Polícia Militar prepara ações de enfrentamento à violência doméstica na região de Varginha : 13/08/2020 14:54

Criada para amparar mulheres vítimas de violência e ajudar a identificar e punir os agressores, a Lei Maria da Penha está completando 14 anos. A Polícia Militar irá realizar uma série de ações para informar as mulheres sobre seus direitos e tentar diminuir a violência doméstica.

Para marcar a data, a campanha 'Agosto lilás' pretende alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher em Varginha e região. O objetivo da iniciativa é incentivar denúncias de agressão – que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais – contra mulheres.

No dia 20 de agosto, entre 9h e 17h, a Polícia Militar realizará um atendimento itinerante em Varginha, no bairro Novo Tempo, como forma de contribuir de maneira positiva para sociedade. Segundo a Sargento Bárbara, "será uma maneira de estarmos mais próximos das mulheres que sofrem violência, prestando a elas orientações e também serviços. Não se cale, denuncie", enfatizou.

Haverá ainda eventos em Elói Mendes, dia 21, Monsenhor Paulo, dia 25 e Carmo da Cachoeira, dia 28.

A mulher vítima de violência pode denunciar pelos telefones 180 e 190 (este em caso de urgência), além de poder contar com atendimento virtual pela internet. Quem tem conhecimento de algum caso de violência também pode denunciar pelos mesmos telefones e de forma anônima.
Tipos de violência

A Secretaria de Desenvolvimento Humano tem reforçado as discussões sobre a campanha neste mês e listou quais os tipos de violência mais comuns sofrido pela mulher;

- Física: quando o agressor pratica qualquer ato que prejudique a saúde física ou a integridade do corpo da mulher;

- Psicológica: pode ser emocional ou verbal e consiste em atitudes e ações que causem mal-estar e sofrimento psicológico à mulher;

- Sexual: ações em que a mulher é forçada à prática sexual ou outros atos libidinosos, mediante ameaças, agressões ou qualquer outro meio que comprometa o livre consentimento;

- Patrimonial: são aquelas práticas não legais ou não éticas que causem à mulher prejuízos em seus direitos patrimoniais;

- Moral: se dá quando a mulher é insultada em sua moral, quando sofre qualquer conduta que configure calúnia, injúria ou difamação praticada pelo agressor.

Compartilhar no Facebook

Motoristas de aplicativos realizam manifestação nesta quarta (12) em Varginha : 12/08/2020 14:56

Motoristas de aplicativos se reunirão às 17h desta quarta-feira (12), para uma manifestação pacífica, solicitando revisão do projeto de lei apresentado na Câmara Municipal sobre a categoria. O ato acontecerá na praça da Igreja do Mártir São Sebastião e os manifestantes prometem passar em frente à Casa Legislativa da cidade.

Há cerca de dez dias, deu entrada na Câmara Municipal de Varginha, o Projeto de Lei n°35, que trata da regulamentação do transporte de passageiros por aplicativos. Nesta semana os vereadores iniciaram as reuniões para tomar conhecimento dos detalhes deste projeto e discutir item por item o texto.

Após a realização dessas reuniões os vereadores entrarão em contato com os representantes da categoria para que eles possam opinar sobre melhorias no projeto.

"Eles são parte principal deste assunto e não passa pela nossa cabeça colocar esse texto em votação antes de consultá-los. Queremos as opiniões deles para que a Lei seja a melhor para todos. A regulamentação é necessária e benéfica para todo mundo e os trabalhadores têm o direito de dar suas opiniões" destacou a presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva.

Além de contar com as sugestões feitas pelos representantes da categoria, a Câmara também informou que promoverá uma Audiência Pública para debater com a população, principalmente com os usuários dos meios de transporte, o PL. Diante dos impedimentos impostos pela pandemia do novo Coronavírus, a Audiência, que ainda terá data marcada, será de forma online.

Compartilhar no Facebook

5ª da Boa Música completa 11 anos e realiza live com 3 shows nessa semana : 11/08/2020 14:54

Nessa quinta-feira (13/08), o projeto 5ª da Boa Música comemora 11 anos de história e chega à edição nº 394. Para marcar a data, a Fundação Cultural de Varginha vai realizar uma live com três shows de artistas varginhenses a partir das 18h com transmissão pelas redes sociais.

O flautista Alexandre Braga, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, abre as apresentações com um repertório composto por música clássica e MPB. Ele será acompanhado por Dinho Batistão, professor do Conservatório Estadual de Música de Varginha e um dos primeiros músicos a se apresentar no 5ª da Boa Música.

Em seguida, às 19h, vem a cantora Nita Rodrigues com sua voz e interpretação inigualáveis, com o estilo mais marcante voltado ao Rock n’ Roll, Blues, Jazz e Folk. No repertório ela preparou composições de Led Zeppelin, Janis Joplin, Pink Floyd, Creedence e outros clássicos.

Às 20h, é a vez do grupo Floreio de Minas, composto Andrea Arriel (vocal), Letícia Alves (violão), Rachel Teixeira (percussão) e Aline Souza (flauta e teclado). Elas se uniram em 2019 para levar ao público canções de estilos como Samba, Bossa Nova, Baião, Soul e Pop Rock. No repertório, elas vão apresentar canções de Marisa Monte, Tom Jobim, Alceu Valença, Dominguinhos, Sandra de Sá, Djavan, Melim, dentre outras.

O show será transmitido pelo Facebook do 5ª da Boa Música, além do site e YouTube Varginha Cultural. Haverá ainda a transmissão simultânea pelo Facebook do Blog do Madeira, Diário Correio do Sul, Noticiando Varginha, SOS Varginha, Rádio Melodia FM, Rede Mais / Record TV, TV Princesa, Up Varginha, Varginha Digital, Varginha Online, Comércio de Varginha e Van FM, além da Rádio Lírio Online. O evento conta com o apoio da Conexão Solidária Cultural da EPTV.

“O projeto 5ª da Boa Música é único no país. São 11 anos em que a Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, pôde proporcionar aos músicos varginhenses e de toda região um espaço para se apresentar, onde muitas bandas foram reveladas e hoje são um grande sucesso. Além disso, proporciona lazer e entretenimento à população todas as quintas-feiras”, destaca Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural.

Lindon ressalta ainda que, mesmo com a pandemia, o projeto continuou e teve que se reinventar por meio das lives. “Estamos estruturando as lives para proporcionar um espaço adequado para as apresentações. Já tivemos shows com mais de 50 mil visualizações no Facebook, o que nos mostra que estamos no caminho correto”, diz o diretor-superintendente.

Compartilhar no Facebook

Folia de Reis é tema do I Seminário de Patrimônio Imaterial de Varginha : 07/08/2020 14:29

A Fundação Cultural de Varginha promove o I Seminário do Patrimônio Imaterial no dia 25 de agosto (terça-feira). O evento terá transmissão online pelo Facebook, YouTube e site Varginha Cultural. O tema desta 1ª edição é “Folia de Reis: transmitindo o conhecimento, preservando memórias”. As palestras acontecerão entre 9h e 16h.

As inscrições para a emissão de certificados podem ser feitas até o dia 14 de agosto também pelo site. O evento é voltado aos integrantes das Companhias de Reis, gestores e conselheiros municipais de cultura e patrimônio, folcloristas, estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, não apenas de Varginha, mas de qualquer parte do país.

Dentre os objetivos do evento estão a promoção da cultura tradicional das Folias de Reis de Varginha e a diversidade de expressões artísticas associadas a ela, além do compartilhamento dos saberes das folias para as novas gerações, articulando os modos tradicionais com as novas tecnologias.

Na programação estão previstas as palestras “A tradição e a religiosidade das Folias de Reis”, “O mundo ritualístico das Folias de Reis”, “Folia de Reis: tradição da cultura popular” e “A formação das Folias de Reis locais: o papel do núcleo familiar na transmissão dos saberes”. Haverá ainda o lançamento do Dossiê de Registro das Folias de Reis de Varginha e a exibição dos documentários “No Caminho de Reis entre Cores e Cantos” e “Folias de Reis de Varginha”.

Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 3690-2718, pelo e-mail patrimoniocultural@fundacaoculturaldevarginha.com.br e pelo site www.varginhacultural.com.br.

Confira a programação

9h - Abertura: lançamento do Dossiê de Registro das Folias de Reis de Varginha

9h15 - Palestra “A tradição e a religiosidade das Folias de Reis”, com Marcos Valério Albinati Silva

10h – Documentário “No Caminho de Reis entre Cores e Cantos”

10h15 – Palestra: “O mundo ritualístico das Folias de Reis”, com Marco Antônio Silva Pereira

14h - Palestra Folia de Reis: tradição da cultura popular, com Odair Martins Lemes

14h45 – Documentário Folias de Reis Varginha

15h - Palestra “A formação das Folias de Reis locais: o papel do núcleo familiar na transmissão dos saberes”, com Gustavo Guimarães Uchôas

16h - Encerramento

Compartilhar no Facebook

Fisioterapeuta ministra cursos para profissionais da linha da frente da Covid-19 em Varginha : 05/08/2020 17:28

Varginha sediou nessa terça (4) e quarta-feira (5) a capacitação “Boas Práticas em Ventilação Mecânica – Covid-19”. Trata-se de um curso ministrado por Aline Costa de Paulo, Fisioterapeuta do HCor – Hospital de Referência em Cardiologia na cidade de São Paulo.

A diretora da UPA de Varginha, Rosana Morais explica que inicialmente o curso seria para profissionais da UPA e do Hospital de Campanha do Município de Varginha, mas foram convidados profissionais dos demais hospitais da cidade que atendem pacientes com a Covid-19, como o Regional, Varginha e Humanitas.

Na tarde de ontem (4), no auditório da Unifal, participaram mais de 20 profissionais como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

“Conseguimos essa capacitação graças a uma parceria que o HCor tem com o SUS e assim, profissionais de São Paulo que já tiveram a experiência de tratar pacientes com coronavírus percorrem o país para repassar casos que deram certo”, ressalta Rosana. Ela explica ainda que duas profissionais da UPA de Varginha participam toda sexta-feira de capacitações on-line do HCor quando podem questionar e esclarecer dúvidas para melhor atender os pacientes tratados no município, incluindo no HCMV.

Essa é a segunda vez que Varginha é agraciada com capacitação do Hcor, sendo que o outro curso, dias 17 e 18 de julho, foi sobre manejo do paciente com coronavírus também destinado aos profissionais da linha de frente nesse enfrentamento à Covid-19.

O secretário municipal de Sáude, Luiz Carlos Coelho enfatiza que “são muito importantes todos os treinamentos e capacitações porque melhoram não só a capacidade da assistência, mas a resolubilidade do serviço de saúde, pois são investimentos no patrimônio maior que se tem que é o recurso humano de saúde para o momento de enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

Compartilhar no Facebook

Ummagumma The Brazilian Pink Floyd faz live solidária em Três Pontas : 04/08/2020 17:42

O Ummagumma The Brazilian Pink Floyd fará uma live com apresentação direto do palco do Centro Cultural Milton Nascimento, em Três Pontas neste sábado (8), às 21h. O espetáculo contará com grande estrutura de som e luzes e será transmitido ao vivo para todo mundo através do canal do Youtube da Cocatrel. A iniciativa integra o Dia de Cooperar, unindo cooperativas do Brasil em prol de projetos de responsabilidade social, por meio de ações de parcerias e voluntariado.

Conhecida como a terra do café, desde 2009 as cooperativas de Três Pontas participam do Dia C. Em 2020, devido à pandemia, o projeto ficou restrito a doações, com arrecadação de alimentos, materiais de higiene e agasalhos nas sedes da Cocatrel, Sicoob Copersul e Unimed Três Pontas. Na troca solidária, que poderá ser feita até o dia 10 de agosto (segunda), quem doar receberá uma máscara personalizada.

Em sintonia com a proposta colaborativa e solidária, no show deste sábado os integrantes do Ummagumma abrirão mão de cachês. Para os fãs conquistados no Brasil e em outras partes do mundo nestes 18 anos de estrada, será uma oportunidade de acompanhar a banda ao vivo, matando a saudade da sonoridade, impacto e qualidade de som e luz que são marcas registradas do grupo. No repertório estarão temas de diferentes fases do Pink Floyd, como Pigs, Shine on you crazy Diamond e In The Flesh.

Durante o show será possível fazer doações via QR Code para o Dia C – e também para o cachê da banda, visto que a classe musical é uma das mais afetadas pela pandemia. A apresentação também prestigia o Centro Cultural Milton Nascimento, importante espaço da cidade que passou por ampla reforma, reinaugurado no mês de junho com o projeto De Coisas que Aprendi com Elis.

Compartilhar no Facebook

Grupo Unis reúne os maiores empregadores de Varginha em live com dicas para o mercado pós-pandemia : 03/08/2020 17:25

A explosão repentina de uma pandemia global provocou diversas mudanças no mercado de trabalho. As novas medidas e adaptações necessárias tomadas em várias áreas de atuação profissional, trouxeram muitas dúvidas e preocupações acerca da empregabilidade no contexto pós-pandemia.

O alto risco de contaminação do Covid-19 afetou a produção industrial, o comércio e a prestação de serviços. Em meio a um cenário incerto as apostas para o futuro são cautelosas, mas o mercado de trabalho também encara grandes expectativas para empregar novos profissionais nessa nova realidade.

Pensando nos efeitos da pandemia no mercado de trabalho, e levando em conta a necessidade da ocupação profissional neste momento delicado, o Grupo Unis irá reunir os maiores empregadores da região para trazer dicas de empregabilidade no mundo pós-pandemia.

Realizado de forma totalmente online em parceria com empresas das cidades de Varginha, Pouso Alegre, Três Pontas, Cataguases e São Lourenço, o “Webinar Empregabilidade Pós-Pandemia” irá trazer o olhar prático e contextualizado do mercado de trabalho local, com dicas de crescimento profissional para todos aqueles que buscam a inserção no mercado neste momento tão sensível.

Todos os participantes receberão, além de dicas e informações diretamente dos maiores empregadores locais, o “Guia completo de crescimento profissional pós-pandemia”, um material produzido em conjunto com os profissionais de Recursos Humanos das maiores empresas da região.

O primeiro Webinar Empregabilidade Pós-Pandemia acontece no dia 04 de agosto, a partir das 20h, com a participação de Adriana Moreira, uma das responsáveis pelo Departamento de RH da empresa Plascar em Varginha.

Formada em Psicologia pela Unifenas, Pós-Graduada em Gestão Estratégica do Capital Humano pelo Unis, Adriana possui formação em Personal & Professional Coaching pela SBCoaching, possui experiência de mais de 10 anos em recursos humanos, e também atua com mapeamento de perfis, orientação vocacional e mentoria de carreiras.

Compartilhar no Facebook

Associação Refazer organiza bazar beneficente e vende pizzas em prol de ajuda para instituição : 29/07/2020 18:08

A Associação Refazer Santa Rita de Cássia, de Varginha, está realizando um bazar beneficente em prol da instituição. Além do bazar, pizzas também estão sendo vendidas.

A Refazer assiste famílias carentes, doentes acamados que deixam o hospital, crianças da rede de ensino público, com aulas de reforço escolar, oferece café da manhã de segunda a sexta-feira para quem vai trabalhar, e não tem como tomá-lo em casa, entre outras obras que buscam levar dignidade aos menos assistidos.

Os valores das pizzas são: uma por R$ 20,00 e três por R$ 50,00. Além das massas, a Refazer organiza também um bazar beneficente, onde são vendidos roupas, sapatos, entre outros. Os valores variam de R$ 2,00 a R$ 10,00.

Os interessados deverão comparecer na sede da Refazer, R. Estados Unidos, 370-A, no Conselho Comunitário do Canaã. “Participe dessa iniciativa e ajude a tornar um pouco melhor a vida de pessoas carentes nestes tempos difíceis de pandemia”.

Compartilhar no Facebook

Banda Zepherin participa da live do 5ª da Boa Música em prol do Lar São Vicente de Paulo : 27/07/2020 17:34

O 5ª da Boa Música promove mais uma live em prol de uma instituição varginhense nesta quinta-feira (30/07), às 20h. A banda Zepherin faz um show para ajudar o Lar São Vicente de Paulo com um repertório de músicas autorais, como os singles “Severino” e “Fogo”, além de composições de Rock Nacional e Internacional de Bon Jovi, Ozzy Osbourne, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Guns N' Roses, dentre outros.

A Zepherin, criada em 2017, é formada atualmente por Oswaldo Botrel (vocal e guitarra), Guilherme Amarante (baixo), Renan Borges (guitarra), Leandro Borges (teclados) e Marcos Braga (bateria).

O público poderá ajudar o Lar São Vicente por meio de doações de itens de higiene pessoal, como xampu, sabonete, creme dental e fralda geriátrica tamanho GG, além de alimentos não perecíveis como açúcar cristal, biscoitos de maisena e água e sal, feijão, óleo e pó de café. Pode ser feita ainda contribuição financeira ao Lar por meio do aplicativo PicPay pelo @larsaovicentedepaulo e pelo QR Code que estará disponível durante a live.

As doações poderão ser entregues em horário comercial na sede do Lar São Vicente (Av. Francisco Navarra, 221 – Centro) ou na sede da Fundação Cultural de Varginha (Praça Matheus Tavares, 121 – Centro).

O show será transmitido pelo Facebook do 5ª da Boa Música, site e YouTube Varginha Cultural. Haverá ainda a transmissão simultânea pelo Facebook do Blog do Madeira, Diário Correio do Sul, Noticiando Varginha, SOS Varginha, Rádio Melodia FM, Rede Mais / Record TV, TV Princesa, Up Varginha, Varginha Digital, Varginha Online, Comércio de Varginha e Van FM, além da Rádio Lírio Online. O evento conta com o apoio da Conexão Solidária Cultural da EPTV.

Esta é a edição nº 391 do projeto 5ª da Boa Música, realizado pela Prefeitura de Varginha com organização da Fundação Cultural.
Saiba mais sobre a banda Zepherin

Fundada em 2017 pelos amigos Marcos Conde e Oswaldo Botrel, a Zepherin é uma banda com história peculiar. Antes de ser montada e ter integrantes fixos, a ideia dos mineiros de Varginha era apenas gravar uma música e ver o resultado do processo de composição, produção, gravação e mix/master em home studio. Mas esse simples objetivo acabou se desviando para um projeto mais grandioso.

Com Marcos na produção e Oswaldo responsável pelas composições e arranjos, "Devaneio ou Devir" começou a ser produzido em 26 de setembro de 2017. Contou com a participação de outros antigos parceiros musicais da dupla: Raphael Ota, Vitor Lentini e Guilherme Amarante.

O EP nasceu em 20 de abril. Contudo, em vez de uma, foram seis faixas, misturando estilos como o Rock, o Pop e o Funk, que fizeram do som da "banda de dois homens só" ganhar corpo e estilo próprios, moldando assim o que viria pela frente.

O trabalho seguinte da banda foi a single “Fogo”, que teve seu lançamento e primeira apresentação ao vivo no dia 18 de outubro, data em que a banda se apresentou pela primeira vez no 5ª da Boa Música.

Logo após, em dezembro de 2018, a banda fez uma releitura de "Severino", que ganhou clipe e um novo arranjo antes de ganhar o mundo também nas plataformas digitais. A música já foi ouvida mais de 50 mil vezes. Toda a arrecadação com os streamings da banda será doada ao Lar São Vicente de Paulo, de Varginha-MG, como parte de uma ação social.

Após um ano compondo o novo disco de estúdio e de várias apresentações, a Zepherin terminou o ano de 2019 com mais um show no projeto 5ª da Boa Música, onde captou imagens e som, que se transformaram no EP "Estação", que conta com as faixas "Severino" e "Fogo" em todas as plataformas digitais, além de uma versão estendida no canal do YouTube da banda, onde também estão disponíveis as covers "The Best" (Tina Turner), "Bed Of Roses" (Bon Jovi) e "Crazy Train" (Ozzy Osbourne).

Compartilhar no Facebook

Paróquias de Varginha realizam ações beneficentes em tempos de pandemia : 16/07/2020 17:55

Em tempos de pandemia e isolamento social, os católicos de todo mundo vêm sofrendo com a falta de celebrações nas paróquias espalhadas por todo planeta. Em Varginha não é diferente, há quase quatro meses sem missas presenciais, os cristãos tiveram que se adaptarem ao modelo virtual.

É tradição que em meados de Junho e Julho aconteçam as tradicionais festas junina e julina em prol das igrejas. Porém, devido ao novo coronavírus, esses eventos não puderam acontecer neste ano. Contudo, paróquias criaram um sistema “delivery” para realizarem esse tipo de celebrações.

Em Varginha, a Paróquia do Imaculada estará realizando no próximo sábado (18), a noite das canjicas. Onde serão servidas canjicas doces e salgadas.

Os valores são:

Canjica doce – 250 ml – R$ 5,00
Canjica doce – 500 ml – R$ 10,00
Canjica doce – 3×500 ml – R$ 25,00
Canjica salgada – 500 ml – R$ 10,00
Canjica salgada – 3×500 ml – R$ 30,00

Os interessados já podem reservar seus pedidos através do: (35) 9 9171-6080

A Paróquia do Sant’Ana realizará no dia 2 de agosto, uma deliciosa feijoada. O cardápio terá ainda: arroz, vinagrete, farofa e couve.

O valor da refeição é de R$ 15,00. A retirada será no salão da paróquia, localizado na Rua Sapucaí, 25, Santana.

Para mais informações ligue: (35) 9 8819 – 1780.

Compartilhar no Facebook

Unimed Varginha realiza Drive Thru Solidário : 10/07/2020 18:49

Está se aproximando o Dia de Cooperar 2020, um evento criado pelo Sistema Ocemg que incentiva as cooperativas do Brasil a realizarem ações voluntárias em prol da comunidade. Esse ano, a celebração seria no dia 04 de Julho, que é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Em função a esta data, a Unimed Varginha promove todos os anos uma gincana solidária para arrecadar alimentos não perecíveis e roupas, destinadas às instituições beneficentes da cidade.

Este ano foi preciso mudar a ação, mas o objetivo continua sempre o mesmo: Participar da construção de um mundo melhor. Sendo assim, a cooperativa realizará o Drive Thru Solidário, um evento onde toda a comunidade poderá deixar sua doação de alimentos, sem a necessidade de descer do seu veículo e ainda ganhar em troca uma máscara personalizada, para que assim todos fiquem ainda mais seguro.

“Essa ação foi uma maneira que encontramos de manter a essência do Dia C, incentivando hábitos de cooperativismo em prol da comunidade, auxiliando àqueles que precisam de ajuda. Ao mesmo tempo, conseguimos manter o cuidado e a segurança de todos, por conta da situação que estamos enfrentando”, completou o gerente de Mercado da Unimed Varginha, Luis Fernando Silveira Pinto.

Entre os dias 15 a 18 de julho, será colocada uma tenda, que vai ser usada como ponto fixo para a troca das doações. Ela ficará na Praça Getúlio Vargas em frente a nova sede da Unimed Varginha, durante os horários de 09h às 17h de quarta a sexta e de 09h às 14h no sábado. Tudo o que for arrecadado será compartilhado entre as entidades da cidade de Varginha: Acrenoc, Dom e Luz e Vida Viva.

Compartilhar no Facebook

Inauguração oficial da Ecobarreira no Rio Verde será nesta terça-feira (7) : 06/07/2020 17:07

Após três semanas de ajustes, às 10h desta terça-feira (7) será a cerimônia de inauguração oficial da barreira ecológica flutuante sob a Ponto dos Buenos, entre Elói Mendes e Varginha. A sua elaboração, com mais de 100 metros de comprimento, demandou o trabalho de dezenas de voluntários.

Devido à pandemia, o evento será para apenas 60 convidados e vai contar com uma série de procedimentos de segurança como o uso obrigatório de máscaras e manutenção do distanciamento nos assentos sob as tendas. A Prefeitura Municipal de Elói Mendes é a responsável pela organização do cerimonial.

A ecobarreira vai permitir a retenção de resíduos sólidos urbanos (embalagens), macrófitas (aguapés, por exemplo) e de detritos de efluentes (esgoto industrial e doméstico) lançados a montante por 30 dos municípios sul mineiros da bacia hidrográfica e que se deslocam superficialmente ao longo do trajeto do rio. A sua localização no último trecho do rio Verde é estratégica para reduzir substancialmente a poluição do Lago de Furnas, a poucos quilômetros dali.

“A mensuração sistêmica da quantidade de resíduos sólidos retirados e a análise da qualidade da água naquele ponto serão indicadores extremamente relevantes para avanços efetivos em políticas, principalmente nas cidades que dependem do rio Verde para o abastecimento público de água, como é o caso de Varginha”, argumenta Diego Gazola, mobilizador e membro do Coletivo rio Verde VIVO.

As ecobarreiras na região foram concebidas pelo ambientalista Ronipeterson Landim Costa após descer de caiaque pela primeira vez o rio Verde em toda a sua extensão – de Itanhandu a Três Pontas – em agosto de 2017. Ele ficou impressionado com o enorme volume de lixo e esgoto encontrado no trajeto.

“Moro às margens do rio Verde e ao lado da nova ecobarreira. Meu novo sonho é a construção de uma pequena balsa flutuante para servir como sala de aula de educação ambiental e também mirante para os que desejarem vislumbrar a iniciativa de perto. Amo o rio e a causa pela sua preservação é o que move minha vida”, explica Ronipeterson, que também é membro do Coletivo rio Verde VIVO.

A princípio, a manutenção da ecobarreira será realizada por Landim e voluntários, porém se espera que instituições públicas e privadas se apropriem de suas corresponsabilidades e apoiem o projeto.

Essa é a quarta ecobarreira já implementada nesta bacia hidrográfica. As demais estão em São Sebastião do Rio Verde, Itanhandu e Santana do Capivari.

O Coletivo rio Verde VIVO é um movimento colaborativo que emergiu em 2016 com o intuito de fomentar e qualificar o debate sobre a qualidade das águas do rio Verde no Sul de Minas Gerais. Em 2019, realizou dois debates regionais, reunindo dezenas de instituições públicas e privadas, cujo resultado foi a elaboração do Dossiê sobre a saúde do rio Verde e da população de cerca de 500 mil habitantes nas 31 cidades da bacia hidrográfica.

Compartilhar no Facebook

Violência contra mulher é tema de livro de escritora varginhense : 30/06/2020 17:17

A Biblioteca Pública de Varginha promove nesta quinta-feira (02/07) uma live de lançamento do livro “Vida e Verdade”, da escritora varginhense Rosana Reis. A partir das 15h, por meio do Facebook da Biblioteca e também pelo YouTube e pelo site Varginha Cultural, a autora vai falar sobre a obra, que retrata como ela sobreviveu a um casamento marcado por abusos e violência, deixando para trás a culpa e o medo que tanto aterroriza todas as mulheres violentadas.

No livro, a autora narra como teve coragem e de onde tirou forças para encarar as mudanças em busca de novas oportunidades e de uma vida com mais alegria. São 300 páginas que relatam uma história de amor e de sonhos, mas que foi marcada por abusos.

A escritora varginhense demorou quase 30 anos para conseguir falar abertamente sobre o tema e contar tudo o que passou. A professora, que é pedagoga e psicopedagoga de formação, deixou de lado o medo e deu lugar à escritora, que agora poderá ajudar muitas mulheres que sofrem caladas e precisam de voz.

Na história, Rosana é representada pela personagem Paula. Foram 4 anos e meio dedicados a colocar no papel trechos de uma vida inesperada, momentos difíceis, mas que podem ajudar outras mulheres a não passarem pela mesma situação.

Rosana Reis tinha o lançamento do livro marcado para março deste ano no Museu Municipal de Varginha. O evento teve que ser cancelado devido à pandemia da Covid-19, que fechou todos os espaços culturais para evitar aglomerações.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, “a temática do livro é infelizmente uma dura realidade. Rosana viveu isso há 30 anos e agora pode encorajar muitas mulheres a mudarem uma vida de sofrimento causado por abusos e violência”.

Compartilhar no Facebook

Zoológico de Varginha realiza curso de férias online com outras 19 instituições : 30/06/2020 17:15

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, informa que o Parque Zoobotânico Dr. Mário Frota vai realizar um Curso de Férias. A programação educativa e diversificada, voltada para crianças e jovens será de 01 a 31 de julho. A iniciativa conta com outras 19 Instituições de Conservação de Fauna Silvestre.

As atividades do curso serão todas on-line, com destaque aos primatas, apoiando desta forma a Campanha Educativa “Somos Todos Primatas” da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). De acordo com a bióloga do Zoológico de Varginha, Jaara Cardoso, “cada dia terá uma atividade diferente e vale a pena acompanhar, pois muitas curiosidades e ensinamentos serão repassados”.

Todas as atividades serão postadas na fanpage criada especialmente para o curso: Curso de Férias de Educação Ambiental e também serão compartilhadas na página do Zoológico de Varginha no Facebook zoologicodevarginha.

“Essa sem dúvida é uma grande oportunidade para aprendizagem sobre os primatas, uma iniciativa que vem em um momento em que crianças e adolescentes tem disponibilidade para acompanhar muitas novidades sobre esses animais”, ressalta a secretária municipal de Turismo, Neide Morais.

Compartilhar no Facebook

Sebrae realiza Jornada Empresarial de Varginha em formato de Live : 29/06/2020 17:32

Nesta terça-feira (30/06), o Sebrae Minas promove a live da Jornada Empresarial de Varginha, com o tema “Marketing no Instagram Estratégias para Alta Performance”. O evento será realizado a partir de 19h. Inscrições podem ser feitas gratuitamente no: https://loja.sebraemg.com.br/?codUf=14#!/detalhe/13215/marketing-no-instagram-estrategias-para-alta-perfomance

O tema é voltado para microempreendedores, empresários e todos aqueles que tiverem interesse em melhorar os resultados com o Marketing Digital.

“A Jornada Empresarial apresenta a cada mês temas diferentes e de interesse de empresários e empreendedores. Uma forma de ficar por dentro das novidades do mercado e se capacitar”, comenta Francisco Corrêa, analista do Sebrae.

Compartilhar no Facebook

Projeto Unis Sênior promove live em conscientização ao Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa : 15/06/2020 17:35

O mês de junho representa o Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa através da campanha Junho Violeta instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando combater e mobilizar a população sobre a importância da luta em prol da proteção e respeito para com os idosos.

Em conscientização a essa data, no dia 16 de junho às 19:30h, o Projeto Unis Sênior irá promover uma live abordando o tema: “Violência contra a Pessoa Idosa em tempos de Covid-19: reflexões”.

A atividade contará com a participação de autoridades no assunto, como: Rodrigo Arantes Caetano (Pós-doutor em Demografia - UFMG), Felipe Willer de Araújo Abreu Junior (Presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa de Minas Gerais), Cristiane Branquinho (Promotora de Justiça; Titular da 5ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso; Coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência; e membro da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência - AMPID), e Olésio Onofre (aluno do Unis Sênior e Presidente do Conselho Municipal de Elói Mendes).

A coordenadora do Unis Sênior e mediadora da live, Profa. Me. Mônica Ferreira, aponta a importância de se destacar e refletir sobre o tema, que infelizmente, ainda pouco abordado, continua apontando que a violência é considerada silenciosa, visto que a vítima muitas vezes depende e/ou reside com o agressor.

A transmissão será realizada através do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=VTtPt-_Gg5s

Sobre o Unis Sênior

O Projeto Unis Sênior caracteriza-se como um projeto de natureza acadêmica, esportiva, sociocultural, e de extensão sustentado pelos pilares dos programas de Responsabilidade Social do Grupo Unis.

Tem como objetivo oferecer um espaço de convivência social, de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecimento sadio e, sobretudo, na tomada de consciência da importância da participação do idoso na sociedade, enquanto sujeito histórico.

São oferecidas oficinas diversas de acordo com o gosto e escolha de cada aluno. Os participantes podem praticar atividades voltadas para: Oficinas de Dança Circular, Canto Coral, Cinema e Prosa, Informática e Tecnologia, Prevenção de Quedas, Estimulação Cognitiva, Educação Física adaptada, Reciclagem, Cuidados Pet entre outras.

Compartilhar no Facebook

Centro Municipal de Fisioterapia retorna atendimento : 01/06/2020 17:27

O Centro Municipal de Fisioterapia voltou a atender pacientes nesta segunda-feira (1°). O atendimento será voltado apenas para casos de urgência, tais como, cirurgias, fraturas, entre outros. Poderão ser atendidos pessoas com até 59 anos e que não pertençam a nenhum grupo de risco do novo coronavírus.

Em um primeiro momento, os pacientes serão acionados pelos servidores do Centro. Os agendamentos deverão ser feitos exclusivamente pelo telefone: (35) 3690-2209

Compartilhar no Facebook