12h, acontece o IV Seminário da Prematuridade da MOV. O evento, que geralmente é presencial, neste ano será transmitido pelo Youtube.

Compartilhar no Facebook

Paróquia de Fátima promove Ação entre Amigos para ajuda financeira : 13/11/2020 15:03

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima está promovendo uma Ação entre Amigos para ajudar no fechamento dos compromissos financeiros da comunidade.

De acordo com a paróquia, "o ano tem sido atípico para todos nós". Como retribuição, haverá sorteio de prêmios em uma missa às 18h do dia 20 de dezembro.

Os bilhetes estão sendo vendidos por R$5 e poderão ser adquiridos nos finais das missas, com agentes de pastorais e também na secretaria paroquial.


Prêmios

1° prêmio: um presépio natalino em resina em redoma de vidro com luz

2° prêmio: uma cesta natalina, contendo quatro tipos de panetone, um litro de vinho e um espumante

3° prêmio: um mini aspirador de pó automotivo

Compartilhar no Facebook

Dia da Consciência Negra vai contar com programação especial em Varginha : 11/11/2020 14:57

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro em todo Brasil e contará com uma programação especial em Varginha. Por meio da iniciativa do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racional (Compir), serão realizadas várias atividades dedicadas à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

De 16 a 20 de novembro, às 18h30, a TV Princesa exibirá uma série de reportagens durante o Jornal Cidade sobre a atuação dos negros na cidade, nas mais diversas áreas. Haverá ainda pílulas de conscientização durante a programação da emissora.

No dia 20, às 11h15, o Jornal do Cidadão da Rádio Melodia FM vai fazer uma entrevista com os integrantes do Compir, que falarão sobre as políticas públicas voltadas à comunidade negra e também para a promoção da igualdade racional. Das 13h às 14h, a rádio vai tocar canções de compositores e músicos negros, além de sambas-enredo que recordam o passado de resistência da população negra e que exaltam símbolos da negritude no Brasil, como as religiões de matriz africana.

Também no dia 20, a partir das 20h, haverá uma live com o Grupo Samba da Hora com muito samba raiz e MPB. Após o show, uma Roda de Capoeira com o Mestre César, um dos primeiros a implementar o ensino da Capoeira em Varginha. Os dois eventos serão transmitidos pelo YouTube e Facebook Varginha Cultural, e será retransmitido pela fanpage do Via Café Garden Shopping e por veículos de comunicação parceiros.

A programação do Dia da Consciência Negra é uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racional (Compir) e conta com o apoio da Fundação Cultural, TV Princesa, Rádio Melodia FM e Via Café Garden Shopping.

Compartilhar no Facebook

Cemig promove Desafio da Energia na Unifal : 28/10/2020 14:57

Com o objetivo de promover a cultura de eficiência energética e incentivar o uso de ferramentas inovadoras, a Cemig realiza, nos dias 1 a 4 de dezembro, o evento “Desafio da Energia”, com alunos da Unifal e voluntários da Companhia. Trata-se de uma competição cuja metodologia busca o desenvolvimento das habilidades pessoais dos participantes na resolução de situações reais relacionadas ao uso racional da energia elétrica.

A iniciativa é uma parceria entre a Cemig - por meio do Programa de Voluntariado Você, que reúne empregados da companhia que atuam para promover a solidariedade e o bem-estar das comunidades - e a Junior Achievement Minas Gerais (JAMG), uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens no mundo, que estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho por meio de programas de empreendedorismo.

O Desafio da Energia conta, ainda, com uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais. Por meio desta parceria, a atividade será oferecida para alunos de cerca de 30 universidades em todo o estado.

De acordo com o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Thiago Batista, o Desafio da Energia faz parte de uma série de experiências educativas e de valor social que estão sendo integradas ao Programa de Eficiência Energética da Companhia.

“Estamos atuando em diversos setores da sociedade com a execução de projetos de eficiência energética e, agora, a proposta é envolver toda a comunidade nessa busca por soluções”, explica. Ainda segundo Thiago, a proposta também é fruto de uma nova política da Cemig que busca o fortalecimento do voluntariado empresarial, com o próprio corpo da empresa conduzindo os treinamentos.

Para a Gerente Geral da JA Minas Gerais, Brenda Santos, o Desafio da Energia é uma oportunidade de grande aprendizado aos participantes. “Além de aprenderem ferramentas importantes para a nova economia, os estudantes começam a desenvolver o senso crítico ao observarem que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS precisam da atenção de toda a comunidade para que realmente se concretizem” - afirma.

Inscrições

Há 50 vagas disponíveis para os alunos da UNIFAL (podem participar alunos de todos os cursos de graduação). As inscrições vão até o dia 24/11 e podem ser feitas no http://bit.ly/desafiodaenergia_unifal.

Para mais informações, entre em contato: projetos@jamg.org.br / (31) 9 8477-4537

Compartilhar no Facebook

Universidade argentina e Unis realizarão XVIII Congresso Internacional de Inovação em Tecnologia da Informação : 29/09/2020 14:50

No dia 1º de outubro a Universidad Abierta Interamericana (UAI), parceira argentina do Grupo Unis, realizará o XVIII Congresso Internacional de Inovação em Tecnologia da Informação. A edição deste ano acontece virtualmente.

O CIITI é um evento anual que acontece desde 2003 e tem como missão colocar o conhecimento à serviço da busca de soluções para problemas e potencializar a disseminação da inovação e a capacidade de promover criação para gerar conhecimentos significativos.

O evento é organizado em cinco blocos: Empreendedorismo e Gestão em Empresas de Tecnologia da Informação; Robótica Aplicada; Dinâmica Social; Cibercultura; e Arquiteturas e Desenvolvimentos Tecnológicos Inovadores.

Para se inscrever e acessar mais informações sobre o Congresso acesse: https://uai.edu.ar/ciiti/default.asp

Compartilhar no Facebook

Live em homenagem aos 11 anos do projeto 5ª da Boa Música está disponível no YouTube : 24/09/2020 15:12

O projeto 5ª da Boa Música comemorou 11 anos de história neste mês de setembro. Para marcar a data, a Fundação Cultural realizou uma live com três shows de artistas varginhenses com transmissão pelas redes sociais.

O flautista Alexandre Braga, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, também se apresentou com o amigo Dinho Batistão, no dia 11 de agosto no Museu Municipal, para homenagear o projeto. Eles apresentaram músicas do tempo das serestas, das valsas e dos saraus.

"É muito interessante lembrar nesta live, naquela época em que as famílias se encontravam nos alpendres, nas varandas, que se encontravam para ouvir rádio, esperando chegar aqueles programas de rádio, aquelas músicas de rádio", afirmou Alexandre Braga.

"Fica um conselho também pra você estudante de música, estudante de flauta, de algum instrumento melódico. Toque estas músicas que estão no repertório dessa live, são músicas bonitas, fáceis de tocar e que levam a nossa identidade, nosso caráter brasileiro musical. Junta ai com um amigo, que toca violão, que toca piano, que lê cifra e vamos montar um pouquinho desse repertório dessas lindas músicas", enfatizou o flautista.

“O projeto 5ª da Boa Música é único no país. São 11 anos em que a Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, pôde proporcionar aos músicos varginhenses e de toda região um espaço para se apresentar, onde muitas bandas foram reveladas e hoje são um grande sucesso. Além disso, proporciona lazer e entretenimento à população todas as quintas-feiras”, destaca Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural.

Lindon ressalta ainda que, mesmo com a pandemia, o projeto continuou e teve que se reinventar por meio das lives. “Estamos estruturando as lives para proporcionar um espaço adequado para as apresentações. Já tivemos shows com mais de 50 mil visualizações no Facebook, o que nos mostra que estamos no caminho correto”, diz o diretor-superintendente da Fundação.

Compartilhar no Facebook

Relações Internacionais do Unis lança programa com troca de experiências internacionais no YouTube : 23/09/2020 14:57

O Departamento de Relações Internacionais do Grupo Unis vai lançar um novo projeto no YouTube, o programa “Layover – Papo Internacional”.

Neste programa serão abordados assuntos sobre intercâmbio para alunos, professores, provas de proficiência, experiências em viagens e internacionalização não só dentro da área acadêmica.

O projeto é uma extensão do podcast “Papo Internacional” que fala sobre internacionalização voltada para os alunos da instituição e universidades parceiras. O Layover é apresentado por Bruna Pala, que vai receber convidados para falar sobre os mais diversos assuntos internacionais.

Os episódios são publicados a cada 15 dias, e a primeira convidada do Layover será a lutadora do UFC, e aluna do Grupo Unis, Amanda Ribas, que vai falar sobre suas vivências com esporte e internacionalização.

Para assistir ao programa acesse o canal do Unis Internacional no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCqiJNQUyR6wosA4VhjGa70Q

Compartilhar no Facebook

Empresários debatem sobre como criar uma cultura de inovação no terceiro encontro virtual dos Conselhos : 14/09/2020 15:20

Na próxima sexta-feira (18), os Conselhos Empresariais do Sul de Minas (CESUL) e da Zona da Mata (CEZOM), irão realizar o terceiro encontro virtual do Grupo. Os Conselhos são compostos por empresários e líderes regionais com o objetivo de trocarem experiências, realizarem networking, e juntos, buscarem soluções e inovações para o desenvolvimento da região.

A cada encontro, o grupo conta com uma palestra ministrada por um profissional de renome na área em que atua, buscando propor linhas de discussão relevantes para as pautas de desenvolvimento do CESUL e do CEZOM.

O terceiro encontro virtual dos Conselhos, a partir das 11h, contará com um debate entre os principais líderes empresariais do Sul de Minas e da Zona da Mata, em busca do desenvolvimento das organizações em um cenário cada vez mais desafiador! O palestrante Ricardo Rocha irá conduzir a discussão sobre “Como criar uma cultura de inovação”.

Levar a tecnologia e a inovação para o varejo no Brasil é uma das missões do palestrante Ricardo Rocha. CEO da Softbox | LuizaLabs, está à frente de uma das iniciativas mais inovadoras do Brasil: um laboratório de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza para os pequenos varejos.

Ricardo Rocha é referência quando falamos da implementação da transformação digital nas corporações e trabalha para disseminar a importância da cultura digital nos negócios do século XXI. Esta autoridade foi atestada em 2018, quando três das suas empresas foram adquiridas pelo Magazine Luiza, declarado por este como um dos movimentos mais estratégicos realizados. Rocha se tornou um dos diretores da empresa na frente de produtos.


Sobre o Conselho Empresarial

A iniciativa CESUL teve início em dezembro de 2015, quando o Grupo Educacional Unis fundou o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), concebido para reunir as mais importantes lideranças empresariais do Sul do Estado e promover um ambiente colaborativo na busca da melhoria e atratividade do ambiente de negócios e investimentos na região.

A iniciativa do Grupo Unis rompeu fronteiras e em 2017 foi criado o CEZOM, Conselho Empresarial da Zona da Mata, que já conta com 40 empresas da região.

Em setembro de 2018 mais um passo foi dado para a expansão dessa iniciativa com a inauguração da Regional Mantiqueira do CESUL. Fundado através de uma parceria entre o Grupo Unis e o Sebrae Minas os encontros do Conselho passaram a ser realizados também no município de São Lourenço.

Compartilhar no Facebook

Ultimate negocia luta entre Amanda Ribas e Carla Esparza para o UFC 256, em dezembro : 10/09/2020 14:59

A Varginhense Amanda Ribas continua ganhando olhares mundiais e a enorme torcida brasileira. A nova sensação do UFC está próxima de ter seu próximo compromisso confirmado no Ultimate.

Invicta na organização, a mineira tem luta encaminhada contra Carla Esparza para o UFC 256, que acontece em 12 de dezembro, sem local definido. A informação foi divulgada pelo ‘MMA Fighting’.

Após vitória sobre Paige VanZant no UFC 251, a peso-palha Amanda Ribas afirmou que gostaria de enfrentar a vencedora da luta entre Carla Esparza e Marina Rodriguez em sua próxima apresentação. E foi atendida. Esparza venceu a brasileira duas semanas depois, no "UFC: Whittaker x Till".

Com atuações seguras e vitórias incontestáveis desde sua estreia no UFC, Ribas vai para sua quinta apresentação no Ultimate e terá a oportunidade de se aproximar do top 5 do grupo liderado por Weili Zhang. Com 27 anos, a varginhense acumula cartel com 10 vitórias em 11 lutas e atualmente é a 12ª colocada no ranking do peso-palha.

Após finalizações sobre Emily Whitmire e Paige VanZant e triunfos por pontos sobre Mackenzie Dern e Randa Markos, Amanda Ribas mostra que veio para ficar no peso-palha do evento. A mineira chamou atenção dos fãs e dos membros do UFC pela sua agressividade e seu carisma, e ganhou espaço na categoria.

A adversária de Amanda, Esparza, é a primeira campeã das palhas do UFC e tenta recuperar a condição de desafiante ao título. O retrospecto recente da norte-americana, com quatro vitórias consecutivas, prova que a atleta está focada em manter a boa fase.

Mais experiente, Carla, de 32 anos, disputou 23 combates como profissional no MMA. A lutadora acumula 17 vitórias e seis derrotas. Ex-campeã do Invicta FC, Esparza conquistou o cinturão do UFC em 2014, quando superou Rose Namajunas. A norte-americana perdeu a condição de líder do grupo logo em sua primeira defesa, quando foi batida pela polonesa Joanna Jedrzejczyk, em 2015.

Confira o Card confirmado até o momento para dezembro:

UFC 256
- Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Gilbert Durinho
- Peso-pena: Amanda Nunes x Megan Anderson
- Peso-palha: Carla Esparza x Amanda Ribas

Compartilhar no Facebook

Primeira versão do Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha será apresentada nesta quinta-feira (03) : 02/09/2020 15:06

O Grupo Unis em iniciativa conjunta com o Conselho Empresarial do Sul de Minas e o Cesul Lab, iniciaram um Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha, que tem o objetivo de criar colaborativamente propostas para o desenvolvimento da cidade.

Na primeira semana de atividades, as empresas integrantes do CESUL se inscreveram nas áreas temáticas de Educação; Ambiente de Negócios; Desenvolvimento Tecnológico; Infraestrutura; Meio Ambiente; Saúde e Saneamento; Assistência Social; Cultura, Esporte e Lazer; e Segurança. Depois, se reuniram com especialistas para aprofundamento nos assuntos e debates de diagnóstico.

Os participantes do projeto, empresários, estudantes, professores e a comunidade, inscreveram suas propostas até o dia 30 de agosto, e receberão o acesso aos murais com as propostas realizadas após a semana de debates sobre o diagnóstico de cada área temática, e poderão comentar e colaborar no seu aperfeiçoamento.

Nesta quinta-feira (3), às 17h, o ex-prefeito do município de Congonhas (MG) e fundador do primeiro consórcio intermunicipal do Brasil, Anderson Cabido, irá falar aos participantes sobre as questões do desenvolvimento local, através de uma palestra online. Neste dia também será apresentada a primeira versão do Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha, construído de forma colaborativa conforme etapas anteriores.

Com o Plano pronto, os candidatos à Prefeitura de Varginha nas eleições municipais de 2020 serão chamados para a apresentação do plano. O material também estará disponível em uma plataforma online de livre acesso a toda a população.

Compartilhar no Facebook

Clube de games do Unis reúne jogadores e desenvolvedores em encontros virtuais : 26/08/2020 14:52

No segundo semestre de 2020 o Coordenador dos cursos de Tecnologia a distância do Grupo Unis Prof. Alberane Lúcio Thiago da Cunha, idealizou a criação de um clube de games da Instituição.

O Unis Game Clube realiza encontros online quinzenalmente, com um debate sobre um determinado jogo escolhido pelos participantes.

“A cada encontro virtual discutimos o game com viés de desenvolvedores de jogos mas também de jogadores. Analisamos roteiro, jogabilidade, tecnologias aplicadas, problemas de balanceamento, questões de mercado e a experiência de jogar o game. Nessas sessões também escolhemos qual será o próximo jogo a ser debatido em um próximo encontro. Focamos sempre em jogos para PC, gratuitos ou de preço até R$10,00”, explicou o Prof. Alberane.

Os encontros online estão abertos aos alunos do Grupo Unis e também à comunidade, sendo realizados através do Google Classroom.

“Durante o curso de Desenvolvimento de Games EaD passamos a ter uma visão muito mais profunda do processo de elaboração e construção de um jogo e levar essa oportunidade aos alunos de conversarem com outras pessoas sobre o olhar de um desenvolvedor é um momento que pode trazer muito aprendizado e oportunidades riquíssimas do entendimento de como um jogo interage com as pessoas, quais os pontos fortes e fracos adotados naquele título entre outras análises”, concluiu o Prof. Alberane.

Compartilhar no Facebook

Grupo Unis e Cesul Lab se reúnem para a criação do Plano CESUL de Desenvolvimento Local de Varginha : 19/08/2020 16:23

O Conselho Empresarial do Sul de Minas e o hub de inovação Cesul Lab, se reuniram na criação de um plano de desenvolvimento econômico para o município de Varginha.

O Plano CESUL de Desenvolvimento Local busca criar colaborativamente um plano para o desenvolvimento econômico da cidade, através das principais lideranças locais. Para viabilizar um plano concreto e eficiente, foi elaborado um diagnóstico completo da cidade, com dados sobre a situação econômica, social e da gestão pública municipal, além de um comparativo com as principais economias do Sul de Minas.

Também foram investigadas as melhores práticas como o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, das quais surgiram dois eixos para o Plano CESUL: o eixo econômico e o eixo social. Cada eixo tem áreas temáticas nas quais serão desenvolvidas propostas para a cidade, disponibilizadas em uma plataforma digital e posteriormente discutidas com os candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2020.

A ideia é levar a demanda e expertise dos empresários locais para o crescimento e desenvolvimento econômico de Varginha. Empresas que têm sede ou atuação na cidade podem se inscrever no Plano, e escolher a área que desejam contribuir com seus conhecimentos.

Serão organizados grupos de debate para as propostas em cada área temática, estes grupos receberão suporte técnico do Cesul Lab e terão acesso aos Cadernos Temáticos com os indicadores levantados e as melhores práticas.

Para inscrever sua empresa no Plano CESUL de Desenvolvimento Local, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiGPZcorfeKzpFP6irIDdjOB7Hz07FLNbI-4NynCCJ3wQiMA/viewform

Compartilhar no Facebook

Polícia Militar prepara ações de enfrentamento à violência doméstica na região de Varginha : 13/08/2020 14:54

Criada para amparar mulheres vítimas de violência e ajudar a identificar e punir os agressores, a Lei Maria da Penha está completando 14 anos. A Polícia Militar irá realizar uma série de ações para informar as mulheres sobre seus direitos e tentar diminuir a violência doméstica.

Para marcar a data, a campanha 'Agosto lilás' pretende alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher em Varginha e região. O objetivo da iniciativa é incentivar denúncias de agressão – que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais – contra mulheres.

No dia 20 de agosto, entre 9h e 17h, a Polícia Militar realizará um atendimento itinerante em Varginha, no bairro Novo Tempo, como forma de contribuir de maneira positiva para sociedade. Segundo a Sargento Bárbara, "será uma maneira de estarmos mais próximos das mulheres que sofrem violência, prestando a elas orientações e também serviços. Não se cale, denuncie", enfatizou.

Haverá ainda eventos em Elói Mendes, dia 21, Monsenhor Paulo, dia 25 e Carmo da Cachoeira, dia 28.

A mulher vítima de violência pode denunciar pelos telefones 180 e 190 (este em caso de urgência), além de poder contar com atendimento virtual pela internet. Quem tem conhecimento de algum caso de violência também pode denunciar pelos mesmos telefones e de forma anônima.
Tipos de violência

A Secretaria de Desenvolvimento Humano tem reforçado as discussões sobre a campanha neste mês e listou quais os tipos de violência mais comuns sofrido pela mulher;

- Física: quando o agressor pratica qualquer ato que prejudique a saúde física ou a integridade do corpo da mulher;

- Psicológica: pode ser emocional ou verbal e consiste em atitudes e ações que causem mal-estar e sofrimento psicológico à mulher;

- Sexual: ações em que a mulher é forçada à prática sexual ou outros atos libidinosos, mediante ameaças, agressões ou qualquer outro meio que comprometa o livre consentimento;

- Patrimonial: são aquelas práticas não legais ou não éticas que causem à mulher prejuízos em seus direitos patrimoniais;

- Moral: se dá quando a mulher é insultada em sua moral, quando sofre qualquer conduta que configure calúnia, injúria ou difamação praticada pelo agressor.

Compartilhar no Facebook

Fisioterapeuta ministra cursos para profissionais da linha da frente da Covid-19 em Varginha : 05/08/2020 17:28

Varginha sediou nessa terça (4) e quarta-feira (5) a capacitação “Boas Práticas em Ventilação Mecânica – Covid-19”. Trata-se de um curso ministrado por Aline Costa de Paulo, Fisioterapeuta do HCor – Hospital de Referência em Cardiologia na cidade de São Paulo.

A diretora da UPA de Varginha, Rosana Morais explica que inicialmente o curso seria para profissionais da UPA e do Hospital de Campanha do Município de Varginha, mas foram convidados profissionais dos demais hospitais da cidade que atendem pacientes com a Covid-19, como o Regional, Varginha e Humanitas.

Na tarde de ontem (4), no auditório da Unifal, participaram mais de 20 profissionais como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

“Conseguimos essa capacitação graças a uma parceria que o HCor tem com o SUS e assim, profissionais de São Paulo que já tiveram a experiência de tratar pacientes com coronavírus percorrem o país para repassar casos que deram certo”, ressalta Rosana. Ela explica ainda que duas profissionais da UPA de Varginha participam toda sexta-feira de capacitações on-line do HCor quando podem questionar e esclarecer dúvidas para melhor atender os pacientes tratados no município, incluindo no HCMV.

Essa é a segunda vez que Varginha é agraciada com capacitação do Hcor, sendo que o outro curso, dias 17 e 18 de julho, foi sobre manejo do paciente com coronavírus também destinado aos profissionais da linha de frente nesse enfrentamento à Covid-19.

O secretário municipal de Sáude, Luiz Carlos Coelho enfatiza que “são muito importantes todos os treinamentos e capacitações porque melhoram não só a capacidade da assistência, mas a resolubilidade do serviço de saúde, pois são investimentos no patrimônio maior que se tem que é o recurso humano de saúde para o momento de enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

Compartilhar no Facebook
1