1 2 3 4 5

INPREV realiza o 3º Ciclo do Programa Despertar : 16/08/2022 14:35

Na manhã dessa terça (16), o INPREV, em parceria com o SESMT, realizou o 3º Ciclo do Programa Despertar, com a Palestra “Aposentadoria: novos projetos de vida”, ministrada pelas psicólogas, Agnah Grandi Rosbach e Cristiane Aparecida Galanti Meneguci.

O Programa Despertar tem por objetivo discorrer sobre o significado e o papel do trabalho para a vida, levando em consideração as expectativas, inseguranças e incompreensões expressos pelos segurados do Instituto que estão na iminência da aposentadoria.

Participaram os servidores das diversas secretarias municipais, FHOMUV, Guarda Municipal e Fundação Cultural que foram recepcionados pela equipe do INPREV e pela diretora-presidente, Ana Paula Amorim, que deu as boas-vindas e frisou a possibilidade de permanência no serviço público. “Desejando, o servidor que implementar os requisitos para aposentar-se, pode permanecer na ativa e continuar colaborando com o serviço público”.

O evento foi apoiado pela Prefeitura, contando com a presença do prefeito Vérdi Melo e do vice Leonardo Ciacci: “Respeitamos os servidores que muito contribuíram pela administração ao longo dos anos e que somam um grande capital humano para a prefeitura”, disse Vérdi.

Compartilhar no Facebook

Escritora Luciane Madrid lança livro no Museu Municipal : 16/08/2022 11:58

O Museu Municipal recebe na próxima quarta (24), a partir das 18h, o lançamento do livro “São outros 50”, da escritora Luciane Madrid Cesar. A autora fará um bate-papo sobre a obra e também autografará os livros que estarão à venda no local. A entrada é gratuita.

“São outros 50” nasceu do blog do mesmo nome alimentado quinzenalmente por Luciane durante a pandemia. A autora explica que ele conta com histórias que divertem e emocionam, com o desapego que a maturidade traz. “Trago reflexões bem-humoradas sobre as incertezas da vida humana, potencializadas pela pandemia, partindo de fatos cotidianos, com a minha visão de vida em textos curtos de grande profundidade”, destaca Luciane.

As crônicas escritas por ela ora nos fazem rir, ora nos emocionam. E todas nos fazem pensar. Em “Diagnóstico”, há episódios hilários sobre sua dificuldade em guardar fisionomias. Em “Amor de mãe” e “Massagem nos pés” o destaque é para a saudade materna. Experiência de vida e olhar feminino permeiam relatos como “Irmãs”, “Florescer” e muitos outros.

A capacidade de rir de si mesma aliada à exposição honesta das emoções cobrem suas palavras de positividade e leveza, tocando carinhosamente a alma dos leitores e convidando-os a olharem para sua própria história.

O Museu Municipal de Varginha está localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3690-2716.


Sobre a escritora

Luciane Madrid Cesar nasceu em São Paulo e mora em Varginha desde 2000. Escreve desde criança, incentivada por pai e avô escritores. Participou e obteve premiações em diversos concursos literários pelo Brasil. É frequentadora assídua das antologias organizadas pela Fundação Cultural de Varginha.

Em 2014 publicou o seu primeiro livro, “Café com poesia”, pela Amazon. Em 2016, também pela Amazon, publicou o livro de contos “Encontros em contos”. O primeiro livro infantil veio em 2018, “Gato Camaleão”, pela editora Scortecci de São Paulo. Vieram ainda as obras infantis: “O feitiço de Azaz” e “A prima fina”.

Escreve, ocasionalmente, para a coluna Agenda 21 do jornal Gazeta de Varginha.

Luciane é membro da Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas (APESUL) e acadêmica da Academia Feminina Sul-Mineira de Letras (AFESMIL). Atua também como ativista pelo meio ambiente sendo embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil.

Compartilhar no Facebook

Abertura do Amadorzão 2022 é um sucesso : 15/08/2022 19:51

Com o Estádio Rubro Negro da Rua Paraná recebendo um grande público, foi realizado na manhã de domingo (14) a abertura oficial do Campeonato de Futebol Amador de Varginha - AMADORZÃO/2022, competição que nesta edição conta com a participação de 16 equipes, com a bola rolando em 64 partidas e movimentando mais de 500 Atletas dos bairros de nossa cidade.

Na primeira partida, que teve o pontapé do Prefeito Verdi Melo, a equipe da Figueirinha venceu a equipe do Corcetti pelo placar de 1 x 0, marcando três pontos na tabela da Chave B.

Na segundo partida, a equipe do São José venceu a equipe do Bonsucesso, campeã da última edição do campeonato, realizado em de 2019, pelo placar de 4 x 2 marcando três pontos na tabela da chave A.

Pelo que as quatro equipes mostraram no gramado, esta edição promete ser a mais disputada dos últimos anos.

O evento contou com a transmissão na íntegra da segunda partida entre Bonsucesso x São José pela equipe Bola Rede da Rádio Melodia 102,3 FM, TV Princesa, e cobertura do Jornal o Pódium e do programa Bate Bola, da Rádio Clube de Varginha 99,3 FM.

A abertura do Campeonato contou ainda com a presença do vice-prefeito Leonardo Ciacci e do público que eu um belo espetáculo vibrando com as jogadas.

Acompanhe todos os detalhes através do site oficial do campeonato e também através das redes sociais do Jornal O Pódium.

A Competição é uma realização da Prefeitura de Varginha por meio da SEMEL.

Compartilhar no Facebook

SEPLA executa mais obras de melhoria na iluminação pública : 15/08/2022 16:20

A Secretaria Municipal de Planejamento retornou essa semana com inúmeras obras de extensão de rede elétrica de iluminação pública em diversos locais de Varginha.

Todas as obras atendem às solicitações de moradores dentro do plano de iluminação do município, que estabelece padrão de qualidade e economia de energia em todos os projetos, além da segurança de todos os moradores.
No início de agosto, os seguintes locais já foram antendidos:

- Praça São Charbel - Jardim Andere

- Praça Conjunto PM Rua Lucas Prazeres Reis - Bairro Sion

- Praça Estado de Minas - R, São Judas Tadeu - Bairro Barcelona

- Praça Dr. Mario Frota - Sion.

- Rua Joaquim Zeferino Sério - Bairro Canaã.

- Rua Honório B Otoni - Parque São José.

- Rua Joaquim Paraguai - Bairro Canaã.

- Rua São Gonçalo do Sapucaí - Jardim Andere.

- Túnel da Avenida Otávio Marques com Av do Contorno ;

Segundo o Coordenador do Projeto, Pedro Gazzola, dezenas de obras serão realizadas nos próximos meses até o final do ano. Para o Prefeito Vérdi Melo, cada obra de melhoria de iluminação é importante para o desenvolvimento da cidade. Ele destaca a melhoria da iluminação de diversas Praças como a São Charbel e a Praça Dr Marcos Frota, "locais de grande movimento de moradores e de comercio , proporcionando maior embelezamento e segurança no local".

Compartilhar no Facebook

Casos de Covid apresentam nova queda em Varginha; taxa de recuperados é de 98,6% : 12/08/2022 14:57

De acordo com o boletim epidemiológico semanal, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na semana de 06 a 12 de agosto foi registrada estabilidade no número de casos de Covid-19 em Varginha, com 68 novos casos, sendo apenas 3 novos diagnósticos nessa sexta (12). Todos estão em isolamento.

O total de casos na cidade é de 33728, com 440 mortes e 33258 pessoas que conseguiram se recuperar da doença, o que equivale a 98,6% dos casos.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura realiza poda de Sibipiruna na avenida Rio Branco : 12/08/2022 14:43

A prefeitura, por meio da secretaria de Meio Ambiente, comunica que nessa sexta (12), estará sendo realizada a poda drástica de uma Sibipiruna, na Avenida Rio Branco, próximo ao número 191.

Para evitar horário de mais tráfego de veículos e pessoas, a poda será feita a partir das 5h da manhã.

Nesta árvore, houve recentemente queda de um dos galhos causando desestabildade e risco de queda de mais galhos ou até mesmo da árvore inteira, por isso foi recomendada a retirada da copa.

Compartilhar no Facebook

Mutirão de limpeza nos bairros Catanduvas e Vila Nogueira recolhe 5 caminhões de lixo : 11/08/2022 14:33

Na última quarta (10), foi realizado um mutirão de limpeza nos bairros Catanduvas e Vila Nogueira, para combater focos de dengue. Foram recolhidos 5 caminhões de matéria inservível e 30 pneus descartados pelos moradores.

A Vigilância Ambiental comunica que o próximo Mutirão, de quarta (17), ocorrerá na Vila Bueno e no Jardim Petrópolis, das 7h30 às 13h.

Compartilhar no Facebook

Parceria entre SEHAD, SENAR e UCOM oferta curso gratuito de Operador de Empilhadeira : 10/08/2022 15:13

A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Usina Cocatrel Minasul (UCOM) ofertaram, gratuitamente, o Curso de Qualificação de Operador de Empilhadeira realizado entre 25 e 27 de julho, com carga horária de 24 horas.

Na oportunidade foram ofertadas 10 vagas para homens com idade mínima de 18 anos. Participaram do curso 7 pessoas, sendo 3 jovens que se encontram em acompanhamento pela equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e 4 encaminhados dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em decorrência de vulnerabilidade econômica.

O SENAR ficou responsável por oferecer o instrutor e a certificação aos participantes; O CREAS ficou responsável pela identificação dos interessados e pelo transporte dos participantes. A empresa UCOM ofereceu o espaço, as empilhadeiras, lanche e almoço para os participantes.

“Considerando que a principal função do operador de empilhadeira é a de transportar materiais, produtos e as mais variadas cargas, atuando principalmente nos setores de produção, almoxarifado e/ou estoque dos mais diversos tipos de empresas, onde exista a necessidade de transporte de cargas, os participantes desse curso, terão amplas possibilidades de inserção formal no mercado de trabalho”, afirma o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães Ferreira.

Compartilhar no Facebook

CRAS e CREAS comemoram aniversário de sanção da Lei Maria da Penha : 10/08/2022 15:08

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A ação vai acontecer na próxima terça (16), com o evento “Tarde Lilás: Da Conscientização à Denúncia”, das 14h às 16h, na Praça dr. Marcílio Dias (Rodelão), na Vila Pinto.

Considerando que no dia 07 de agosto de 2006 foi sancionada a Lei sob o nº 11.340, conhecida como “Lei Maria da Penha”, que apresentou novos mecanismo para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como, busca conscientizar a sociedade sobre a violência contra esse público e prevenir novos casos, o CREAS Varginha apresentou proposta de atividade conjunta com os 5 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

A intenção das equipes é colocar a data em evidência no decorrer do mês de agosto, a fim de conscientizar, sensibilizar e convocar toda a sociedade a participar de ações de combate a violência doméstica e familiar, além de divulgar os canais de comunicação e/ou denúncia quando há suspeita de violência contra a mulher.

O evento será aberto para a população.

14h: Apresentação de músicas;
14h30: Atividade de alongamento;
15h: Roda de conversa;
16h: Encerramento/lanche.

Contaremos também com a participação de representantes da rede de proteção da mulher vítima de violência.

Compartilhar no Facebook

Plano Estratégico do Município de Varginha é lançado : 10/08/2022 14:54

Na cerimônia de posse dos membros do CONDEV, ocorrida na terça (09), na Agência de Atendimento do Sebrae Minas, aconteceu também o lançamento do Plano Estratégico do Município de Varginha, desenvolvido pelo Sebrae Minas, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O objetivo do Plano é identificar as potencialidades de crescimento econômico local a partir dos setores logístico e de produção e comercialização do café. A partir deste planejamento, serão definidas políticas públicas para criar um ambiente de negócios favorável à atração de novos investimentos.

A construção do planejamento foi realizada pelo consultor internacional em estratégia para municípios, Emílio Beltrami, graduado em Ciência Política Internacional, mestre em Desenvolvimento Econômico Territorial pela Universidade Católica de Milão (Itália) e, atualmente, consultor das Nações Unidas em temas relacionados a sustentabilidade. “Tivemos 106 participantes na construção conjunta do planejamento com diversas reuniões on-line e atividades práticas nas empresas locais, além de um diálogo constante com os atores presentes no território”, explica Beltrami.

Para o Secretário receber o planejamento estratégico de varginha no momento em que se iniciam as ações do conselho de desenvolvimento, será de fundamental importância para a criação de politica públicas, articulações e ações focadas para um melhor ambiente de negócios.

Na oportunidade o prefeito Vérdi Melo lembrou que a implementação do plano vai de encontro ao seu projeto de governo e metas de fomentar a economia na busca de geração de emprego e renda.

“Este plano foi construído a muitas mãos, para que o consultor Emílio conseguisse elaborar tão bem o material que hoje nós foi apresentado mostrando as potencialidades da nossa cidade, então, quero agradecer a todos que deram sua contribuição para que chegássemos nesse dia muito importante para todos que aqui estão”, afirma.

Compartilhar no Facebook

Membros do CONDEV são empossados : 10/08/2022 14:49

Aconteceu nesta terça (09), a posse do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Varginha. A solenidade foi realizada no auditório do Sebrae Minas e contou com a presença do Prefeito Vérdi Melo, do Vice-prefeito Leonardo Ciacci, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliano Cornélio, do Diretor Técnico do Sebrae Minas, João Cruz, e do prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves, acompanhado da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Melissa Chaves, além de autoridades da região.

O CONDEV tem como principal objetivo apoiar e aconselhar o Chefe do Executivo, no que se refere às políticas de desenvolvimento do município, propor diretrizes que estimulem o desenvolvimento econômico de maneira inclusiva, competitiva e sustentável, e foi empossado por meio da Portaria nº 18.6055/2022.

O Conselho conta com representantes do poder público, da sociedade civil e dos setores produtivos de Varginha.

Em sua fala, João Cruz, Diretor Técnico do Sebrae Minas, ressaltou o papel relevante da participação da sociedade civil e do setor produtivo no Conselho de Desenvolvimento Econômico. “É exercer a cidadania, influenciando de maneira positiva na tomada das melhores decisões, sendo o caminho para uma sociedade moderna e pujante, que felizmente Varginha tem abraçado”, disse.

De acordo com Juliano Cornélio, que presidirá o CONDEV, a criação do conselho como projeto de Lei e do fundo de desenvolvimento econômico, tem importância fundamental para novas políticas de apoio ao desenvolvimento.

“Trata-se de uma ação atendendo um anseio antigo das lideranças empresariais, no sentido de debaterem assuntos relevantes para o desenvolvimento econômico local. Sem dúvidas o CONDEV contribuirá com todos os seguimentos da indústria, comércio, serviços, agronegócio e logístico”, diz o secretário.

O Prefeito Vérdi lembra que a criação do CONDEV é uma ação do plano de governo e tem como propósito cumprir o papel de dar apoio técnico para a administração, e esta iniciativa insere Varginha em novo cenário de desenvolvimento. Vérdi complementa que “tão importante quanto a criação do conselho é a busca por um ambiente favorável aos negócios, visando promover o desenvolvimento econômico sustentável do município”.

Compartilhar no Facebook

Equipes da Rede Municipal de Educação se reúnem para dar início ao 2º semestre letivo : 08/08/2022 17:00

Nos dias 04 e 05 de agosto aconteceram as reuniões para o início do 2º semestre letivo da rede Municipal de Ensino, com a participação dos diretores, supervisores e a equipe de coordenação da SEDUC.

A secretária de Educação, Juliana de Paula Mendonça, deu boas-vindas aos grupos e destacou a importância da atuação de toda a equipe escolar nesse período que se inicia.

"O momento foi para avaliar o que já foi desenvolvido até aqui e o que pode ser melhorado para a segunda etapa do ano. No ambiente escolar esse processo é crucial para o acompanhamento das metas e a validação do planejamento feito lá no começo do ano. Este foi o momento para identificar as boas práticas já aplicadas e possíveis melhorias para acertar os rumos deste novo semestre, pois a antecipação da organização ajuda a garantir o sucesso do ano escolar", afirma a secretária.

Cada vez mais, a Secretaria Municipal de Educação reafirma seu compromisso com a educação do município, através de investimentos nos setores pedagógicos e administrativos das instituições escolares, na formação dos seus profissionais e na estrutura da rede municipal, a fim de melhorar a qualidade de ensino em suas instituições escolares.

Compartilhar no Facebook

Calçadão terá posto de vacinação contra Covid-19 : 08/08/2022 11:14

A Secretaria de Saúde comunica posto avançado de vacinação no Calçadão da Wenceslau Braz, das 13h30 às 18h30, e no sábado, das 7h30 às 10h30 .

Estarão sendo disponibilizadas as vacinas contra COVID-19 para toda população de 3 anos ou mais. Oportunidade a mais de completar seu cartão vacinal.

Compartilhar no Facebook

Primeira etapa da Vacinação Antirrábica imuniza 8.575 animais : 08/08/2022 11:09

A primeira etapa da Vacinação Antirrábica, realizada no domingo (7), foi um sucesso, com a vacinação de 8.575 animais, sendo:

Cães: 7414
Gatos: 1161
Total: 8575

A próxima etapa será no domingo, dia 21 conforme segue cronograma, de 8h às 11h e à tarde de 13h até 17h.

É importante esclarecer que a Raiva é uma doença letal que não possui tratamento eficaz. Portanto, é de extrema importância realizar a prevenção anual dos cães e gatos, por estes serem animais de convívio muito próximo com as pessoas. É uma doença que atinge não somente os animais, e sim os humanos que foram expostos ao vírus.

A vacinação dos animais protege não só os animais, de forma indireta protege todas as pessoas, principalmente a família desse animal.

Na zona rural de Varginha, a vacinação ocorrerá nos domingos 04, 11, 18 de Setembro, das 8h às 17h, através de visitas de casa em casa.

Qualquer dúvida entrar em contato com o Setor de Controle de Zoonoses no telefone 3223-7970.

Compartilhar no Facebook

SEMUS dá início à Campanha Nacional da Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação : 05/08/2022 19:21

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir de segunda (08), dará inicio à Campanha Nacional da Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente.

As campanhas serão realizadas no período de 8 de agosto a 9 setembro, sendo o dia D de mobilização nacional, 20 de agosto.

PÚBLICO ALVO:
• Crianças de 12 meses a menores de 05 anos de idade (04 anos, 11 meses e 29 dias), deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP);
• Crianças e Adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), para atualização da Caderneta de vacinação.

LOCAIS DE VACINAÇÃO
Central de Vacinas
UBS Imaculada
UBS Jardim Colonial
UBS Girassol
UBS Centenário
UBS Sion
UBS Canaã
UBS Novo Tempo
UBS Vargem
UBS Corcetti
UBS Santana
UBS Mont Serrat
UBS Barcelona

Compartilhar no Facebook

Lombada eletrônica da avenida Celina Ferreira Ottoni já está funcionando : 05/08/2022 19:15

O Departamento Municipal de Trânsito comunica que a Lombada Eletrônica instalada na Avenida Celina Ottoni, em frente ao IPD, já está em funcionamento.

Instalada pela Contransin, inicialmente a lombada terá caráter educativo, alertando os motoristas da velocidade que estão, lembrando que a velocidade permitida na avenida é de 40 km.

Para segurança de todos, o Demutran instalou placas com os dizeres "Atenção - Fiscalização Eletrônica".

“O DEMUTRAN coloca hoje (05) em funcionamento a lombada eletrônica instalada na avenida Celina Ferreira Otoni, dando assim maior segurança aos usuários da via, seja ele como motorista ou pedestre. Colocando realmente a velocidade máxima permitida para o local em 40 km/h, acreditamos que essa medida vai contribuir muito com a segurança do local e a partir de agora vamos estar monitorando o sistema diariamente conferindo se está sendo respeitado ou não para que no futuro próximo se necessário podemos tomar as medidas necessárias para o cumprimento efetivamente das ações instaladas naquela localidade”, diz o diretor do Demutran, Eduardo Sepini.

O prefeito Vérdi Melo alerta que depois das melhorias realizadas no trânsito, incluindo o recapeamento asfáltico de ruas e avenidas, boa parte dos motoristas estão praticando uma velocidade incompatível, colocando em risco suas vidas e das outras pessoas.

Compartilhar no Facebook

SEMUS informa sobre desabastecimento de medicamentos : 05/08/2022 15:13

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o desabastecimento de remédios essenciais na rede pública e privada tem sido motivo de grande preocupação para os gestores de todo o Brasil.

A falta de medicamentos essenciais, entre eles medicamentos que tratam doenças respiratórias, conforme informação recebida do Conselho Federal de Farmácia, se dá por falta de insumos provocada pela pandemia de Covid-19, que até hoje reflete na economia mundial. Há falta também de medicamentos utilizados para tratamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Os motivos para a falta de medicamentos são: o fechamento de portos na China, principal fornecedor de insumos para a indústria farmacêutica, a demanda reprimida de cirurgias eletivas e ainda a chegada do inverno, que aumenta consideravelmente o número de doenças respiratórias.

De acordo com a Coordenadora Farmacêutica Daniela Aparecida de Abreu, e com o Secretário Municipal de Saúde, Armando Fortunato Filho, a Prefeitura não tem medido esforços para aquisição de medicamentos com a maior brevidade possível para abastecimento das Unidades Básicas de Saúde.

Compartilhar no Facebook

Varginha conquista medalhas nos Jogos Escolares de Minas Gerais : 04/08/2022 19:08

O Prefeito Vérdi Melo recebeu nessa semana, na prefeitura, os alunos atletas que representaram Varginha na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG, disputada em Uberlândia, entre 25 e 30 de julho.

Acompanhado do vice-prefeito Leonardo Ciacci, e do Secretário de Esporte e Lazer, André do Vôlei, o prefeito parabenizou a todos os atletas por terem representado Varginha nessa importante competição. "Hoje quero parabenizar cada um de vocês e dizer que estamos orgulhosos por terem representado Varginha e conquistado importantes vitórias. Nossa administração reconhece o valor do esporte e investe para que todos tenham acesso as práticas esportivas".

O Prefeito lembrou ainda de grandes investimentos já realizados, como o Estação Cidadania, ginásio para modalidades Olímpicas e Paraolímpicas, o ginásio de artes marciais na Semel, e a instalação de academias de rua em
diferentes regiões.

A etapa estadual contou com mais de 5.500 atletas de escolas estaduais e particulares de todo estado, com disputas nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

“Nós queremos agradecer a confiança de toda equipe da Semel e ao
Pais e aos atletas que tão bem Representaram Varginha nas competições”, disse o vice-prefeito Leonardo Ciacci.

Os jogos acontecem em disputas realizadas uma vez por ano e contam com total apoio da Semel, que a cada ano incrementa e aperfeiçoa a fase Municipal, que serve de incentivo e enaltece a participação de cada aluno/atleta, ofertando assim a possibilidade e detecção de novos talentos

Varginha foi representada por 137 atletas do Atletismo, Tênis de Mesa, Natação, Judô, Voleibol, Vôlei de Praia, Badminton, Handebol e Basquete.

Compartilhar no Facebook

Varginha é líder no Sul de Minas na geração de empregos no primeiro semestre : 02/08/2022 11:23

Política de retomada econômica, capacitação de mão de obra e investimento em infraestrutura estão entre os principais fatores para o crescimento na geração de empregos em Varginha

De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Varginha teve saldo positivo de 1.743 empregos com carteira assinada gerados no acumulado do primeiro semestre de 2022.

Apenas no mês de junho, Varginha registrou um saldo de 709 empregos, um crescimento de 453 vagas comparado ao mesmo período em 2021.

Com estes números, Varginha lidera na geração de empregos no Sul de Minas.

O setor que mais contratou foi o de serviços, com 434 vagas. Na sequência vem os setores de agropecuária, indústria e comércio, com saldos de 174, 75 e 30 empregos respectivamente.

Mês de Junho

Varginha: 709
Poços de Caldas: 353
Passos: 316
Três Pontas: 300
Extrema: 257

Acumulado de 2022

Varginha: 1.743
Extrema: 1.429
Poços de Caldas: 1.163
Pouso Alegre: 1.126
Passos: 730

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliano Cornélio, avalia que os números refletem a política adotada no início da atual gestão, como o programa de retomada econômica com diversas ações, desde o decreto de liberdade econômica, que visa principalmente a desburocratização nos processos de abertura de empresas e a atração de novos investimentos para a cidade.

Juliano Cornélio destaca também os investimentos em infraestrutura com a aquisição de novas áreas, o que reflete diretamente na geração de empregos e renda. Ainda de acordo com o secretário, o Porto Seco tem sido um excelente equipamento para atração de novos investimentos, e a somatória dos fatores citados, indicam que estão no caminho certo para que seja possível a promoção de uma retomada econômica sustentável.

Para o prefeito Vérdi Melo, além de todos estes atrativos mencionados pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, também refletiu nesse saldo positivo os investimentos realizados pela prefeitura na saúde, infraestrutura e educação, dentre outros, que motivaram os investidores a escolherem pelo município de Varginha.

Compartilhar no Facebook

Artista plástica Gena Souza faz exposição no Museu Municipal : 02/08/2022 11:20

O Museu Municipal de Varginha recebe de 03 a 31 de agosto a exposição “Simplesmente Eugênia, Ou Gena” da artista plástica varginhense Gena Souza. É a primeira exposição da artista, que conta com trabalhos elaborados por meio de tinta acrílica, textura em massa acrílica, filtros de papel, papelão, azulejo, madeira e raízes de cafeeiro.

A artista plástica é autodidata em pintura, além de ser poeta e possuir um curso de figurinista pelo Senac em Belo Horizonte.

A abertura da exposição acontece nesta quarta (03), a partir das 18h, no Museu Municipal, localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro.

A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura encaminha à Câmara Projeto de Lei sobre o Conjunto Habitacional dos Servidores Municipais : 28/07/2022 19:14

Em atenção a um pedido do presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais, Luciano Ferroni, o prefeito Vérdi Melo está enviando para a Câmara Municipal um Projeto de Lei solicitando autorização da prorrogação por mais 5 anos, do prazo para a implantação do Programa de Habitação Popular para os Servidores Públicos Municipais, que vence no dia 07 de novembro, conforme previsto na Lei anterior (6.366 de 7 de novembro de 2017).


ITCD

No mesmo projeto a ser encaminhado a Câmara, a Prefeitura solicita ainda autorização para que o município arque com as despesas do recolhimento do ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa mortis e Doação), desonerando a ASSP.

Vérdi conta que, no dia 20 de junho, recebeu em seu gabinete o presidente da ASSP, Luciano Ferroni, que apresentou ofício por meio do qual solicitava a prorrogação do prazo para a implantação do Conjunto Habitacional, bem como o pagamento do ITCD, sob a justificativa de que a Associação, que representa os servidores públicos municipais, não teria como arcar com esse compromisso, o que foi prontamente atendido, porém, a Prefeitura necessita de de Lei autorizativa.

Para o prefeito, essa é uma decisão importante, que vai beneficiar os servidores municipais. “Temos um carinho muito grande para com nossos servidores, e entendemos perfeitamente o quanto importante é para cada um, poderem realizar o sonho da casa própria".

Compartilhar no Facebook

Parque dos Dinossauros recebe manutenção : 28/07/2022 19:07

Através das Secretarias de Obras e de Planejamento, a Prefeitura desenvolveu no ultimo mês diversas atividades e serviços para recuperar o Parque dos Dinossauros, localizado no bairro Padre Vitor.

A iluminação foi substituída por novas luminárias eficientes, disponibilizando maior conforto e segurança aos usuários do local.

Várias obras foram executadas na área, como as novas rampas para os skatistas, restauração do piso, muretas, pintura na área e limpeza geral.

Outras melhorias serão realizadas no local, valorizando ainda mais as atividades esportivas , lazer e desenvolvimento dos jovens de nossa cidade.

Compartilhar no Facebook

SEMUS leva o projeto Saúde em Foco para a zona rural : 28/07/2022 15:01

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa quinta (28), na Unidade de Saúde dos Martins, zona rural, o evento Saúde em Foco, com atividades físicas para promoção da saúde, qualidade de vida e bem estar.

O evento contou com a presença do Vice Prefeito, Leonardo Ciacci, do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Armando Fortunato Filho, do Médico da Família Dr. Carlos Henrique Peloso Silva, além de autoridades ligadas ao campo e convidados.

Na oportunidade, Dr. Armando afirmou que “a atividade física é de extrema importância para a promoção da saúde, o grande empenho do Prefeito Verdi para a oferta de serviço de saúde com qualidade”. Ele ainda ressaltou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes nas cinco Unidades de Saúde existentes na zona rural.

O vice-prefeito parabenizou todos os envolvidos nessa ação, em especial a secretaria de saúde pela iniciativa que vem de encontro às ações da prefeitura de inovar e valorizar toda nossa comunidade, urbana e rural.

As orientações e práticas corporais foram mediadas pelo Educador Físico Rodolfo de Oliveira Raimundo, e pelo presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Hudson Lebourg. Foram oferecidos ainda aferição de pressão arterial, Glicemia capilar e auriculoterapia pela enfermeira Stefane.

Compartilhar no Facebook

Manutenção e substituição de lâmpadas melhora iluminação do Terminal Rodoviário : 28/07/2022 14:57

Uma manutenção parcial na iluminação pública do Terminal Rodoviário e substituição de lâmpadas por projetores eficientes de LED aumentou a luminosidade do setor de embarque, proporcionando maior conforto e segurança aos usuários do local, complementando melhorias anteriores.

Diversos projetores de 100W substituíram lâmpadas de vapor metálica de 400W, com grande economia no consumo de energia, da ordem de 75% e redução de custos de manutenção, além da maior segurança do local.

Em toda área no entorno da Rodoviária, já ocorreu a substituição da iluminação para LED, o novo sistema adotado pelo município para todo seu parque de iluminação pública .

"Novas extensões e investimentos no setor de iluminação pública em Varginha serão realizados nesse segundo semestre atendendo às demandas do munícipes e ao plano geral do Projeto Básico elaborado pela Prefeitura", diz o prefeito Verdi Melo.

Compartilhar no Facebook

Hospital Bom Pastor forma segunda turma de brigadistas : 25/07/2022 12:22

O Hospital Bom Pastor realizou, na última segunda (18), o curso teórico e prático, ministrado pelo Tenente Paulo Estevam Costa, Cabo Simoni L. Botega e pelo Soldado Addy de L Neto do Corpo de Bombeiro de Varginha, para a formação da segunda turma de brigadistas de incêndio da instituição.

Aproximadamente 90 colaboradores das mais diversas formações profissionais participaram, para agirem na prevenção e no combate a incêndios, na evacuação de ambientes de riscos, no atendimento de emergência, nos primeiros socorros e na checagem de extintores e saída de emergência do hospital. Além disso, os brigadistas formados, serão submetidos a uma simulação de princípio de incêndio e evacuação no próprio hospital, conduzidas pelo Corpo de Bombeiros.

Compartilhar no Facebook

Hospital Bom Pastor realiza Semana da Educação Continuada : 25/07/2022 12:18

Está sendo realizado durante essa semana, no Hospital Bom Pastor, a Educação Continuada com o tema "Notificação Compulsória", voltada para a equipe de enfermeiros do Hospital.

A responsável pelo treinamento é a enfermeira Aline de Souza Graciano, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica do HBP.

A notificação compulsória deve ser imediata e realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.

Entende-se por notificação compulsória a comunicação oficial às autoridades sanitárias sobre a ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, feita por qualquer profissional de saúde ou cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.

Conforme a definição no Guia de Vigilância Epidemiológica, a notificação compulsória é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.

“O principal motivo da notificação é fornecer para os órgãos competentes informações de doenças/agravos/eventos, que são transmissíveis, apresentam letalidade ou outro tipo de impacto na saúde. A partir disso, poderão ser tomadas medidas de promoção, proteção e controle , por este motivo a necessidade de treinar toda a equipe para uma assistência de qualidade”, explica a enfermeira Gilmara Paiva.

Ela conta que essa semana ocorrerão treinamento na quarta e quinta-feira, cujo tema será Derramamento extravasamento de quimioterapia, com Graziele de Souza Oliveira e Francys D' Carlo de Oliveira, Enfermeiros dos setores de quimioterapia e radioterapia do HBP.

Compartilhar no Facebook

Oficina destaca potencial turístico e cultural de Varginha : 22/07/2022 11:38

A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, realizou na manhã da última quarta (20) a oficina “Diálogos: a integração entre turismo e patrimônio cultural em Varginha”. A iniciativa foi da Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural e envolveu 22 pessoas, dentre elas os membros do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural (Codepac), do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio e da Fundação Cultural.

A atividade, que foi realizada no Centro de Educação Ambiental Paiquerê no Parque Zoobotânico Dr. Mário Frota, foi mediada pelo diretor técnico da AME Cultura, Platinny Paiva, e contou com a participação do Turismólogo Rafael Huhn, Gestor do Circuito Turístico Caminhos Gerais e coordenador da Frente da Gastronomia Mineira – Regional Sul.

Durante as boas-vindas aos participantes, tanto o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, como o secretário de Turismo, Barry Charles, ressaltaram a importância da oficina e dos trabalhos em conjunto das duas pastas da gestão municipal para o desenvolvimento de Varginha. O vereador Rodrigo Naves também enfocou em sua fala a integração das duas áreas e parabenizou pela oficina.

Dentre os eixos em destaque, estiveram o acervo cultural varginhense: integração e promoção; diálogos do café, com um programa permanente no âmbito da gestão pública e construção de parcerias com a iniciativa privada; roteiros de visitação em fazendas inventariadas; diálogos de outro mundo: o ET de Varginha, para promover estudos técnicos para proteção imaterial municipal, estadual e federal desse fato histórico.

Compartilhar no Facebook

Varginha conquista maior pontuação da história no ICMS Patrimônio Cultural : 22/07/2022 11:35

Varginha conquistou nesta quarta (20) a maior pontuação da história do município no Programa ICMS Patrimônio Cultural do Governo de Minas. Com 25,96 pontos, a cidade ficou em 1º lugar dentre as 184 cidades do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, e em 15º dentre os 853 municípios do estado. É o segundo ano consecutivo em que a liderança é conquistada. O resultado foi divulgado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Em relação ao exercício de 2022, houve um aumento de 21,36%. Se comparado a primeira vez que a cidade participou do programa, em 1999, o acréscimo foi de 765,33%. De janeiro a maio desse ano, a cidade recebeu R$ 162.480,67. Em 2021, o total destinado pelo ICMS Patrimônio Cultural foi de R$ 335.634,66.

A pontuação se deve às ações realizadas pela Fundação Cultural em 2021. Dentre as ações que colaboraram para a pontuação no ICMS Patrimônio Cultural, estão os investimentos em bens protegidos como a revitalização do Theatro Capitólio, manutenção e conservação da Estação Ferroviária e do Casarão Mariana Figueiredo Frota (sede do Museu Municipal e Biblioteca Pública), publicações como os livros de Atas da Câmara Municipal, das cartilhas e eventos de educação patrimonial, dos cartões-postais e execução do projeto de combate e prevenção à incêndio da Estação Ferroviária e do Casarão Mariana Figueiredo Frota.

Dentre os critérios estabelecidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado de Minas Gerais, Varginha tirou nota máxima nos quesitos de Política Local (4 pontos), Inventário do patrimônio (2 pontos), Educação Patrimonial e Difusão (2 pontos), Registro Imaterial – Folia de Reis (2 pontos). A cidade pontou acima da média na área de Investimentos – 2,96 (de 3 pontos), Proteção e salvaguarda (tombamentos) – 13 pontos.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, comemorou a conquista histórica do município e destacou a importância desses recursos para os investimentos no setor cultural.

“É um ciclo virtuoso. Quanto mais investimos no Patrimônio Cultural, mais recursos receberemos do Governo de Minas. A reforma do Theatro Capitólio está sendo feita totalmente com os recursos recebidos nos últimos anos. Temos uma equipe muito competente formada pela Danielle Guimarães, pelo Cláudio Martins e pela Eliana Costa, que esteve à frente desse marco para Varginha”, celebra.

O prefeito Vérdi Lúcio Melo também parabenizou a equipe da Fundação Cultural e ressaltou o cuidado com a área cultural feito pela administração. “Essa excelente colocação coloca Varginha na vanguarda do cuidado com o patrimônio cultural e é fruto de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela equipe da Coordenadoria do Patrimônio Cultural. Parabéns a todos! Quem ganha são todos os nossos cidadãos!”.

Compartilhar no Facebook

CDCA forma primeira turma de 2022 : 21/07/2022 17:12

Foi na quarta (13), na sede do CDCA, na Rua da Maçonaria, quando os jovens formandos receberam das mãos do Presidente do CDCA, o ex-prefeito Antônio Siva, e do Prefeito Vérdi Melo, os Certificados de conclusão do curso de Assistente Administrativo, primeira Turma 2022.

A formatura contou ainda com as presenças do vice-prefeito Leonardo Ciacci, do Procurador Geral do Município, também ex-Propac, Evandro Santos, e do secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães Ferreira.

“Mais uma etapa se encerra, mais um ciclo se fecha e é tempo de fazer uma retrospectiva. É tempo de olhar para trás e rever os planos que foram traçados, o caminho que foi percorrido, as metas e os objetivos que foram alcançados. É tempo também de olhar para a frente, refazer planos, vislumbrar novos horizontes, e a Nós, equipe CDCA agradecermos pela oportunidade de fazer parte da história”, disse a mensagem lida pelo Cerimonial.

Falando na condição de presidente do CDCA, Antônio Silva fez um agradecimento especial ao Prefeito Vérdi por ter confiado a ele a missão de estar a frente do programa cuja missão é atender e promover o desenvolvimento da criança e adolescente. “Quando prefeito sempre disse que tinha um carinho muito especial para com o CDCA e hoje na condição de presidente posso acompanhar de perto, oferecendo minha experiência de vida na formação dos nossos jovens”.

Ex-Propac, o Procurador Evandro Santos, falou aos jovens do quanto o Programa representou na sua trajetória de vida, até chegar a Procurador Geral do Município. “Um dia vocês também chegaram a essa conclusão, que tudo o que viveram aqui durante o curso de Assistente administrativo, e posteriormente, no período em que estiverem trabalhando nas repartições públicas, acrescentou nas suas vidas, abrindo portas, mostrando caminhos” salientou.

“Sempre quando participo das formaturas do CDCA me emociono, porque vejo no olhar de cada jovem, moças e rapazes, a alegria de concluir mais essa etapa de suas vidas, com a possibilidade do primeiro emprego. Nesse momento não podemos deixar de agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para essa vitória, a equipe do CDCA deixo os meus sinceros agradecimentos. Minha gratidão aos pais, que confiaram em nós e na nossa equipe para trabalharmos com seus filhos”, disse o prefeito.

Na oportunidade foram entregues Certificados de Honra ao Mérito aos alunos que se estacaram no curso.


Matutino

➢ 1° lugar do turno Matutino, a instrutora Renata Gonçalves honrará o mérito da aluna BRUNA ELISA BENTO DA SILVA
➢ 2° lugar do turno Matutino, a instrutora Tânia Romanelli honrará o mérito da aluna MARIANA CAMILO DE LIMA
➢ 3° lugar do turno Matutino, o instrutor Wesley Antônio honrará o mérito da aluna MARIA JÚLIA REZENDE BRAZ

Vespertino
➢ 1° lugar do turno vespertino, a instrutora Tânia Romanelli honrará o mérito do aluno VITÓRIA EVELLYN SANTANA SILVA SANTOS
➢ 2° lugar do turno vespertino, o instrutor Wesley Antônio honrará o mérito do aluno DEBORA ELLEN DA SILVA PADUA
➢ 3° lugar, a instrutora Renata Gonçalves honrará o mérito da aluna THAYNA FLAUSINO SALES

Compartilhar no Facebook

Prefeitura pagará o piso para Agentes de Saúde e de Combate a Endemias : 21/07/2022 17:04

O Prefeito Vérdi Melo sancionou a Lei Municipal 7.010, de 14 de Julho de 2022, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o pagamento do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias.

“Sempre tivemos um carinho muito especial e respeito para com esses profissionais, cujas atribuições se vinculam à prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes definidas para as ações preventiva e a atenção básica em saúde. Por isso tão logo recebemos o recurso do Governo Federal, determinamos o pagamento retroativo ao mês de maio do corrente ano, já na folha do mês de julho", afirmou.

O pagamento do piso salarial dos Agentes será realizado de acordo com os repasses da União Federal, cujos encargos sociais ficarão por conta do município. Serão beneficiados 101 Agentes Comunitários de Saúde e 68 Agentes de Combate as Endemias.

Compartilhar no Facebook

Fundação Cultural e Vigilância Sanitária firmam parceria para orientação e fiscalização em eventos : 21/07/2022 11:56

As equipes da Fundação Cultural e da Vigilância Sanitária se reuniram na quarta (20), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, para tratar de ações a serem tomadas em prol da segurança alimentar e sanitária nos eventos artísticos e culturais desenvolvidos pelo município.

Dentre os temas em pauta estiveram as boas práticas no serviço de alimentação da área do comércio ambulante, medidas de enfrentamento a Covid-19, destinação de resíduos e a regularização documental dos serviços de alimentação. Para a coordenadora da Vigilância Sanitária, Nara Alvarenga Mendes Viana, “as ações de educação sanitária e fiscalização junto ao comércio ambulante de alimentos são fundamentais para promover e proteger a saúde da população, principalmente em eventos onde concentram um grande volume de pessoas”.

De acordo como diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, “a reunião foi muito produtiva e essa parceria é uma garantia para o público que frequenta os eventos promovidos pela Fundação tenha acesso à alimentação de qualidade, pois serão feitas fiscalizações de rotina”.

Participaram da reunião pela Vigilância Sanitária, a coordenadora Nara Alvarenga Mendes Viana e os fiscais Juliano Braga de Oliveira e Xamã Morais Domingos. Pela Fundação Cultural, o superintendente Marquinho Benfica; a produtora cultural, Ana Luiza Romanielo; o chefe de operações e controle técnico, Humberto de Paula Xavier; e o jornalista Agnaldo Montesso.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura comunica vacinação de crianças de 3 a 5 anos imunocomprometidas : 20/07/2022 10:47

A Superintendência de combate à COVID-19 comunica o início nessa quarta (20), da vacinação das crianças de 3 a 5 anos, de modo escalonado e gradual.

Considerando a aprovação pela Anvisa da vacina Coronavac para o público infantil de 3 a 5 anos de idade, bem como as quantidades limitadas dos estoques deste imunobiológico, comunicamos o início da vacinação de forma gradual para todas as crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos de idade. Logo a seguir, serão por faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade. Neste momento, as crianças a partir de 5 anos de idade, deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados.

A vacinação contra COVID-19 desse grupo prioritário, acontece na Central Municipal de Vacinas, na UBS Sion e na UBS Imaculada.

Vale ressaltar que a vacinação ocorrerá enquanto durarem nossos estoques, até que novas remessas sejam recebidas.

Compartilhar no Facebook

Inscrições abertas para o processo seletivo de estagiários para a Prefeitura : 19/07/2022 15:58

O Município de Varginha, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, torna público que estarão abertas as inscrições para o PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO, nos termos da Lei Federal nº 11.788/08, da Lei Municipal nº 5.859/2014, de 21 de julho de 2014 e do Decreto Municipal nº 7.145/2014 de 29 de dezembro de 2014, nas condições do presente Edital.


A seleção de estagiários, objeto deste Edital será para a seguinte Secretaria:

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

1 - Das Vagas, área de atuação, formação acadêmica, número de vagas, carga horária e local de estágio:


Este Processo de Seleção de Estágio Remunerado abrangerá a vaga para exercício no órgão abaixo relacionado e conforme o descrito:



2 - Dos requisitos para inscrição




Para concorrer a uma das vagas, o interessado deverá:

Ser estudante do curso de Administração de Empresas para a vaga na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estando regularmente matriculado e frequente em Instituições de Ensino credenciadas pelo Ministério da Educação e devidamente conveniadas com o Município de Varginha;

Ter disponibilidade de 6 (seis) horas diárias, de segunda a sexta-feira, no período da manhã ou da tarde;

Estar cursando no mínimo o terceiro período ou equivalente do currículo escolar e não estar matriculado no último semestre do curso;

Não exercer as funções de estagiário em outra instituição ou participar de outro programa de estágio remunerado;

Não ser servidor público municipal.



3 – Das vagas reservadas a candidatos com deficiência




3.1 – Às pessoas com deficiência é garantido o direito de se inscrever neste Processo Seletivo Público, desde que as atribuições do cargo pretendido sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, o que deve ser atestado, no ato da inscrição, por profissionais credenciados através de laudo médico, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como, a provável causa da deficiência.




3.2 – Aos candidatos com deficiência serão reservadas 10% (dez por cento) do total das vagas oferecidas, desprezadas as frações, de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal e art. 12 do Decreto Municipal nº 7.145/14, sendo garantida 01 (uma) vaga, respeitada a ordem de classificação final.



3.3 - O portador de deficiência, ressalvadas as condições especiais previstas em Lei, participará do programa em igualdade de condições com os demais candidatos, inclusive no que concerne às providências relativas a recrutamento, seleção, avaliação ou desligamento dos beneficiários do programa objeto do presente Edital.



3.4 - Quando o cálculo para a definição da quantidade de vagas for número fracionário, adotar-se-á o seguinte critério:



a) o arredondamento para o número inteiro imediatamente superior, quando a fração for igual ou superior a 0,5 (cinco décimos);



b) o arredondamento para o número inteiro imediatamente inferior, quando a fração for inferior a 0,5 (cinco décimos).



3.5 - As vagas reservadas a portadores de deficiência que não venham a ser preenchidas passam, automaticamente, a serem ocupadas pelos demais candidatos aprovados, conforme a ordem de classificação.



3.6 – O candidato com deficiência selecionado para a realização do Estágio Remunerado será submetido à perícia médica oficial para ser verificada a compatibilidade da deficiência com o exercício das atribuições do cargo.




3.6.1 - Será de responsabilidade da Junta Médica Oficial a perícia médica a ser realizada, sem qualquer ônus para o candidato.




3.6.2 - Concluindo a Junta Médica pela incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo pretendido, o candidato não poderá ser designado.




3.6.3 – Caberá recurso contra o resultado do parecer da Junta Médica Oficial no prazo de 2 (dois) dias úteis, sendo que o mesmo deverá ser protocolado na Secretaria Municipal de Administração, através do Setor de Protocolo.




3.7 – Ressalvadas as disposições especiais desta seção, os candidatos com deficiência participarão deste Processo de Seleção Pública em iguais condições com os demais candidatos em relação ao horário de início, ao conteúdo, aos critérios de avaliação e aprovação, à pontuação mínima exigida e a todas as demais normas de regência da Seleção Pública.




4 – Da Remuneração:




Os Estagiários receberão uma bolsa/auxílio, conforme o previsto nos parágrafos 3º e 4º do art. 6º da Lei Municipal nº 4.557/2006, com redação dada pela Lei Municipal nº 5.859/2014, regulamentada pelo art. 5º do Decreto Municipal nº 7.145/2014 de 29/12/14.




Os Estagiários também receberão auxílio-transporte municipal interno e seguro de vida pessoal.




5 - Do Processo seletivo:


O Processo de Seleção de Estágio Remunerado constará das seguintes fases:

I - Inscrição;

II - Análise e Classificação segundo o Extrato de Notas;

III - Entrevista.




6 - Das Inscrições:



a) As inscrições serão GRATUITAS, sendo que o período de inscrição para o processo de seleção de estágio remunerado será do dia 14/07/2021 ao dia 21/07/2021, devendo ser realizada através do seguinte endereço eletrônico: estagios.stv@varginha.mg.gov.br




b) Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher a ficha, a qual encontra-se disponível no site da Prefeitura Municipal de Varginha: www.varginha.mg.gov.br e enviá-la digitalizada para o e-mail correspondente acima.



c) Com a ficha de inscrição, deverão ser digitalizados e enviados os documentos a seguir:



I - Documento oficial de identidade, com foto;

II - CPF;

III-Certidão de quitação das obrigações eleitorais, disponível no link www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;

IV - Prova de estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidato do sexo masculino;

V - Declaração de matrícula expedida pela Instituição de Ensino ou boleto pago do último mês cursado;

VI - Extrato de notas devidamente vistado pela Instituição ou Certidão da Instituição contendo a média da nota dos últimos 2 semestres ou do último ano já cursado;

VII - As pessoas portadoras de deficiências deverão entregar no ato da inscrição, laudo médico original ou cópia autenticada, expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, do qual conste expressamente que a deficiência se enquadra nas categorias descritas no art. 12 e seus incisos do Decreto Municipal nº 7.145/2014. No ato da inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a seleção, bem como se as atribuições relacionadas são compatíveis com a deficiência de que é portador.



d) As informações prestadas na ficha de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, sendo excluído do processo de seleção aquele que fornecer dados comprovadamente inverídicos.



e) As inscrições que não atenderem ao estabelecido neste Edital serão consideradas indeferidas.



7 – Da seleção/entrevista:





a) Serão distribuídos 100 pontos no total, sendo de caráter classificatório o extrato de notas (60%) e a entrevista (40%).



b) Para a entrevista, serão convocados os dez primeiros classificados no critério nota, sendo agendada conforme conveniência da SEDEC quanto ao local, horário e dia da entrevista.



c) Em caso de empate na nota final, será observado para fins de desempate, o (a) candidato (a) de maior idade.



d) A classificação final será estipulada por ordem decrescente do somatório dos pontos das notas e da entrevista, de acordo com a área pretendida.





8 - Das Disposições Gerais e Finais:



a) O candidato portador de deficiência aprovado no processo seletivo, quando convocado, deverá estar munido de documento de identidade e submeter-se a avaliação por Junta Médica Oficial, objetivando verificar se a deficiência se enquadra na previsão do art. 12 e seus incisos do Decreto Municipal nº 7.145/14, assim como se há compatibilidade ou não da deficiência com o estágio.



b) A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.



c) O prazo de validade do Processo Simplificado de Seleção de Estagiários permanecerá válido até que outro processo seletivo o substitua, limitada a vigência de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.



d) Surgindo novas vagas, a critério das Secretarias responsáveis, os candidatos classificados poderão ser contratados na ordem crescente de classificação.



e) A inexatidão de afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificada após a homologação dos resultados, implicará a eliminação sumária do candidato. Serão declarados nulos, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.



f) Este Edital encontra-se à disposição dos interessados no endereço eletrônico varginha.mg.gov.br/, sendo que quaisquer alterações das disposições ora estabelecidas serão comunicadas através de retificação, a ser divulgada na Internet, no mesmo endereço eletrônico, vindo tal documento a constituir parte integrante deste Edital.


Varginha (MG), 08 de julho de 2022.

Cinthia A A Silva
Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico - Interina

Confira o edital completo: varginha.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/7063/processo-seletivo-simplificado-para-estagiarios

Compartilhar no Facebook

Curso de Costura Industrial promovido pela Prefeitura forma novas turmas : 19/07/2022 15:53

Na manhã de segunda (18), aconteceu a formatura de mais duas turmas do Curso de Costura Industrial promovido pela Prefeitura de Varginha em parceria com o Senai.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Vérdi Melo, acompanhado do Vice-prefeito Leonardo Ciacci, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliano Cornélio, além da gerente de RH da Sewtech, Ana Paula Ribeiro e do representante do Senai, Erick Vitor da Silva.

O objetivo do curso foi capacitar mão de obra para o segmento de costura industrial, em atenção a empresa Tecnotextil/Sewtech, que instalou uma unidade em Varginha.

Ao falar com as formandas, o prefeito Vérdi parabenizou cada uma por se proporem a capacitar suas habilidades atendendo as exigências do mercado.

“Temos algumas dificuldades na mão de obra especializada e por isso a prefeitura vem trabalhando em parcerias como esta com o Senai no sentido de qualificar os profissionais. Temos recebido grandes empresas na nossa cidade, de variados ramos e queremos aumentar a empregabilidade de quem reside na cidade, possibilitando ter um emprego com dignidade”, disse.

O curso foi ministrado pelo SENAI/FIEMG e teve duração de 160 h.

De acordo com o Secretário, Juliano Cornélio, investir na qualificação de mão de obra também é um dos pilares para o processo de desenvolvimento econômico sustentável, além de ser um diferencial de Varginha na atração de novas empresas.

Compartilhar no Facebook

Convênio entre Fundação Cultural e Conservatório de Música busca incentivar Folia de Reis : 15/07/2022 19:47

A Fundação Cultural de Varginha e o Conservatório de Música “Maestro Marciliano Braga” firmaram na última sexta-feira (08/07) um convênio com o objetivo de incentivar a tradição da Folia de Reis no município.

O acordo foi assinado pelo diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, e pelo diretor do Conservatório de Varginha, Everton Lemes, com a presença do diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, da coordenadora técnica do Patrimônio Cultural, Danielle Guimarães, e da coordenadora da Biblioteca Pública, Eliana Costa.

O Conservatório passou a oferecer aos integrantes das 22 Companhias que compõem o Cadastro Municipal de Cultura de Varginha oficinas de sanfona, viola, canto coral e musicalização. As aulas acontecem semanalmente às sextas-feiras, a partir das 19h.

De acordo com o diretor Everton Lemes, “a assinatura desse convênio vai de encontro com o nosso propósito para que possamos atuar e fomentar de maneira efetiva da cultura da nossa cidade. Temos uma equipe que desenvolveu uma metodologia específica voltada para que os foliões possam aproveitar esse conhecimento da melhor forma possível”.

Para o diretor do Museu, Lindon Lopes, “ as oficinas são um sonho de algum tempo e se mostra de grande relevância para que a tradição da Folia de Reis seja mantida em nossa cidade”.

A coordenadora técnica do Patrimônio Cultural, Danielle Guimarães, explica que essa é uma ação prevista no plano de salvaguarda do dossiê registro das Folias de Reis de Varginha. Segundo ela, “nosso intuito é fomentar a tradição local, resgatar a cultura popular e a tradição das Folias de Reis. Se mostra ainda como forma de incentivo para que os foliões aperfeiçoem o que eles já conhecem e busca atrair e incentivar as novas gerações para que essa cultura que é tão rica aqui em Varginha”.

Em junho de 2015, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac), órgão responsável pela proteção dos bens culturais e históricos da cidade, fez o registro dos grupos de Folias de Reis varginhenses. Desde então, elas são bem cultural imaterial da cidade. Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais também reconheceu a Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial do estado.

Compartilhar no Facebook

Escola Municipal Professor Wanderley Bueno de Oliveira recebe o projeto “Museu e biblioteca vão à escola” : 15/07/2022 19:44

Começou nesta terça-feira (12/07) o projeto “Museu e Biblioteca vão à escola” que foi idealizado pela bibliotecária Eliana Costa e pelo diretor do Municipal, Lindon Lopes, com apoio da Associação Artística Viva Cultura, Prefeitura e Varginha e Fundação Cultural. A primeira escola beneficiada foi a Escola Municipal Professor Wanderley Bueno de Oliveira no Bairro Carvalhos com apresentação do espetáculo infantil “O Planeta dos Espantalhos”.

O projeto tem um conteúdo de conhecimentos e recheado de atividades artísticas com intuito de levar a cultura em bairros mais distantes de Varginha e também complementar os conteúdos ministrados dentro das salas de aula e principalmente divulgar a importância do Museu e da Biblioteca na comunidade.

A proposta é de democratização da cultura e formação de público com uma programação de atividades com apresentações teatrais, oficinas de artes cênicas, literatura, artesanato, patrimônio cultural, desenho, cordel, e exibição de curtas metragens e sorteio de livros.

Para Lindon Lopes, diretor do Museu, existe a proposta de capacitar os professores para se tornarem multiplicadores junto aos alunos e a comunidade escolar. Tudo isso para conscientizar as crianças sobre a importância da valorização e preservação destes patrimônios e da relevância do Museu como guardião da memória.

Eliana Costa, bibliotecária, afirma que o gosto de ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, pois uma biblioteca viva e atuante é um meio pelo qual podemos ter acesso a informações e, com elas buscar melhorias para ampliar os conhecimentos, que além de ser envolvente a leitura expande nossas referências e estimula ainda mais a criatividade para saltar a imaginação, onde emociona e causa impacto, mudando sua vida preparando para os estudos, e para a vida.

O presidente da Associação Artística Viva Cultura Marcos Misael diz que a cultura é um importante meio de obtenção do conhecimento e mantém estreita relação com a educação. Por isso, ela é uma indispensável política pública e deve estar presente nos principais pontos da cidade, principalmente nos bairros mais distantes do município, onde as pessoas necessitam destas atividades.

Compartilhar no Facebook

5ª da Boa Música leva multidão ao show de retorno à Estação Ferroviária : 15/07/2022 11:59

Após dois anos e quatro meses, o projeto 5ª da Boa Música retornou com os shows presenciais na noite desta quinta (14) na Estação Ferroviária de Varginha. Centenas de pessoas cantaram, dançaram e se divertiram junto com a banda Sissibonaflá que tocou diversos sucessos que embalaram o público das 20h às 22h.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, agradeceu a presença do público e enfatizou a importância do projeto para o cenário cultural da cidade. “Hoje marcamos a edição nº 429 do 5ª da Boa Música. Já são 13 anos fazendo história na nossa cidade. O projeto é referência quando se trata de opção de lazer e cultura gratuita para a população. Foi gratificante ver tanta gente se divertindo junto com a banda”.

Pelas mídias sociais do 5ª da Boa Música, o público enviou uma série de mensagens, de fotos e de vídeos elogiando e registrando o retorno presencial do projeto. “Eu estava morrendo de saudade! O projeto voltou em grande estilo, ao som do Sissi que gosto demais!”, disse Jú Laudomiro. “Que saudade que a gente estava. Teve bom demais!”, disse Verônica Rodrigues. “Foi maravilhoso. O trem da música partiu da Estação”, destacou Viviane Silva.

Além do shows, a banda Sissibonaflá concedeu entrevistas à TV Princesa, Blog do Madeira, Rádio Melodia FM e Rede Mais / Record TV, em que puderam falar sobre a apresentação e sobre a trajetória do grupo.

O 5ª da Boa Música é uma realização da Prefeitura de Varginha, com organização da Fundação Cultural. As apresentações serão realizadas quinzenalmente a partir das 20h. O próximo show está marcado para o dia 28 de julho, a partir das 20h. O evento tem o apoio da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Compartilhar no Facebook

Servidores municipais da saúde participam de treinamento no Hemominas : 13/07/2022 14:57

Com alegria, a Secretaria Municipal de Saúde comunica mais um avanço na caminhada rumo a inauguração do Posto Avançado de Coleta Externa do Hemominas em Varginha. Nessa quinta (14), uma equipe de 10 servidores, acompanhados do chefe da Atenção Primária, Miguel José de Lima, vai participar de um treinamento em Belo Horizonte.

Haverá uma apresentação inicial para toda a equipe e posteriormente os profissionais serão encaminhados conforme a atuação para treinamento direcionado.

“Na mesma data será definida a programação para o treinamento prático que ocorrerá na Unidade da Fundação Hemominas de Pouso Alegre, nosso parceiro em todas as atividades administrativas e técnico-científicas”, explica o secretário de saúde Dr. Armando Fortunato Filho.

“A vinda do PACE da Hemominas para Varginha representa maior reserva de sangue e hemoderivados, dando mais tranquilidade, qualidade e segurança biológica para a nossa população e maior agilidade nas cirurgias eletivas e urgências médicas realizadas nos nossos hospitais”, enfatiza o prefeito Vérdi Melo.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura publica licitação para obras do Canil Municipal : 12/07/2022 16:41

A Prefeitura de Varginha publicou o Edital de Licitação para a contratação de serviço de engenharia para a realizar as obras de reforma e ampliação das instalações do Setor de Bem Estar Animal (Canil Municipal de Varginha)

Com recursos da ordem de R$3,8 milhões, o projeto contratado pela Prefeitura com a AMPASB, sob a supervisão da equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, servirá de referência para toda região por sua ousadia e capacidade, estando a altura do que Varginha merece com a construção de um novo espaço para acolhimento de cães, gatos e equídeos, com a possibilidade de futuramente se transformar em um Hospital Veterinário destinado a cuidar da saúde dos animais da população varginhense.

A obra contempla a construção de um bloco administrativo, com refeitório, sala de descanso e banheiros, conforto que o Canil não oferece atualmente para atender bem aos servidores e munícipes que procuram pelo local seja para adoção dos animais ou para atendimento de cães, gatos, equídeos e outros animais.

Será também construído o bloco destinado aos cães, com bloco cirúrgico, onde também serão feitas as cirurgias dos felinos, salas de exames RX e Ultrassom, internação para doenças infectocontagiosas (isolamento), maternidade e berçário, além da quarentena de onde os animais que estiverem saudáveis seguirão para suas baias.

Na ala dos felinos contaremos com as mesmas estruturas do caninos, mais com toda particularidade que essa espécie merece, pois todo ambiente será Cat Friendly, um princípio que visa diminuir o stress dos felinos, deixando-os mais confortável possível.

Teremos também o bloco para animais agressivos, que muitas vezes pela raça ou pelo porte físico acabam sendo abandonados ou levados para o canil. No local eles passarão por avaliação comportamental para então serem treinados e socializados e irem para a adoção.

Isso sem contar o setor de maternidade e a sala de imagens: raio x e ultrassom.

“Essa é uma obra muito esperada por todos nós da administração, a construção de um espaço que vai oferecer atendimento humanizado, com segurança através de câmeras iluminação e baias para acolhimento, possibilitando que possamos realizar um trabalho ainda melhor no atendimento dos nossos animais”, diz Marisley Camilo, supervisora do setor de Bem Estar Animal.

A segunda etapa do projeto, em elaboração, vai proporcionar a construção da ala dos felinos e equídeos, com todos os serviços de acolhimento, avaliação, internação, isolamento e baias.

"Aqui não paramos de trabalhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos animais”, disse o prefeito Vérdi Melo.

Compartilhar no Facebook

Rua Tiradentes terá mudança no estacionamento : 12/07/2022 16:33

O Departamento Municipal de Transporte e Trânsito, após concluir estudos de viabilidade técnica na Rua Tiradentes iniciou nesta semana mudança de trânsito que proíbe o estacionamento do lado direito sentido Moinho-Mercado Municipal.

Até a próxima segunda (18), haverá orientação para os motoristas.

Depois disso, a fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal – GCM que poderá autuar quem não respeitar a sinalização.

O chefe do Demutran, Eduardo Sepini explica que a via continuará com sentido duplo para o tráfego, porém com proibição de estacionamento em um dos lados.

A Prefeitura alerta os condutores de veículos e também os pedestres para que respeitem a sinalização do trânsito em todas as localidades.

Compartilhar no Facebook
1 2 3 4 5