1 2 3 4 5 6 7

Varginha registra 16 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira; recuperados chegam 1.424 : 25/11/2020 15:19

Varginha registrou 16 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira (25). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os infectados são 5 homens e 11 mulheres. Todos estão em isolamento domiciliar. Com os novos registros, Varginha chega a 1.558 casos.

Ainda de acordo com o boletim, Varginha tem 13 pessoas com síndrome gripal internadas, sendo 10 em enfermaria e 3 no CTI. Do total de internações, 7 pacientes já foram diagnosticados com a Covid-19, sendo 5 internadas em enfermaria e 2 em CTI.

O número de pessoas recuperadas da Covid-19 em Varginha subiu para 1.424. Assim como o número de pessoas monitoradas com síndrome gripal que também subiu para 798. E o número de pessoas que aguardam o resultado de exame permaneceu em 28.

Do total de casos registrados, 90 pacientes ainda estão em recuperação, sendo 7 internados e 83 em isolamento domiciliar.

Compartilhar no Facebook

Conheça os 15 vereadores eleitos de Varginha para representar a Câmara nos próximos quatro anos : 25/11/2020 15:16

A renovação na Câmara Municipal de Varginha para 2021 é de 60%. E a porcentagem pode ser maior, se considerarmos que os atuais vereadores, Reginaldo Tristão e Carlinhos da Padaria são suplentes, respectivamente, de Carlos Costa (falecido) e Zué do Esporte, que renunciou ao cargo, neste ano.

Dois dos atuais vereadores, Leonardo Ciacci e Zacarias Piva disputaram eleições majoritárias, o primeiro como vice de Vérdi Melo, eleito, e o segundo como candidato a prefeito pelo PSL. Foram reeleitos Dudu Ottoni, Joaozinho Enfermeiro, Dr. Fernando Guedes, Zilda Silva, Marquinhos da Cooperativa.

Assumem pela primeira vez Professor Rodrigo Naves, Doutor Lucas, Apoliano do Projeto, Bebeto do Posto, Dandan do Mercadinho, Cabo Valério da Aprosep, Cristovão e Thúlyo Paiva. O Varginha Online levantou a biografia dos eleitos para o pleito de 2021/2024.

Vereadores eleitos em 2020

Dudu Ottoni - PTB (1293 votos)

Eduardo Benedito Ottoni Filho, mais conhecido como Dudu Ottoni, é natural de Varginha e filho de Heloisa Helena Lúcio Ottoni e do ex-presidente da Câmara, prefeito de Varginha no mandato de 1976 a 1982 e Deputado Estadual no mandato de 1986 a 1990, Eduardo Benedito Ottoni. Casado com Elisângela Ferreira Menegueli Ottoni, tem dois filhos: Eduarda Menegueli Ottoni e Enzo Menegueli Ottoni. Formado em Administração de Empresas (com ênfase em Comércio Exterior) pelo Unis e bacharel em Direito pela Faceca, Dudu já trabalhou na Advocacia Geral do Estado – AGE, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese - e ocupou a função de Chefe de Departamento na Secretaria Municipal de Turismo.

Dudu foi candidato a vereador duas vezes, tendo sido muito bem votado na primeira eleição, em 2012. Na época, obteve 1070 e não ocupou a vaga na Câmara apenas por questão de legenda. Já na segunda vez que disputou, com uma votação crescente, obteve 1557 votos e foi o quarto vereador mais votado. Na Câmara de Varginha, no mandato de 2017/2020 ocupou as funções de secretário da Mesa Diretora (2017), Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (2018), Presidente da Câmara (2019) e Secretário da Mesa Diretora (2020). Foi reeleito com 1293 votos, sendo o vereador mais votado em Varginha nesta eleição.

Rodrigo Naves - PSB (1.074 votos)

Com 1.074 votos, Professor Rodrigo Naves será um dos representantes dos cidadãos varginhenses no Legislativo. De família humilde, Rodrigo estudou na Escola Estadual Professor Antônio Domingues Chaves. Se tornou educador, muito respeitado e querido por alunos e colegas professores e se inspira em seu tio, Júlio Cazelato, que muito fez por Varginha. Rodrigo Naves atua há mais de 25 anos como professor, em Varginha e região. É músico, instrumentista e compositor e faz das suas aulas uma arte. Com 8 CDs lançados, sendo 4 para crianças e 4 celebrações juvenis, possui um canal educativo intitulado “PAPO DE ANJO”, onde ensina as crianças a cuidarem e protegerem nosso planeta. Já participou de vários Festivais da Canção Cristã, e em algumas edições suas composições foram premiadas. Possui vasta experiência na área de comunidades de bases, há anos promove voluntariamente palestras educativas e desenvolve inúmeras ações sociais pela cidade. É idealizador de projetos comunitários voluntários realizados em diversos bairros, que dão vez e voz aos jovens, crianças, idosos e mulheres. Esse trabalho social é o que faz as comunidades reconhecerem seu valor como cidadão.

Professor Rodrigo é graduado em História pelo Grupo UNIS – Centro Universitário do Sul de Minas, com pós-graduação em Psicopedagogia pela Fundação Aprender. Formado em Teologia para Leigos (Campanha/MG) e em Comunicação Social pela UNISINOS (São Leopoldo/RS). Fundador e membro atuante da Pastoral da Ecologia da Diocese da Campanha/MG, desenvolve o projeto de encontros “Cabana”, com atividades baseadas no filme de mesmo nome. Pelo CESEEP (Centro Ecumênico a Serviço da Educação e Evangelização Popular) na PUC/SP aprendeu e desenvolveu diversas oficinas, com destaque para a CONTAÇÃO DE HISTÓRIA que utiliza em suas aulas lúdicas e projetos sociais.

Rodrigo Naves se apresenta no cenário político para fazer a diferença, propondo inovação através da implantação de projetos inteligentes e audaciosos que viabilizem e melhorem a qualidade de vida da nossa gente. Ele seguirá defendendo a bandeira do voluntariado, da educação, da cultura, da ecologia e lutará por projetos em todas as vertentes sociais. #SOMOSTODOUM é o lema desse cidadão que acredita que temos os nossos direitos que devem ser responsabilidade do poder público, mas temos também nossos deveres como cidadãos.

Doutor Lucas - PSDB (982 votos)

Entramos em contato com o vereador eleito por diversas vezes e não obtivemos retorno esperado. Dr. Lucas respondeu hoje (25) dizendo que poderíamos soltar a matéria sem sua biografia pois, "não tive tempo". Deixamos em aberto, caso o vereador queira enviar a biografia para acrescentarmos aqui.

Joãozinho Enfermeiro - PSC (975 votos)

Conhecido como Joãozinho Enfermeiro em função de seus trabalhos prestados nas empresas que trabalhou e atua, JOÃO MARTINS RIBEIRO é um homem dedicado e apaixonado pela sua família. Natural de Três Pontas, no Sul de Minas, nasceu em 29 de março de 1959, filho de Ari Martins Ribeiro e Maria Margarida de Jesus. É irmão de Maria Izabel, José Martins, Sônia Aparecida, Vitor Martins, Márcia, Glênio, Maria Auxiliadora e Flávio. Em 1970, aos 11 anos de idade, juntamente com seus familiares, mudou-se para Varginha. Em 1987 casou-se com Cleide Barone Ribeiro com quem teve os filhos: Anelise Barone Ribeiro e André Barone Ribeiro e uma neta: Laura Barone Ribeiro Santos.

Concluiu o ensino fundamental e o médio no colégio Marista, que posteriormente passou a denominar-se Escola Estadual Coração de Jesus. Iniciou e não terminou o curso superior em Administração pela FACECA. Formou-se em auxiliar técnico em Enfermagem, técnico em Telecomunicação e técnico em Segurança do Trabalho. Em 1972, conquistou seu primeiro emprego de office boy na Gráfica Catanduvas. Em 1976, ocupou o cargo de atendente de enfermagem no Hospital Regional do Sul de Minas. Em 1979, trabalhou de auxiliar de Enfermagem na Plavigor, atual Plascar. Em 1980, transferiu-se para Mangels S/A, como auxiliar técnico de Enfermagem até 2000. Já em 1995 também empregou-se na Fermavi Eletroquímica Ltda. como técnico de Segurança de Trabalho, onde atua até a presente data.

Em 1992, ingressou na vida política pela primeira vez pleiteando ao cargo de vereador pelo Partido da Mobilização Nacional – PMN, quando obteve 291 votos. No ano de 1996, lançou-se novamente como candidato a vereador pelo Partido da Mobilização Democrática Brasileira – PMDB, obtendo 434 votos e no ano de 2000 obteve 734 votos. Já no ano de 2004, pelo Partido Socialista Cristão – PSC, obteve 1054. Em 2008, pela quinta vez, novamente lançou seu nome para vereador pelo Partido Popular Socialista – PPS, obtendo a expressiva votação de 1.156 votos. Já em 2012, pela sexta vez, emplacou-se vereador, eleito pelo Partido Republicano Brasileiro – PRB com 1350 votos, o sexto vereador mais votado. Em 2016 mudou-se para o PSC e foi reeleito para o seu segundo mandato como vereador. Agora segue para o seu terceiro mandato, tendo sido o quarto vereador mais votado de Varginha, com 975 votos.

Doutor Guedes - PTB (965 votos)

Natural de Varginha – MG, Fernando Guedes Oliveira nasceu em 26 de maio de 1953. Filho de Eufrásio Guedes Oliveira e Geralda Nair Oliveira. Doutor Guedes como é conhecido, é médico ginecologista obstetra e casado com Adriana Peres Lucif de Oliveira, com quem tem dois filhos. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2005 e reeleito para o mandato 2009-2012. Voltou para a Câmara em 2016 e agora foi reeleito novamente, indo para o seu quarto mandato como vereador. Atualmente está filiado ao PTB – Partido Trabalhista Brasileiro.

Zilda Silva - PP (926 votos)

Natural de Juruaia - MG, Zilda Maria da Silva nasceu em 21 de abril de 1969. Filha de Vitor Justino da Silva e Albertina Francisca da Silva. Zilda Silva possui formação de nível superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Trabalhou na Prefeitura de Varginha de 2013 a 2016 ocupando o cargo de chefe do Setor de Empregos e atendimento às solicitações da Ouvidoria Municipal. Na Câmara de Vereadores de Varginha atuou nas funções de Assessora de Gabinete e Assessoria Técnica nos anos 2007 a 2012. Foi a única mulher eleita em 2016, com 921 votos. Como vereadora já foi vice-presidente da Mesa Diretora (2017), integrante da Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final (2018 e 2019) e é a atual presidente do Legislativo de Varginha (2020). Novamente é a única mulher eleita para o mandato 2021-2024, com 926 votos, pelo Partido Progressistas.

Reginaldo Tristão - PSB (883 votos)

Reginaldo de Oliveira Tristão foi eleito vereador pelo PSC (Partido Social Cristão) com 1.190 votos para cumprir seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Varginha no período compreendido entre 2005/2008. É casado e tem duas filhas e também exerce a profissão de corretor de café há mais de 20 anos. Reginaldo decidiu entrar na política incentivado pelo pai, José Amaro Tristão, que chegou a se candidatar para vereador. Quando seu pai decidiu não mais concorrer, ele se sentiu pronto para tentar uma vaga no Legislativo e foi eleito. Assim, sendo reeleito sucessivamente por mais duas vezes. Em agosto de 2020 foi convocado para assumir a vaga de suplente na Câmara de Varginha e em novembro do mesmo ano disputou as eleições e foi eleito para o mandato de 2021/2024. Evangélico, Reginaldo pretende dar sequência às inúmeras ações desenvolvidas por ele em mandatos anteriores e que podem continuar beneficiar a cidade e a população rumo ao desenvolvimento humano, social e econômico.

Apoliano do Projeto Dom - PP (856 votos)

Apoliano de Jesus Rios é filho de José Oderno Rios, que se mudou do Ceará para Varginha na década de 1970 e casou-se com Cândida Carolina Rios. É casado com Eliane Rios e pai de Larissa Elen. Começou a trabalhar logo cedo como vendedor de jornal, no Jornal Hoje. Foi servente de pedreiro, serralheiro, é empresário na área de marketing multinível e foi diretor do Museu Municipal 2019/2020. Na eleição de 2016, foi o 14º candidato mais bem votado para a Câmara de Vereadores de Varginha.

Participa desde os 14 anos de instituições artísticas e culturais voltadas para a capoeira e a dança. Em 2007, foi o idealizador e fundador da Associação Espaço Cultural DOM, entidade que desenvolve atividades socioculturais e já atendeu mais de 2.500 alunos em 14 anos de funcionamento. Como diretor da Associação dirigiu sete espetáculos anuais da instituição, como “A História do projeto DOM”, “O que acontece depois do felizes para sempre!”, “O colecionador de sonhos” , “Deu a louca em Hollywood” e Alegria o sentido da vida. Hoje eleito, pretende potencializar ainda mais os trabalhos voluntários voltados ao bem estar da população, além de compartilhar com todos o conhecimento que conquistou ao longo de toda vida trabalhando voluntariamente.

Carlinho da Padaria - PODEMOS (807 votos)

Calos Roberto Rodrigues, 56 anos, mais conhecido como Carlinho da Padaria é natural de Boa Esperança, mas reside em Varginha há mais de 40 anos. Aqui estudou e trabalhou como auxiliar de panificação na Panificadora Bel Pão. Casou-se com Telma de Fátima e é pai de seis filhos Amarilis, Amanda, Alexis, Alexia e Ariadne. Carlinho também tem uma neta. Em 1995 a família constituiu a Padaria e Panificadora Real que ainda está em atividade, no bairro Sion. Em 2000 foi candidato a vereador pela primeira vez, obtendo 511 votos, ficando como o primeiro suplente. Nas quatro eleições seguintes, sempre com expressiva votação, ficou na primeira suplência novamente. Foi assim em 2004, quando teve 808 votos; em 2008, quando teve 937 votos, em 2012, com 760 votos e em 2016, com 878 votos. Já no finalzinho do mandato, em novembro de 2020 assumiu a vaga de vereador na Câmara, com a renúncia de seu suplente e dias depois, nas eleições municipais, foi eleito pela primeira vez, sendo o nono vereador mais votado de Varginha, com 807 votos.

Bebeto do Posto - PSL (744 votos)

José Roberto Batista, mais conhecido como Bebeto do Posto, nascido em Varginha, 58 anos. É casado e pai de 4 filhos, Ligiane, Bruno, Pâmela e Bianca, e avô de dois netos, João Lucas e Enzo Emanuel. Trabalha com a família Ribeiro há 34 anos. Trabalhou por 12 anos no Supermercado Ipiranga, como motorista, e 22 anos no posto de combustível como motorista, frentista e gerente. Saiu a candidato a vereador 4 vezes, sendo a primeira em 2008, depois em 2012 e 2016, mas foi eleito apenas em 2020.

Dandan do Mercadinho - PODEMOS (697 votos)

Daniel Farias, mais conhecido como Dandan, tem 30 anos e é comerciante e empreendedor. Desde muito novo alimentou o desejo de entrar na política e esse sonho veio a se realizar nas eleições de 2020, quando recebeu 697 votos, sendo a primeira vez como candidato a algum cargo público. Começou a trabalhar ainda aos 14 anos, fazendo bicos, depois trabalhou como office-boy, empacotador e repositor de supermercado; vendeu roupas de porta em porta, foi inspetor de produção e vendedor de loja. Em 2015 decidiu abriu seu próprio negócio e o empreendedorismo foi onde eu se encontrou. Hoje se sente realizado como pessoa. Desde 2014 vem se preparando pra ser vereador de Varginha e, segundo ele, foi algo muito planejado, se dedicou muito no preparo, para fazer o melhor para a população.

Marquinho da Cooperativa - REPUBLICANOS (666 votos)

Natural de Varginha- MG, Marco Antônio de Souza nasceu em 29 de julho de 1973. Filho de Pedro Ribeiro de Souza e Maria de Fátima de Oliveira. É pai de Gisele Cristina, Rainara, Davi, Raquel, Everton e Weverson. Marquinho da Cooperativa é Presidente da Cooperet de Varginha, membro da IURD- Igreja Universal do Reino de Deus e estudou até a conclusão do 1º grau. Participa de projetos sociais tais como anjos da madrugada, grupo de apoio ao presídio e aos reeducandos para inserir os mesmos na sociedade e grupo de apoio a clínicas de recuperação de álcool e drogas, bem como luta para resgatar a dignidade e respeito do ser humano. Foi eleito em 2016 com 784 votos e reeleito, em 2020, com 666 votos pelo partido Republicanos.

Cabo Valério - CIDADANIA (659 votos)

Militar Veterano, casado e pai de dois filhos, Cabo Valério é formado em Administração de Empresas. É atleta Paraolímpico de Tênis de Mesa, onde em 2019 sagrou-se Campeão Mineiro, Campeão da Copa Brasil em Brasília e Campeão Brasileiro pela Seleção de Minas Gerais. Trabalhou na Polícia Militar por 20 anos, no Policiamento Ostensivo, Centro de Operações e também na Polícia Militar Ambiental onde foi reformado (aposentado) por invalidez permanente, devido a uma moléstia ainda desconhecida a qual foi submetido a várias cirurgias, onde foram colocadas próteses nas cabeças do fêmur direito e esquerdo bem como no úmero direito. Em 2012 assumiu a direção da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Sul de Minas onde buscou recursos e lutou pela construção da Sede da APROSEP. Criou ainda o Projeto Social Escola 10 Esportes 100 Drogas Cidadãos do Futuro com aulas de reforço escolar e atividades esportivas.

Cristóvão - PODEMOS (616 votos)

Natural de Varginha, casado e pai de três filhos, Cristovão Vilas Boas Sandi tem como profissão a marcenaria. A convite do ex-prefeito Antônio Silva, assumiu a chefia de Comercialização e Abastecimento (Mercado do Produtor/CEASA), e tinha como atribuições o atendimento aos produtores da Agricultura Familiar e outros comerciantes. Profundo facilitador em ampliar conhecimento. Coletou dados para composição do VAF Rural/ atendimento aos usuários do Mercado do Produtor, estudo de viabilização da construção do CEASA-Varginha. Participa da RCC - Renovação Carismática Católica, desde 1998 e foi coordenador na paróquia do Santana entre 2004 e 2007, coordenador regional de 2009 a 2010 e coordenador na paróquia Nossa Senhora de Fátima, entre 2011 e 2015. Realiza ainda trabalhos sociais e voluntários em clínicas de recuperação.

Thulyo Paiva- AVANTE (457 votos)

Thulyo Paiva, 27 anos. Formado em Odontologia pela Universidade José do Rosário Vellano, Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Brasil de Ensino e Técnico em Administração pelo SENAC. Com 20 anos, assumiu o setor de segurança alimentar da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, da Prefeitura Municipal de Varginha. Nesse setor, coordenou os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Banco de Alimentos que são referendados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) como modelos para combate à fome. Nos quase 8 anos em que esteve à frente da coordenação, viabilizou junto a Brasília mais de 3,5 milhões de reais para a compra de alimentos da agricultura familiar e distribuição pelas entidades socioassistenciais do município às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. Modernizou e organizou o Banco de Alimentos. Foi membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e agora na Câmara quer representar o varginhense com integridade, respeito e confiança. Fazer um mandato participativo, dinâmico, eficiente, com compromisso pelas pessoas e pela cidade.

Compartilhar no Facebook

Idosa que cuida de mais de 170 animais abandonados em sítio de Varginha busca doações : 25/11/2020 15:01

Maria José, de 84 anos, cuida de aproximadamente 10 gatos e 170 cães no Sítio Maria José Semionato, em Varginha. A idosa está sendo ajudada por uma campanha de arrecadação de ração, que está sendo promovida em parceria com alguns grupos de jovens e universitários da cidade (Crea-Jr, Rotaract, Atléticas e diretório acadêmico).

"Já tem alguns meses que eu tenho visitado o sítio e lá vivem muitos animais que foram abandonados. Já fizemos uma arrecadação em setembro e agora estamos realizando outra", afirmou o jovem Caio Cardoso, que participa de três dos grupos, Crea Jr, Rotaract e da Atlética do Cefet.

A idosa possui uma demanda muito grande de ração, mais ou menos 50kg por dia, e tudo vem de doações ou do seu próprio bolso. O sítio fica no bairro Alto da Figueira II.

"Lá é incrível, todos os animais são bem tratados, todos têm casinha, todos castrados, tudo limpinho", enfatizou Caio.

Para efetuar doações e mais informações, entre em contato pelo (35) 98835-1963.

Compartilhar no Facebook

Levante Sul de Minas realiza Pesquisa de Intenção de Compras para o final do ano : 25/11/2020 14:59

O projeto Levante Sul de Minas está realizando uma pesquisa de intenção de compras para o Natal, buscando orientar melhor os empreendedores nesta época do ano. A pesquisa foi disparada nas redes sociais e conta com parceria das associações comerciais e câmara de dirigentes lojistas da região.

Com a pesquisa finalizada, o Levante irá criar um material de apoio aos empreendedores com dicas para melhorar as vendas e a gestão das empresas neste final de ano. A pesquisa pode ser respondida no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAbTEK5aDGOZN82KD4zlTIEjJouKU5gElKPM-SBrCQjMht-Q/viewform?fbzx=9119634180029160793.

Ao responder você estará auxiliando as empresas de sua cidade na preparação para melhor atendê-lo.

Compartilhar no Facebook

Secretaria Municipal de Saúde pede atenção no descarte do lixo em casas onde há suspeitos ou infectados da Covid-19 : 25/11/2020 14:53

Desde que teve início a pandemia da Covid-19, muitos cuidados tiveram que ser adotados pela população, como uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel.

E não é diferente em relação ao lixo. Nesta terça-feira (24), a Secretaria de Saúde de Varginha emitiu comunicado pedindo para que a população preste atenção no descarte do lixo na cidade. De acordo com a secretaria, ao descartar algo que teve contato com algum infectado ou caso suspeito, a população deve sinalizar com a cor vermelha no saco de lixo, para que os profissionais possam recolher o descarte de maneira segura.

"É importante que o descarte do material, usado pelo paciente positivo ou suspeito, seja de máscaras ou de alguns objetos que possam ser descartados, sejam colocados dentro de um saco plástico fechado e se possível sinalizado. Caso tenha possibilidade de fazer a sinalização de que é um material infectado, qualquer que seja uma sinalização vermelha neste saco", afirmou o secretário de saúde, Dr. Luiz Carlos Coelho.

"Na impossibilidade ou por uma opção de não querer se expor, descartar esse saco já fechado, no lixo doméstico. É importante até mesmo para proteger o restante da família, os coletores de lixo e as pessoas que transitam em vias públicas. É fundamental que esse lixo descartável seja acondicionado de maneira segura, dentro de uma embalagem plástica fechada e colocada dentro do cesto de lixo doméstico", concluiu o secretário.

Compartilhar no Facebook

Artistas de Varginha têm até sexta-feira para se inscrever na Lei Aldir Blanc : 24/11/2020 15:23

Termina nesta sexta-feira (27), a segunda etapa para a inscrição de propostas de artistas e profissionais da área cultural de Varginha para pleitear os recursos da Lei Federal de Emergência Cultural nº 14.017, conhecida como Lei Aldir Blanc.

Serão remuneradas propostas em cinco categorias com valores entre R$ 2.600,00 e R$ 8.200. Para participar, os profissionais do setor devem preencher o formulário disponível exclusivamente no site www.varginhacultural.com.br. No site também pode ser baixado o edital na íntegra com todos os requisitos para pleitear o auxílio.

Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, domiciliadas em Varginha, devidamente registradas no Sistema Municipal de Cultura, que devem comprovar experiência na área de atuação. O recurso pode ser destinado a trabalhadores da cultura da cidade, pessoas físicas e representantes de empresas, associações ou entidades que produzam cultura, de forma individual ou coletiva.

A avaliação das propostas enviadas será feita pelo Comitê Gestor de Emergência Cultural de Varginha nomeado pela Portaria 16.846/2020.


100 propostas já estão sendo executadas

Na primeira etapa do edital, que teve o resultado divulgado no dia 20/11, foram selecionadas 100 propostas que já estão em execução pelos trabalhadores de cultura da cidade. As iniciativas estão sendo publicadas no Facebook ou YouTube dos proponentes e, posteriormente, serão divulgadas nos canais oficiais da Fundação Cultural de Varginha para maior acesso do público.

A Fundação Cultural espera que nesta segunda etapa mais projetos sejam inscritos para que o valor de R$ 929.625,40 transferido pelo Governo Federal seja totalmente distribuído para os profissionais do setor do município.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3690-2700 ou ainda pelo e-mail fundacaocultural@varginha.mg.gov.br.

Compartilhar no Facebook

Professor do Unis é premiado como melhor revisor de evento científico internacional : 24/11/2020 15:08

O Prof. Rodrigo Franklin Frogeri foi premiado como melhor revisor da Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação (ICIS). O evento científico é a mais prestigiosa reunião de acadêmicos de sistemas de informação e profissionais orientados para a pesquisa do mundo.

Todos os anos, seus cerca de 270 trabalhos e apresentações em painel são selecionados entre mais de 800 submissões. As atividades da conferência são realizadas principalmente por e para acadêmicos, embora muitos dos trabalhos e painéis tenham uma forte orientação profissional.

A ICIS foi fundada em 1980 na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e a primeira conferência foi realizada na Universidade da Pensilvânia como Conferência sobre Sistemas de Informação. Em 1986, particularmente como resultado da presença e participação canadense e europeia, o termo Internacional foi anexado ao nome do evento, criando assim a Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação. A ICIS tornou-se verdadeiramente internacional em 1990, quando a conferência foi realizada pela primeira vez fora da América do Norte, em Copenhague, Dinamarca.

O Prof. Rodrigo comenta que a atuação como um revisor de estudos científicos é a etapa mais importante para a validação de um trabalho como científico.

“O revisor tem a responsabilidade de avaliar a adequação do trabalho quanto aos seus aspectos teóricos, metodológicos e contribuições para a comunidade científica e/ou profissional, além da sua adequação para a Revista e/ou evento em que foi submetido. Trata-se de um processo que envolve a apresentação de críticas ao trabalho em avaliação ao mesmo tempo que deve sugerir melhorias e incentivar os autores na continuidade do desenvolvimento dos seus estudos”, comentou.

O Prof. Rodrigo aponta como pontos positivos da atuação como um revisor científico a proximidade com trabalhos na fronteira do estado-da-arte. “O revisor tem contato com temas emergentes mesmo antes deles serem publicados, o que permite uma atualização constante do que a comunidade científica está pensando e desenvolvendo”, concluiu o Prof. Rodrigo.

O ICIS 2020 acontecerá de forma online e, neste ano de 2020, tem como sede a Índia. O evento ocorrerá entre os dias 13 e 16 de dezembro e no dia 15 de dezembro ocorrerá a premiação dos melhores editores, times associados e revisores em cerimônia online.

Compartilhar no Facebook

Corpo de Bombeiros lança concurso público para quadro de oficiais de saúde; inscrições seguem até 21 de dezembro : 24/11/2020 15:05

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais lançou neste domingo (22), as inscrições para o concurso público para quadro de oficiais de saúde (QOS). As inscrições seguem até dia 21 de dezembro de 2020.

Serão oferecidas um total de 10 vagas para ambos os sexos. As provas serão realizadas em Belo Horizonte e o valor das inscrições são de R$200,56. A prova objetiva está marcada para 10 de janeiro de 2021.

Para editais e mais informações, acesse: https://www.gestaodeconcursos.com.br/site/site/DetalheConcurso.aspx?CodigoConcurso=1370

Compartilhar no Facebook

Cemig lança editais para seleção de projetos de assistência e proteção à pessoa idosa : 24/11/2020 15:01

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lançou duas chamadas públicas para seleção de projetos voltados à população idosa, devidamente aprovados no Fundo Estadual dos Direitos do Idoso ou em fundos municipais. A Cemig pretende realizar aportes de até R$ 300 mil por projeto relacionado à proteção e ao atendimento à pessoa idosa, como forma de melhor exercer a sua cidadania corporativa.

Os editais já estão disponíveis no site da Cemig e especificam as particularidades a serem atendidas pelos projetos participantes. No Edital “Amplo” (03/2020) serão priorizados projetos assistenciais de proteção e atendimento à pessoa idosa no estado de Minas Gerais.

No Edital “Específico” (04/2020) a prioridade serão projetos que busquem viabilizar a estruturação dos fundos estadual e municipais dos idosos em Minas, visando ampliação e melhoria das ações voltadas a essa população.
Empreendedorismo, geração de renda, diversidade, saúde, cultura e inclusão digital estão entre as características que serão priorizadas na classificação dos proponentes. Os interessados têm até 25 de novembro para protocolar os projetos.

De acordo com o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Roberto Bastianetto, a companhia está comprometida em continuar atuando como um dos mais importantes atores de investimento social no estado de Minas Gerais.

“Estamos ampliando nossa atuação. Além do nosso foco em desenvolvimento social e educacional, fortalecimento do setor cultural e incremento do setor esportivo, agora vamos atuar no atendimento à população idosa. A ênfase será no público dessa faixa etária que esteja em situação de vulnerabilidade social e vínculos familiares enfraquecidos”, explica.

O objeto da chamada pública revela que a Cemig está atenta ao fato de que a proporção de pessoas da chamada terceira idade vem crescendo rapidamente no país. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui hoje mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos, número que representa 13% da população do país. Esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, como aponta a Projeção da População do IBGE, atualizada em 2018.

Compartilhar no Facebook

Receita Federal realiza operação de fiscalização em transportadoras de Varginha e região : 24/11/2020 14:57

A Receita Federal está realizando uma operação permanente de combate ao contrabando e descaminho nas transportadoras de Varginha e região. Na última sexta-feira (20), em uma das etapas da operação, foram retidos cerca de 30 mil reais em equipamentos eletrônicos. São celulares, barbeadores, aparadores de pelo, faróis de LED, fones, caixas de som, relógios, entre outros itens que foram importados de forma irregular.

Os remetentes das mercadorias serão intimados a apresentar a documentação que comprove o regular pagamento dos impostos e a origem das mercadorias, e caso não apresentem será dada a pena de perdimento das mercadorias. Os destinatários são avisados pela transportadora sobre a retenção das mercadorias e orientados a entrar em contato com os vendedores.

Essa operação de fiscalização é contínua. Sempre que há suspeita de importação irregular, a Receita Federal comparece às transportadoras para analisar as cargas e verificar se são mercadorias de origem estrangeira.

A Receita Federal explica que o não pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria estrangeira no país configura o crime de descaminho, cuja pena de reclusão pode ser de 1 a 4 anos.

O objetivo dessas operações é evitar a circulação, em território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibir a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio.

Compartilhar no Facebook

Morre Daniel Piva, irmão do vereador e ex-candidato à Prefeitura de Varginha Zacarias Piva : 23/11/2020 14:50

Faleceu no último sábado (21), o contador e advogado Daniel Piva, irmão do vereador e ex-candidato à Prefeitura Zacarias Piva. Daniel tinha 58 anos e enfrentava problemas de saúde.

O corpo de Daniel foi velado e sepultado no Cemitério Municipal de Varginha. Em nota, a Câmara Municipal de Vereadores se solidarizou com a morte de Daniel.

“A Câmara Municipal de Varginha se solidariza com a família do advogado Daniel Piva, que faleceu no último sábado (21), em decorrência de problemas de saúde que já vinha enfrentando há algum tempo. Daniel era irmão do vereador Zacarias Piva, a quem a Câmara reforça suas condolências“. – dizia a nota.

A Organização de Assistência e Serviços Integrados aos Sujeitos com Necessidades Especiais (OASIS), em Varginha, também, prestou homenagem a morte de Piva. Segundo comunicado, o advogado atuou na instituição por 21 anos.

Compartilhar no Facebook

Decoração de Natal em Varginha deve ficar pronta nesta semana : 23/11/2020 14:47

O projeto inclui uma árvore de 16 metros de altura com a ponteira e totalmente iluminada em pisca e mangueiras de led predominantemente nas cores azul e vermelha, no centro da Praça do ET.

Em conjunto a árvore de Natal serão instalados dois anjos luminosos em 3D de 6 metros de altura com microlâmpadas de led e estrutura metálica que integrarão o pórtico de entrada à Praça do ET. O tradicional presépio será outra atração.

Já na Concha Acústica, haverá um letreiro de "Feliz Natal" iluminado com duas estrelas, tudo em 3D. Como não haverá apresentações, o projeto prevê aproveitar o espaço para preenchimento, tornando a decoração mais robusta. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Comércio - Setec, “a execução da decoração natalina está sob responsabilidade da empresa PH Decorações Natalinas, vencedora da licitação”.

O prefeito Vérdi Melo explica que o Natal de 2020 será realizado de forma atípica, em decorrência da pandemia do novo coronavirus. “Com os números ainda expressivos da Covid-19, optamos por seguir firmes no enfrentamento ao coronavírus e descartamos os eventos que poderiam provocar aglomerações no centro da cidade”.

Vérdi ressalta que fica dispensada a Casa do Papai Noel, assim como o próprio personagem justamente para evitar a proximidade das pessoas. “Mesmo com essa pandemia que mudou bastante a rotina de todos, a Prefeitura se empenha para proporcionar um pouco de alegria nesse período de fim de ano”, conclui o prefeito.

A decoração permanecerá até o dia 5 de janeiro.

Compartilhar no Facebook

Projeto Samba na Comunidade recebe apoio do Governo de Minas : 23/11/2020 14:43

Após o grande sucesso das edições realizadas em 2018 e 2019, o projeto Samba na Comunidade recebeu apoio do Governo de Minas. Por conta da pandemia da Covid-19, a próxima edição será por meio de uma live.

O projeto da produtora cultural de Idmara Galo é viabilizado pelo Edital Arte e Salva por meio de recursos Estaduais.

Segundo Idmara, no dia em que se celebra o dia da Consciência Negra, é o momento de festejar a manifestação cultural como Patrimônio Imaterial que é o samba Brasileiro.

“Nosso objetivo é popularizar a raiz do samba brasileiro e levá-lo para próximo da comunidade, valorizando o samba brasileiro e outros ritmos e proporcionando acesso a ações culturais aos mais diversos públicos”, completa.

Ainda segundo a produtora, o Samba na Comunidade é um artefato cultural criado por determinadas culturas, sendo uma arte poderosa e fonte de grande entretenimento popular.

Compartilhar no Facebook

Prefeito Vérdi reúne com equipe do Hemominas para tratar da instalação de um posto avançado na cidade : 23/11/2020 14:39

O Prefeito Vérdi Melo recebeu nesta sexta-feira (20) em seu gabinete, a coordenadora do Posto Avançado do Hemominas de Poços de Caldas, Dra. Cibele Angélica de Souza Spina, que veio a Varginha com sua equipe para as tratativas finais da instalação de um Posto Avançado na cidade.

Durante a reunião, que contou com a presença do Secretário de Saúde, Luiz Carlos Coelho, ficou certado o restabelecimento da retomada gradual e segura dos atendimentos presenciais na Policlínica Central, com a coleta de Sangue já a partir da próxima sexta-feira (27), em comemoração do Dia do Doador de Sangue. As coletas irão acontecer semanalmente às quintas e sextas-feiras, por agendamento e com todas as medidas sanitárias do plano de contingenciamento da prevenção da Covid-19.

“Este é o passo definitivo para concretizarmos a instalação do Posto Avançado do Hemominas em Varginha” esclareceu o secretário de saúde, Luiz Carlos Coelho.

Em Varginha, a equipe do Hemominas visitou o imóvel na Alameda do Café, que hoje abriga a Vigilância Sanitária, que será adaptado para receber o PACE do Hemominas.

“Estamos tomando todas as providências necessárias para viabilizarmos o retorno do PACE do Hemominas para Varginha. Hoje acertamos os detalhes e cronogramas apresentados para a execução do Projeto para que em um curto espaço de tempo possamos iniciar os agendamos de doadores de segunda a sexta-feira, atendendo as necessidades da população de Varginha e de cidades vizinhas”, disse o prefeito Vérdi Melo.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura abre edital para contratação de professores : 23/11/2020 14:36

A Prefeitura de Varginha abriu edital de seleção simplificada para contratar professores para exercício temporário na Rede Municipal no Ensino Fundamental 2. Os candidatos vão passar por avaliação de títulos e experiência profissional, em caráter classificatório.

As vagas são para professores de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, inglês e educação física. O edital completo está no site da Prefeitura de Varginha.

As inscrições começam segunda-feira (23) e irão até o dia 27.

Compartilhar no Facebook

Secretaria Municipal de Saúde divulga balanço da Vacinação contra a Poliomielite 2020 : 23/11/2020 14:33

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2020 em Varginha teve como resultado 4.093 crianças imunizadas diante uma meta de 6.430, ou seja, uma cobertura de 63,65% sendo que 2.337 não receberam a dose.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação começou no dia 15 de outubro, portanto os responsáveis tiveram mais de um mês para levarem as crianças para receberem as gotinhas. A vacinação encerrou na sexta-feira, mas a Prefeitura decidiu dar mais um dia para que os pais ou responsáveis levassem as crianças para receberem a imunização contra a poliomielite e realizou também a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos.

Ainda conforme a Secretaria, são vários os fatores que fazem com que os pais ou responsáveis não levem as crianças para receber a vacina, como as fake news, a Covid-19 e o fato de que como as pessoas não vêem a doença não acreditam nela. Porém, vale ressaltar que a paralisia infantil não é registrada no Brasil há décadas, mas o vírus circula em outros países e pode chegar por aqui, justificando a necessidade de as crianças estarem imunizadas.

Quem não levou as crianças menores de 5 anos para receberem a dose devem procurar a unidade de saúde mais próxima para se informarem sobre como proceder.

Compartilhar no Facebook

Assembleia Legislativa aprova política de desenvolvimento para Varginha e região : 20/11/2020 15:18

O Projeto de Lei (PL) 1.140/19, que cria a política de desenvolvimento industrial do Sul de Minas, foi aprovado, em 2º turno, pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Extraordinária na manhã desta quarta-feira (18).

A matéria, de autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), passou na forma do substitutivo nº1 da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Durante a reunião, ela também foi votada em redação final. Dessa forma, já pode seguir para a sanção do governador. O substitutivo nº 1 harmoniza o projeto com a nova regionalização proposta pelo Governo do Estado. Dessa forma, considera a região Sul a composta pelas regiões intermediárias de Varginha e Pouso Alegre, conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O texto aprovado define que tal política será implementada mediante programas de apoio às pequenas e microempresas, desenvolvimento industrial e atração e promoção industrial.

Prevê também as diretrizes da política: incentivo à industrialização da região, com aproveitamento da vocação para tecnologia, agroindústria e cafeicultura; atração de empresas para ocupação de áreas industriais; e apoio à criação de áreas para instalação de indústrias.

Estão ainda entre as diretrizes: fomento à melhoria de estradas para escoamento de produtos da região; divulgação dos projetos a serem implantados em parceria com a iniciativa privada; e participação do Legislativo e da sociedade civil.

Por fim, o projeto estabelece que, na articulação da política, será respeitado o perfil econômico da região, privilegiando-se projetos relacionados com os setores tecnológico, agroindustrial e da cafeicultura.

Compartilhar no Facebook

Leilão eletrônico de 2020 da Alfândega da Receita Federal tem lotes em Poços de Caldas e Varginha : 20/11/2020 15:14

No dia 09 de dezembro de 2020, a Alfândega da Receita Federal do Brasil em Belo Horizonte (ALF/BHE) realizará um leilão eletrônico de mercadorias apreendidas, para pessoas físicas e jurídicas. Os lotes 15 a 19 estão disponíveis para visitação no Depósito de Mercadorias Apreendidas em Poços de Caldas e o lote 20, no Porto Seco em Varginha.

Os lotes 15 a 19 contém motocicletas, carros e trator, o valor total dos lotes está estimado em R$55 mil. O lote 20 é de componentes eletrônicos avaliados em R$70 mil reais. As visitas podem ser realizadas a partir de 30/11.

Clientela: Somente poderão apresentar propostas de valor de compra, Pessoas Jurídicas, regularmente constituídas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ, e Pessoas Físicas, maiores de 18 anos ou emancipadas, inscritas no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, devidamente habilitadas para participação.

A participação no leilão eletrônico se dará mediante o uso de certificado digital válido do interessado, da Pessoa Física ou da Pessoa Jurídica.

Outros lotes estão disponíveis em outras regiões de Minas Gerais. Todos podem ser vistos no edital LPJ nº 0617700/001/2020 que está disponível para consulta pela internet.

Data e hora do início da recepção das propostas: 30/11/2020, às 08 horas.

Fim da recepção das propostas: 08/12/2020, às 18 horas.

Abertura da Sessão Pública para classificação e ordenação das propostas: 09/12/2020, a partir das 10:00hs;

Abertura da Sessão Pública para lances: dia 09/12/2020, às 11:00hs.


Visitação das mercadorias:

- Pátio de veículos/Betim/MG - Lotes de 01 a 14

Rua Domingos Belém, 61 – Agendar visitas: (31)3421.4524 / 3421.0914 / 3422.2674 ; 3422.4033.


- Em Poços de Caldas/MG – Lotes 15 a 19

Agendar visitas: (35) 3714.2847 - Rua Nico Duarte, 799, Vila Cruz.


- Em Varginha/MG - Lote 20 - Porto Seco de Varginha

Agendar visitas com Franciane ou Tainá através do telefone (35) 3219.1122.

Rua Projetada PS – nº 333 – Bairro Aeroporto

Horário: 14 às 16 horas e 30 minutos.


- Em Governador Valadares/MG – Lotes 21 a 25

Avenida Brasil, 2866 – Centro.

Compartilhar no Facebook

PM de Varginha realiza sonho de mais uma criança e recebe carinho: 'eu admiro muito o serviço de vocês' : 20/11/2020 15:11

A Polícia Militar de Varginha realizou o sonho especial de mais uma criança na tarde desta quarta-feira (18). Após receber a cartinha, com um pedido simples, feito pela menina Sara que mora no bairro Jardim Áurea, os militares se juntaram a fim de realizar esse pequeno, mas importante sonho.

"Agora ela tem o brinquedo tão esperado e pode aproveitar mais esse momento único da vida, que é a infância. Polícia Militar de Minas Gerais 245 anos, nossa profissão sua vida", afirmou a PM.

"Muito nos alegra poder dividir o que temos com aqueles que, além de precisar, ainda são nossos amigos e acreditam no nosso trabalho. A Polícia Militar existe para proteger às pessoas, especialmente às crianças. Queremos um mundo melhor para todas elas", afirmou o Sgt Ozório, da 55ª Cia PM, que esteve presente na entrega do brinquedo à criança.

Compartilhar no Facebook

Contemplados da Lista de Espera de oito creches serão atendidos entre 20 e 27 de novembro : 20/11/2020 15:07

Entre os dias 20 e 27 de novembro, acontece a 1ª chamada dos contemplados da Lista de Espera de oito Cemeis em Varginha. De acordo com a Secretaria de Educação, como medida de segurança devido à pandemia, a entrega dos encaminhamentos será feita em duas chamadas.

A primeira chamada acontece para as Cemeis: Ângela Aparecida Moreira (Sagrado Coração); Célia Campos Tavares (Parque Rinaldi); Ieda Carvalho Silva (Imaculada Conceição); Nossa Senhora das Graças (Conjunto Habitacional Centenário); Novo Tempo (Novo Tempo); Pequeno Polegar (Santa Maria); Professora Alice Paiva Gomes (Jardim Estrela II) e Professora Santusa Maria Rabêlo de Rezende (Damasco).

Os pais e responsáveis deverão retirar os encaminhamentos na Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Brasil, 171, no bairro Vila Pinto, entre 7h30 às 11h30 e 13h às 16h.

"A simples retirada do encaminhamento na Seduc não é a matrícula efetiva. Para efetivar a matrícula, e garantir sua vaga para o ano letivo de 2021, o pai/responsável deverá se dirigir ao Cemei onde sua vaga foi contemplada para efetivar a matrícula da criança", explicou a secretaria.

Compartilhar no Facebook

Varginha promove vacinação contra Poliomielite e Multivacinação neste domingo (22) : 20/11/2020 15:03

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste domingo (22), das 8h às 15h, a Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade.

Após atingir baixa cobertura vacinal nas campanhas ativas, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais decidiu prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, Campanha Nacional de Multivacinação e Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no estado, até esta sexta-feira (20), entretanto, a Prefeitura decidiu estender a vacinação até domingo.

"Tendo em vista o risco de reintrodução de doenças já controladas ou eliminadas e sua disseminação, o alcance das metas preconizadas pelo PNI nessas campanhas são fundamentais. Reitera-se a manutenção das ações de vacinação e organização do processo de trabalho mediante a adoção das medidas de proteção já conhecidas para minimizar o risco de disseminação da COVID-19 nesse processo", afirmou a SES-MG.


População Alvo Vacina contra a Poliomielite

Crianças menores de 1 ano de idade, (com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano, que receberão a vacina contra a Pólio Inativada, de acordo com o esquema vacinal para a idade);

1 a 4 anos de idade, a vacina Pólio Oral indiscriminada (Todas as crianças nesta faixa etária receberão uma dose desta vacina).


População Alvo Vacina na Multivacinação

Crianças de 5 anos e adolescentes menores de 15 anos de idade.

"Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal", afirmou a Prefeitura.


Postos de imunização:

Policlínica Central
Rua Santa Catarina, s/n Centro

UAPS Dra. Edna Baroni Alvarenga
Rua Francisco Ferreira de Carvalho, 330 – Imaculada Conceição

UAPS Caic II
Rua Sabino de Oliveira, 55 Jardim Colonial

UAPS Dr. Paulo Frota / USF Girassol
Praça dos Girassóis, 435 Pinheiros

UBS Enf. Janaina F. Santos (Centenário, antiga Casa Azul)
Rua Josino Meri, 206 Centenário

Compartilhar no Facebook

UPA de Varginha incorpora protocolo de Priorização Social no fluxo de atendimento : 19/11/2020 15:08

A partir dessa quinta-feira (19), o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento de Varginha, além de respeitar os parâmetros de Classificação de Risco de Manchester, englobará também as Leis de Priorização Social.

As fichas de atendimento serão separadas respeitando a Classificação de Risco identificadas pelas cores, que por sua vez, tem a escala das prioridades. Três cores definirão as prioridades desse atendimento:

Vermelho – prioridade 1 - para idosos com 80 anos ou mais

Verde – prioridade 2 - para idosos com 60 anos ou mais

Rosa – prioridade 3 - para as pessoas com deficiência física ou mental, gestante, lactante, pessoas com criança no colo, obesos e autistas.

O secretário municipal de Saúde, médico infectologista Luiz Carlos Coelho enfatiza que “a inclusão, a equidade e a otimização dos protocolos e fluxogramas nos nossos serviços de saúde são os pilares que norteiam o protagonismo da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha”, afirmou.

A novidade é que o atendimento aos pacientes vai respeitar também as regras do atendimento preferencial em cumprimento à lei 10.741/03 que determina prioridade para idosos com 80 anos ou mais e na sequência os com 60 anos ou mais e também à lei 10.048/00 que prioriza atender pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, quem tem crianças de colo, obesos e autistas.

A enfermeira Máriman Silvério Michels, responsável pela incorporação da priorização social, explica que “no acolhimento aos usuários na Classificação de Risco, que é realizada por enfermeiros devidamente capacitados para tal procedimento, caso tenha mais de um paciente preferencial, será respeitada a ordem estabelecida pelo Protocolo de Manchester, seguida da ordem da Prioridade Social de acordo com o horário da ficha de atendimento e posteriormente os demais pacientes em geral”.

Ela ressalta que “a gravidade clínica sempre prevalece sobre o atendimento preferencial, ou seja, um paciente Verde de 80 anos não passará na frente de um paciente de 30 anos classificado na cor laranja, porque a gravidade dessa pessoa mais nova requer prioridade no atendimento”, completou.

O prefeito Vérdi Melo garante que a atualização nos serviços prestados à população é uma constante na cidade. “Estamos sempre buscando melhorar o atendimento para os varginhenses e claro, esse é um processo contínuo que passa pela qualidade e pela humanização”, afirma.

Compartilhar no Facebook

Drogarias Licenciadas da Rede Inova Drogarias realizam campanhas sociais : 18/11/2020 15:05

Este ano foram realizadas as campanhas do Agasalho destinadas para o Lar São Vicente de Paulo e a doação de fraldas para a Associação do Voluntariado de Varginha Vida Viva. O objetivo com essas doações é ajudar aqueles que estão precisando além de incentivar outras farmácias e drogarias a realizarem ações como estas, para que assim possamos conseguir mudar alguns dos diversos problemas que envolvem nosso meio social.

Na arrecadação de fraldas, foram doados cerca de 30 fardos contendo 8 fraldas em cada saco, o Vida Viva precisa da ajuda da comunidade para ajudar mulheres que estão passando pelo tratamento oncológico. A campanha do agasalho que aconteceu no mês de agosto arrecadou algumas caixas cheias de agasalhos para serem destinadas ao asilo da cidade.

Sendo assim, a Drogaria 7 de outubro realiza ações que vão além de toda variedade em produtos e serviços, pois se preocupa com o meio social, como questões relacionadas a saúde pública, transportes, trabalho, educação, moradia e nutrição. Um bom exemplo vem através das campanhas que a drogaria realiza durante o ano, como a campanha do agasalho, sorteio de mamografias, natal solidário, atitudes que agregam na vida de quem mais precisa.

A drogaria 7 de outubro é licenciada da Rede Inova Drogarias, ambas de Varginha. A rede é uma marca que atua como gestão de negócios e auxilia as lojas licenciadas a tocarem seu empreendimento através de serviços como descontos de compra, ferramentas que auxiliam na administração da empresa, o marketing digital com as redes sociais e também o marketing agência onde promovem campanhas e publicidade para as lojas. A rede conta com mais de 560 lojas licenciadas espalhadas por dez estados brasileiros, e desde 2011 procuram atuar com excelência e de forma relevante, sendo uma referência de redes de farmácias nas regiões onde atuam. Prezam pela marca sólida, tanto para clientes finais, quanto para gestores de drogarias.

Compartilhar no Facebook

PEC 52/2020, que pretende tombar os Lagos de Furnas e Peixoto, é aprovada em primeiro turno : 18/11/2020 14:58

Em votação na manhã desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a PEC 52/2020, que pretende tombar os Lagos de Furnas e Peixoto foi aprovada em primeiro turno. A Comissão Especial que analisa o projeto votou por unanimidade em favor da PEC.

"Agradeço aos deputados membros da Comissão, em especial, ao deputado Cássio Soares, responsável por fazer o relatório que deu parecer favorável a sua aprovação! Seguimos firmes na defesa da soberania do povo mineiro! Mais do que nunca precisamos da mobilização popular", afirmou o Deputado Estadual Professor Cleiton Oliveira.

A expectativa é que já na próxima semana seja votada, em segundo turno pela Comissão, para então, já no início de dezembro, ser levada para o Plenário, onde será votada por todos os deputados.

"Creio que os próximos 15 dias nós teremos a aprovação da PEC 52 e consequentemente começamos a ter uma segurança jurídica para defender os nossos Lagos de Furnas e Peixoto. Agradeço aqui toda sociedade civil, Grupo Todos Por Furnas, Pró Furnas 762, enfim, todos os donos de hotéis, pousadas, restaurantes, as associações de pesca. A vitória é de vocês e nós continuamos juntos, continuamos firmes, porque vencemos uma batalha, a guerra ainda está por vir", enfatizou o deputado.

Compartilhar no Facebook

Vérdi diz que entregará Hospital da Criança em até 18 meses : 18/11/2020 14:47

Uma das obras mais aguardadas pelos varginhenses nos últimos anos, ganhou mais um capítulo nesta semana. O Hospital da Criança deverá ser entregue em até 18 meses, segundo o prefeito Vérdi Lúcio Melo, em entrevista à EPTV nesta segunda-feira (16), um dia após ser eleito para governar a cidade pelos próximos quatro anos.

De acordo com o prefeito, o projeto de construção do hospital, que é promessa da gestão passada em que ele foi vice, encontrou dificuldades pelo caminho, mas já tem dinheiro em conta e a obra será concluída.

“A questão do Hospital da Criança nós tivemos algumas dificuldades burocráticas, processo licitatório para o projeto, execução do projeto, aquisição de terreno, Anvisa também nós perdemos muito tempo, mas o hospital, a construção nós já iniciamos, temos um prazo de 18 meses para concluí-la, e o dinheiro já está na conta, portanto daqui 18 meses nós estaremos entregando esse hospital para atender as crianças”, disse o prefeito.

Verdi também falou sobre os investimentos que pretende fazer para atrair mais empresas para a cidade.

“Nós vamos fazer os investimentos necessários, nós vamos expandir nosso condomínio industrial, nós vamos criar ambientes de negócios, fazer com que a cidade seja realmente atrativa para os empresários. É por aí que nós vamos trabalhar, os nossos compromissos serão cumpridos dessa forma”, afirmou.

Em entrevista no começo do ano, o ex-prefeito Antônio Silva havia informado em suas redes sociais que o projeto arquitetônico tinha sido aprovado pela Vigilância Sanitária e os projetos complementares como o estrutural, elétrico, hidráulico, dentre outros, já estavam sendo elaborados por um Escritório de Engenharia contratado. Ainda segundo o prefeito, os recursos orçamentários estavam garantidos.

Compartilhar no Facebook

Engrena Impacto quer conhecer e selecionar empreendedores do Cefet-MG : 17/11/2020 17:05

Até dia 30 de novembro, o Levantamento de empreendedores e projetos com potencial de inovação e de impacto socioambiental está disponível para ser preenchido por empreendedores e interessados em empreender no âmbito do CEFET-MG. A ação, denominada “Sondagem Engrena Impacto!”, tem o objetivo de conhecer e selecionar empreendedores e projetos da comunidade cefetiana com potencial de inovação e de impacto socioambiental.

O público-alvo do Levantamento são membros das comunidades interna e externa com ideias e projetos relacionados às áreas de vocação da Instituição, preferencialmente vinculados aos níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu.

De acordo com o coordenador da iniciativa, professor Daniel Lopes, os dados obtidos ajudarão a entender o perfil dos (as) empreendedores(as) do CEFET-MG e a subsidiar a seleção de ideias e projetos com potencial de inovação e de impacto socioambiental para apoio entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. “Mediante expressa autorização, no próprio questionário, o participante pode indicar o interesse em divulgar sua ideia ou projeto numa vitrine de negócios da comunidade cefetiana”, conta Lopes.


Engrena Impacto

O “Engrena Impacto!” é uma ação no âmbito do projeto de extensão “Modelos e ferramentas aplicados ao processo decisório do empreendedor inovador”, que integra o Programa Engrena CEFET-MG. O Projeto é realizado sob a coordenação do professor Daniel Lopes, com o apoio da Nascente Incubadora de Negócios de Impacto de Base Tecnológica do CEFET-MG e da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC).

Compartilhar no Facebook

Cadastro escolar na rede pública começou : 17/11/2020 16:56

Inscrição para ingressar em escolas estaduais e municipais que integram o Sucem será feita pela internet, no endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

A partir desta segunda-feira (16/11), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), inicia o período de cadastro para ingresso em escolas públicas no período letivo de 2021. A inscrição de alunos deve ser feita por pais e responsáveis no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).

A ferramenta pode ser acessada no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br até o dia 11/12.

Em municípios que participam do programa, o cadastro escolar e o encaminhamento dos candidatos às vagas, nos ensinos fundamental e médio, se dará de forma única (tanto para escolas municipais quanto para estaduais).

Assim, quando o candidato acessar o sistema para realizar a inscrição, a escola indicada para a realização da matrícula tende a ser a mais próxima da residência do aluno.


Quem pode participar

Podem se inscrever alunos com 6 anos de idade completos ou a completar até 31/3 de 2021, que irão ingressar no 1º ano do ensino fundamental. Além disso, os estudantes que irão ingressar nos demais anos de escolaridade do ensino fundamental ou médio, vindos de outras redes que não as redes municipais ou estadual de ensino de Minas Gerais.

Os alunos que já estão matriculados em 2020 em escolas da rede pública de ensino em Minas Gerais, mas as suas escolas não vão oferecer em 2021 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado, também devem fazer o cadastro escolar.

Podem se inscrever, ainda, interessados em retornar aos estudos nos ensinos fundamental ou médio regular ou na modalidade da Educação Jovens e Adultos (EJA), além daqueles que estão matriculados em 2020 na rede estadual de ensino e que, por algum motivo, não fizeram a renovação da matrícula.


Inscrição

O cadastro deve ser feito pelos pais ou responsáveis, ou o aluno, quando maior de idade. No ato da inscrição no Sucem, os candidatos deverão fornecer informações gerais como nome completo; endereço; etapa/ano de escolaridade pretendida; indicação de três escolas, exceto nas localidades que contam apenas com uma ou duas unidades de ensino. Também é necessário informar se há irmãos na mesma escola, estadual ou municipal.

Os demais dados que deverão ser informados podem ser consultados na Resolução SEE nº 4.435/2020, que estabelece normas para realização do cadastro e encaminhamento dos candidatos/alunos em 2020, para o Sucem em 2021.

Aqueles que não têm acesso a internet poderão procurar as escolas estaduais e municipais na cidade de domicílio para realizar a inscrição. Todas as medias de prevenção à covid-19 estão sendo adotadas nas unidades de ensino (a partir de orientações da Secretaria de Estado de Saúde e deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19).


Matrícula

O encaminhamento para a matrícula dos candidatos inscritos no SUCEM será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado, o nível de ensino ofertado, respeitando critérios na seguinte ordem de prioridade: aluno com deficiência; zoneamento; aluno já integrante da rede pública de ensino de Minas Gerais; aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida; e aluno de menor idade.

Os resultados da alocação serão divulgados no endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br a partir de janeiro e a matrícula na escola indicada deverá ocorrer a partir de fevereiro de 2021.


O SUCEM

Em todo o estado, 758 prefeituras aderiram ao SUCEM. O sistema irá funcionar da seguinte maneira: a partir da próxima segunda-feira (16/11) terá início o período de inscrição dos candidatos interessados em uma vaga na rede pública de ensino mineira. Se o município tiver aderido ao SUCEM, quando o candidato fizer a inscrição aparecerá opções de escolas estaduais e municipais mais próximas do bairro/localidade informados.

Nos municípios em que não houve a adesão ao Sistema, aparecerá apenas a opção de escolas estaduais. Caso o interessado deseje estudar apenas em uma escola municipal naquela localidade, ele deverá entrar em contato com a secretaria municipal de educação e obter informações sobre o cadastramento.

A parceria entre estado e municípios para a criação do SUCEM contou com a colaboração e apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG).

Na página inicial do SUCEM – cadastroescolar.educacao.mg.gov.br - você acessa a lista completa com o nome dos 95 municípios que não aderiram à iniciativa.


Cadastro unificado

A novidade apresentada pelo Governo de Minas para o ano letivo de 2021 é o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM).

A nova ferramenta unifica o cadastro para vagas em escolas estaduais e municipais em 758 cidades que aderiram à iniciativa. O cadastro é válido para alunos do ensino fundamental (a partir do 1° ano) ao médio e tem objetivo de alocar os estudantes a partir de critérios como a proximidade entre residência e unidade escolar, seja ela estadual ou municipal.


Orientações

A inscrição no Sucem é gratuita. O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos no cadastro escolar será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino, respeitando os critérios de prioridade estabelecidos na Resolução SEE nº 4.435/2020, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais de 24/10.

A previsão é de que o resultado do encaminhamento seja publicado a partir do dia 18/1/2021 no próprio Sucem.

Compartilhar no Facebook

Divulgados projetos aprovados e pendentes do edital de seleção de propostas culturais da Lei Aldir Blanc em Varginha : 16/11/2020 16:48

Após grande número de propostas inscritas, a Fundação Cultural de Varginha divulgou nesta segunda-feira (16), o resultado preliminar do edital de Seleção de Propostas Culturais elaborado com os recursos da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Varginha recebeu R$ 929.625,40, por meio da Lei Federal nº 14.017, conhecida como Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc. O recurso será destinado a trabalhadores da cultura da cidade, pessoas físicas e representantes de empresas, associações ou entidades que produzam cultura, de forma individual ou coletiva.

Caso o projeto inscrito esteja “pendente”, você deve entrar em contato com a Fundação Cultural para saber os itens que devem ser corrigidos, pelo telefone (35) 3690-2700 ou pelo e-mail fundacaocultural@varginha.mg.gov.br. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e 14h às 17h.

O resultado pode ser encontrado no www.varginhacultural.com.br. Após saber o item, preencha o formulário e insira as informações, documentos ou arquivos necessários até o dia 18/11/2020 (quarta-feira), às 18h.

Compartilhar no Facebook

Cefet-MG lança novo canal de comunicação pelo WhatsApp : 16/11/2020 16:45

A Secretaria de Comunicação Social do CEFET-MG lançou, na última quinta-feira (12), um novo canal de informação para alunos, servidores e comunidade externa: uma lista de transmissão no WhatsApp.

Diariamente, serão divulgadas pelo canal as principais notícias da Instituição, como a publicação de editais, eventos, processos seletivos e ações de ensino, pesquisa e extensão.

Quem deseja se inscrever na lista, deve enviar uma mensagem para o número (31) 99205-0048 pelo aplicativo WhatsApp. É possível também fazer a inscrição por meio do link: https://wa.me/message/SGF3ENUB25YAM1. Em ambos os casos, é necessário adicionar o número na agenda do celular, para que os comunicados sejam recebidos.

O canal se junta a outras iniciativas da Secom, como o portal da Instituição, perfis nas mídias sociais e impressos como o jornal Diagrama e a revista Túnel. Para André Luiz Silva, coordenador de Jornalismo e Conteúdo, “as listas de transmissão vêm para ser mais um meio de comunicação para que o CEFET-MG se aproxime ainda mais de seus públicos prioritários, dando transparência a suas ações, informando a todos sobre tudo aquilo que se passa na Instituição e promovendo a circulação do conhecimento que é produzido aqui”.

Todos os canais e veículos produzidos pela Secom podem ser conferidos em www.secom.cefetmg.br.

Compartilhar no Facebook

O que esperar de Vérdi Melo e Leonardo Ciacci à frente da Prefeitura de Varginha? : 16/11/2020 15:51

Eleito neste domingo (15), a prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo (Avante), assumirá oficialmente a chefia do Executivo no dia 1º de janeiro de 2021; o prefeito eleito terá Leonardo Ciacci (Progressistas) como vice.

Vérdi Melo assumiu a prefeitura após a renúncia de Antônio Silva, em meados de abril, no início da pandemia e após imbróglios devido à abertura ou não dos estabelecimentos comerciais . O atual prefeito destacou, há época, que havia ficado surpreso com a renúncia do até então, chefe do executivo.

“Foi uma surpresa a decisão do Antônio Silva, eu jamais imaginaria isso […], tentei muda-ló de ideia, mas não teve jeito, respeitei sua decisão e tive que enfrentar. Assumimos em um momento difícil; apanhei bastante, alguns queriam a abertura do comércio e outros não. Tomamos várias medidas de enfrentamento a pandemia e, apesar disso, infelizmente perdemos 44 vidas.” – disse o prefeito eleito, em exclusividade ao Correio do Sul.

O plano de governo do candidato foi inspirado em princípios cristãos e dividido em 21 áreas, dentre elas estão: saúde, educação, economia, esportes e segurança pública. Para Vérdi, o foco de sua candidatura/eleição será voltado para uma administração comprometida e ligada à população. O plano reforça ainda, a gestão moderna, visando um município sustentável.

Entre as propostas, Vérdi visa criar um setor tecnológico na área da saúde para facilitar principalmente agendamento de consultas por aplicativo e telefone; implantar o sistema de iluminação total de lâmpadas de LED na cidade e valer-se do aeroporto como pilar de desenvolvimento econômico para Varginha e região.

Compartilhar no Facebook

Eleições apresentam poucos problemas em Varginha : 16/11/2020 15:48

Cerca de 74.555 varginhenses votaram neste último domingo (15). A Policia Militar somente foi acionada em alguns colégios eleitorais, onde ocorreram aglomerações devido a problemas de urna ou falta de mesários que geravam muitas filas.

Algumas urnas apresentaram mal contato, ligavam e desligavam, enquanto outras, pararam de funcionar. Os presidentes de mesas imprimiram as fitas contendo os votos registrados até aquele momento, lacraram e levaram para o Cartório Eleitoral. Devido a isso, ocorreram filas nos colégios José Augusto de Paiva, Professor Antônio Domingues Chaves e Aracy Miranda.

Já no colégio Afonso Pena o problema foi falta de mesários, principalmente entre 11h e 13h. Os mesários trabalharam dobrado para atender todos os eleitores.

Compartilhar no Facebook

Lar São Vicente de Paulo divulga pedidos de presentes de Natal dos assistidos : 13/11/2020 15:00

O Lar São Vicente de Paulo está fazendo sua tradicional campanha de Natal. A listagem de desejos dos assistidos na instituição está disponível no Facebook da entidade.

A campanha acontece todos os anos e quem quiser participar pode entregar os presentes até dia 10 de dezembro, na sede do asilo, na Av. Francisco Navarra, 221 – Centro. Escolha um idoso(a) e indique na hora da entrega dos presentes.

No fechamento da campanha será realizada uma festa de Natal.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura divulga protocolos para realização de eventos : 11/11/2020 14:54

Varginha conta agora com novos protocolos para a realização de eventos, mais precisamente para formaturas, casamentos, aniversários e confraternizações.

Os dois protocolos, disponíveis no site da Prefeitura de Varginha, apresentam regras para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, como número máximo de pessoas, distanciamento e higienização das mãos.

Veja mais detalhes dos protocolos:

Colação de Grau/Formaturas

Capacidade máxima: em locais fechados até 50% da capacidade do local. Em áreas abertas é permitido até 210 pessoas, desde que respeite as regras de distanciamento;

Convidados: deverá ser estabelecido um número máximo de convidados por aluno;

Assentos: deverá ser disponibilizado um número de assentos para acomodar os presentes respeitando o distanciamento social de 1,5m. Pessoas da mesma família podem sentar próximos;

Higienização: o local deverá disponibilizar recursos de higienização das mãos na entrada, saída e pontos estratégicos do ambiente;

Entrada e saída: funcionários deverão fazer o controle de entrada e saída dos presentes;

Máscaras: todos os presentes deverão usar máscara;

Consumo de alimentos: a recomendação é que não seja feito o consumo de alimentos no local;

Cumprimentos: a recomendação é evitar beijos, abraços e apertos de mãos;

Ventilação: o local devem possuir sistema de ventilação natural, se for ambiente climatizado, deve ser evitado a recirculação do ar. Os equipamentos devem estar com a manutenção em dia;

Bebedouros: somente serão permitidos os bebedouros que utilizem copos descartáveis, os demais devem ser lacrados


Casamentos, aniversários e confraternizações

Capacidade máxima: em locais fechados até 50% da capacidade do local. Em áreas abertas é permitido até 210 pessoas, desde que respeite as regras de distanciamento;

Convidados: o organizador do evento deverá entregar ao proprietário do espaço uma lista de presença, com nome completo, endereço e telefone dos convidados;

Entrada e saída: deverá fazer o controle de entrada e saída dos presentes;

Máscaras: todos os presentes deverão usar máscaras, que só poderão ser retiradas para consumação de alimentos e bebidas;

Higienização: o local deverá disponibilizar recursos de higienização das mãos na entrada, saída e pontos estratégicos do local;

Mesas: o posicionamento das meses deve obedecer o distanciamento mínimo de 2m e o número de cadeiras deve ser proporcional ao tamanho da mesa;

Utensílios: dar preferência a utensílios descartáveis;

Cumprimentos: a recomendação é evitar beijos, abraços e apertos de mãos;

Ventilação: o local devem possuir sistema de ventilação natural, se; for ambiente climatizado, deve ser evitado a recirculação do ar. Os equipamentos devem estar com a manutenção em dia;

Entradas e saídas: estabelecer portas diferentes para entrada e saída;

Músicos: os integrantes da banda, exceto o vocalista, devem usar máscaras durante a apresentação;

Parabéns: os convidados devem ficar nas mesas, só a família do aniversariante deve ficar próximo ao bolo neste momento;

Brinquedos: devem ser usados de forma individual ou em conjunto por membros da mesma família;

Serviço: os alimentos podem ser serviços em sistema de self-service ou autosserviço, desde que:
- as mãos sejam higienizadas antes e depois de servir;
- seja feita a troca frequente de utensílios de cozinha como conchas, pegadores e colheres;
- seja instalado protetor salivar sobre as estruturas de autosserviço;
- sejam utilizadas as máscaras ao servir.

Compartilhar no Facebook

Corpo de Bombeiros de Varginha esclarece sobre curso de Bombeiro Aprendiz Civil : 09/11/2020 14:37

Por causa de propagandas em redes sociais, sobre cursos e vagas para o curso de Bombeiro Aprendiz Civil, muitas pessoas estão usando o 193 em busca de informações. Com isso, a linha de emergência dos bombeiros acaba ficando ocupada por questões que não são emergenciais, e prejudicando o atendimento à população.

A corporação pede ainda que qualquer dúvida sobre o assunto devem ser tirada pelos telefones (35) 3690-7200 – administrativo – e (35) 2106-3050 – operacional. "O curso Bombeiros Aprendiz Civil, não tem nenhuma relação com o Bombeiro Militar de Minas Gerais", afirmou. Confira pontos apontados pelos bombeiros:

- As atribuições do bombeiro militar do Estado de Minas Gerais como força auxiliar das forças armadas é pública e atende a população em geral nas áreas de salvamento, resgate, combate e prevenção de incêndio dentre outras elencadas na Constituição Federal brasileira. Sendo executada exclusivamente por militares concursados e formados dentro da própria corporação militar.

- O acesso às fileiras do Corpo De Bombeiros Militar de todo o país só é feita mediante concurso público composto de provas escritas intelectuais de matérias de nível médio, provas físicas e exames médicos e psicológicos.

- Nenhum curso ou especialização (cursos livres, profissionalizantes e de especialização) é válida para acesso à carreira militar ou como contagem de pontos ou títulos.

- Todo curso feito por bombeiros militares é ministrado por seu próprio efetivo uma vez que o CBMMG possui diretrizes e diretoria própria de ensino.

- Antes de fazer um curso pago de bombeiro aprendiz civil, procure saber sobre o centro formador, licenças junto aos órgãos governamentais, órgãos ambientais, índole e formação do instrutor, e se possuem a formação e a carga horária de acordo com a LEI Nº 22.839, DE 05/01/2018.

- Qualquer pessoa que tenha dúvidas entre os dois profissionais poderá esclarecê-las em qualquer unidade militar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

- Toda seleção feita para trabalhar no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar através de seu site oficial:
http://www.bombeiros.mg.gov.br/concursos.html

Compartilhar no Facebook

III Congresso Sul Mineiro de Nutrição aborda “Alimentação e Sustentabilidade: do Campo à Mesa” no fim de novembro : 06/11/2020 17:11

Está se aproximando o III Congresso Sul Mineiro de Nutrição (SULMINUTRI). Realizado de forma totalmente online o evento acontece entre os dias 26 e 28 de novembro, através de uma parceria entre o Centro Universitário do Sul de Minas e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG).


Com foco no tema “Alimentação e Sustentabilidade: do Campo à Mesa”, a terceira edição do Congresso foi motivada pelo intenso impacto ambiental gerado pela crescente concessão de novas licenças para o uso de agrotóxicos e, também, pelo elevado índice de contaminação dos alimentos e recursos naturais por resíduos de pesticidas, metais e outros contaminantes.

O evento busca contribuir significativamente com a formação crítica e ética dos estudantes e profissionais de Nutrição e áreas afins, complementando e enriquecendo o processo de aprendizagem. Dentre as atividades do III SULMINUTRI, acontecerá uma mesa redonda para celebrar os 20 anos dos cursos de Nutrição do Grupo Unis e da Unifal.

Voltado a nutricionistas e outros profissionais da área de saúde, da área de alimentos e áreas afins; estudantes de Nutrição, de outras áreas da saúde e de áreas afins, o evento será gratuito e totalmente online, transmitido pelo canal oficial da Unifal no YouTube.

Para se inscrever, submeter trabalhos científicos ou acessar mais informações sobre o III SULMINUTRI, acesse: https://www.unifal-mg.edu.br/sulminutri/

Compartilhar no Facebook

Fiéis católicos podem receber Indulgências Plenárias durante o mês de novembro; confira o que fazer : 06/11/2020 17:10

A Indulgência Plenária é concedida aos católicos no dia 2 de novembro, Dia de Finados, para aqueles que visitarem uma igreja ou oratório e ali recitarem o "Pai Nosso" e o "Credo". Este ano, nas circunstâncias atuais devidas à pandemia do Covid-19, a Penitenciária Apostólica emitiu um Decreto estendendo durante todo o mês de novembro, as indulgências plenárias para os fiéis falecidos, com a adequação das obras e condições para garantir a segurança dos fiéis.

De acordo com a igreja, "a condição é que estejam desapegados do pecado e tenham a intenção de cumprir as condições habituais tão logo possam fazer a Confissão Sacramental, a Comunhão Eucarística e rezar pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco", afirma.

Para os que não podem sair de casa (idosos, enfermos, pessoas restritas de movimentação pela autoridade pública), concede-se a Indulgência Plenária à intenção aos que rezarem uma oração piedosa pelos defuntos, diante de uma imagem de Jesus ou da Virgem Maria, ou ainda que realizem uma obra de misericórdia oferecendo-se a Deus.

Estes devem rezar Laudes e Vésperas do Ofício dos Defuntos, o Rosário (terço) Mariano, a Coroa (ou terço) da Divina Misericórdia, outras orações pelos defuntos mais apreciadas pelos fiéis, ou se dediquem à leitura meditada de algumas das passagens do Evangelho propostas para a Liturgia dos Defuntos.

"Para facilitar a obtenção da graça divina por meio da caridade pastoral, esta Penitenciaria roga encarecidamente a todos os sacerdotes com faculdades que se ofereçam com particular generosidade à celebração do sacramento da Penitência e administrem a Santa Comunhão aos enfermos", concluiu a igreja.


O que é Indulgência Plenária?

O pecado tem duas consequências: a culpa e a pena. A culpa é perdoada na Confissão; a pena, que é a desordem que o pecado provoca no pecador e nos outros, e que precisa ser reparado, é eliminada pela indulgência que pode ser plenária (total) ou parcial. Após a confissão, o fiel está salvo, mas não está santo, porque ainda não amou a Deus de todo coração, de toda alma e todo entendimento.

Então, a pessoa que morre nesta situação vai para o purgatório, e ali, purifica-se, segundo a Igreja Católica. A Indulgência é a remissão deste tempo de purgatório. A absolvição sacramental livra a pessoa do inferno e a indulgência livra a pessoa do purgatório.

Por isso, a indulgência plenária redime totalmente a pena que a pessoa teria que cumprir no purgatório, já a parcial, redime só em partes.

“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”. (Norma 1 do Manual das Indulgências).

Compartilhar no Facebook

Índice da cesta básica de Varginha tem maior alta em 2020 : 06/11/2020 17:07

O Índice da Cesta Básica em Varginha (ICB-UNIS), calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, apresentou alta de 12,69% entre os meses de outubro e novembro deste ano. Foi a maior elevação do índice no ano de 2020 e a segunda maior desde o início da pesquisa em junho de 2018.

As consideráveis elevações de preços em itens como tomate, batata e óleo de soja contribuíram muito para esse aumento. A pesquisa coleta os preços de 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade seguindo a metodologia nacional do DIEESE.

Em 12 meses, de novembro de 2019 a novembro de 2020, o valor da cesta básica em Varginha teve aumento de 35,91%. No acumulado deste ano de 2020 há uma elevação de 18,98%. A pesquisa verificou que neste mês de novembro o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Varginha é de R$485,69, o que corresponde a 50,52% do salário mínimo líquido. Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa trabalhar 102 horas e 15 minutos no mês para adquirir essa cesta.

Entre os meses de outubro e novembro de 2020, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em Varginha, nove tiveram alta nos preços médios: tomate, batata, óleo de soja, farinha de trigo, café em pó, carne bovina, pão francês, arroz e manteiga. Quatro produtos tiveram queda em seus preços médios: leite integral, banana, feijão carioquinha e açúcar refinado.

“O alto índice da cesta básica em Varginha neste mês foi provocado essencialmente pela alta volatilidade nos preços do tomate e da batata, bem como pela continuidade do aumento nos preços do óleo de soja, carne bovina e arroz. Espera-se que na próxima sondagem ocorra uma queda nos preços dos hortifrutigranjeiros (tomate e batata), desde que grandes alterações climáticas não atrapalhem a produção. No entanto, produtos como óleo de soja, arroz e carne bovina ainda devem permanecer em níveis elevados em virtude da baixa disponibilidade interna, aumento das exportações e elevação na demanda. Especialistas afirmam que somente no início de 2021 esses produtos podem apresentar queda mais considerável nos preços, principalmente com o início das próximas safras, especialmente da soja.”, concluiu o responsável pela pesquisa, Prof. Pedro dos Santos Portugal Júnior.

Compartilhar no Facebook

Corpo de Bombeiros realiza operação Alerta Vermelho com vistorias em supermercados de Varginha e região : 06/11/2020 17:02

O Corpo de Bombeiros está desencadeando nesta sexta-feira (06), mais uma fase da operação Alerta Vermelho, em todo estado de Minas Gerais. Supermercados estão sendo vistoriados em Varginha e região, em duas fases, a primeira para orientações e a segunda para fiscalização.

A operação é realizada em todo estado e conta com todo efetivo do setor de prevenção e vistorias, reforçadas com militares da administração e dos diversos cursos de formação em andamento na instituição. Outra ação acontecerá ainda em dezembro.

O objetivo da operação é disseminar a cultura de prevenção e autoproteção, promover o tema 'Segurança Contra Incêndio e Pânico', orientar a população quanto a utilização das medidas de segurança contra incêndio e pânico e esclarecer quanto aos procedimentos para regularização das edificações contra as normas de prevenção.

"A operação Alerta Vermelho tem alcançado os objetivos pactuados e mantendo alinhamento com a nossa missão constitucional, que é servir a comunidade mineira com atividades de coordenação e execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, perícias de incêndios, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas a segurança das pessoas e de seus bens, contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe, contribuindo para o desenvolvimento do estado", afirmou o Cap. Mardell Alves.


Outras fases

Em 2017 e 2018, ações orientações educativas e preventivas foram promovidas em edificações e espaços destinados a uso coletivo. Foram realizadas 11 operações nos dois primeiros anos, sendo cinco em 2017 e seis em 2018, contando com cerca de 700 militares em operações em todo estado. Foram mais de 23 mil edificações vistoriadas, entre shoppings, galerias, centros comerciais, postos de gasolina, farmácias, padarias, churrascarias, entre outros.

Já em 2019, foi iniciada a segunda fase, com vistorias em mais de 8 mil estabelecimentos, divididas em seis operações durante todo o ano. Quase 1500 deles foram a região metropolitana de Belo Horizonte. Foram vistoriados escolas, hotéis, presídios, postos de combustíveis e edificações de baixo risco.

Em 2020, estavam programadas seis operações. Entretanto, devido a pandemia, apenas uma foi realizada em março, antes da suspensão dos serviços. A operação foi retomada em outubro, quando foram vistoriadas agências bancárias, no dia 16 de outubro. No ano já foram mais de 3 mil edificações vistoriadas no estado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, após o final da operação, serão divulgados os balanços dos estabelecimentos vistoriados na cidade.

Compartilhar no Facebook

Nave é iluminada e estátuas do ET ganham máscaras azuis em conscientização ao novembro azul : 06/11/2020 16:59

Novembro chegou, e com ele o movimento Novembro Azul. A campanha promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina e diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.

Em Varginha não foi diferente. Nesta quinta-feira (05), a Nave ganhou iluminação azul, e as estátuas do ET, espalhadas pelas praças do Centro, ganharam máscaras azuis, pintadas pelo artista plástico Gleiber Piva, da Secretaria Municipal de Turismo.

Desde abril, os ET's já estavam usando máscaras brancas, em conscientização ao combate ao Coronavírus, em uma iniciativa da Prefeitura Municipal, no sentido de fortalecer a mensagem sobre a importância do uso da máscara no enfrentamento local à pandemia.


Câncer de Próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Compartilhar no Facebook

APAV realizará castração de animais para população de baixa renda em Varginha : 05/11/2020 15:14

A Associação Protetora dos Animais de Varginha anunciou que realizará castração de animais para população de baixa renda na cidade. Serão duas datas: 28 de novembro e 12 de dezembro.

O cadastro deve ser realizado dia 21 de novembro ou 5 de dezembro, na Clínica de Castração Maria José Semionato, na Avenida Plínio Salgado, 255, no Bom Pastor.

A ação é para população de baixa renda que tem animais mestiços e vira-lata. Para participar, é necessário apresentar comprovantes de endereço e renda. As vagas são limitadas.

Compartilhar no Facebook
1 2 3 4 5 6 7