1

Paróquia do Mártir São Sebastião celebra festa do padroeiro : 18/01/2019 19:49

Neste final de semana acontece a festa de São Sebastião na Paróquia do Mártir, em Varginha. Hoje, sábado (19), o último dia da novena será celebrado pelo Padre José Procópio Júnior, que deixou a paróquia este mês. No domingo (20), dia do santo, uma programação especial durante todo o dia, convida fiéis a visitação e oração ao Santo Mártir da Igreja Católica.

Antes da novena, a imagem de São Sebastião visitou as comunidades rurais da paróquia, e durante a novena, a relíquia do santo ficou exposta na igreja.

O tema geral escolhido para este ano foi “Batizados e enviados: A igreja de Cristo em missão no mundo”.

No dia 26 de janeiro acontece o tradicional leilão de gado, no Parque de Exposições da cidade.

Quermesse

A Quermesse na Praça da Matriz do Mártir se estende até o dia 20. Comidas típicas, brincadeiras para as crianças, shows de prêmios e músicas ao vivo tomam conta do momento de descontração entre os fiéis, em prol da paróquia.

Dia de São Sebastião

06h30 – Celebração da Santa Missa

09h – Celebração da Santa Missa com as crianças

18h – Procissão com a imagem de São Sebastião

19h – Celebração Solene da Santa Missa, presidida pelo Cônego Douglas Baroni.

Compartilhar no Facebook

UNIFAL vai oferecer plantão de apoio para inscrição no Sisu : 18/01/2019 19:44

Entre os dias 22 e 25/01, durante as inscrições online no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a UNIFAL-MG vai oferecer plantão de apoio aos interessados em se inscrever em qualquer uma das 129 instituições de ensino superior de todo país, cujo processo seletivo para ingresso aos cursos de graduação, acontece via Sisu.

“Uma equipe da Universidade foi capacitada e ficará à disposição nos campi em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, para orientar os candidatos a fim de facilitar que eles consigam cumprir todas as etapas da inscrição, exigidas pelo sistema”, explica Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira, diretora do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), setor que recebe os candidatos para matrícula após a seleção.

Campus Varginha (Av. Celina Ferreira Ottoni, 4000 – Padre Vitor)
Local: Prédio B – Sala 101 – Laboratório de Informática
Horário:
Manhã: 8h às 12h
Tarde: 13h às 17h
Noite: 18h às 21h

Compartilhar no Facebook

Via Café Garden Shopping recebe exposição de fotos : 17/01/2019 19:03

Registrar as belezas e dificuldades do cotidiano da cidade. Este é o principal objetivo do projeto Sincero – Sem Cera, que consiste em uma exposição de fotos realizada por 22 jovens de Varginha, que vivem na periferia do município, e que fotografaram a realidade das localidades em que vivem.

O projeto, que foi conduzido pelos professores Rodrigo Naves e Carlos Eduardo, foi realizado por meio de parceria entre o Programa de Desenvolvimento Sócio Territorial (Minha Casa Minha Vida) e Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social (Sehad) da Prefeitura de Varginha.

A mostra é aberta ao público em geral e fica em exposição até 16 de fevereiro, com visitação gratuita de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 13h às 19h.

No fim de semana tem Clubinho do Zedi

O Clubinho do Zedi desse domingo (20/01) é a oficina de pintura em que as crianças pintarão gravuras levadas pela instrutora. A ação é gratuita e ocorrerá no corredor da Havan, das 15h às 16h. Traga as crianças para uma tarde divertida no Garden!

Compartilhar no Facebook

Casa do Artesão recebe exposição da Associação de Aposentados : 17/01/2019 19:00

A Associação de Aposentados e Pensionistas de Varginha e Região promove até o dia 13 de fevereiro uma exposição de artesanato na Casa do Artesão, localizada no Via Café Garden Shopping.

Estão à venda diversos itens como caixas para presentes, garrafas enfeitadas, utilitários para cozinha, pesos de porta, flores em EVA, naninhas para decoração de quartos de bebê, imagens religiosas e para decoração, capas de livros.

A Casa do Artesão funciona ao lado do Supermercado BH e segue o horário de funcionamento das demais lojas do shopping. De segunda a sábado, o atendimento é das 10h às 22h e no domingo, das 13h às 19h.

Participam da exposição as artesãs Cátia Sirlene Ferreira, Dulce de Oliveira Nogueira, Elvira Silva Gallo, Glória de Oliveira Glória, Maria Cristina da Silva, Maria do Carmo Ferreira Porfírio, Nilva Mira e Sara da Silva.

Duas oficinas gratuitas serão oferecidas ao público devido à parceria entre a Fundação Cultural e o Via Café Garden Shopping para a manutenção da Casa do Artesão.

Compartilhar no Facebook

THEATRO CAPITÓLIO RECEBE GRANDES ESPETÁCULOS NESTE FIM DE SEMANA : 16/01/2019 19:59

Os fãs da arte e da cultura terão uma agenda cheia neste fim de semana com três espetáculos que acontecerão no Theatro Capitólio. De acordo com Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural, “Varginha está cada vez mais se consolidando no roteiro das atrações artísticas. Ficamos muito entusiasmados com produções como estas sendo apresentadas na nossa cidade!”

“Os Menotti – Acústico no Teatro”, com César Menotti & Fabiano, abre a programação. O show acontece na sexta-feira (18/01), às 21h, com as canções e fatos que marcaram a carreira da dupla. Os ingressos estão sendo vendidos na Ótica Diniz (35) 3221-2841 ou pelo site MegaBilheteria.com. A realização é da Valente Produções.

No sábado (19/01), o espetáculo “De Coisas que Aprendi com Elis” traz a cantora Isabela Morais interpretando o repertório de Elis Regina num olhar apaixonado sobre o legado da artista gaúcha, tida como a maior intérprete da música popular brasileira. Os ingressos estão à venda na Pré-Festa (35) 3015-1211 e pelo site Sympla.com.br.

E para finalizar a programação, o humorista Matheus Ceará apresenta no domingo (20/01), o show “Papai é uma piada”. Quadros novos, piadas e novas histórias de família sobre a paternidade, dia a dia com a filha Ivy, o casamento e as situações mais engraçadas são o pano de fundo do comediante para fazer a plateia se divertir. Os ingressos estão sendo vendidos no Açaí Club (35) 3221-9498 ou pelo site MegaBilheteria.com. A realização é da MM Produções Artísticas. Censura: 16 anos.

Compartilhar no Facebook

Muro do Caso ET vai virar tela de cinema e de jogos : 16/01/2019 19:54

O próximo domingo, dia 20 de janeiro, o Caso ET de Varginha completa 23 anos. Com o intuito de celebrar a data de forma educativa e inusitada, o festival de cidadania Virada Varginha vai transformar o muro do terreno onde teria acontecido a aparição, em uma tela de cinema e para um game virtual sobre o extraterrestre.

O evento, com entrada gratuita e para todas as idades, foi planejado para agregar atrações ao lançamento oficial do filme sobre a edição de 2018 da Virada Varginha, uma vez que a astronomia e a ufologia sempre foram destaques entre as atividades do festival.

“Não entramos na esfera da crença do varginhense sobre a veracidade do caso. Temos ciência do misto entre ceticismo e vergonha que envolve o tema, porém é impossível apagar o vínculo entre o ET e a história de Varginha. Nos resta então, utilizá-lo a nosso favor como um instrumento de educação, cidadania e cultura”, explica Diego Gazola, um dos mobilizadores da Virada Varginha.

No início da noite, às 18h45, ciclistas, corredores e caminhantes se concentrarão embaixo da Nave do ET, no centro da cidade, e seguirão rumo ao Muro do Caso. O trajeto escolhido para este passeio terá cerca de quatro quilômetros e será mais uma oportunidade para conhecer e descobrir o potencial da linha férrea como uma via para deslocamentos não motorizados.

Para os que optarem por chegar ao local mais tarde e de forma independente, a partir das 20h será acionada a iluminação cênica, a tela de cinema e a de jogos. O evento será animado pelo DJ Val d’Lucca e no decorrer da programação será fomentada uma roda de debate sobre o Caso ET de Varginha. Durante as atrações será distribuída pipoca para o público.

O terreno, desconhecido pela maioria dos varginhenses, está localizado na rua Benevenuto Braz Vieira, 30, no bairro Jardim Andere, entre as ruas Silvianópolis e Belo Horizonte, a menos de 600 metros do bar Pinga com Torresmo.

Compartilhar no Facebook

Matheus Ceará apresenta ‘Papai é Uma Piada’ no Theatro Capitólio neste domingo : 14/01/2019 20:19

O humorista do programa A Praça é Nossa, Matheus Ceará, apresenta o seu novo show ‘Papai é Uma Piada’ no próximo domingo (20), às 20h30 no Theatro Capitólio, em Varginha. Paródias e imitações fazem parte desse grande show.

Os ingressos estão sendo vendidos no valor único antecipado de apenas R$35,00 (na promoção, todos pagam meia-entrada).

Pontos de Vendas

AÇAÍ CLUB – Av. Rio Branco, 399 – Centro – Varginha – 3221-9498.
HERING STORE – Rua Pte. Antônio Carlos, 462 – Centro – Varginha – 99846-5685.

Realização e Informações

MM Produções Artísticas – (35) 99129-0061 / 99106-7489 – (WhatsApp)

O Show

Quadros novos, piadas e novas histórias de família. Em seu show, o humorista conta sobre a paternidade, dia a dia com sua filha Ivy, seu casamento e as situações mais engraçadas de sua família.

O quadro: “Vocês pedem e eu conto!” traz o público para dentro do show, onde o humorista abre para a plateia a possibilidade de pedir temas de suas piadas preferidas. O quadro Ventríloquo Humano, com a famosa máscara que brincou com Carlos Alberto de Nóbrega, Celso Portiolli, Emílio Surita, entre outros, promete muitas risadas.

Paródias e imitações também fazem parte deste show surpreendente!

Compartilhar no Facebook

Artesanato da Aminarte em exposição no Foyer do Theatro Capitólio : 14/01/2019 20:14

Vai até sábado (19/01) a exposição de artesanato promovida pela Associação Mineira de Artesanato (Aminarte) no Foyer Aurélia Rubião, anexo ao Theatro Capitólio. O horário de funcionamento durante a semana é das 8h às 18h. No sábado, das 8h às 13h.

O público poderá comprar diversos itens como pano de prato pintado à mão, porta botijão de gás, sapatinhos em lá, fantoches, garrafas customizadas, flores e artes em EVA, terrários, artesanato religioso e crochê em barbante.

Participam da exposição Maria Bernadete Alegro da Ponte, Roberta Rodrigues, Else Vasconcelos, Luciane Madrid César, Mônica Dominiz Bemvinda e Luiz Carlos Bemvinda. A exposição conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

As associações interessadas em expor seus trabalhos artesanais devem entrar em contato pelo (35) 3690-2700. As inscrições para o artesanato estão abertas somente para associações.

Para os interessados em expor trabalhos em desenho, artes plásticas, fotografias, artes gráficas e esculturas podem requerer o pedido através de pessoa física. Os interessados poderão solicitar a disponibilidade na agenda antes de enviar o pedido para: superintendencia@fundacaoculturaldevarginha.com.br.

O Foyer Aurélia Rubião é considerado um dos espaços mais nobres para exposições em Varginha e é disponibilizado pela Fundação Cultural aos artistas gratuitamente.

Compartilhar no Facebook

Fé e devoção marcam 5º Encontro de Folias de Reis de Varginha : 14/01/2019 20:05

Milhares de pessoas acompanharam neste domingo (13/01) o 5º Encontro de Folias de Reis, realizado pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. O evento começou às 14h com uma missa celebrada pelo padre Heitor Rafael na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo.

O padre fez a benção dos instrumentos musicais durante a celebração e, ao final, pediu para que todos os marungos fizessem, um a um, uma saudação à imagem do Menino Jesus, que estava em seus braços. De acordo com o padre, “é muito importante que a cidade continue manifestando esta cultura. A igreja acolhe porque toda esta tradição vem do sentido religioso, é um reconhecimento de Jesus presente na nossa vida através da visita dos Reis Magos”.

Após a missa, os grupos de Folia de Reis fizeram um cortejo pela Avenida Rio Branco até chegarem à Concha Acústica Mariângela Calil. Participaram do encontro 17 das 24 companhias cadastradas no Sistema Municipal de Cultura. Lá, cada companhia fez uma apresentação de cerca de 15 minutos, com cânticos e danças, para homenagear os Santos Reis e o Menino Jesus. A festa foi encerrada por volta das 22h.

O vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo ressaltou que a Folia de Reis é um patrimônio cultural imaterial de Varginha desde 2015 e que a prefeitura não mede esforços para apoiar essa manifestação cultural e religiosa.

“A gente viu neste ano uma participação maior das mulheres e de crianças acompanhando, crescendo em contato com esta tradição, com esta fé. A nossa administração, através do prefeito Antônio Silva, faz o possível para fazer todos os investimentos necessários para que essa cultura seja mantida”, destacou Vérdi Melo.

Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural, ressaltou que a tradição da Folia de Reis é mantida há quase noventa anos na cidade. “A Folia de Reis é uma das mais tradicionais festas do nosso município. Ela vem sendo preservada desde 1930. É uma festa de fé, devoção e muita cultura”, disse o diretor-superintendente. O diretor do Museu Municipal, Apoliano Rios, também participou de toda organização do encontro. O evento contou com o suporte da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni, e o vereador Leonardo Ciacci também participaram do encontro. Segundo Dudu Ottoni, “a Câmara é sempre parceira destes eventos. É importante manter esta tradição, que passa de geração em geração. É uma festa muito linda, que faz parte da cultura de nosso país”.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha convida população para sair do sedentarismo nas férias de janeiro : 10/01/2019 20:05

Programação

• Dia 12: Sabadão EXTRA TURBINADO – das 7h às 10h – Vila Paiva/CEMIG;
• Dia 14: Inscrições até dia 25 para o #Desafio15DiasVarginha/VERÃO (3690-2172) – 7h30 às 11h e das 13h às 16h30;
• Dia 19: Sabadão EXTRA TURBINADO – SUBIDA DO VENTILADOR – das 7h às 10h – saída Santa Maria;
• Dia 27: Avaliação Física #Desafio15DiasVaginha – das 7h às 14h – Evs MOREMOTO (Rua Dr. José Nogueira, 46 – Centro/pra cima da Igreja do Rosário);
• Dia 28: Abertura/Início #Desafio15DiasVarginha (AEROBICA/LOCALIZDA) – 18h às 21h30 – Vila Paiva/CEMIG;
• Dia 29: Aulão Especial #Desafio15DiasVarginha (AEROBICA/LOCALIZADA/TROTE) – 18h às 21h30 – Vila Paiva/CEMIG;
• Dia 30: Aulão Especial #Desafio15DiasVarginha (AEROBICA/H.I.T/TROTE) – 18h às 21h30 – Alto/CEMIG;
• Dia 31: Aulão Especial #Desafio15DiasVarginha (DANCE MIX/CAMINHADA ou CORRIDA) – 18h às 21h30 – Vila Paiva/CEMIG.

Academias de Rua

– Santa Maria;
– Vila Floresta;
– Sion (Batalhão);
– Parque Centenári
– Parque Novo Horizonte;
– Bom Pastor;
– Vila Paiva;
– Santana;
– Imaculada;
– SEMEL (Bairro São Geraldo);
– PSF Sion;
– PSF Jardim Áurea;
– PEC Corcetti.

Ainda nesse mês, terá início o #DesafioVerão2019 com o propósito de incentivar as pessoas a adotar hábitos de vida saudáveis.

Compartilhar no Facebook

Vem aí o projeto Férias no Zoo de Varginha : 09/01/2019 21:09

Vem aí o I Férias no Zoo, com muita diversão para a criançada em janeiro. Uma iniciativa da Prefeitura de Varginha por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o evento acontecerá de 15 a 27 de janeiro, com uma programação diária de oficinas artísticas e educativas, coordenadas pela equipe técnica do Zoo.

Teremos no cardápio de atrações oficinas de bijuteria, modelagem, desenho, confecção de pipas e brinquedos com recicláveis, e, além destas oficinas, o “passeio com a Bióloga”, a visita monitorada aos “bastidores do Zoo" e outras brincadeiras educativas.

As atividades ocorrerão todos os dias, pela manhã, no período de 9h às 11h e à tarde, no período de 14h às 16h. Para participar basta se inscrever no local das oficinas, nos horários acima citados. As oficinas tem limitação no número de 10 vagas para melhor atender os visitantes, e o preenchimento das vagas será por ordem de chegada. A presença dos pais ou responsáveis é condição essencial para a participação das crianças nas atividades.

O zoológico de Varginha está aberto ao público todos os dias, das 8h às 16 horas e o valor da entrada é de R$ 4,00 (quatro reais); crianças com até 5 anos de idade não pagam.

Compartilhar no Facebook

Via Café Garden Shopping promove colônia de férias para crianças de 2 a 12 anos : 09/01/2019 21:06

Até o dia 18 de janeiro, os pequenos podem aproveitar as tardes no local e desenvolver várias atividades

O mês das férias escolares de verão já começou e o Via Café Garden Shopping promove a 4ª Colônia de Férias Garden. De 14 a 18 de janeiro, crianças de 2 a 12 anos, poderão aproveitar as tardes no shopping, das 13h às 17h30.

As inscrições para a semana toda de brincadeiras custam R$ 140 e devem ser feitas na recepção da Academia Body Health, onde serão fornecidas as informações complementares.

Sob a supervisão de monitores e realizada em espaço determinado, com climatização e muito conforto para a criançada, a programação para a garotada inclui atividades como boliche, brincadeiras de rodas, cinema, brinquedos infláveis e gincanas recreativas.

“A temporada de férias preparada pelo shopping está repleta de atividades para toda a família curtir junto, esses dias livres. Com mais uma edição da colônia de férias, os pais poderão levar a criançada para brincadeiras de cunho pedagógico, que estimulam o desenvolvimento motor, a criatividade e o raciocínio lógico.”, afirma o analista de Marketing do shopping, Raphael Bíscaro.

Compartilhar no Facebook

Fundação Cultural promove 5º Encontro de Folias de Reis neste domingo : 08/01/2019 20:10

Após percorrer dezenas de bairros de Varginha entre o Natal e o Dia de Reis, os grupos de Folias de Reis estarão reunidos no próximo domingo (13/01) para demonstrar a fé e a devoção aos Santos Reis e ao Menino Jesus. Os festejos começarão às 14h, com uma missa presidida pelo padre Heitor Aparecido Rafael, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo. Logo após a celebração, as Folias de Reis farão um cortejo pela Av. Rio Branco até chegarem à Concha Acústica Mariângela Calil.

A expectativa é que milhares de pessoas assistam às apresentações. Cada Folia terá cerca de 20 minutos para mostrar a devoção aos Santos Reis em cânticos e danças. O evento deve ser encerrado por volta das 22h.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, “as Folias de Reis unem fé, cultura e arte em uma tradição que deve ser mantida, pois é uma das mais importantes manifestações folclóricas da cultura popular”.

A Prefeitura de Varginha incentiva a preservação das Folias de Reis pela importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva. O município destina recursos financeiros para a compra de vestimentas típicas, adornos, instrumentos musicais e transporte.

Em junho de 2015, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac), órgão responsável pela proteção dos bens culturais e históricos da cidade, fez o tombamento das Folias de Reis varginhenses. Desde então, elas são bem cultural imaterial varginhense. Em nível estadual, o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) declarou a Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais em janeiro de 2017.

Compartilhar no Facebook

Orquidário Lumani promove exposição no foyer do Theatro Capitólio : 07/01/2019 21:44

Diversos exemplares de orquídeas do gênero Cattleya estão à venda no Foyer Aurélia Rubião, do Theatro Capitólio, até o próximo sábado (12/01). A exposição é do Orquidário Lumani, de Varginha, e acontece durante a semana das 8h às 18h e no sábado, das 8h às 13h.

Há ainda orquídeas do gênero Vanda e outras exóticas, do Brasil e de outras partes do mundo, além de vasinhos com suculentas. Os preços variam de R$ 10,00 a R$ 45,00. A exposição conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

Temporada de exposições aberta no Foyer Aurélia Rubião

As associações interessadas em expor seus trabalhos artesanais devem entrar em contato pelo (35) 3690-2700. As inscrições para o artesanato estão abertas somente para associações.

Para os interessados em expor trabalhos em desenho, artes plásticas, fotografias, artes gráficas e esculturas podem requerer o pedido através de pessoa física. Os interessados poderão solicitar a disponibilidade na agenda antes de enviar o pedido para: superintendencia@fundacaoculturaldevarginha.com.br.

Compartilhar no Facebook

Casa do Artesão oferece oficina gratuita de confecção de tulipas em tecido : 07/01/2019 19:46

Nesta quinta-feira (10/01), a Casa do Artesão oferece mais um curso gratuito em parceria com o Via Café Garden Shopping. Desta vez, os interessados poderão aprender a confeccionar tulipas em tecido. Esta segunda oficina será ministrada das 14h às 17h pela artesã Míriam Braga, da Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha (Assoart).

Estão disponíveis 20 vagas para pessoas acima de 12 anos. As inscrições podem ser feitas até o meio-dia da data de realização do curso na Casa do Artesão, que fica no Shopping Via Café, ao lado do Supermercado BH. Todo o material será fornecido gratuitamente pela Assoart, que também ofertará lanche para os participantes.

A Casa do Artesão funciona diariamente no horário de atendimento do shopping. Até o dia 12 de janeiro, serão vendidas peças confeccionadas pelas artesãs da Assoart. A partir do dia 13, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Varginha e região inicia a exposição de artesanato.

Chaveirinho de feltro em formato de passarinhos foi tema da 1ª oficina

Valéria Santos, moradora do bairro Novo Tempo, foi uma das participantes da primeira oficina que aconteceu na tarde da última sexta-feira (04/01). Ela está afastada do trabalho e vê no artesanato uma fonte de renda. “Gostei muito da oficina e não quero perder nenhuma. Tenho um prazer muito grande em aprender coisas novas, que podem servir como fonte de renda e de distração para o meu dia a dia”, afirma Valéria.

A artesã Marli Alves de Paiva foi a instrutora e acompanhou de perto o desenvolvimento das peças feitas pelos participantes. As atividades aconteceram na sala de treinamento do Via Café, ao lado do cinema.

De acordo com Lindon Lopes, novo diretor-superintendente da Fundação Cultural, “as oficinas são uma contrapartida prevista na parceria entre a Fundação Cultural de Varginha e o Via Café Garden Shopping para o funcionamento da Casa do Artesão. A previsão é que haja duas oficinas por mês”. Mais informações pelo (35) 3690-2700.

Compartilhar no Facebook

Casa do Artesão promove oficinas gratuitas no Via Café Garden Shopping : 27/12/2018 20:04

Nos próximos dias 04 e 10/01, a Casa do Artesão promove duas oficinas gratuitas de artesanato no Via Café Garden Shopping. Elas serão oferecidas pela Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha (Assoart).

Na sexta-feira (04/01), das 14h às 17h, a artesã Marli Alves de Paiva ensina como confeccionar um chaveiro de feltro com forma de passarinho. Já na quinta-feira (10/01), também das 14h às 17h, a artesã Míriam Braga ensina a fazer tulipas em tecido.

Estão disponíveis 20 vagas em cada uma das oficinas. Podem se inscrever pessoas acima de 12 anos que se interessem por artesanato. As inscrições podem ser feitas até o meio-dia da data de realização do curso na Casa do Artesão, que fica no Shopping Via Café, ao lado do Supermercado BH. Todo o material será fornecido gratuitamente pela Assoart, que também ofertará lanche para os participantes.

As oficinas são uma contrapartida prevista na parceria entre a Fundação Cultural de Varginha e o Via Café Garden Shopping para o funcionamento da Casa do Artesão. A previsão é que haja duas oficinas por mês.

Compartilhar no Facebook

Réveillon de Varginha terá queima de fogos 100% silenciosa; A dupla João Pedro & Cristiano será a atração principal da festa : 26/12/2018 19:09

A festa de Réveillon de Varginha realizada na Praça da Mina no Campos Elíseos, pela primeira vez terá queima de fogos 100% silenciosa. A festa também terá o show da dupla João Pedro & Cristiano.

O evento começa às 21h com a apresentação de DJ e às 22h acontece o show da banda varginhense Trilha Cine. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Barry Charles Sobrinho, minutos antes da virada, haverá a exibição de um clipe sobre Varginha e a contagem regressiva terá a animação comandada por locutor que culminará com a queima de fogos silenciosa. O show da virada será com a dupla João Pedro & Cristiano.

A festa contará com praça de alimentação, banheiros químicos e a segurança será realizada pela Polícia Militar e agentes da Guarda Civil Municipal. O encerramento da festa está programado para às 2h30.

Compartilhar no Facebook

5ª da Boa Música retorna em fevereiro após sucesso de 38 edições deste ano : 26/12/2018 19:08

O 5ª da Boa Música entra em recesso a partir desta semana e retorna no dia 07 de fevereiro de 2019, com o show da banda Sonora, de Varginha.

O projeto da Prefeitura de Varginha, que é organizado pela Fundação Cultural, realizou 38 edições em 2018. Algumas superaram a expectativa e lotaram a Estação Ferroviária. A 1ª Festa Junina na Estação foi uma delas e aconteceu nos dias 21 e 22/06 com os shows de Cabelinho e o Circo da Lua e do grupo Sambalanço. A estação foi toda decorada com bandeirinhas, balões de São João e um portal com cana da índia.

No dia 17/07, os shows da banda Velho Vinil e de Ventania & banda Hippie atraíram um público nunca visto na Estação Ferroviária. Milhares de pessoas cantaram junto com Ventania os sucessos que marcaram a carreira do músico de São Thomé das Letras, mas que é reconhecido em todo Brasil, como “Só para loucos” e “Cogumelos azuis”.

Em agosto, nas comemorações dos nove anos do projeto, a Fundação Cultural lançou uma revista especial com a retrospectiva de todas as bandas que tocaram do dia 13/08/2009, data da primeira apresentação, até a 294ª edição, realizada em 21/12/2017. Cerca de mil exemplares foram distribuídos gratuitamente e a publicação foi disponibilizada no site da Fundação Cultural.

Outro momento que marcou o projeto em 2018 foi a apresentação da banda Black Queen no final de novembro. O público mais uma vez lotou a estação embalado pelo sucesso do filme “Bohemian Rhapsody”, com a trajetória do Queen e do vocalista Freddy Mercury, e fez um coro com sucessos que marcaram gerações.

Em 2019, o 5ª da Boa Música retorna com várias melhorias. A Estação Ferroviária será mais iluminada e contará com um sistema de monitoramento por câmeras. Haverá ainda mais apoio de seguranças particulares e parceria com a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

De acordo com Vérdi Lúcio Melo, vice-prefeito e diretor superintendente interino da Fundação Cultural, “o 5ª da Boa Música já é um projeto consolidado e faz parte do calendário cultural de Varginha. Nossa ideia é melhorar a infraestrutura para garantir ainda mais a segurança dos frequentadores e moradores do entorno da Estação Ferroviária. Em 2019, o público terá acesso a estilos musicais variados, o que vai proporcionar mais oportunidades para os músicos das mais diversas vertentes culturais da cidade e da região”.

Compartilhar no Facebook

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA ABRE AS PORTAS DE SUA SEDE PARA O PROJETO ESPERANÇA : 26/12/2018 19:05

Na manhã de domingo, 23/12, a Guarda Civil Municipal de Varginha cedeu o espaço para que a Sra. Maria de Fátima Rosa Mendes e suas colaboradoras pudessem realizar sua tradicional distribuição de almoço, brinquedos, sacolinhas surpresas, bombons, refrigerantes, roupas, calçados, cestas básicas e caixas de leite para as famílias carentes do bairro de Fátima.

O evento, que foi iniciado com uma oração proferida por um Pastor, foi um sucesso tendo sido distribuídos cerca de 100 marmitex para todos os presentes e sorteios das cestas básicas e das caixas de leite. As crianças se divertiram abrindo os brinquedos, as caixas de bombons e as sacolinhas surpresas que estavam cheias de balas e doces. Todo o material distribuído foi arrecadado pela Dona Fátima e pelos seus voluntários, que organizaram e colaboraram para que o evento transcorresse sem nenhum problema.

A Guarda Municipal de Varginha está aberta para receber e apoiar eventos como este. O principal objetivo deste tipo de ação é realmente trazer a comunidade para mais perto do trabalho desenvolvido diariamente pelos Agentes da GCMV, fazendo da comunidade uma grande aliada na prevenção e diminuição da violência e da criminalidade.

Compartilhar no Facebook

Agenda Cultural : 21/12/2018 20:11

Sexta-feira (21/12)

Estação Natalina ACIV
Horário: 16h às 20h
Local: Estação Ferroviária
Aberto ao público

Casa do Papai Noel da ACIV
Horário: 18h às 22h
Local: Associação Comercial
Aberto ao público

Cantata Nossa Luz
Horário: 20h
Local: Theatro Capitólio
Aberto ao público

Música no Clube – Quarteto de Saxofones do CEMVA
Horário: 20h
Local: Sacada Clube de Varginha
Aberto ao público

Sábado (22/12)

Último Dia – Exposição de Orquídeas
Horário: 9h às 13h
Local: Foyer do Theatro Capitólio
Aberto ao público

Projeto Raízes do Samba
Horário: 15h
Local: Praça da Fonte
Aberto ao público

Auto de Natal do CDCA
Horário: 19h
Local: Theatro Capitólio
Aberto ao público

Estação Natalina ACIV
Horário: 14h às 18h
Local: Estação Ferroviária
Aberto ao público

Casa do Papai Noel da ACIV
Horário: 14h às 18h
Local: Associação Comercial
Aberto ao público

Domingo (23/12)

Último dia – Feira Natalina de Artesanato
Horário: 9h às 18h
Aberto ao público

Estação Natalina ACIV
Horário: 10h às 14h
Local: Estação Ferroviária
Aberto ao público

Casa do Papai Noel da ACIV
Horário: 10h às 14h
Local: Associação Comercial
Aberto ao público

Seresta na Praça, com o Grupo Primo Trombini
Horário: 20h
Local: Praça Getúlio Vargas
Aberto ao público

Segunda-feira (24/12)

Casa do Papai Noel da ACIV
Horário: 10h às 14h
Local: Associação Comercial
Aberto ao público

Terça-feira (25/12)

Samba na Comunidade
Horário: 16h
Local: Quadra da Pedreira – Vila Barcelona
Aberto ao público

Compartilhar no Facebook

Paróquias de Varginha têm celebrações especiais de Natal e Ano Novo; Confira mensagem especial do Bispo Dom Pedro Cunha Cruz : 21/12/2018 19:59

Todos os anos os católicos se unem em oração e partilha se preparando para a celebração do Natal, Nascimento de Jesus Cristo. No dia 24 de dezembro, as Igrejas se iluminam e os fiéis enchem os templos para a memória da chegada do Menino Jesus.

Em Varginha, as nove paróquias prepararam celebrações especiais para celebrarem a data, além das missas de ano novo. Em algumas delas, o hino Te Deum, entoado no dia 31, é um atrativo a parte. Quem participar da celebração da Santa Missa, em que o hino Te Deum for entoado, receberá a graça das Indulgências Plenárias.

Te Deum laudamus
Nas vésperas de fim de ano, mais precisamente no dia 31 de dezembro, o Pontífice entoa o hino Te Deum laudamus (Nós te louvamos, Deus), um canto cristão antigo que tradicionalmente é cantado como forma de agradecimento pelo ano que passou.

O hino, que está ligado a cerimônias de agradecimento, também é cantado quando acontece a eleição de um Pontífice ou durante a conclusão de algum Concílio convocado pela Igreja.

“Nós te louvamos, Deus, te proclamamos Senhor. Eterno Pai, toda a terra te adora. A Ti cantam os anjos e todas as potências do céu: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus do Universo”, diz um dos trechos do Te Deum.

O canto é de autoria desconhecida, mas é por vezes atribuído a São Cipriano, do século VIII, e também a Santo Agostinho, o qual o teria composto no dia de seu batismo, após sua conversão que aconteceu em Milão, Itália, no ano 386.

Hino cantado na Igreja do Mártir São Sebastião em 2015

Indulgências Plenárias
O pecado tem duas consequências: a culpa e a pena. A culpa é perdoada na Confissão; a pena, que é a desordem que o pecado provoca no pecador e nos outros, e que precisa ser reparado, é eliminada pela indulgência que pode ser plenária (total) ou parcial.

De acordo com o Manual das Indulgências, para se ganhar uma indulgência plenária (uma vez por dia apenas), para si mesmo ou para as almas, deve-se fazer:

a) Uma Confissão individual rejeitando todos os pecados (basta uma Confissão para várias indulgências);
b) Receber a Sagrada Eucaristia;
c) Rezar pelo Papa ao menos um Pai-nosso e uma Ave-Maria.

“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”. (Norma 1 do Manual das Indulgências).

Paróquia Divino Espírito Santo
24/12 – Segunda-feira
16h30 – Missa na Capela Nossa Senhora das Graças
20h – Missa na Matriz do Divino
20h – Missa nas comunidades São Vicente, Santa Rita e Nossa Senhora de Lourdes

25/12 – Terça-feira
09h – Missa nas comunidades São Vicente e Capela Nossa Senhora das Graças
10h – Missa na Matriz do Divino e comunidade Recanto Sagrada Família
18h – Missa na comunidade Santa Rita
19h – Missa na Matriz do Divino
19h30 – Missa nas comunidades São Vicente e Nossa Senhora de Lourdes

*A paróquia não informou os horários das missas de Ano Novo

Paróquia Mártir São Sebastião
24/12 – Segunda-feira
18h – Missa na comunidade Santa Maria
19h – Missa na Matriz do Mártir São Sebastião
19h30 – Missa na comunidade São João Paulo II

25/12 – Terça-feira e 01/01 – Terça-feira
08h – Missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus
09h e 19h – Missa na Matriz do Mártir São Sebastião

31/12 – Segunda-feira
18h – Missa na comunidade Santa Maria
19h – Missa na Matriz do Mártir São Sebastião
19h30 – Missa na comunidade São João Paulo II

*Celebrações do dia 31 contarão com o Canto do Hino Te Deum; quem participar receberá a Indulgência Plenária

Paróquia São José
24/12 – Segunda-feira
19h – Missa na Matriz de São José e na comunidade Nossa Senhora da Consolação, no bairro Vargem
20h – Missa na comunidade Santo Afonso, no bairro Campos Elíseos

25/12 – Terça-feira
09h – Missa na Matriz de São José

*A missa da Matriz contará com encenações e o ‘presépio vivo’
*A paróquia não informou os horários das missas de Ano Novo

Paróquia Cristo Luz dos Povos
24/12 – Segunda-feira e 31/12 – Segunda-feira
18h30 – Missa na comunidade Santa Terezinha
20h – Missa na Matriz de Nossa Senhora Aparecida

25/12 – Terça-feira e 01/01 – Terça-feira
09h – Missa na comunidade São Francisco
18h – Missa na comunidade Santa Terezinha
19h30 – Missa na Matriz de Nossa Senhora Aparecida

*No sábado (29), haverá missa na paróquia apenas às 7h.
*Celebrações do dia 31 contarão com o Canto do Hino Te Deum; quem participar receberá a Indulgência Plenária

Paróquia Imaculada Conceição
24/12 – Segunda-feira
19h – Missa na comunidade São Judas Tadeu (urbana)
21h – Missa na Matriz da Imaculada

25/12 – Terça-feira
09h30 – Missa na comunidade São Judas Tadeu (urbana)
11h – Missa na comunidade São Judas Tadeu (rural)
19h – Missa na Matriz da Imaculada

31/12 – Segunda-feira
18h – Missa na comunidade São Judas Tadeu (urbana)
19h – Hora Santa pelo fim do ano e Canto do Hino Te Deum na Matriz da Imaculada (quem participar receberá a Indulgência Plenária)
20h – Missa na Matriz da Imaculada

01/01/19 – Terça-feira
09h30 – Missa na comunidade São Judas Tadeu (urbana)
19h – Missa na Matriz da Imaculada

Paróquia Nossa Senhora de Fátima
24/12 – Segunda-feira
18h – Missa na comunidade Santo Expedito
20h – Missa na Matriz de N. S. de Fátima

25/12 – Terça-feira
09h e 19h – Missa na Matriz N. S. de Fátima

31/12 – Segunda-feira
18h – Missa na comunidade Santo Expedito
20h – Missa na Matriz de N. S. de Fátima

01/01/19 – Terça-feira
09h e 19h – Missa na Matriz N. S. de Fátima

Paróquia Santo Antônio de Sant’Ana Galvão
24/12 – Segunda-feira
21h – Missa na Matriz de Frei Galvão

25/12 – Terça-feira
10h e 19h -Missa na Matriz de Frei Galvão

31/12 – Segunda-feira
21h – Missa na Matriz de Frei Galvão

01/01/19 – Terça-feira
10h e 19h – Missa na Matriz de Frei Galvão

Paróquia Nossa Senhora do Rosário
24/12 – Segunda-feira
07h – Missa na Matriz do Rosário
16h – Missa nas comunidades Sagrado Coração de Jesus (Rural), Nossa Senhora Aparecida (Rural) e São Pedro (Rural)
18h – Missa nas comunidades Nossa Senhora Carmo (Jardim Áurea), Sagrado Coração de Jesus (São Geraldo) e Bom Pastor/ São João Batista (Bom Pastor)
20h – Missa na Matriz do Rosário e nas comunidades Sagrada Família (Mont Serrat) e Beata Nhá Chica / Santa Edwiges (Jardim Estrela II)

25/12 – Terça-feira
07h e 19h- Missa na Matriz do Rosário

31/12 – Segunda-feira
07h e 19h – Missa na Matriz do Rosário

Paróquia Sant’Ana
24/12 – Segunda-feira e 31/12 – Segunda-feira
20h – Missa na Matriz de Sant’Ana

25/12 – Terça-feira e 01/01 – Terça-feira
19h30 – Missa na Matriz de Sant’Ana


Mensagem Especial
Dom Pedro Cunha Cruz, Bispo da Diocese de Campanha-MG

“Vem Senhor nos salvar”

Iniciamos o Ano Litúrgico da Igreja com o tempo do Advento; este é um tempo de alegria, pois ele nos abre a porta para o Natal do Senhor e nos lança na esperança do mundo que há de vir. Longe de ser uma repetição de algo que já festejamos, o Mistério de Cristo celebrado torna o passado presente e continua a agir na história encaminhando-nos para seu futuro. Por isso, o Advento é um tempo muito significativo e nos enche de uma esperança que rege toda nossa vida. O Advento serve para mostrar ao mundo que os cristãos sabem dar conteúdo à esperança que os anima, na expectativa do retorno do Senhor. “Revestido da nossa fragilidade, Ele veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestido de sua glória, Ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos e que hoje vigilantes esperamos” (Prefácio do Advento I). Assim como o povo de Israel preparou a primeira vinda do Messias, também nós, através deste tempo liturgicamente forte do Advento, preparamos a segunda vinda.

A novena de Natal que fazemos na Igreja e nas casas neste tempo do Advento, além de nos preparar espiritualmente para celebrarmos este grande Mistério da Encarnação do Verbo de Deus, nos recorda que a Igreja tem a missão no mundo de anunciar a beleza desta luz que ilumina cada um de nós pelo seu amor, pois o Verbo se fez carne para que, assim, conhecêssemos o amor de Deus: “nisto manifestou-se o amor de Deus por nós; Deus enviou seu Filho ao mundo para que vivamos por Ele” (1 Jo 4,9). O Verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade e reconciliar-nos com Deus. Deste modo, somos chamados a participar de sua natureza divina. Na Encarnação o Filho de Deus assume a nossa natureza humana para nela realizar a nossa salvação. Deus veio morar entre nós. Jesus é o verdadeiro Deus em nosso meio (Deus-conosco).

Na iminência de tão grande celebração, rogo ao Deus da misericórdia e Príncipe da Paz, que se fez homem por nós, que todos os leigos e leigas de nossa Igreja diocesana se empenhem no anúncio deste Mistério. Que todos se sintam verdadeiros sujeitos e protagonistas de uma Igreja que “sai” a serviço do Reino de Deus, sendo sal e luz para todos. Sejamos uma presença forte e testemunhal do Verbo encarnado hoje e sempre. O Verbo se fez carne e veio morar conosco, para encher de sentido nossa vida, iluminar nossas trevas e conduzir-nos em seu caminho.

Ninguém como Maria conheceu a profundidade deste Mistério de Deus feito homem. Peçamos a proteção de Maria nesta tarefa desafiadora. Que a Virgem da ternura e do autêntico amor nos ajude a encontrar Deus nas feições de uma criança, e manifestar a sua glória aos que ainda jazem nas trevas.

Celebrar o Natal é experimentar e reviver o caminho que une Deus e o homem. Na fragilidade da criança, Deus vem a nós para que possamos subir a Ele, pois quer nos tornar divinos. Jesus é verdadeiramente Deus que assume a nossa condição humana. Acolhamo-Lo no Natal que celebraremos, contemplando-O pequeno, na gruta de Belém. Vem Senhor nos salvar! Vem, sem demora, nos dar a Paz!

Feliz e Santo Natal

Com frutuosas bênçãos

† Dom Pedro Cunha Cruz

Bispo Diocesano Da Campanha – MG

Compartilhar no Facebook

600 crianças dos CEMEIS Melo Viana e Pequeno Polegar são presenteadas : 20/12/2018 19:56

A festa natalina nos Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIS – Luiz Melo Viana Sobrinho e Pequeno Polegar mobilizou cerca de 600 crianças, no último sábado (15).

O Papai Noel distribuiu balas e muitas guloseimas em saquinhos surpresa. Todas as crianças receberam brinquedos apropriados para as idades.

A comunidade prestigiou o evento, o que para a diretora dos dois CEMEIS, Cláudia Luíza Bernardes, demonstra o envolvimento da família com a educação e o ensino das crianças.

“A união família-escola é fundamental para o desenvolvimento e envolvimento das crianças na alfabetização, por isso, agradecemos a presença de todos, inclusive do prefeito em exercício Vérdi Lúcio Melo que é um grande incentivador e promotor da Educação na nossa cidade”, declarou Cláudia.

A Diretoria agradece especialmente a iniciativa do grupo da Academia Point denominado “Força do Bem” que realizou o Natal dessas centenas de crianças. A educadora da creche Pequeno Polegar Laura Lili Feitosa que faz parte do grupo Força do Bem foi fundamental para o êxito dessa festa.

Compartilhar no Facebook

Cantata Nossa Luz é nesta sexta no Theatro Capitólio : 19/12/2018 19:54

Mais de 50 vozes vão entoar as mais belas canções natalinas nesta sexta-feira (21/12), às 20h, no Theatro Capitólio. A Cantata Nossa Luz é uma iniciativa da Igreja Presbiteriana do Brasil e contará com a participação da 2ª Igreja Presbiteriana de Varginha e da 1ª e da 2ª Igreja Presbiteriana de Lavras, além da Oficina de Música Gammon também de Lavras.

De acordo com o organizador, Ludson Paulino Martins, a entrada é franca e a apresentação é aberta a toda comunidade. “A cantata conta a história de Cristo por meio das canções, trazendo a mensagem da paz e da esperança”, destaca Ludson.

O evento faz parte da programação oficial do Natal EnCantos de Varginha e conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

Compartilhar no Facebook

Projeto Samba na Comunidade realiza última edição do ano no Dia de Natal : 19/12/2018 19:52

Para celebrar o Natal e comemorar o grande sucesso durante o ano de 2018, o projeto Samba na Comunidade realiza na próxima terça-feira (25/12) a última edição do ano na Vila Barcelona. O evento é aberto ao público.

O samba e o pagode vão rolar a partir das 16h para trazer muita animação ao público na Quadra da Pedreira. O som fica por conta do Grupo Griff.

“Para gente será muito especial tocar no dia de Natal na Vila Barcelona. O público pode ter certeza que a alegria marcará esta nossa apresentação do ano. A galera pode ir se preparando porque em 2019 vai ter muito mais”, diz William Santos, músico do Grupo Griff e idealizador do projeto.

O Samba na Comunidade é viabilizado pela Prefeitura de Varginha e Fundação Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e conta com apoio do Instituto de Urologia e do Hospital Varginha.

Este ano, o projeto aconteceu no bairro Corcetti (06/10), no bairro de Fátima (10/11), na Vila Barcelona (24/11 e 25/12), reunindo milhares de pessoas nas rodas de samba.

Compartilhar no Facebook

Feira Natalina de Artesanato acontece até domingo na Praça Getúlio Vargas : 17/12/2018 20:03

Quem quer comprar um lindo presente para dar à pessoa que ama deve visitar a Feira Natalina de Artesanato. Cerca de 60 artesãos de Varginha ficam até domingo (23/12) na Praça Getúlio Vargas, no centro de Varginha, e expõe os trabalhos desenvolvidos com muito carinho e talento exclusivamente para a feira.

“Temos presentes exclusivos, com preços diferenciados que cabem em qualquer bolso. São itens belíssimos feitos pelas associações de artesanato de Varginha”, destaca Else Vasconcelos, secretária da Aminarte.

O horário de funcionamento é das 9h às 21h. Apenas no domingo, último dia da feira, o horário será das 9h às 18h. Participam os artesãos filiados à Assoart, Aminarte, Associação dos Aposentados e AVEC.

“Todos os anos a gente faz a feira antes do Dia das Mães e do Natal, beneficiando mais de 60 artesãos. Convido a todos que querem comprar um lindo presente a irem à feira”, ressalta Lindon Lopes, diretor do Museu Municipal e organizador.

Outros eventos acontecem junto à feira como apresentações musicais, oficinas, lançamento de livros e sarau de escritores (ver programação abaixo). A artesã e também escritora Luciane Madrid César lança o livro infantil “Gato Camaleão” e ainda promove no estande da Aminarte um espaço para troca de livros.

Este ano, a Feira Natalina é viabilizada pela Prefeitura de Varginha e Fundação Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A realização é da artesã Maria Bernadete Alegro da Ponte, com patrocínio da Unimed Varginha e Instituto Médico Psicotécnico Ltda, além da parceria da Aminarte.

Confira a programação de eventos durante a Feira Natalina de Artesanato:

Segunda-feira (17/12)
• 17h30 às 19h: Jaqueline Nicolau – voz e violão

Terça-feira (18/12)
• 19h30: apresentação de Dança Cigana

Quarta-feira (19/12)
• 15h: oficina de Origami
• 17h30 às 19h: Jaqueline Nicolau – voz e violão

Quinta-feira (20/12)
• 15h: oficina de artesanato com garrafas PET

Sexta-feira (21/12)
• 19h: sarau com escritores e poetas de Varginha

Sábado (22/12)
• 17h: lançamento do livro “Gato Camaleão” e contação de histórias

Domingo (23/12)
• Sorteio de brindes da promoção

Compartilhar no Facebook

Grupo Brasileirinhos e Banda Evil Zé agitam especial de Natal do 5ª da Boa Música : 17/12/2018 20:00

Na quinta-feira (20/12), o projeto 5ª da Boa Música terá uma edição especial de Natal com show duplo. O Grupo de Choro Brasileirinhos iniciará as apresentações às 19h e a Banda Evil Zé virá logo em seguida, às 20h.

A apresentação do Grupo Brasileirinhos faz parte do projeto “Choro nas Escolas e Praças”, que é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O grupo é formado por Leonardo Chalana (cavaco e bandolim), Homill Júnior (violão), Bruno Vieira (pandeiro) e Felipe Rossi (flauta). No repertório, Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, dentre outras.

A banda Evil Zé é formada por Gabriel Matias (guitarra e voz), Júnior Machado (violão e voz), João Pedro (bateria) e Natan Reis (baixo). O grupo vai apresentar um repertório com Country Rock e Rock ‘n Roll.

Compartilhar no Facebook

Vida Viva promove Feira de Artesanato de Natal na Associação Médica : 17/12/2018 19:51

A Associação do Voluntariado de Varginha Vida Viva promoverá, entre os dias 18 e 21 de dezembro, de terça a quinta-feira, mais uma edição de sua tradicional feira natalina de artesanato. Este ano, as atividades serão em um espaço cedido pela Associação Médica de Varginha, na Avenida Rio Branco, 202, no Centro. O horário de funcionamento será das 9 às 18h.

Toalhas de banho com bicos de crochê, panos de prato, toalhas de mão e conjuntos de toalhas de banho estão entre muitos outros itens que foram feitos, com todo carinho, talento e capricho pelas voluntárias da entidade. Muitas peças também foram especialmente produzidas e doada por artesãs varginhenses.

Toda a renda obtida com a venda dos produtos será revertida para os programas de assistência social e terapêutica – especialmente para a compra de medicamentos – que a entidade oferece para quase 3 mil pacientes com câncer.

Outras informações podem ser obtidas diretamente na sede da Vida Viva, na Rua Alzira Magalhães Barra, 166, Parque Boa Vista, ou pelo telefone (35) 3690-2900.

Compartilhar no Facebook

Agenda Cultural - fim de semana : 14/12/2018 19:54

Sábado (15/12)

Oficina de Cartões de Natal – CDCA
Local: Praça do ET
Horário: 9h às 17h
Aberto ao público

Estação Natalina
Horário: 10h
Local: Estação Ferroviária
Aberto ao público

Projetos Raízes do Samba
Horário: 15h
Local: Praça do Fonte (Pça José de Rezende Paiva)
Aberto ao público

Espetáculo Acrobático: Flash Back
Horário: 16h
Local: Theatro Capitólio
Ingressos: Academia Elaine Nascimento – Info: (35) 3212-6371

Espetáculo Madonna: uma Verdadeira Diva (danças e acrobacias)
Horário: 19h
Local: Theatro Capitólio
Ingressos: Academia Elaine Nascimento – Info: (35) 3212-6371

Domingo (16/12)

Seresta na Praça, com o Grupo Trombini
Horário: 20h
Local: Praça Getúlio Vargas
Aberto ao público

Compartilhar no Facebook

Casa do Artesão é reinaugurada no Via Café Garden Shopping : 13/12/2018 21:16

O Via Café Garden Shopping voltou a contar nesta quarta-feira (12/12) com a Casa do Artesão. O espaço foi reinaugurado ontem pela Prefeitura de Varginha e pela Fundação Cultural e, a partir de agora, abrigará as mais belas peças artesanais confeccionadas pelos artesãos varginhenses.

A cerimônia foi conduzida pelo diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, que representou o prefeito em exercício e diretor-superintendente interino da Fundação Cultural, Vérdi Lúcio Melo. “É mais um espaço para que elas possam trabalhar e foi gentilmente cedido pelo shopping. Fizemos um cronograma e cada associação ficará 30 dias expondo suas peças”, disse Lindon Lopes.

Nestes primeiros 30 dias, estarão à venda os produtos da Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha (Assoart). Para a presidente da associação, Hermenegilda de Carvalho Medes, “é uma alegria muito grande a gente voltar para a Casa do Artesão. Para nós é uma oportunidade de fonte de renda e trabalho”. Ela destacou ainda que a parceria prevê a realização de oficinas rápidas de artesanato gratuitamente aos visitantes do shopping.

O analista de Marketing do shopping, Raphael Bíscaro, destacou que a Casa do Artesão é uma oportunidade para que o shopping estreite ainda mais os laços com a comunidade. “É uma chance para que os nossos visitantes conheçam este trabalho tão bonito e de qualidade feito pelas artesãs”, ressaltou Raphael Bíscaro.

O horário de funcionamento da Casa do Artesão seguirá os horários estabelecidos para as demais lojas do shopping. A iniciativa começou em 2016, na gestão do então superintendente da Fundação Cultural, Francisco Graça de Moura.

Compartilhar no Facebook

Shopping recebe exposição Cafés de Minas Sabor e Saber : 12/12/2018 21:25

O Via Café Garden Shopping recebe até o dia 23 de dezembro, a exposição Cafés de Minas Sabor e Saber, que une conhecimento, inovação e interatividade. Criada pelo Grupo Asas, a exposição oferece uma viagem dos cinco sentidos pela trajetória do café, bebida processada mais consumida no mundo e um dos principais produtos de Minas Gerais e do Brasil. A ação, que está montada em frente à Kapeh, é aberta a pessoas de todas as idades e é de graça.

A iniciativa, que promove uma verdadeira imersão ao universo dessa bebida que é uma paixão nacional e que tem quase 60% da sua produção em Minas Gerais, discute o setor cafeeiro com diferentes estratégias de comunicação com o público, transitando da leitura à interação digital. São 32 painéis temáticos, enriquecidos com informações adicionais acessíveis via o aplicativo da exposição, além de duas estações presenciais e cinco digitais.

Dentre os suportes digitais, o público vai contar com a realidade virtual, em conteúdo 360º, para viajar por diferentes fazendas de café, conhecer um conjunto de boas práticas para a produção de um café especial, fazer a bebida a partir dos recursos de leap motion (sem tocar em nada) e ainda descobrir, por meio de um espelho mágico, o quanto gostam de café. Há também ações práticas, como degustações, técnicas sobre o preparo de cafés tradicionais e especiais e, ainda, uma seleção de receitas gastronômicas, que estão disponíveis no aplicativo da exposição.

Compartilhar no Facebook

Feira Natalina de Artesanato começa nesta sexta-feira (14) : 12/12/2018 19:19

A Praça Getúlio Vargas recebe a partir desta sexta-feira (14/12) a tradicional Feira Natalina de Artesanato de Varginha. Participam cerca de 60 artesãos filiados à Assoart, Aminarte, Associação dos Aposentados e AVEC. A exposição prossegue até o domingo (23/12). O horário de funcionamento será das 9h às 21h. Apenas no último dia, o horário será reduzido das 9h às 18h.

De acordo com Lindon Lopes, diretor do Museu Municipal e um dos organizadores, as artesãs se preparam o ano todo para levar as mais belas peças para a feira. “Durante estes dez dias, o público poderá comprar lindos presentes feitos com muito amor, dedicação e talento pelos artesãos da nossa cidade”, relata Lindon Lopes.

Já para Vérdi Lúcio Melo, prefeito em exercício e diretor superintendente interino da Fundação Cultural, a feira se torna um dos atrativos do Natal. “A feira movimenta a economia nesta época, com opções de qualidade e beleza única”, ressalta Vérdi.

Este ano, a Feira Natalina é viabilizada pela Prefeitura de Varginha e Fundação Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A realização é da artesã Maria Bernadete Alegro da Ponte, com patrocínio da Unimed Varginha e Instituto Médico Psicotécnico Ltda e parceria da Aminarte.

Compartilhar no Facebook

Fuvae realiza bazar beneficente ‘Brinquedos Estrela’ : 12/12/2018 19:17

Já pensou em comprar brinquedos por preço de fábrica a ainda ajudar a Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais – Fuvae de Varginha? Então, a oportunidade é agora.

Nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, será realizada mais uma edição do Bazar Beneficente de brinquedos Estrela. Ação acontece no palco da FUVAE, na Rua Dr José de Rezende Pinto, nº 114, Vila Pinto.

Compartilhar no Facebook

Fundação Cultural reinaugura Casa do Artesão no Via Café Garden Shopping : 11/12/2018 15:03

Em parceria com o Via Café Garden Shopping, a Fundação Cultural reinaugura a Casa do Artesão nesta quarta-feira (12/12), às 17h. O espaço vai funcionar ao lado do Supermercado BH bem próximo a uma das entradas do shopping.

A cada 30 dias, uma associação de artesanato vai se revezar no espaço. Na reabertura, estarão expostas as peças confeccionadas pela Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha (Assoart). Participarão ainda a Associação Varginhense de Economia Criativa (AVEC) e a Associação de Aposentados e Pensionistas de Varginha e Região (AAPV).

De acordo com Vérdi Lúcio Melo, prefeito em exercício e diretor-superintendente interino da Fundação Cultural, o espaço valoriza o trabalho feito por dezenas de artesãs em Varginha.

“No Via Café, o artesanato produzido em Varginha poderá ser visto e comprado por milhares de pessoas que passam pelo shopping diariamente. É uma grande vitrine para mostrar o talento de nossos artesãos”, ressalta Vérdi.

A Casa do Artesão foi inaugurada oficialmente em abril de 2016, na gestão do então diretor-superintendente, Francisco Graça de Moura.

A parceria com o Via Café Garden Shopping ainda proporcionará oficinas gratuitas de artesanato à população. De acordo com o superintendente do estabelecimento, Rafael Sena, “o shopping foi criado para trazer mais opções para a população do Sul de Minas que, além de fazer compras, também pode se divertir. Por isso, as oficinas de artesanato gratuitas que acontecerão aqui só enriquecerão ainda mais o shopping, visto que é nossa missão criar um ambiente de cultura, entretenimento e compras, onde todas as pessoas possam ter acesso e participar”, afirma.

A Casa do Artesão vai funcionar nos mesmos horários de atendimento das lojas do shopping.

Compartilhar no Facebook

NerdClass: grupo de professores de Varginha cria podcast para debater assuntos relacionados a tecnologia : 24/08/2018 21:55

Grupo de professores de Varginha e entusiastas de ciência, tecnologia e inovação se unem na criação de um podcast para debater assuntos relacionados a tecnologia. O projeto que leva o nome de NerdClass, reúne professores da Unifal, Faceca, Unis, Cefet e profissionais da empresa TrackDev.

De acordo com o Professor Helio Lemes Costa, um dos idealizadores do projeto, a ideia é reunir os participantes para um bate papo sobre assuntos que nerds adoram e desejam que sejam do interesse de outros nerds e entusiastas como eles.

Para quem gosta do tema, ouça os podcasts no site www.nerdclass.com.br. Em breve será divulgado o segundo episódio. A gravação do terceiro podcast já está agendada.

Compartilhar no Facebook
1