1

Paróquia Cristo Luz dos Povos recebe hoje Mutirão de Confissões : 12/03/2020 17:57

A Igreja Católica vive um momento especial para sua fé, um tempo para reflexões e orações mais intensas, que é a Quaresma. Por isso, as paróquias de Varginha prepararam programações especiais para que os fiéis possam realizar a confissão, visando uma preparação para a Páscoa, Ressurreição de Jesus Cristo.

A confissão é um meio concreto para viver uma experiência da misericórdia do Deus vivo, que liberta o coração do peso do pecado. O Sacramento da Reconciliação é um Sacramento de cura. Quando se confessa é para curar, para curar a alma, o coração e algo de mal que se cometeu.

Nesta quinta-feira (12), a Paróquia Cristo Luz dos Povos recebe o Mutirão a partir das 19h.

Compartilhar no Facebook

1º Simpósio Internacional de Direito Médico e da Saúde em Varginha : 10/03/2020 20:43

Durante estes três dias serão tratados temas importantes como “Liberdade profissional e a Competência do CFM para o Controle da Propaganda e Registro de Título de Especialidade Médica”, “Terminalidade da vida e Legislação Internacional”, “Judicialização eu Acesso à Saúde”, “Termos de Consentimento Informado e a Obrigação de Informar”, “Excludentes de Responsabilidade Objetiva na Área da Saúde”, “Saúde dos Refugiados e Imigrantes” e “Telemedicina”.

Segundo a advogada, Juliane Mariano Teixeira, o simpósio traz a Varginha nomes consagrados no mundo jurídico como o presidente do STJ, Luiz Otávio de Noronha; os desembargadores, Miguel Kfouri Neto e Ricardo Dresch; os professores advogados, Oswaldo Simonelli, Marisa Alzenberg, Elpídio Donizetti, Patrícia Gorisch, Daniela Tonholli, Maurício Cunha, Frederico Ferri, Rodrigo Capanema, Carlos Laraia Filho, Bruno Carvalho, Maria de Fátima Freire de Sá, Luciana Berllini e Bruno Torquato Naves.

No dia 3 de abril, após a abertura, palestra com o presidente do STJ, ministro Luiz Otávio de Noronha, sob o tema “Decisões do STJ na Área do Direito Médico e da Saúde”.

Compartilhar no Facebook

Varginha sedia IX Olimpíada Regional Sul II com APAEs de várias cidades : 10/03/2020 20:13

Serão 121 atletas e 40 acompanhantes de dez municípios da região

Fonte: Fuvae / Fotos: APAE de Varginha _ Fuvae

Varginha irá sediar no próximo sábado (14), a IX Olimpíada Regional Sul II. Estarão presentes atletas representando APAEs de Alfenas, Boa Esperança, Campos Gerais, Coqueiral, Elói Mendes, Monsenhor Paulo, Santana da Vargem, Três Pontas, Ilicínea e Varginha. Serão 121 atletas e 40 acompanhantes.

As provas irão acontecer no Campus II do Unis, localizado na Avenida José Pinto de Oliveira, 240, no bairro Aeroporto (Cep 37110-000)

O horário de chegada dos atletas está marcado para 7h, as atividades estão programadas para iniciar às 8h e o término para 17h.

O objetivo da XIX Olimpíada Estadual das Apaes de Minas Gerais é promover o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual associada a outras deficiências, integrando-a na sociedade através de uma prática esportiva adequada as suas necessidades especiais.

Objetivos específicos:

I ) Estimular a ação participativa, cooperativa e inclusiva entre os atletas, profissionais, dirigentes, famílias e comunidade durante a realização da Olimpíada e posteriormente a ela;

II ) Incentivar a participação de atletas de varias idades, inclusive idosos;

III ) Proporcionar atividades que contribuam para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo – social;

IV ) Favorecer aos atletas aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio, dessa forma contribuindo para o exercício de sua cidadania;

V ) Propiciar o intercambio técnico-cientÍfico e de gestão entre profissionais e dirigentes, visando à valorização da Educação Física das Instituições;

VI ) Contribuir para a integração de dirigentes, famílias, profissionais e atletas, através de atividades recreativas e culturais.

Informações

A categoria será única, sendo a idade mínima, para participar da Olimpíada, 12 anos completos até o dia do evento.

Nas modalidades coletivas: Basquete, Handebol, Futsal, Futebol de Campo, somente será permitida a inscrição de atletas com 15 anos até o dia do evento.

As modalidades coletivas, o Tênis de Mesa e a Peteca terão sua forma de disputa definida pela Comissão Técnica, de acordo com numero de inscrição.

Nas modalidades individuais, atletismo e natação. Os atletas serão agrupados de acordo com o índice enviado pelos técnicos em series de 6 a 8 atletas, sendo a premiação feita por série. Em caso do atleta obter uma marca superior a 10% melhor do que o índice enviado, ele será desclassificado e o técnico poderá ser julgado pela Comissão de Ética.

Compartilhar no Facebook

Lar São Vicente realiza bazar beneficente neste sábado : 10/03/2020 20:09

Neste sábado (14), das 9h às 12h, será realizada mais uma edição do Bazar Lar São Vicente de Paulo, em Varginha. Serão vendidas roupas, acessórios e artesanatos.

Comprando no bazar, você estará ajudando a manter este trabalho tão bonito em prol dos idosos que vivem no Lar. Todas as pessoas que trabalham no bazar são voluntários.

Quem quiser ajudar ainda mais e quiser fazer um exercício de desapego, pode aproveitar para doar o que já não usa mais. A doação irá para o bazar e todo o dinheiro arrecadado será utilizado para manutenção dos gastos com os idosos. São arrecadadas roupas, sapatos, acessórios, utensílios, itens de decoração, cama, mesa e banho, entre outros.

Mais informações através do (35) 3222-5130. O Lar fica na Avenida Francisco Navarro, nº 221, Centro (ao lado da Igreja).

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Divulgação

Compartilhar no Facebook

Vem aí a FLIV 2020 – 6ª Feira Literária de Varginha : 10/03/2020 20:03

A Feira Literária de Varginha chega à 6ª edição com uma série de novidades! Com realização da Prefeitura de Varginha, com organização da Fundação Cultural e parceria da Apesul – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas, a FLIV 2020 será realizada de 17 a 20 de junho na Praça do ET, com um dia a mais em relação às outras edições. Na quarta-feira (17/06), as atividades iniciam às 13h e a abertura oficial acontecerá a partir das 19h com o lançamento do livro Estação dos Contos, seguido por show musical.

Na quinta, sexta e sábado (18 a 20/06), a programação será realizada das 9h às 21h com bate-papo com os escritores da cidade e região, lançamento de livros, shows, contação de histórias, performances artísticas, peças infantis e muitas outras atrações culturais. O espaço vai contar ainda com estande de livrarias e praça de alimentação.

Este ano, a FLIV vai homenagear os escritores Cícero Acaiaba, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto. Poeta, radialista, escritor e advogado, Cícero recebeu o título de cidadão honorário varginhense e foi um dos fundadores da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC). Já Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto, dois grandes nomes da literatura brasileira, comemorariam 100 anos em 2020.

De acordo com o diretor-superintendente Lindon Lopes, a programação está sendo preparada para atender todas as idades. “O objetivo da nossa feira literária é revelar os talentos que temos em Varginha na literatura, na música, nas artes em geral. Pela segunda vez, vamos realizá-la na Praça do ET, local de fácil acesso para que toda população possa participar conosco. Este ano teremos uma estrutura toda nova. Será uma grande festa em prol da cultura!”, enfatiza Lindon Lopes.

Inscrições para o livro Estação dos Contos vão até 10 de abril
Falta um mês para o término das inscrições de autores varginhenses para o livro Estação dos Contos, que será lançado na abertura da FLIV 2020.

A inscrição vai até 10 de abril de 2020 e será feita exclusivamente pela internet, por meio do formulário disponível no site www.fundacaoculturaldevarginha.com.br/inscricaocontos. Será considerado escritor varginhense o que tenha nascido em Varginha ou o que resida na cidade há pelo menos 2 anos.

Será permitido o envio de contos, minicontos, microcontos e nanocontos, sendo restrito a apenas um por autor. O texto deverá ter no máximo 1.100 palavras ou 6.800 caracteres. O parâmetro a ser seguido para este espaço é de um conto de até 3 (três) páginas.

Todas os textos inscritos passarão por uma seleção feita por uma equipe designada pelo diretor-superintendente da Fundação Cultural. Ela poderá classificar ou desclassificar os trabalhos de acordo com as normas deste regulamento e/ou por critérios literários. Os textos serão analisados levando-se em conta os critérios de originalidade, criatividade, correspondência ao gênero escolhido e qualidade literária.

Compartilhar no Facebook

Banda “Eu, Ocê e o CD” toca no 5ª da Boa Música desta semana : 09/03/2020 19:40

Pela primeira, o projeto 5ª da Boa Música recebe uma banda da cidade de Cruzília, no Sul de Minas. O grupo “Eu, Ocê e o CD” toca nesta quinta-feira (12/03) a partir das 20h na Estação Ferroviária de Varginha. A entrada é gratuita.

A banda passou por várias formações até chegar na atual em power trio. Atualmente, é formada por Rafael Cortez (guitarra e vocal), Caio Ferreira (baixo e vocal) e Kevin Caprino (bateria). No repertório, muito Rock N’ Roll e Blues Rock com cover de Titãs, Raul Seixas, The Beatles, Pink Floyd, Alice in Chains, além de músicas autorais.

O grupo nasceu em 2017 com o intuito de reunir amigos para se divertirem e tocarem pelos bares de Cruzília, cidade que é berço do Cavalo Mangalarga Marchador e reconhecida internacionalmente pela qualidade na produção de queijos.

Com o tempo, a banda começou a ser chamada cada vez mais para se apresentar surgindo convites para shows em várias cidades do Sul de Minas como Baependi, Caxambu, São Lourenço, São Vicente, Aiuruoca, Itamonte, dentre outras.

Esta é a edição de nº 378 do projeto 5ª da Boa Música, que é realizado há mais de 10 anos pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. A iniciativa conta com a parceria da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

As bandas interessadas em se apresentar devem fazer o cadastro pelo site www.fundacaoculturaldevarginha.com.br/cadastrodebandas, onde também há mais informações.

Contato com a banda
(35) 9 9913-2566
Facebook.com/EuOceeoCD/
Instagram.com/EuOceeoCD/

Compartilhar no Facebook

Esquadrilha da Fumaça dá show e lota Aeroporto e entorno durante apresentação neste domingo : 09/03/2020 19:22

Um show no céu de Varginha no Dia Internacional das Mulheres. Esse foi o presente da Prefeitura para o público, no domingo, dia 8 de março. Sete aviões da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira – FAB – cortaram o ar com acrobacias de arrancar suspiros e aplausos. Na plateia no Aeroporto Major Brigadeiro Trompowski milhares de pessoas que junto com outras tantas pessoas em janelas, quintais, bares, ruas e tantos outros locais puderam assistir a performance dos pilotos.

Antes da apresentação, o tempo fechou e chegou a chover, mas nada que tirasse o ânimo do público que ao ver os pilotos desfilando pela pista. Duas mulheres integraram a equipe, que de acordo com o narrador da Força Aérea Brasileira representavam todas as mulheres no dia especialmente dedicado a elas.

Nem mesmo a pressão alta impediu dona Jandira Finoti Geraldeli, de 71 anos, de ir ao Aeroporto. “Sai de casa às 11h, no Sion, com minha neta e meu bisneto; eu não estou saindo de casa, mas esse espetáculo eu não perco por nada”, disse com sorriso no rosto e com a sombrinha na mão, prevenção que deu certo e fez com que ela encarasse a chuva rápida com tranquilidade.

O narrador fez questão de explicar que os pilotos são pessoas comuns, que a Esquadrilha da Fumaça foi criada em 1952 e em maio vai completar 68 anos. Para ingressar na Academia da Força Aérea é exigida idade de 17 a 22 anos sendo que as informações detalhadas estão no site fab.mil.br/ingresso. Com o céu voltando a ficar azul, os aviões começaram a desfilar pelos ares com manobras feitas entre 80 e 500 metros de altura chegando a uma velocidade de 590km/h.

O prefeito em exercício Vérdi Lúcio Melo recepcionou a equipe da Força Aérea Brasileira e assistiu a apresentação das aeronaves A29 Super – Tucano fabricadas pela Embraer. “Realmente é um espetáculo emocionante e a Prefeitura de Varginha preparou com cuidado todos os detalhes para contribuir com o sucesso desse show para agradar tanto os pilotos como também o público, inclusive da região que temos a honra de receber para um motivo festivo e que marca o Dia Internacional das Mulheres; portanto, o balanço da Prefeitura é positivo”, registrou Vérdi.

A Esquadrilha da Fumaça é uma organização da FAB e a principal missão é divulgar o próprio trabalho.O sucesso do show em Varginha envolveu o trabalho com coordenação de Barry Charles Sobrinho, secretário Municipal de Turismo e Comércio que mobilizou a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros e outros departamentos. “Quero agradecer todos que contribuíram direta ou indiretamente para esse grande espetáculo”, ressaltou Barry.

Após o pouso, os pilotos vieram ao encontro do público, entregaram material de divulgação da FAB, tiraram fotos, deram autógrafos e demonstraram muito carisma com as pessoas das mais diversas idades. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça teve ampla divulgação nas redes sociais registrando mais essa visita a Varginha. A última vez que houve apresentação na cidade havia sido em 2009.

Com a demonstração de ontem, a equipe encerra as três primeiras apresentações da temporada 2020. Agora, os pilotos retornam para a sede, em Pirassununga/SP, onde irão dar continuidade aos treinamentos. No final do mês, eles embarcaram para uma missão muito especial, passando pela região sul, Paraguai, Chile e Argentina.

Entorno do Aeroporto lotado
Desde o final da manhã e início da tarde de domingo (8), uma grande movimentação foi registradas nas estradas que ligam ao Aeroporto da cidade. Ruas ficaram lotadas e o trânsito ficou parado por várias horas.

Nas estradas que ligam Varginha à Três Pontas (MG-167) e Três Corações (BR-491), também havia enorme fluxo de automóveis. Moradores que não conseguiram chegar ao Aeroporto, assistiram a apresentação em ruas próximas ao Aeroporto, Alpha e rotatória de acesso à Cidade Universitária do Unis.

Fonte: Prefeitura de Varginha / Fotos: Márcio Borges – Varginha Online/Giovanna Emídio/Foto Destaque: Giovanna Emídio

Compartilhar no Facebook

Maraísa Vassallo lança livro Speranza no Museu Municipal de Varginha : 09/03/2020 19:15

O Museu Municipal de Varginha recebe na próxima quinta-feira (12/03), às 19h, o lançamento do livro Speranza, da escritora Maraísa Vassalo. No evento aberto ao público, a autora fará a apresentação da obra e vai autografar os livros que estarão à venda.

Speranza é um romance ambientado na cidade de Itumirim, no Sul de Minas, e na Itália. Na obra, editada pela Cia do Ebook e que conta com 195 páginas, a autora retrata a trajetória da personagem que dá nome ao livro, funcionária da Empresa Cafeeira Vassalo e Salerno, com sede no Brasil. Ela é enviada à Itália para aprimorar os conhecimentos sobre os negócios. Lá a jovem conhece o sobrinho-neto do fundador da empresa e os dois embarcam em uma história apaixonante e cheia de reviravoltas.

O livro busca enaltecer de forma esplêndida essa mensagem sobre o que é o amor. Trata-se de obra singular, de fácil leitura, mas que instiga o leitor da primeira até a última página em um romance que alterna entre o passado e o presente.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Facebook

Varginha + Saudável: Temporada 2020 inicia no Dia Internacional da Mulher : 04/03/2020 15:59

No dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL e do Projeto Academia de Rua em conjunto com vários parceiros, vai realizar o 1º VARGINHA + SAUDÁVEL 2020, na Arena do alto da Vila Paiva.

Serão várias atividades GRATUITAS oferecidas à população de Varginha e região de todas as faixas etárias, voltadas aos cuidados da saúde, estética e beleza como aferição arterial e glicemia, orientação nutricional, massagem, corporal e facial, limpeza de pele, design de sobrancelhas, atendimentos na saúde bucal, design de sobrancelhas, atividades para as crianças como oficina de desenho e pintura, pintura de rosto, jogos lúdicos recreativos e muito mais.

As atividades vão começar às 7h, com um MEGA AULÃO de alongamento e Ginástica com o professor da SEMEL, Flávio Pontes, seguido de um AULÃO de FIT Dance/Zumba com a professora Jaqueline Mesquita e amigos da Zumba.

Paralelamente será realizada, às 8h30, a 4ª Corrida – Homenagem às Mulheres, uma parceria com a equipe de corrida RUNNERS, aberta a participação de toda população com premiação em medalhas para todos os participantes e troféus para os 5 primeiros colocados masculino e feminino. Para participar da corrida, é necessário inscrição prévia através do site www.portaldascorridas.com.br ou www.corridao.com.br. A taxa para inscrição da corrida é de R$ 25,00.

O Varginha + Saudável é um evento que tem como objetivo incentivar a prática de atividade física a toda população de Varginha, a todas as idades, promovendo uma manhã de integração e socialização entre os participantes.

“Combater o sedentarismo e promover a melhoria da qualidade de vida tem sido prioridades como política de saúde pública de nosso município, e a SEMEL, através do projeto Academia de Rua e seus eventos“, afirma o professor e organizador Flávio Pontes.

Compartilhar no Facebook

Conferência sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência de Varginha será em abril : 04/03/2020 15:56

A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Varginha já tem data marcada: 15 de abril, das 7h30 às 17h, na sede do Propac II, rua Londres, 401, Vila Barcelona.

Para participar basta preencher a ficha de inscrição (disponível neste link) e enviar para o email: admcodeva@gmail.com ou entregar diretamente na av. Boa Vista, 220, Parque Boa Vista – SEMEL.

O tema da Conferência este ano é “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”.

Além da palestra magna sobre o tema do evento, haverá cinco eixos de trabalho:

Eixo 1- Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada a participação das pessoas com deficiência;

Eixo 2- Garantia do acesso das pessoas com deficiência às Políticas Públicas;

Eixo 3- Financiamento das Políticas Públicas da pessoa com deficiência;

Eixo 4- Direito e acessibilidade;

Eixo 5- Desafios para comunicação universal;

O objetivo da conferência é aprofundar nas questões pertinentes a formulação de políticas públicas que efetivamente atendam esses direitos, fixando prioridades e formulando propostas para a administração municipal.

Os debates são coletivos com participação da sociedade civil e do governo, assegurando momentos para trabalhos em grupos e deliberações em plenária com todos os participantes presentes.

Mais informações pelo telefone (35) 3222-2811.

Compartilhar no Facebook

Comediantes da região se apresentam no Shopping : 03/03/2020 20:46

Desde o mês de fevereiro, o Via Café Garden Shopping oferece gratuitamente ao seu público, shows de Stand-Up Comedy. No palco montado bem ao centro da Praça de Alimentação, os comediantes realizam o seu espetáculo de humor, que rendem alguns minutos de descontração e boas risadas. No centro de convivências, todos os artistas a se apresentarem são do Sul de Minas. Na noite desta terça-feira (3), às 19h, quem se apresenta é Fábio Miranda.

De acordo com a coordenadora de Marketing do Via Café Garden Shopping, Etienne Bandeira, a iniciativa tem agradado os frequentadores do mall e, devido a isso, foi estendida por mais um mês. “Nossa intenção era oferecer os shows apenas no mês de fevereiro, mas como tivemos êxito, optamos por prolongar a ação. E já que todos os comediantes são do Sul de Minas, ficamos ainda mais satisfeitos em valorizar os artistas regionais, ao abrir espaço para que se apresentem”, diz.

Os artistas que têm se apresentado no shopping foram selecionados por meio projeto Mostre seu talento no Garden, que consiste em abrir espaço para que profissionais de diversos segmentos culturais e artísticos da região, possam mostrar o seu talento no mall.

Agenda de Março:

03/03 – Fábio Miranda: Histórias do Brasil

10/03 – Luciano e Paulino: Rádio Pirata

17/03 – Júlio César: Sorrir é o remédio para vida

24/03 – Felipe Trombini: Se contar ninguém acredita

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Via Café

Compartilhar no Facebook

Ela Pode – Evento gratuito para mulheres, com apoio do Google, acontece no Sebrae : 03/03/2020 20:44

Nos dias 9 e 10 de março acontece no Sebrae, o evento ‘Ela Pode’, das 18h às 22h. Como o próprio nome já diz, é um evento exclusivamente para mulheres!

A iniciativa tem como objetivo ajudar mulheres que estejam em busca de crescimento pessoal e profissional, garantindo independência financeira e decisão de sua vida e negócios.

“Venha fazer parte desse incrível evento! Juntas somos mais fortes!”

As vagas limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo endereço: bit.ly/elapodevarginha

Fonte: Varginha Digital

Compartilhar no Facebook

Manifestações pró-Bolsonaro acontecem dia 15 na Concha Acústica : 03/03/2020 20:41

Insufladas por uma declaração do ministro general da reserva Augusto Heleno, segundo a qual o governo estaria sendo chantageado pelo Congresso, redes bolsonaristas convocam uma manifestação contra parlamentares e a favor do presidente para 15 de março.

A saída às ruas já estava sendo estudada desde janeiro, pela defesa da prisão em segunda instância, mas encontrou na fala do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, em 18 de fevereiro, o impulso de que necessitava para engajar apoiadores.

A reclamação do general se referia à disputa entre governo e parlamentares em torno do controle do Orçamento Público, com foco na obrigatoriedade de liberação de emendas parlamentares.

Entre os grupos de maior adesão virtual que organizam a manifestação de 15 de março, estão o Nas Ruas, o Movimento Avança Brasil, o Movimento Brasil Conservador e o Movimento Conservador, antigo Direita Brasil. São grupos mais radicalizados da direita que se dividem entre apoiar apenas Bolsonaro ou incluir nas bandeiras levantadas a defesa da Operação Lava Jato.

Algumas cidades de Minas Gerais já estão com manifestações marcadas, confira:
Varginha – Praça da Concha Acústica – 10h
Belo Horizonte – Praça da Liberdade – 10h
Três Corações – Praça Odilon Resende Andrade – 10h
Juiz de Fora – Parque Halfeld – 10h
São Lourenço – Praça Brasil – 15h
Ituiutaba – Praça da Prefeitura – 16h
Poços de Caldas – Praça Pedro Sanches- 9h
Uberaba – Praça Por do Sol – 14h
Uberlândia – Praça Tubal Vilela – 10h
Montes Claros – Av Sanitária, em frente ao Senac – 10h
Passos – Em frente ao prédio principal da UEMG – 09h
Jequitinhonha – Praça da Matriz – 09h
Pouso Alegre – Carreata saindo do aeroporto – 9h
Elói Mendes – Praça da Matriz- 15h

Fonte: Jornal Nexo.

Compartilhar no Facebook

Varginha vai receber o Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência em março : 02/03/2020 19:13

Estão abertas as inscrições para os encontros regionais do Fórum Técnico Minas Gerais pela CiênciaHYPERLINK “ https://www.almg.gov.br/acompanhe/eventos/hotsites/2019/forum-tecnico-ciencia/encontros-regionais/index. html? albPos= 1&ab a=js_ program acao”: por um desenvolvimento inclusivo e sustentável, O fórum é uma realização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com 35 entidades parceiras, com o objetivo de recolher sugestões da população para elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As inscrições para os nove encontros regionais podem ser feitas no Portal da ALMG. Todo cidadão interessado pode participar, mesmo aqueles não vinculados a instituições. O requerimento para realização do evento é de autoria da presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputada Beatriz Cerqueira (PT).

O primeiro encontro será na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dia 9 de março e contemplará participantes dos municípios da Zona da Mata. A intenção é que cada um desses eventos regionais reúna os interessados da cidade-sede e de outras da mesma região ou de regiões vizinhas.

Sendo assim, o encontro do Sul de Minas será em Varginha, em 13 de março; o do Norte e Noroeste, em Montes Claros (Norte), em 16 de março; o dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Araçuaí (Vale do Jequitinhonha), em 20 de março; o dos Vales do Aço e do Rio Doce, em Ipatinga (Região Metropolitana do Vale do Aço), em 23 de março; o do Triângulo e do Alto Paranaíba, em Uberlândia (Triângulo), em 6 de abril. O encontro da Região Metropolitana de Belo Horizonte da Região Central será na própria Capital, em 17 de abril; o da região Centro-Oeste, em Divinópolis (Centro-Oeste), em 24 de abril; e o das microrregiões do Caparaó, Campos das Vertentes e Ouro Preto, na própria Ouro Preto (Região Central), em 27 de abril. A etapa final do fórum ocorrerá nos dias 27 a 29 de maio, na sede da ALMG, em Belo Horizonte.

Entre os temas em debate estão possibilidades de fomento para pesquisa, tecnologia e inovação; diversificação das atividades econômicas; desenvolvimento regional; desenvolvimento econômico e social; popularização da ciência; inovação tecnológica; integração dos sistemas estadual e nacional de ciência e tecnologia; e aumento da interação entre sociedade, empresas e centros de pesquisa por meio de plataformas digitais. Em 2019, diversos eventos relacionados à ciência foram realizados na ALMG, incluindo duas reuniões de representantes do setor com o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), uma audiência do Assembleia Fiscaliza, visitas a instituições, lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, Pesquisa e Tecnologia e a apresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/19, que visa a garantir o repasse de recursos constitucionais para universidades estaduais e para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Diversas audiências públicas promovidas pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia ao longo de 2019 tiveram o objetivo de protestar contra cortes orçamentários e escassez de recursos para financiamento de instituições de pesquisa e ensino.

Em maio de 2019, por exemplo, o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, Marcelo Bregagnolli, afirmou em reunião realizada na ALMG que Minas Gerais foi o Estado mais impactado pelo bloqueio de 30% dos recursos destinados aos institutos e centros federais tecnológicos e às universidades federais, determinado pelo Ministério da Educação. O Governo do Estado também promoveu cortes nos orçamentos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A situação das duas instituições foi um dos principais assuntos de reunião do Assembleia Fiscaliza realizada com a secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna, em junho de 2019. O Assembleia Fiscaliza é uma série de encontros para prestação de contas do Poder Executivo ao Legislativo.

Compartilhar no Facebook

“O Gato Linguarudo” abre temporada de teatros no Museu de Varginha : 02/03/2020 19:08

O projeto “Visite o Museu no 1º Domingo do Mês” volta a ser realizado a partir desta semana no Museu Municipal de Varginha. Além de abrir para visitação no domingo (08/03) das 9h às 17h, está programada uma peça para divertir e educar as crianças no local.

A peça “O Gato Linguarudo” será encenada às 15h. Os convites poderão ser retirados a partir de quinta-feira (05/03) na sede do Museu, que está localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. O funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Serão disponibilizadas 50 entradas.



O espetáculo conta a história de um gato, um cachorro e uma linda ratinha que se preocupam uns com os outros e respeitam amizade que possuem. Assim são os personagens Téo, Ritinha e Dodô, três amigos inseparáveis que vivem uma vida feliz e harmoniosa num casarão antigo.

Essa amizade durou muito tempo, até chegada de Léo, um gato muito linguarudo que destrói tudo por onde passa. Léo tenta acabar com a convivência cheia de carinho dos três amigos, mas não consegue, porque esses amigos vão mostrar para o gato fofoqueiro que o bem sempre vence o mal, a amizade está acima de tudo e a verdade sempre acaba aparecendo.

A peça foi viabilizada pela parceria da Fundação Cultural com a Associação Viva Cultura. O texto foi escrito por Malu Silva e conta com a direção de Marcos Misael. “Realizado desde 2017, o projeto Visite o Museu no 1º Domingo do Mês é um grande sucesso! Em 2020, teremos grandes peças apresentadas com o objetivo de levar mensagens positivas e valores que nunca devem ser deixados de lado”, destaca Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3690-2716.

Compartilhar no Facebook

APRESENTAÇÃO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA SERÁ NO PRÓXIMO DOMINGO : 02/03/2020 19:02

Na rede social tem muita gente que marca e convida amigos para juntos irem à apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no próximo domingo, 8, às 16h, no aeroporto de Varginha Major Brigadeiro Trompowsky. A última apresentação na cidade foi no ano de 2009.

As manobras arriscadas e precisas chamam a atenção do público. “Lutamos por essa apresentação emocionante em nossa cidade há dois anos com vários ofícios e comunicados mantidos com a FAB até a confirmação da data, dia 8”, afirma o secretário da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio – SETEC, Barry Charles Sobrinho.

As sete aeronaves vão chegar a Varginha vindas de Barbacena. Ao todo a equipe da Força Aérea Nacional – FAB – é composta por 22 profissionais, entre pilotos, mecânicos e equipe de divulgação. Toda uma logística está sendo montada para garantir a fluição e lazer dos admiradores dos aviões e pilotos da.FAB.

A SETEC orienta as pessoas para irem para o aeroporto de táxi, uber ou ônibus, pois as vagas no estacionamento são limitadas. Estão empenhados na organização representantes da Guarda Civil Municipal de Varginha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, Polícia Rodoviária e equipes da SETEC. O Grupo Unis estará presente com tendas de atendimento à população. Haverá praça de alimentação. “Nós trabalhamos para cumprir as normas de segurança e outras solicitações da FAB para que a população de Varginha e da região possa ter mais essa atração de lazer e emoção”, garante o secretário da SETEC, Barry Charles Sobrinho.

Já o secretário municipal de Esporte e Lazer – SEMEL -, Henrique Lemes também comemora a conquista da Esquadrilha da Fumaça. “Também mantivemos contato com a FAB e reiteramos o interesse de Varginha para abrigar essa apresentação inesquecível das aeronaves”, ressalta Henrique.

A FAB informa que haverá uma barraca com produtos oficiais da venda como bonés, botons, camisetas, chaveiros e relógios.

A apresentação gratuita em Varginha abre a temporada 2020 que nesse primeiro fim de semana contará com quatro demonstrações em Minas Gerais, nas cidades de Guarani, Carandaí, Barbacena e Varginha, respectivamente nos dias 5, 6, 7 e 8 deste mês.

Compartilhar no Facebook

Banda Kaona é a próxima atração do 5ª da Boa Música : 02/03/2020 17:57

O projeto 5ª da Boa Música apresenta na próxima quinta-feira (05/03) o show com a banda Kaona, de Varginha. A apresentação será às 20h na plataforma de embarque da antiga Estação Ferroviária de Varginha, com entrada gratuita.

Os músicos Millena Castro (vocal), Felipe Sanches e Rafael Lourenço (guitarras), Wells (baixo) e Jhonny (bateria) prometem um repertório cativante preparado para todas as idades. Fundada em 2019, a Kaona vai apresentar covers de clássicos dos anos 70 e 80 com bandas como Beatles, Bon Jovi, Journey, Tears for Fears, além de música Pop contemporânea dos anos 2000, como Bruno Mars, Daft Punk, Sia, Amy Winehouse, dentre outros.

O 5ª da Boa Música, que chega à edição 377, é uma realização da Prefeitura de Varginha, com organização da Fundação Cultural. A iniciativa conta com a parceria da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

As bandas interessadas em se apresentar no projeto devem fazer o cadastro pelo site www.fundacaoculturaldevarginha.com.br/cadastrodebandas. Mais informações pelo (35) 3690-2705.

Compartilhar no Facebook

Exposição sobre Oneyda Alvarenga comemora 60 anos da AVLAC : 02/03/2020 17:55

Em comemoração pelos 60 anos da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC), o Museu Municipal de Varginha recebe a partir desta segunda-feira (02/03), até o dia 20/03, a exposição “Oneyda Alvarenga & Eu – Seu tempo, sua busca, sua obra”. A mostra conta com a concepção e curadoria das acadêmicas Anita Di Marco e Vanessa Caldeira Teixeira Reis, que fizeram uma homenagem à pesquisadora, ensaísta, folclorista, poetisa, musicista e etnóloga varginhense.

Oneyda Alvarenga esteve à frente de seu tempo e fez diferença na divulgação da riquíssima e diversificada cultura nacional, por meio do registro sonoro e divulgação de músicas, rituais e outras manifestações daquele período. Este resgate foi essencial na construção da memória, garantindo às futuras gerações uma base segura para a construção da identidade cultural do povo brasileiro.

Com seu trabalho como diretora da Discoteca Pública Municipal de São Paulo, a convite de Mário de Andrade, tornou-se a organizadora da instituição, hoje localizada no Centro Cultural São Paulo e que conta com reconhecido e riquíssimo acervo musical.

De acordo com as curadoras, espera-se que o visitante encontre o estímulo inicial para conhecer, apropriar-se, internalizar, divulgar e preservar o conhecimento e a obra de um personagem real, utilizando-o ainda como fonte de reflexão, questionamento e inspiração para sua própria atuação na vida.

Pretende-se despertar o interesse, a curiosidade e o prazer pelo aprendizado puro e pela inserção crítica do novo na cultura individual e cidadã do observador. Pretende-se formar público e instigar o pensamento para apreciação crítica de ações semelhantes.

A exposição, uma das mais relevantes e exitosas realizações da história da Academia, foi apresentada entre 2015 e 2018 em Varginha, Alfenas, Campanha e Poços de Caldas, em universidades, museus e teatros, com sucesso de público e de crítica.

O Museu Municipal de Varginha funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O endereço é Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações pelo (35) 3690-2716.

Compartilhar no Facebook

Anos 80 é tema de exposição realizada no Shopping : 19/02/2020 19:47

Está aberta ao público, até o dia 10 de março, no Via Café, a exposição I love anos 80, que reúne itens que marcaram toda aquela década, como brinquedos, jogos, videogames e eletrônicos. A mostra está montada no corredor do boliche e permanece aberta, de segunda-feira a sábado, das 13h às 22h e aos domingos e feriados, das 13h às 20h. Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 30.

De acordo com o responsável pela exposição, Giuliano Lazzarini, a mostra é uma oportunidade de todas as famílias da região relembrarem ou conhecerem tudo relacionado àquela década.

“A exposição, ou melhor, a experiência de reviver os anos 80 leva às lágrimas a maioria dos adultos e diverte as crianças. Além dos objetos, para ambientar ainda mais, contamos com a exibição de videoclipes, comerciais, pôsteres de filmes antigos, além de personagens em tamanho real que fizeram parte de toda aquela época, como o Freddy Krueger e o Jason ", afirma.

“Agora é a vez da população sulmineira se divertir e relembrar a infância, dos pais e avós apresentarem seus brinquedos favoritos aos pequenos. É uma grande oportunidade de unir toda a família para momentos que certamente vão permanecer na memória por muito tempo”, avalia a coordenadora de marketing do shopping, Etienne Bandeira.

É necessário comprar ingresso para visitar a exposição e o público pode optar por três tipos: R$ 10 (apenas visitar), R$ 20 (visitar e brincar, durante todo o dia) e R$ 30 (visitar e brincar quantas vezes quiser, durante todo o período em que a atração está no shopping). Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 99208-6117.

Compartilhar no Facebook

Câmara Municipal lança livro que conta as histórias das pessoas que deram nome às escolas municipais e estaduais : 13/12/2019 19:20

A Câmara Municipal lança, na próxima segunda-feira (16), às 9h30, no Plenário da Câmara, um livro que conta as histórias daquelas pessoas que denominaram os prédios das escolas públicas municipais, estaduais, Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis – e Escola do Legislativo.

No livro, estão registradas as histórias, por exemplo, de Aracy Miranda, Gabriel Penha de Paiva, Mãe Rosa, Dr. Mário Vani Bemfica e outras personalidades.

Com o objetivo de valorizar essas pessoas que tanto contribuíram para a cidade, o livro foi editado pela Câmara em parceria com as escolas e as famílias dessas personalidades.

“Agradecemos muito à colaboração da Secretaria Municipal de Educação e à Superintendência Regional de Ensino, juntamente com todas as escolas municipais e estaduais que colaboraram para que esse trabalho desse certo. Valorizar e investir na educação é uma das principais funções do poder público e aliar isso à preservação da nossa história é de fundamental importância para que nosso futuro seja de sucesso”, disse o presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni.

A cerimônia de lançamento do livro contará com a presença dos vereadores, da secretária Municipal de Educação, do superintendente Regional de Ensino, representantes das Escolas, familiares e demais pessoas da comunidade. Qualquer pessoa interessada, pode participar. É aberto ao público.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Facebook

Aos 91 anos, artista plástica Teresinha Sério Reis promove exposição no Museu Municipal : 02/12/2019 19:16

Já são 58 anos dedicados à arte de ensinar as técnicas de pintura em óleo sobre tela à centenas de pessoas em Varginha e região. Aos 91 anos de idade, completados no dia 22 de outubro deste ano, a artista plástica Teresinha Teixeira Sério Reis já ultrapassou a marca de 1.000 quadros de sua autoria. Todo este talento a legitimou com uma das mais renomadas artistas de Varginha e de Minas Gerais.

Alguns destas telas começaram a ser expostas nesta segunda-feira (02/12) no Museu Municipal de Varginha. A abertura do Salão de Belas Artes Aurélia Rubião foi às 14h e contou com a participação de familiares, amigos e de alunas.

“Fiz exposições no país inteiro. Eu tinha muita vontade de ir a Europa, mas eu queria primeiro prestigiar o meu Brasil”, afirmou Teresinha Sério Reis ao relembrar por onde já passou com seu trabalho. Ela ressaltou a importância de poder ensinar. “Eu faço questão de ensinar tudo o que eu sei. Fico felicíssima em ver essa quantidade de alunos levando tanta beleza para os mais diversos locais”, destacou.

As aprendizes homenagearam a professora com um belo texto lido pela aluna Mirtes F. Mendonça Valério que trazia os seguintes dizeres: “Conviver com D. Teresinha é um privilégio… é beber da fonte, é se deleitar com seus contos, é se emocionar com seu sorriso, é se despir de qualquer etiqueta e abraçar a vida que existe e grita por mais vida, por mais encantos. Os mesmos encantos que existem por trás do brilho, das cores, das luzes, dos pincéis e das tintas”. A professora foi presentada pela aluna Mônica Pederiva Rossignoli com uma orquídea.

A dona de casa Alva Célia Dias Freschi, de 68 anos, começou a fazer as aulas em 2006. “Nós temos que nos espelhar na D. Teresinha, porque dada a idade em que ela está, ela tem uma disposição invejável, tanto para continuar pintando, como para ensinar e também para dezenas de outros afazeres”.

“Para nós é uma honra muito grande sediar o 58ª exposição da escola de artes, pois D. Teresinha é uma mulher maravilhosa e inteligentíssima, que tem uma memória incrível. A gente fica encantado com tanto conhecimento”, destaca Apoliano Rios, diretor do Museu Municipal.

A exposição da Escola de Artes Plásticas Santa Terezinha vai até o dia 13/12. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. O endereço do Museu é Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Facebook

Sílvio Brito realiza show beneficente em Varginha : 02/09/2019 20:38

O cantor e compositor Sílvio Brito é uma das atrações deste sábado em Varginha.Músico e banda se apresentam em um show especial, beneficente a duas instituições da cidade: o Lar São Vicente de Paulo e a Associação Refazer Santa Rita de Cássia. O evento também marca o reencontro de músicos que fizeram história no Festival da Canção Cristã, como explica o Euclides Oliva.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 2 de set de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=UEPepo8WcYs

Compartilhar no Facebook
1