1
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Facebook

Theatro Capitólio recebe Recital de Canto do Conservatório de Música de Varginha : 19/11/2019 19:21

Nesta quinta-feira (21/11), a partir das 20h, o Theatro Municipal Capitólio recebe o Recital de Canto do Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Ramos de Varginha. O evento contará com a apresentação de Cris Tomaz, formanda no curso Técnico em Canto, que será acompanhada pelo pianista Paulo Rubens.

De acordo com o professor Alessandro Dias, organizador do evento, haverá uma participação especial do Cantus Coral Cênico, do Coral Técnico CEMVA TEC, dentre outros alunos e professores do Conservatório. A expectativa é que mais 60 pessoas se apresentem no palco do teatro neste dia. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

Compartilhar no Facebook

Quadra da Vila Flamengo recebe Projeto Criança Feliz neste sábado : 18/11/2019 19:24

No próximo sábado (23), entre 8h30 e 12h30, o Projeto Criança Feliz reunirá a criançada na quadra da Vila Flamengo, para uma manhã de recreação e animação. A quadra está localizada na Rua Paraná, 445.

As crianças poderão se divertir com piscina de bolinha, pula-pula, pipoca, algodão doce, refrigerantes, pintura de rosto, cortes de cabelo e aferição de pressão. A esteticista Kenya Ferreira, do Conselho Comunitário, realizará também tratamento facial aos presentes.

Todas as atividades são gratuitas à população. O projeto conta com a parceria da Prefeitura de Varginha, Grupo Unis, Instituto Embelleze, Pastoral da Criança, Conselho Comunitário da Vila Flamengo e Lions Clube, da Avenida Princesa do Sul.

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Divulgação

Compartilhar no Facebook

Varginha recebe atividades da Semana Global de Empreendedorismo : 18/11/2019 19:17

Movimento acontece em todo o mundo para estimular o empreendedorismo. Todas as atividades serão gratuitas.

A próxima quinta-feira (21) foi o dia escolhido para as atividades da Semana Global de Empreendedorismo (SGE), em Varginha. Serão oito atividades gratuitas, que irão discutir temas relacionados à educação, ecossistema, políticas públicas e inclusão, durante 12 horas de muito aprendizado e networking. A programação começa a partir das 8h30, no Hotel Podium (Alameda Miguel Paschoal, 120, Vale dos Ypês). Os interessados podem se inscrever pelo telefone da Agência de Atendimento do Sebrae Minas, em Varginha, (35) 3690-5100 ou pelo site: http://empreendedorismo.sebraemg.com.br/

Destaque da programação

O destaque da programação da SGE, em Varginha, será a palestra magna, “Tecnologia e Empreendedorismo do Futuro”, com o palestrante Ricardo Rocha, CEO da Softbox | LuizaLabs, laboratório de inovação e tecnologia do Magazine Luíza, voltado para os pequenos varejos. A rede de lojas Magazine Luíza se fortaleceu ainda mais no mercado, após a criação da assistente virtual “Lu”, desenvolvida para ajudar os clientes durante a utilização do e-commerce da loja. A robô ficou famosa na internet e tornou-se um case de sucesso.

“A Semana é o maior movimento de empreendedorismo do mundo e tem o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender, o que provoca um movimento capaz de gerar desenvolvimento econômico, social e transformar realidades, ” comenta o analista do Sebrae Minas Francisco Corrêa.

Semana Global de Empreendedorismo

A Semana Global de Empreendedorismo (SGE) acontece em todos os estados do Brasil, de 18 a 24 de novembro. No Sul de Minas serão 38 atividades gratuitas, distribuídas em 16 cidades da região, são elas: Alfenas, Campos Gerais, Bueno Brandão, Cambuí, Carvalhos, Caxambu, Extrema, Itajubá, Itamonte, Lambari, Lavras, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço e Varginha. A SGE está na 12ª edição e o tema deste ano é “Empreender é viver o futuro hoje”.

Durante a Semana e também ao longo do mês de novembro, diversas atividades serão disponibilizadas para diferentes públicos, nos temas de inovação, marketing digital, liderança, finanças, planejamento, sustentabilidade, aberturada de negócios e outros. A expectativa é que sejam realizadas mais de 1,6 mil atividades em todo o estado de Minas, a maior parte gratuitas. A Semana Global envolve 170 países, com o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora no mundo.

Confira a programação ofertada pelo Sebrae Minas para a “SGE 2019” no site: http://empreendedorismo.sebraemg.com.br/

Programação da Semana Global de Empreendedorismo – Varginha

Quinta-feira (21/11)

08h30 – Talk – Educação empreendedora transversal.

9h30 – Talk – Educação, inovação e futuro das habilidades e competências.

10h – Painel – Educação 4.-0

Giro Empreendedor: contratos e blindagem jurídica | marcas e patentes | Ambientes criativos | Impulsione o seu negócio: Facebook e Instagram.

13h – Conexão Ecossistema de inovação: políticas públicas, marketing e comunicação para o ecossistema; educação, talentos e inclusão.

14h – Giro soluções ágeis: educação financeira, logística, e-commerce, Google; e como formar um time de sucesso.

18h30 – Palestra – Inspiração para levar inovação aos pequenos negócios.

19h30 – Palestra – Tecnologia e empreendedorismo do futuro, com Ricardo Rocha, CEO da Softbox/LuizaLabs – do Magazine Luíza.

Fonte: Sebrae / Foto: Varginha Digital

Compartilhar no Facebook

Dia Nacional da Consciência Negra será comemorado na Estação Ferroviária : 18/11/2019 19:00

O Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Varginha (Compir) promove o projeto Arte e Cultura Negra na Praça nesta quarta-feira (20/11) para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. O evento acontece a partir das 19h, na Estação Ferroviária, com toda programação gratuita e aberta ao público.

Dentre as atividades estão a final do concurso de redação com o tema “Mulheres Negras que se destacaram no Período Colonial”, apresentação do grupo de maracatu Maraquetê, roda de capoeira com o grupo Nova Visão e show com a escola de samba Império da Serrinha.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, Fundação Cultural e Câmara de Vereadores.

Devido à comemoração, não haverá a edição do 5ª da Boa Música na quinta-feira (21/11). O projeto retorna na próxima semana (28/11) com a banda Velha Matilha, de Três Pontas.

Compartilhar no Facebook

Aminarte promove exposição no foyer do Theatro Capitólio : 18/11/2019 18:58

Começou nesta segunda-feira (18/11), a exposição de artesanato da Associação Mineira de Artesanato (Aminarte) no Foyer Aurélia Rubião, anexo ao Theatro Municipal Capitólio. Lindas peças feitas à mão poderão ser compradas até sábado (23/11). O horário de funcionamento durante a semana é das 8h30 às 18h e no sábado das 8h30 às 13h.

A mostra conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, que cede gratuitamente o espaço para as associações. O Theatro Capitólio está localizado na Rua Presidente Antônio Carlos, 522 – Centro. Mais informações pelo (35) 9 8812-6389.

Compartilhar no Facebook

Lar São Vicente de Paulo lança Campanha de Natal 2019; confira lista : 13/11/2019 20:32

Nesta terça-feira (12), o Lar São Vicente de Paulo de Varginha lançou a tradicional Campanha de Natal. Ação visa a arrecadação de presentes doados pela comunidade, com base em uma listagem onde constam os desejos expressos pelos próprios idosos residentes no lar.

No fechamento da campanha é realizada uma festa de Natal para a entrega dos presentes no salão de convivência da instituição. Caso você sinta em seu coração o desejo de colaborar, escolha um idoso e realize a entrega dos presentes até o dia 10 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 3222-5130.

Entre a lista de desejos, que pode ser encontrada no Facebook do lar (www.facebook.com/lars.vicente.varginha) e abaixo na matéria, está sapato, rádio, toalha, gaita, lençol, celular, chapinha, vestido, camiseta, relógio de pulso, creme corporal, chocolate, pijama, entre outros.

Doce Natal

Ainda em clima natalino, a varginhense Mariângela está arrecadando balas, pirulitos, chicletes e pipocas para fazer saquinhos surpresa e entregar para as crianças dos bairros carentes no Natal.

Para doar é só entrar em contato pelo celular: (35) 98472-3999.

Confira a lista de desejos

Compartilhar no Facebook

Banda BlueDrops toca no 5ª da Boa Música desta semana : 12/11/2019 19:38

O projeto 5ª da Boa Música realiza nesta quinta-feira (14/11) uma edição especial que abre o 12º Varginha Motor Fest, tradicional evento de motociclistas que começa na sexta-feira, no estacionamento do Melão. A banda convidada é BlueDrops, que, como o próprio nome diz, se propõe a tocar pequenas e selecionadas “gotas” de blues em meio a uma enchente de Rock n’ Roll dos anos 50 aos 80. O show será às 20h, na Estação Ferroviária de Varginha, com entrada gratuita.

Apesar de recente, a banda é formada por músicos experientes e conhecidos na região, como os ex-Rural Willys, Xandão Bueno (voz/gaita/violão) e Luiz Paulo Caovila (baixo e voz), além de do professor Douglas Rosa (guitarra) e Igor Vicente (bateria).

O repertório traz tanto nomes conhecidos como Eric Clapton, Elvis Presley, Lynyrd Skynyrd, Beatles, Stones e Jimi Hendrix, quanto artistas menos usuais como Johnny Winter, Ted Nugent, Ten Years After, The Clash e muitos outros, sempre mantendo o foco na energia, na diversão e no respeito aos artistas homenageados e sobretudo, ao público.

Esta é a edição nº 370 do projeto 5ª da Boa Música, que é uma realização da Prefeitura de Varginha, com organização da Fundação Cultural, e parceria com a Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Compartilhar no Facebook

1º dia da Feira Literária de Varginha movimenta Praça do ET : 11/11/2019 19:21

Centenas de pessoas passaram pela Praça do ET nesta quinta-feira (07/11) no 1º dia da FLIV 2019 – 5ª Feira Literária de Varginha. O evento que prossegue até sábado (09/11) conta com uma vasta programação que reúne bate-papo com escritores, lançamento de livros, espetáculos artísticos e musicais, contação de histórias, além de estandes de livrarias e praça de alimentação.

Ontem teve contação de histórias com a Tia Ésia, apresentação musical com a dupla Gabunça, palestra Monteiro Lobato e o Espiritismo, shows com a Philarmônica do Conservatório Estadual de Música e o grupo de choro Brasileirinhos.

https://fundacaoculturaldevarginha.com.br/1o-dia-da-feira-literaria-de-varginha-movimenta-praca-do-et/

https://fundacaoculturaldevarginha.com.br/1o-dia-da-feira-literaria-de-varginha-movimenta-praca-do-et/



Compartilhar no Facebook

Shopping divulga data para a chegada do Papai Noel em Varginha : 06/11/2019 19:02

A chegada do Papai Noel é um dos momentos mais aguardados do período natalino. No dia 15 de novembro, o bom velhinho chegará ao Via Café Garden Shopping, marcando a abertura oficial do natal 2019 do empreendimento. A inauguração de toda a decoração e o início da programação do principal personagem natalino, que fica no mall até a noite de 24 de dezembro, ocorrerá com uma grande festa gratuita para todo o Sul de Minas.

O Papai Noel chegará ao shopping, às 16h, de forma lúdica e divertida e a programação, que foi preparada para toda a família, inclui uma parada de natal e um show infantil inédito. Após a sua chegada, o bom velhinho irá interagir com as crianças em seu trono, que estará montado na Praça de Eventos, no acesso principal do shopping, até às 22h.

A data também marcará a inauguração da decoração natalina do Via Café Garden Shopping que, esse ano, tem o tema “Vila Mágica do Papai Noel”. De acordo com a coordenadora de marketing do empreendimento, Etienne Bandeira, a decoração foi pensada para manter a magia dessa época do ano, transportando as pessoas para um ambiente lúdico.

“Pensamos no natal como um grande presente para as famílias que frequentam o Via Café. Todos os anos temos o desafio de fazer uma chegada do Papai Noel ainda mais emocionante e agradável e, para isso, buscamos sempre inovar nas decorações, oferecendo muita interatividade para que pais e filhos tenham boas experiências no shopping”, afirma Etienne.

Compartilhar no Facebook

Outlet beneficente da Abraço acontece dias 22 e 23 de novembro : 04/11/2019 20:43

A Abraço – Associação Brasileira Comunitária para Prevenção do Abuso de Drogas, organiza mais um Outlet para este mês de novembro. Nos dias 22 e 23, calças e bermudas originais, de marcas de grife, estarão sendo vendidas por preços mais baratos, para ajudar a instituição de Varginha.

A Abraço atende dependentes químicos e seus familiares. Fica à Rua Sérvulo José Cardoso, 56, no Bela Vista (pra baixo do Hospital Bom Pastor).

O evento acontece dias 22 e 23 de novembro, na sede da Abraço.

Compartilhar no Facebook

Contagem regressiva para a FLIV 2019 – 5ª Feira Literária de Varginha : 30/10/2019 19:05

Falta apenas uma semana para a realização da FLIV 2019 – 5ª Feira Literária de Varginha que vai contar com bate-papo com escritores, lançamento de livros, espetáculos infantis, palestras, apresentações artísticas e musicais, livrarias e praça de alimentação.

O mundo da literatura estará reunido de 07 a 09 de novembro, na Praça do ET, com toda programação gratuita. Na quinta-feira (07/11), o funcionamento será das 13h às 21h e na sexta-feira (08/11) e no sábado (09/11), das 10h às 21h.

Durante o dia, acontecerão várias atrações voltadas para o público infantil como as peças “A Borboleta Leta”, “A Família Carijó”, “As aventuras do boneco Julinho”, “Sansão, um Sol Trapalhão” e “Dante, o elefante”. Haverá ainda uma série de palestras sobre os mais variados temas como “A importância da literatura na autonomia humana”, “Música e literatura” e “Biblioterapia – Tratamento da alma pela literatura”.

À noite, o foco é para as apresentações musicais. Logo no primeiro dia, às 18h30, o público poderá assistir à Philarmônica do Conservatório Estadual de Música de Varginha. Às 20h, o projeto 5ª da Boa Música terá uma edição especial na FLIV com apresentação do grupo de choro Brasileirinhos. Na sexta-feira, às 19h, o som fica por conta da banda Kaona. No sábado, às 12h30, a Praça do ET entra no ritmo do Maracatu, com o grupo Maraquetê, e às 18h15, rola a apresentação do Cantus Coral Cênico.

Livros e outras publicações estarão à venda na Livraria da Cultura, Estock Livros, Livraria Nova Opção, Zeroleek e também haverá obras editadas pela Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco. A gastronomia também será destaque com a participação do Ateliê La Cumparsita, Lokomotiv, Brigaderia e Livraria da Cultura.

Em todos os dias de realização da FLIV, dezenas de autores conversarão com o público sobre os livros que foram escritos por eles e que estarão à disposição para serem adquiridos durante o evento. A antologia “Estação dos Versos”, que conta com a participação de 70 poetas, será lançada no encerramento da feira.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, a feira literária será um espaço para o incentivo à leitura e à cultura da cidade. “Pela primeira vez, estamos realizando a feira na Praça do ET para possibilitar um maior participação do público. Valorizamos em toda a programação os talentos de nossa cidade, abrindo espaço também para a participação de escritores de todo Brasil. Tenho certeza que será uma grande festa em prol da literatura, da arte e da cultura de Varginha”, destaca Lindon Lopes.

Confira toda os participantes em fb.com/fundacaoculturaldevarginha/photos/

Compartilhar no Facebook

Convites para Mostra de Dança do Projeto ETeatro já estão disponíveis : 29/10/2019 19:16

Dançarinos de 12 companhias das cidades de Boa Esperança, Campanha, Paraguaçu e Varginha se apresentam nesta quinta-feira (31/10), às 20h, no Theatro Capitólio. A iniciativa é do projeto ETeatro – Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, que é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A entrada é gratuita e os convites já podem ser retirados em horário comercial no Museu Municipal (Pça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro) e no Theatro Capitólio (Rua Pres. Antônio Carlos, 522 – Centro).

Além de fazer as mais belas apresentações, com coreografias que vão encantar o público, as companhias receberão um diploma de Honra ao Mérito de Destaque da Dança.

O projeto “ETeatro Campanha de Popularização do Teatro e da Dança” tem a realização do empreendedor cultural Adão Marcos Misael, com os recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, por meio do incentivo da Prefeitura Municipal de Varginha e Fundação Cultural de Varginha e apoio do Sicoob Credivar e Instituto Varginhense de Ultrassonografia.

Compartilhar no Facebook

Domingo tem teatro gratuito no Museu Municipal : 29/10/2019 19:14

O espetáculo “Pó Pará! Todos Contra a Dengue” será apresentado neste domingo (03/11), às 15h, no Museu Municipal. Os convites são gratuitos e poderão ser retirados a partir desta quinta-feira (31/10) no próprio Museu, que está localizado na Pça. Gov. Benedito Valadares, 141 – Centro. O funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Estão sendo disponibilizadas 50 entradas.

A iniciativa faz parte do projeto “Visite o Museu no 1º Domingo do Mês”, que é desenvolvido pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. Em tom divertido e educativo, a peça é indicada para crianças de 3 a 10 anos e aborda a importância do combate e prevenção do mosquito Aedes Aegypti, causador de várias doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. A direção é de Marcos Misael e o elenco é formado por Augusto Oliveira e Maria Oliveira.

A encenação da peça faz parte também do projeto “Manutenção das Atividades Culturais 2019” da Associação Artística Janet Finatti, viabilizado pela Prefeitura de Varginha e Fundação Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio das empresas Labsul Análises Clínicas e Unimed Varginha.

Compartilhar no Facebook

Vem aí o Varginha Motor Fest 2019 : 28/10/2019 21:04

O 12º Varginha Motor Fest contará com apresentações de várias bandas e muitas atrações. Serão dois dias de muito Rock’n Roll e diversão.
O Varginha Motor Fest é o maior encontro de motociclistas de Varginha. Serão dois dias com várias atrações no Estádio do Melão. O Reencontro dos motociclistas!

O 12º Varginha Motor Fest acontece nos dias 15 e 16 de novembro no Estádio do Melão em Varginha e no dia 14 uma Motociata sairá da Concha acústica para um “rolezão” pela cidade

Programação
Quinta – 14/11 Motociata (A partir das 19:30) na Concha Acústica em Varginha
O Careca organizador do Varginha Motor Fest convida a todos os motociclistas e amantes das duas rodas para uma grande Motociata que vai dar um “rolezão” pela cidade, passando por vários locais de Varginha, pelo shopping e terminará na 5ª da Boa Música, onde haverá duas bandas. Já são mais de 300 motociclistas confirmados.

Sexta – 15/11 (A partir das 14:00 h) – Estádio do Melão
After That (Varginha)
Three Rock (Varginha)
No Way (Lavras)
Sete Galo (Serra Negra SP)
Coyotes (São Lourenço)
Led Zeppelin Experience Brazil (São Paulo S.P)

Sábado – 16/11 (A partir das 14:00 h) – Estadio do Melão
Da Igreja (Elói Mendes)
Cara de Pau Motorcycle Rock (Lavras)
Leo Mendonça e Banda (B.H)
Ventania (São Thomé das Letras)
Sete Galo (Serra Negra S.P)
Tukas Band (Juiz de Fora)

Locução: Salomão
Organização: Moto Clube Lobo sem Pelo (Careca)
Apoio: Moto Clubes de Varginha e Região.

O evento contará com área de camping coberta, chuveiro com água quente. Segurança 24 h e café da manhã 0800.

Além de Estantes de Vestuário e Praça de Alimentação (bebidas a preço justo).

Haverá também um stand para arrecadação de alimentos das Motociclistas Solidárias. Colabore levando um quilo de alimento não perecível, toda ajuda será bem-vinda!

E além disso tudo, é claro, muito Rock’n Roll e motocicletas tunadas.

Os ingressos (pulseiras) para o evento serão vendidos a R$10,00 (motociclistas) e R$20,00 (não motociclistas) e valem para os dois dias de evento.

Compartilhar no Facebook

Crea-MG reúne lideranças da engenharia em Varginha : 22/10/2019 19:26

A cidade recebe encontro promovido pelo Conselho para integrar, informar e ouvir profissionais, inspetores, entidades de classe, instituições de ensino e representantes do poder público.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou, em setembro de 2019, mais uma série de ações no interior do estado. A ultima Reunião Regional entre as sete previstas para todas as regiões de Minas será realizada em Varginha, no próximo dia 24 de outubro de 2019. O objetivo é integrar, informar e ouvir profissionais, inspetores, entidades de classe, instituições de ensino e representantes do poder público das cidades de Alfenas, Andradas, Itajubá, Lavras, Machado, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Lourenço e Varginha. Já foram realizados encontros nas cidades de Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Uberlândia, Montes Claros e Juiz de Fora.

Para o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, a realização das reuniões no interior reforça o compromisso do Conselho em estar presente onde há atuação dos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências. “Nossas atividades não estão concentradas em um só local. Elas estão distribuídas pelo estado e por isso precisamos estar presentes em todas as regiões e ouvir os profissionais”, destacou.

Além de detalhar a fiscalização, os projetos, o papel e a estrutura do Crea-MG, as reuniões também são uma oportunidade para divulgar a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, da Infraestrutura, do Desenvolvimento e dos Profissionais do Setor, instalada, em setembro deste ano, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e marcar o posicionamento contra a PEC 108/2019, que acaba com a obrigatoriedade da inscrição dos profissionais nos conselhos e transforma a natureza jurídica deles. Isto é, deixam de ser públicos para se tornarem privados, o que inviabiliza uma de suas principais atividades, que é a fiscalização.

Ponte Digital
Um dos projetos detalhados durante o encontro será a implantação do Ponte Digital, que vai agregar tecnologia, gestão e desenvolvimento interno. “As mudanças são pelo bem do Crea-MG, dos profissionais que dependem da nossa atividade e pelo bem da sociedade, que dá o sentido verdadeiro da nossa função pública”, explicou o superintendente de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro civil Jean Marcus Ribeiro.

Uma das principais mudanças é a adoção de uma solução que unifica 17 sistemas utilizados internamente pelo Crea-MG, uma plataforma que já é utilizada por outros 14 Creas. Com ela, o Conselho vai ampliar sua capacidade de atendimento, de forma ágil e eficaz, facilitando a vida dos profissionais e da sociedade.

Serviço
Reunião Regional Sul
Data: 24/10/2019
Horário: 8h às 12h
Local: Sede da Inspetoria – Rua Santa Julieta, 51, Urupês – Varginha-MG.

Compartilhar no Facebook

Semana de Ciência e Tecnologia em Varginha: 52 pesquisas e palestras sobre café e vida extraterrestre : 21/10/2019 21:44

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (21 a 25 de outubro), o CEFET-MG em Varginha abre suas portas para divulgar a produção científica à comunidade externa. Na programação do campus, pesquisas sobre visão computacional, leitura e escrita na era digital, resistência de estruturas metálicas a temperaturas de incêndio e robótica móvel para edificações são apenas alguns dos destaques.

O evento, que este ano tematiza a Bioeconomia (economia sustentável) é aberto oficialmente no campus Varginha na próxima quinta (24), às 8h. Os donos da Fazenda dos Tachos – Cafés Especiais palestram sobre diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. O presidente da Comissão da Semana C&T local, professor Wedson Silveira, destaca que a fazenda, de 1780, está há mais de três gerações na mesma família e conta com vários prêmios internacionais de qualidade do café. “Iremos apresentar diferentes métodos de extração do café e haverá degustação também”, detalha.

Após a abertura, pesquisas serão apresentadas para os interessados nas áreas de informática, formação geral, edificações, mecatrônica e engenharia civil. Os locais, datas e horários das apresentações são separados por áreas e podem ser visualizados na programação completa. De acordo com o professor Wedson, os números dos trabalhos podem sofrer alterações de horário.

Ao todo, 52 trabalhos serão apresentados até sexta (25). Diversos assuntos compõem as pesquisas, entre eles “Técnicas de visão computacional aplicadas em robôs”, “Jogos computacionais e literatura”, “Entre cartas: uma abordagem de escrita e leitura em tempos digitais no CEFET-MG”, “Estudo teórico comparativo de resistência de elementos isolados de estruturas metálicas submetidos a temperatura de incêndios”, “Uso da robótica móvel para levantamento de danos em edificações”.

Encerrando a semana, acontece também na sexta-feira (25), às 16h, a mesa redonda “O universo em escala, exoplanetas e a busca de vida extraterrestre”, com os professores convidados Leonardo Gabriel Diniz, Sidney Maia e Mariana Martins, com mediação da professora Raphaella Bahia. Na sequência, às 18h, haverá uma observação do céu, dependendo das condições climáticas.

Consulte a programação completa da Semana no campus Varginha
https://www.cefetmg.br/galeria/download/2019/10/Programacao-Semana-CT-2019-Varginha_v2-1.pdf

Compartilhar no Facebook

Exposição “Janelas de Minas” começa hoje no Museu Municipal de Varginha : 21/10/2019 21:30

O Museu Municipal de Varginha recebe, a partir desta segunda-feira (21/10), a exposição “Janelas de Minas”, do fotógrafo varginhense Fagner Martins. Ele buscou retratar em 28 fotos parte da cultura mineira, com o registro de várias janelas, desde as famosas cidades históricas, como Ouro Preto, e também de cidades e distritos no Sul de Minas e Zona da Mata, como Piacatuba, Carrancas, Ibitipoca e Varginha.

“Viajar e explorar sempre foram uma paixão. Foi um grande prazer conhecer cada pedaço deste estado tão rico que é Minas Gerais e olhar a arquitetura, os detalhes das cidades por onde passei. Muitas pessoas não veem um valor histórico ou admiração nas janelas, portas e outros pequenos detalhes, como os trincos, batentes, a madeira e as cores presentes na arquitetura colonial mineira”, relata Fagner Martins.

De acordo com o fotógrafo, por mais que haja influência da arquitetura portuguesa, em Minas Gerais uma das características é a ausência de azulejos nas fachadas, tão típicos em Portugal. Isso aconteceu devido a distância entre o litoral e as montanhas de mineiras. O material era muito frágil e com o transporte da época, os azulejos sempre quebravam.

A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O Museu Municipal de Varginha está localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 3690-2716. Todas as fotos da exposição poderão ser adquiridas, com uma reserva. Ao término no dia 14/11, serão entregues aos compradores.

Compartilhar no Facebook

Conselho Empresarial do Sul de Minas – Teco Medina aponta perspectivas econômicas para 2020 na Cidade Universitária : 16/10/2019 20:03

No dia 18 de outubro o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), Regional Varginha, irá realizar o sexto encontro de 2019. O grupo é composto por empresários e líderes regionais com o objetivo de trocarem experiências, realizarem networking, e juntos, buscarem soluções e inovações para o desenvolvimento da região.

A cada encontro, o grupo conta com uma palestra ministrada por um profissional de renome na área em que atua, buscando propor linhas de discussão relevantes para as pautas de desenvolvimento do CESUL.

Após os primeiros encontros contarem com as presenças ilustres de palestrantes como Clóvis de Barros Filho, Thais Herédia, Andrea Iorio, José Salibi Neto e um dos secretários do Governo de Minas Gerais, Manoel Vitor de Mendonça Filho, o CESUL recebe Teco Medina.

Especialista em economia e finanças, Teco Medina irá abordar em sua palestra as “Perspectivas econômicas para 2020”. Titular do quadro “O Assunto é Dinheiro”, que vai ao ar de segunda a sexta-feira na rádio CBN, o palestrante é formado em Finanças pelo Insper e atua há mais de 20 anos no mercado financeiro. É co-apresentador dos programas “Fim de Expediente” e “Hora de Expediente”, ambos também veiculados pela CBN.

Medina também participa do quadro “Dinheiro na Conta”, do canal MyNews. Foi comentarista do programa “Call de Abertura”, uma conversa sobre economia com o ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman e o jornalista Carlos Alberto Sardenberg. Também atuou como colunista do jornal Gazeta do Povo. É autor dos livros “Investindo em Ações – Os primeiros passos”, “Investindo sem Erro”, e “Investindo no Futuro”, todos pela Editora Saraiva. Escreveu também para o jornal Valor Econômico.

O sexto encontro do CESUL acontecerá a partir das 11:30h, no Bloco B da Cidade Universitária, no endereço: Av. Alzira Barra Gazzola, 650, Jardim Aeroporto – Varginha/MG.

A iniciativa CESUL teve início em dezembro de 2015, quando o Grupo Educacional Unis fundou o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), concebido para reunir as mais importantes lideranças empresariais do Sul do Estado e promover um ambiente colaborativo na busca da melhoria e atratividade do ambiente de negócios e investimentos na região.

A iniciativa do Grupo Unis rompeu fronteiras e em 2017 foi criado o CEZOM, Conselho Empresarial da Zona da Mata, que já conta com 40 empresas da região, além da instalação do Conselho Empresarial do Chile, que já iniciou as atividades com 40 empresas afiliadas.

Em setembro de 2018 mais um passo foi dado para a expansão dessa iniciativa com a inauguração da Regional Mantiqueira do CESUL. Fundado através de uma parceria entre o Grupo Unis e o Sebrae Minas os encontros do Conselho passaram a ser realizados também no município de São Lourenço.

O CESUL conta com o apoio da Sicoob Credivar, Unimed Varginha, Univida Seguros e RIVA Investimentos, no planejamento e execução das suas atividades.

Compartilhar no Facebook

Biblioteca Pública de Varginha recebe a exposição “Irmãos Grimm e o Sentido Maravilhoso da Vida” : 14/10/2019 19:03

A partir desta segunda-feira (14/10), a Biblioteca Pública de Varginha recebe a exposição “Irmãos Grimm e o Sentido Maravilhoso da Vida”. A iniciativa também comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece de 23 a 29 outubro, e faz parte do projeto “Exposições Literárias Itinerantes”, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

A mostra recria em 26 banners o mundo fantástico dos Irmãos Grimm, destacando os contos mais populares como “Branca de Neve”, “João e Maria”, “A Guardadora de Gansos”, “A Casa da Floresta” e “Rapunzel”. A exposição também traz histórias pouco populares como “João Felizardo”, “Os Fios de Ouro do Cabelo do Diabo” e “A Casa da Floresta”.

A visitação poderá ser feita até o dia 31/10, de segunda a sexta, de 7h às 17h. Alunos de escolas poderão fazer visitas guiadas, por meio de agendamento pelo (35) 3690-2141.

De acordo com a bibliotecária Eliana Costa, “esta exposição é mais uma forma de aproximar as crianças, os jovens e os adultos do universo encantado da literatura, que prioriza o texto e incentiva a leitura, trazendo histórias que estimulam a imaginação e a criatividade das crianças. A comemoração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca traz essa importância da promoção do livro e das bibliotecas, com o incentivo à leitura”.

Compartilhar no Facebook

Exposição fotográfica “Fragmentos do Cotidiano” começa hoje (14/10) no Museu Municipal : 14/10/2019 18:59

De hoje (14) até sexta-feira (18), o Museu Municipal de Varginha sedia a exposição fotográfica “Fragmentos do Cotidiano”, da estudante de jornalismo Thaís Andressa. São 26 fotografias nas quais ela registra a paisagem urbana da cidade de São João del-Rei, por meio de reflexos de poças d’água, criando um olhar contemplativo e poético.

A visitação pode ser feita das 7h às 11h e das 13h às 17h. O Museu Municipal fica localizado na Pça. Gov. Benedito Valadares, 141 – Centro. A mostra é uma realização do projeto Cultura Unifal-MG, coordenado pelo produtor cultural Ivanei Salgado.

Segundo o texto de abertura da exposição, “as fotografias fazem com que o real se misture ao virtual, como um manejo das leis da física. Visitamos outra dimensão, despertada pela sensibilidade e beleza das lentes da fotógrafa”.

Thais Andressa é mineira e estuda na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A proposta de “Fragmentos do Cotidiano” iniciou em 2016 com objetivo de valorizar o patrimônio histórico da cidade onde ela estuda.

“É preciso desacelerar os passos e dedicar mais tempo ao exercício da contemplação, fazendo com que o olhar recupere a paisagem. Fotografando os reflexos, encontrei um estilo e uma forma de explorar a criatividade que a arte possibilita”, ressalta a fotógrafa.

Compartilhar no Facebook

Hospital Bom Pastor dá início à programação da campanha Outubro Rosa : 03/10/2019 20:38

Hospital Bom Pastor dá início à programação da campanha Outubro Rosa
TV Princesa Varginha-MG
3 de out de 2019

https://www.youtube.com/watch?v=yAo2-mwJX1o

Compartilhar no Facebook

Unimed Varginha divulga mudança de hábito como forma de prevenção : 01/10/2019 21:11

Na próxima sexta-feira (04/10), o grupo de ciclistas Bikessauros sairá da sede da Unimed Varginha rumo a cidade de Aparecida do Norte no estado de São Paulo, às 08h. O trajeto realizado todos os anos pela equipe, terá um diferencial em 2019: a campanha Mude 1 Hábito e a prevenção ao câncer de mama.

“A Unimed Varginha patrocina já há alguns anos esse projeto, por isso da ideia de agregar à viagem das Bikessauras (nome dado carinhosamente à equipe feminina) a questão da mudança de hábito. Outubro já é reconhecido como o mês de combate ao câncer de mama. A prática de exercícios, a alimentação saudável e outros bons hábitos são o melhor caminho para a prevenção”, explica o diretor de mercado, Dr. Alexandre Peloso Braga.

Durante a saída do grupo a Unimed Varginha também estará com suas duas bicicletas Bike Sucos em uma ação de divulgação dos hábitos saudáveis aos seus clientes. A pessoa interessada em pedalar estará gerando a energia necessária para produzir um suco de fruta natural. “Todos que já experimentaram a Bike Suco adoraram. O equipamento conscientiza as duas questões que mais afetam a qualidade de vida: a prática de atividade física e a reeducação alimentar”, reforça o diretor.

A comunidade está convidada a assistir a saída das Bikessauras e a participar da ação Bike Suco, na sede da Unimed Varginha, localizada na Rua Thomaz Silva, nº 150, bairro Jardim Petrópolis em Varginha, horário de saída do grupo: 08h.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Facebook

O fenômeno Whindersson Nunes apresenta seu novo show em Varginha : 11/09/2019 21:11

Whindersson Nunes, youtuber que conquistou o Brasil com seu humor e é sucesso de bilheteria em todo o país, estará de volta a Varginha para a apresentar seu novo show “A Volta do Que Não Foi”. A apresentação única no Sul de Minas será no dia 22 de dezembro, às 17h no Ginásio do VTC.

Em seu mais novo espetáculo, o Youtuber promete sacudir e quebrar todos os paradigmas dos seus shows, e podem apostar que ele vai conseguir! Com uma temática diferente de tudo o que podemos imaginar, esse show é pensado para pessoas que gostam de rir até doer a barriga! “Estou completamente ansioso para colocar esse novo projeto em turnê, completamente feliz em saber que eu vou agradar mais uma vez os meus seguidores, o público que eu tanto amo. É mais uma realização da minha carreira”, conta o humorista.

Valores:

Arquibancada: R$ 40 (meia) / R$ 80 (inteira)

Prata: R$ 50 (meia) / R$ 100 (inteira)

Ouro: R$ 60 (meia) / R$ 120 (inteira)

Pontos de Venda:

Ingressos promocionais no 1º lote já sendo vendidos no Açaí Club (Av. Rio branco, 399 – Centro de Varginha – 3221-9498) ou online pelo site Ipass. Garanta já o seu ingresso comprando em até 12x no cartão de crédito.

CLIQUE AQUI e concorra a duas cortesias individuais.
https://www.varginhaonline.com.br/noticias/exibe_noticia.asp?id=182222

Compartilhar no Facebook

Sílvio Brito realiza show beneficente em Varginha : 02/09/2019 20:38

O cantor e compositor Sílvio Brito é uma das atrações deste sábado em Varginha.Músico e banda se apresentam em um show especial, beneficente a duas instituições da cidade: o Lar São Vicente de Paulo e a Associação Refazer Santa Rita de Cássia. O evento também marca o reencontro de músicos que fizeram história no Festival da Canção Cristã, como explica o Euclides Oliva.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 2 de set de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=UEPepo8WcYs

Compartilhar no Facebook

Agenda 2030 forma pesquisadores na Rede Municipal de Ensino : 26/06/2019 21:22

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEDUC realizam a primeira edição do Prêmio “Agenda 2030 – Formando Pequenos Pesquisadores”.

Objetivo é reconhecer os projetos investigativos desenvolvidos nas unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino, por meio de práticas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os critérios de avaliação das práticas vencedoras em cada categoria serão os seguintes:

1. Identificação dos motivos para a realização do trabalho, o contexto e sua relevância;
2. Apresentação de maneira organizada e sequenciada a descrição do passo a passo para o desenvolvimento do trabalho;
3. Envolvimento de atores da comunidade escolar e fora dela, bem como parceiros de conteúdo e ação;
4. Evidencia as aprendizagens alcançadas quanto ao protagonismo dos alunos;
5. Oferta de oportunidades para que os alunos envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, levantar hipóteses, experimentar e sistematizar o conhecimento.

Serão três projetos investigativos premiados para cada categoria:

• Educação Infantil – 0 a 3 anos
• Educação Infantil – 4 e 5 anos
• Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano
• Educação Em Tempo Integral

Compartilhar no Facebook

Primeiro Festival Japão Sul de Minas é aprovado pela comunidade : 06/06/2019 20:59

O primeiro Festival Japão Sul de Minas foi realizado pela Associação Cultural Nikkey de Varginha e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação com apoio da prefeitura, Fundação Cultural, além da parceria e patrocínio de diversas empresas do município e região.
TV Princesa Varginha-MG

Publicado em 5 de jun de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=TbnrIy5dbLs

Compartilhar no Facebook
1