20ª Semana Nacional de Museus tem programação em Varginha : 17/05/2022 21:58

O Museu Municipal de Varginha está participando da 20ª Semana Nacional de Museus, que nesta edição traz o tema “O Poder dos Museus”. A proposta é demonstrar como os museus vêm se mostrando instituições capazes de se reinventar em momentos de crise, ao longo dos tempos históricos, ao qual podemos perceber seu poder de auxiliar as sociedades a se reconhecerem e transformarem as suas realidades. O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.

Dentro desta temática, o Museu Municipal traz ao público uma intensa programação ao longo da semana, confira abaixo:

16 a 20 de maio – das 08h às 17h
Exposição Instantes - Óleo sobre Tela da artista Silvana Viola

16 a 18 de maio - às 8h30 e às 14h
Visita ao Museu e à Biblioteca dos alunos da Associação Alegria de Assistência à Criança de Varginha, com contação de histórias com Tia Ézia e visita guiada como forma de analisar, refletir e respeitar as manifestações artísticas culturais, bem como a preservar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro.

18 de maio – 19h às 20h
Roda de conversa – A importância da preservação da história e do patrimônio e o poder dos museus de informar e preservar a memória de uma comunidade.
Participação dos alunos do EJA – Ensino de Jovens e Adultos.

19 de maio – 14h às 15h
Roda de conversa com a participação dos professores da Rede Municipal, Estadual e Particular sobre a importância dos Museus e seu poder de ampliar as atividades escolares.

Palestrantes convidados: Prof. Gustavo Guimarães Uchôas, Lindon Lopes (diretor do Museu Municipal), Prof. Wanderson Vitor Boareto, Cláudio Henrique Martins (coordenador do Centro de Documentação Histórica), Hian Adler Garcia Nogueira (servidor do Museu Municipal) e Eliana Cristina Costa (bibliotecária e encarregada da Biblioteca Pública Municipal).

De acordo com o diretor do Museu, Lindon Lopes, “as atividades propostas para a semana vêm de encontro ao período em que estamos vivenciando, no qual o poder dos museus teve que ser testado e reafirmado durante a pandemia de Covid-19, exigindo esforço e resistência de todos os envolvidos.”

A programação é uma iniciativa da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. O Museu Municipal funciona na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro (abaixo da Igreja Matriz). Mais informações pelo (35) 3690-2716.

Compartilhar no Facebook

Abolição da Escravatura será tema de roda de conversa nesta sexta (13) : 09/05/2022 11:01

O Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir) promoverá na próxima sexta (13) a roda de conversa “Abolição da escravatura e os impactos nos dias de hoje”. O evento acontecerá na Câmara Municipal a partir das 19h e será aberto ao público. A abertura contará com uma Roda de Capoeira com o grupo Nova Visão.

O dia 13 de maio marca a data em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, no ano 1888. De acordo com a presidente do Compir, Adriana Martins Ribeiro, “o movimento pela igualdade racial não comemora a data. Ela é um dia de luta para discutir a falta de condições para que a população negra pudesse ter inserção digna na sociedade. Até hoje se verifica a necessidade de políticas públicas que atuem efetivamente para promover essa igualdade”.

Foram convidadas para a roda de conversa, autoridades, lideranças, professores e profissionais, dentre eles:

Adriana Martins Ribeiro – presidente do Compir
Anderson de Souza Pereira Batista – psicólogo / conselheiro Compir
Bruno Andrade Ferreira Aleixo – consultor tributário
Bruno Leandro de Souza – funcionário público
Célio Ferreira – funcionário público / Pastoral Afro-brasileira da Diocese da Campanha-MG (PAB)
Claudia Aparecida Nogueira – médica
Erika Tobias – Ceo Ajayô Assessoria / Conselheira do Compir
Guilherme Cristhoffer Carvalho Silva – assistente de coordenação
Juliete Gonçalves – jornalista EPTV Sul de Minas
Laureana Ramos Gonçalves de Lima – empreendedora
Leonardo Vinhas Ciacci – prefeito em exercício
Mailso Paiva Martins – advogado e Conselheiro Compir
Marco Aurélio da Costa Benfica – diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha
Marina Cezário dos Santos Felipe – advogada
Milton Lucian dos Santos – vigilante / segurança
Renatho Rodriguez – Representante Diversidade – Grupo Unis Unidade São Lourenço
Telma de Oliveira Marques – funcionária pública
Zionel Santana – professor universitário
Zilda Silva – presidente da Câmara de Vereadores

A mediação será feita pelo jornalista Nyei Nadeia – diretor da TV Princesa e conselheiro Compir. A roda de conversa é uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural; da Câmara Municipal; e da Ajayô Assessoria.

Compartilhar no Facebook