1 2

Confira o horário exclusivo para atendimento de casos de dengue : 11/04/2024 16:12

A Secretaria Municipal de Saúde informa os horários e locais exclusivos para atendimento de casos de dengue.

Segunda a sexta-feira:

- Policlínica Central: 17h às 21h.
- UBS Girassol (Pinheiros): 07h às 18h.
- UBS Imaculada: 15h às 21h.

Aos finais de semana:

TODAS AS UNIDADES atendem das 7h às 18h.

Compartilhar no Facebook

Café com as Poderosas alerta para golpe : 05/04/2024 15:10

A Associação Café com as Poderosas vem comunicar que pessoas de má fé estão pedindo doação em dinheiro para compras de fraldas e leite para paciente da Oncologia HBP.

Eles afirmam que buscam sempre exercer um trabalho transparente e idôneo, e contam com sua ajuda na divulgação

Qualquer dúvida, ligue (35) 99965-2944

Compartilhar no Facebook

Vigilância Ambiental adota nova estratégia de bloqueio vetorial : 05/04/2024 14:57

Além de todas as atividades de Controle Vetorial realizadas pela Vigilância Ambiental, o órgão estará adotando nova estratégia de bloqueio vetorial de transmissão, através da aplicação de inseticida intradomiciliar por Aero System com inseticida Piretróide, a partir de sexta (05), no Jardim Orlândia, nos endereços onde foram notificados casos prováveis de dengue.

Este tipo de aplicação visa eliminar mosquitos adultos que estão dentro dos domicílios, impedindo assim a disseminação de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti naquela localidade.

Orientações:

- Recomenda-se que as pessoas e animais aguardem do lado de fora de suas residências.
- Cobrir aquários de peixes.
- Proteger utensílios domésticos e alimentos.
- Desligar o fogão e apagar velas.

Compartilhar no Facebook

SEMEL lança projeto de Dança de Salão : 04/04/2024 11:34

Com vasta experiência no ensino de dança, a Professora Jacqueline está ansiosa para compartilhar os conhecimentos e paixão pela dança de salão.

As aulas serão realizadas regularmente toda segunda e quarta-feira, com início às 20h, no ginásio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, na Av. Boa Vista, 220 - São Geraldo. Essa é uma excelente oportunidade para aprender novos passos, socializar e, claro, exercitar-se de forma descontraída.

Para obter mais informações e garantir a vaga, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3690 2172.

Compartilhar no Facebook

SEMUS abre edital de contratação de profissionais de saúde para combater arboviroses : 01/04/2024 15:15

A Secretaria Municipal de Saúde publicou, nesta segunda (01), editais de contratação para atendimento em caráter emergencial ao Plano de Contingência de Arboviroses Humanas aos casos suspeitos de Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e outras doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

São 30 vagas para médicos, e outras 96 distribuídas nas funções de técnicos de enfermagem, técnico de laboratório, enfermeiros, farmacêuticos e oficiais de administração.

Segundo o Prefeito Vérdi, essa é mais uma ação importante no combate a dengue. “Não estamos medindo esforços para enfrentar essa doença. São quase 130 profissionais que vão agilizar o atendimento a população”, completou.

Para os cargos de médico plantonista, o candidato deverá encaminhar e-mail para o endereço semusvga.selecao@gmail.com com o assunto: “Inscrição Edital 027/2024 – TNS/ES/Médico Plantonista Clínico Geral”.

Para a vaga de técnico de laboratório, o candidato deverá encaminhar e-mail para o endereço viviane.ongaro@varginha.mg.gov.br com o assunto: “Inscrição Edital 028/2024 – UPA – Técnico em Laboratório.

Para os cargos de técnico de enfermagem, enfermeiro, farmacêutico e oficial de administração, os candidatos devem comparecer no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, que fica na Praça Marechal Deodoro, 120, Bom Pastor. Essas vagas são para candidatos classificados no Concurso Público – Edital 002/2018, que ainda não foram nomeados e que tenham interesse na contratação temporária.

Compartilhar no Facebook

Rádio Melodia promove Encontro de Violeiros no domingo de Páscoa : 01/04/2024 15:12

O domingo de Páscoa foi marcado pelo tradicional Encontro de Violeiros, promovido pela Rádio Melodia FM. Mais de 220 pessoas passaram pela rádio das 7h às 12h, entre músicos e o público em geral, que puderam acompanhar o evento ao vivo direto dos estúdios da Melodia, no alto da Vila Paiva.

A iniciativa foi prestigiada pelo vice-prefeito Leonardo Ciacci, pelo diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, além de outras autoridades.

O Encontro de Violeiros contou com a benção do Padre Messias e o suporte de segurança da Guarda Civil Municipal com três viaturas e seis guardas. Os servidores Roberto Carlos de Souza, Gil Nogueira, Francisco de Carvalho, JB Tatu, Jeferson Lima, Bruno Menezes e Rafael Toledo atuaram na coordenação da transmissão ao vivo para toda a região.

“Quero agradecer a todos que colaboraram para que o evento fosse mais uma vez o sucesso! Meu reconhecimento aos músicos por aceitarem nosso convite e por ajudarem a manter essa tradição da música raiz. Os apoiadores, que viabilizaram a disponibilização de lanche a todos. Agradeço ainda os nossos servidores que trabalharam arduamente para que tudo transcorresse bem e ao nosso prefeito, vice-prefeito e superintendente da Fundação Cultural por proporcionarem essa reunião cultural da música de Raiz e Regional”, disse Fabiano Thibé, diretor da Melodia, que comemorou o sucesso do evento e agradeceu a todos os participantes.

Marquinho Benfica parabenizou o evento. “A Rádio Melodia FM cumpre mais uma vez seu papel cultural e educativo ao promover esse encontro. Ajuda a divulgar a tradição da música raiz e regional, além de reconhecer o talento dos músicos”.

Compartilhar no Facebook

Clube de leitura Leia Mulheres completa um ano : 28/03/2024 11:55

Desde março de 2023, a Biblioteca Pública de Varginha recebe mensalmente os encontros do clube de leitura Leia Mulheres. A iniciativa já é realizada no Brasil e o exterior há 9 anos, e tem possibilitado um maior acesso da população aos livros escritos por mulheres.

O Leia Mulheres já realizou 12 encontros, atraindo dezenas de amantes da literatura. “O projeto ajuda a incentivar a população a ocupar os espaços culturais da cidade, promovendo a leitura, o debate e o conhecimento compartilhado. Nesse um ano de projeto, já somos um grupo assíduo e unido, com debates cada vez mais instigantes”, comemora a escritora Luciane Madrid Cesar, incentivadora e mediadora da iniciativa em Varginha.

Para a bibliotecária Eliana Costa, “o clube de leitura trouxe a possibilidade de abrirmos a biblioteca fora de seu horário habitual. Com isso, conseguimos atender uma nova demanda que é a leitura e análise coletiva dos livros literários, atraindo novos usuários e fortalecendo o atendimento ao público em geral”.

O projeto é aberto a toda comunidade, com entrada gratuita. As edições são sempre divulgadas antecipadamente pelo Facebook da Biblioteca em facebook.com/bibliotecapublicadevarginha, e também pelas mídias sociais da Fundação Cultural em @varginhacultural.

A Biblioteca Pública está localizada na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro, abaixo da Igreja Matriz.

Compartilhar no Facebook

SEMEA comemora o primeiro mês do Programa Municipal de Educação Ambiental : 28/03/2024 11:51

Além de reuniões para parcerias em projetos ambientais inovadores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Programa Municipal de Educação Ambiental, realizou 12 palestras sobre a Dengue, cuja demanda surgiu a partir da situação de epidemia enfrentada pelo Município e constantes solicitações das Escolas e do Setor de Vigilância Ambiental, para o qual prestamos apoio através da realização de palestras.

Houve ações em 10 escolas e 2 empresas, envolvendo nesta ação 2000 pessoas, de 6 a 65 anos.

No Dia Mundial da Água, alunos da Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende participaram da palestra Água parada é dengue, água em movimento é vida, assistiram vídeos, e ao final cantaram entusiasmados uma paŕodia sobre os cuidados com a água.

Teve também a formação dos professores, com a oportunidade de oferecer em 2 escolas um mini-curso sobre Educação para a Sustentabilidade, que aconteceu no momento da reunião pedagógica do corpo docente.

Este é apenas o começo das ações educativas, que a SEMEA pretende
intensificar a partir de abril, com a realização de eventos nos parques municipais, parcerias e apoio em projetos escolares e com grupos ambientais, e empresas que apoiem a causa ambiental.

Compartilhar no Facebook

Ginásio Poliesportivo é inaugurado na SEMEL : 22/03/2024 15:51

Será inaugurado, neste sábado (23) dentro do complexo esportivo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, no bairro São Geraldo, o Ginásio Poliesportivo, com arquibancada com capacidade para cerca de 130 pessoas, banheiros, vestiários, sala de materiais e toda a estrutura necessária para a prática de diferentes esportes. O local também tem acessibilidade para facilitar a utilização por parte de idosos e pessoas com deficiência.

O Ginásio, que levará o nome de Júlio dos Reis Cazelato, falecido em 2021, será utilizado para aulas de modalidades como handebol, basquete, vôlei, futsal, fitdance e dança de salão, além das atividades dos projetos Balé para Todos e Varginha sem Dor.

O secretário Milton Tavares Junior afirma que “o ginásio está preparado para receber grandes competições, diferentes torneios e campeonatos municipais e estaduais.”

“Estamos felizes em trazer mais essa conquista para o esporte, principalmente destacando que a SEMEL é celeiro de grandes talentos”, ressaltou o prefeito Vérdi Melo.

O complexo esportivo da SEMEL conta com três piscinas, quadra, campo de futebol, ginásio de lutas e ginástica. Além desse, há o Ginásio Estação Cidadania, no Santa Maria, a quadra coberta no Bom Pastor, outras quadras, campos de futebol – que também estão sendo revitalizados - e academias de rua em várias regiões da cidade, além de pista de skate na Vila Verde, e a pista de bicicross, na Vila Paiva.

A Prefeitura está com um projeto e vai revitalizar 20 quadras públicas. “As reformas já começaram em fevereiro. Neste primeiro grupo estão sendo revitalizadas cinco quadras: São Francisco, Centenário, Pinheiros, Jardim Ribeiro e Três Bicas”, revela Milton.

“Temos quadras que desenvolvem importantes trabalhos junto à população como por exemplo, a quadra da Rua Paraná onde vários garotos participam de um projeto social importante e já exportou talentos, inclusive para o exterior”, conta o prefeito Vérdi, lembrando que as benfeitorias são constantes como a troca da iluminação que permite a prática esportiva com maior segurança.

O vice-prefeito Leonardo Ciacci reforçou que “Varginha é destaque em diversas modalidades e a conquista desse Ginásio é importante para incentivar ainda mais a prática de esportes”. Ele diz que por exemplo, quem quiser se mexer e aprender as danças do momento pode participar da aula de fitdance toda segunda-feira às 19h ou já se inscrever para “dança de salão” que vai começar às segundas e quartas, às 20h, ou ainda, aproveitar esses dias quentes para fazer hidroginástica que tem aula até à noite.

“Investimos forte no esporte porque entendemos que transformamos a vida de muitas famílias para melhor, assim como investimos em todas as áreas”, registra o prefeito Vérdi.

A inauguração será às 9h. A Semel fica na Av. Boa Vista, 220. Além de autoridades e convidados, vários atletas vão prestigiar a inauguração.

Compartilhar no Facebook

Deputado Federal Marcelo Álvaro Antônio anuncia recursos para Varginha : 22/03/2024 14:50

O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL) esteve em Varginha nessa quinta (21), a convite do prefeito Vérdi Melo, e do vice Leonardo Ciacci.

Marcelo anunciou recursos através de emendas, no valor de R$ 7 milhões para serem destinados à saúde e obras de infraestrutura em Varginha.

O deputado foi recepcionado pelo prefeito e vice no aeroporto, de onde seguiram para o Porto Seco. Foram recebidos pelo empresário Cléber Marques, e seu filho Breno Paiva, que apresentaram a estrutura do local que sedia um conglomerado de empresas de diferentes ramos.

De lá, seguiram para a Cooperativa Agroindustrial, considerada a segunda maior Cooperativa de Café do Brasil.

O deputado ainda esteve na prefeitura, onde se reuniu com Vérdi e Leonardo, e manifestou sua admiração por Varginha, elogiando a administração.

“Vocês estão de parabéns! Varginha é uma cidade extraordinária, bonita e bem cuidada. Quero parabenizar o Verdi e o Leonardo pelo cuidado e responsabilidade ao administrarem uma cidade tão importante, referência em saúde, vocacionadas para o agronegócio; cidade onde se concentram as maiores exportadoras de café”, reforçou o deputado.

“Para nós foi uma honra receber o deputado Marcelo em nosso gabinete. Queremos agradecer por sua atenção com a nossa cidade. Tenho certeza de que os recursos serão aplicados com responsabilidade”, completou Vérdi.

“Hoje foi sem dúvida um dia muito importante para nossa administração”, disse Ciacci, que destacou o apoio do deputado para o desenvolvimento de Varginha.

O deputado participou, à noite, da inauguração do escritório regional do PL, e do lançamento da candidatura de Leonardo Ciacci à prefeitura, pelo partido. Nesta sexta (22), a agenda do deputado inclui uma visita a sede do Corpo de Bombeiros, a fim de conhecer a estrutura e o trabalho desenvolvidos em Varginha e região.

Compartilhar no Facebook

Confira como foram os jogos do Amadorzão do último domingo (17) : 19/03/2024 16:15

A rodada do Amadorzão do último domingo (17) manteve o alto nível das partidas. Grandes jogos e muitos gols fizeram a alegria dos torcedores, que compareceram aos campos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no São Geraldo, e no Sete de Setembro.

No campo da SEMEL, vitória da equipe Fertipar por 1 a 0 sobre o União Corredor São José. Logo depois, NAV e São Bento se enfrentaram e terminou com vitória apertada do São Bento por 3 a 2.

No Sete de Setembro, Figueirinha venceu Bom Sucesso por 2 a 1. Na outra partida, Corcetti e Jacomeli protagonizaram um duelo com 5 gols. Vitória do Corcetti por 3 a 2.

Com os resultados da última rodada, 3 times aparecem com a mesma pontuação. O time do Figueirinha está na primeira colocação pelo saldo de gols, seguido por São Bento em segundo e Fertipar em terceiro.

A próxima rodada, dia 24, terá as equipes do grupo B se enfrentando. No campo da Semel, Roma e Frangobel jogam às 9h. Carvalhos e Barcelona fazem a partida das 11h.

No Sete de Setembro, Registânea e América Varginha duelam a partir das 9h. Às 11h, será a vez do PSG e Libertas entrarem em campo.

A Semel convida a todos para prestigiar as partidas.

Compartilhar no Facebook

Rádio Melodia participa do 20º Encontro Regional da AMIRT : 18/03/2024 12:16

No sábado (16), a Rádio Melodia FM participou do 20º Encontro Regional da Associação Mineira de Rádio e Televisão, em Boa Esperança.

11 profissionais da Melodia participaram do evento, voltado para aprendizado e networking. Foram realizados workshops e palestras dedicados a capacitar radiodifusores e comunicadores.

Além disso, foi realizada uma feira com os principais fornecedores de equipamentos de rádio e TV do país, exibindo as últimas novidades no mercado de radiodifusão, explorando inovações tecnológicas, regulamentações em vigor e estratégias para o fortalecimento das emissoras locais.

Para o diretor da Melodia, Fabiano Thibé, “este encontro é realizado anualmente e, desta vez, tivemos a honra de tê-lo na nossa região. Foi uma satisfação enviar os nossos colaboradores para que eles pudessem ter acesso às novidades e contato com outros profissionais de todo o estado de Minas Gerais em um evento de tamanha grandeza”.

Compartilhar no Facebook

Inprev promove treinamento sobre a Compensação Previdenciária : 15/03/2024 15:20

Iniciado nesta quinta (14), o curso Comprev na Prática, realizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Varginha, em parceria com o Instituto de Previdência Municipal de Lavras e o de Brazópolis, com o apoio da Associação Mineira de Previdência Municipal e Estadual.

A Compensação Previdenciária é o mecanismo que permite preservar em um Regime de Previdência, pelo seu caráter contributivo, a responsabilidade pelo pagamento de um benefício previdenciário, consiste no acerto financeiro entre o Regime Geral de Previdência Social, representado pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Utilizando casos reais dos 20 RPPS presentes, o curso prático ministrado por Leonardo Motta e Viviane Freitas permite aos participantes o treino necessário para elaboração e análise dos requerimentos de compensação nos processos de concessão de benefícios com contagem recíproca.

O prefeito Verdi Melo e o vice-prefeito Leonardo Ciacci estiveram presentes, e reforçaram a importância do treinamento para o correto e eficaz manuseio do COMPREV para incrementar a fonte de custeio dos regimes de previdência.

Estiveram presentes 46 inscritos dos municípios que participaram do Curso: Andradas, Brazópolis, Carvalhópolis, Caxambu, Congonhas, Formiga, Heliodora, Itapeva, Janaúba, Lavras, Machado, Passa Quatro, Patis, Perdões, Pouso Alegre, Santo Antônio do Monte, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

Compartilhar no Facebook

Ex-primeira-dama de Varginha Maria Cléia Rodrigues de Almeida morre aos 89 anos : 15/03/2024 14:46

A Prefeitura manifesta profundo pesar pelo falecimento de Maria Cléia Rodrigues de Almeida, esposa do ex-prefeito Aloysio Ribeiro de Almeida, sogra do vice-prefeito Leonardo Ciacci e do diretor-superintendente da Fundação Cultural Marquinho Benfica.

Dª Cléia faleceu aos 89 anos, no início da manhã desta sexta (15).

A ex-primeira dama deixa seis filhos: Elizabeth, Margareth, Jaqueline, José Aloísio, Luciane e Daniela; a nora Renata Andrade Almeida; os genros Leonardo Ciacci, Marquinho Benfica e José Pinto Ribeiro; seis netos: Marina, Thaís, Thiago, Ana Lúcia, Fernanda e Helena e a bisneta Valentina.

O velório está sendo no Cemitério Campal, e o sepultamento será às 16h, no Cemitério Municipal.

O prefeito Vérdi Melo, secretários e servidores da Administração Direta e Indireta se solidarizam aos familiares e amigos.

Compartilhar no Facebook

Avenida Alberto Petrin ganha mudas de Ipê rosa : 14/03/2024 16:07

A Avenida Alberto Petrin, no Bairro Imaculada, ganhou 10 mudas de ipê rosa. O plantio foi na quarta (13).

A Prefeitura de Varginha foi procurada pela Sancor Seguros do Brasil (@sancorsegurosbr) que está celebrando 10 anos da empresa no País e propôs o plantio para celebrar a data.

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o plantio foi autorizado. A SEMEA lembra que o cuidado e respeito de todos com as mudas plantadas são essenciais para que desenvolvam e possam embelezar a avenida, proporcionar abrigo para a fauna e sombra para quem circula no local.

O Ipê rosa apresenta uma beleza única, promovendo um colorido que floresce de julho a setembro, e frutifica em setembro e outubro. A árvore é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade ficando totalmente desprovida de folhas.

A SEMEA está aberta para acolher propostas de ações ligadas ao cuidado ambiental, que possam proporcionar bem-estar e qualidade de vida para a população de Varginha.

Compartilhar no Facebook

Conselhos da Igualdade Racial de Varginha e Três Corações firmam parceria : 13/03/2024 19:09

Com o objetivo de propor parcerias e conhecer os trabalhos desenvolvidos em prol da consciência racial, os membros dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial de Varginha e de Três Corações se reuniram na última semana na sede do Museu Municipal de Varginha.

O presidente do Compir em Varginha, Éverton Ribeiro, destacou a captação do recursos para ações por meio das Emendas Parlamentares, sobre a disponibilização de livros de autores negros na Biblioteca Pública, a exposição “Orgulho e Ancestralidade: Exaltação da Mulher Negra”, que está aberta à visitação até o dia 29/03, dentre outras atividades.

Os conselheiros discutiram quais as ações estão sendo realizadas nos dois municípios e as atividades que podem ser feitas em conjunto nos próximos meses. Pelo Compir em Varginha participaram os conselheiros Éverton Ribeiro, Éverton Lourenço, Marina Cezário, Laureana Lima e Agnaldo Montesso. Pelo de Três Corações estiveram presentes Daniela Cristina Silva, Valdirene Aparecida Cesário Rocha, Cássia Simone Pereira, Wagner Rufino dos Santos e Bernado Montgomery Pereira.

Compartilhar no Facebook

Estudantes da Rede Municipal brilham em testes de seleção para o CEFET e IF Sul de Minas : 11/03/2024 16:29

A Rede Municipal de Ensino de Varginha celebra o excelente desempenho de seus estudantes dos 9º anos, que conquistaram vagas em cursos no Centro Federal de Educação Tecnológica e no Instituto Federal do Sul de Minas - campus Machado. Essa conquista demonstra o compromisso da rede com a educação de qualidade e o potencial ilimitado desses jovens varginhenses, que demonstraram desempenho excepcional, superando os desafios dos testes de seleção e obtendo resultados expressivos.

CEFET: Mais de 20 estudantes aprovados em diversos cursos, como Edificações, Mecatrônica e Informática.

São eles:
EM Domingos Ribeiro de Rezende:
Raquel Silva Santos
Rafael Souza Santiago
Tiago Emanuel Caetano
Samuel de Oliveira Brito
Júlia Dayane Braga
Alefe de Azevedo
Maria Eduarda Papale
Maria Isabela França
Carolina dos Reis Manhente
Daniel Lemes dos Santos
Juan Carlos Oliveira Cruz

EM José Augusto de Paiva:
Gabriel Anselmo Silva Nascimento
Gustavo Targino Paione Pereira
Iara Miyake Pereira
Jenyfer Monteiro Oliveira Santos
Lavinia Barbosa Nazaré
Lucas Valério Faustino
Marcos Vinícius Neves de Oliveira
Sarah da Silva Romão
Vinicius Henrique Abreu Silva

EM São José:
Otávio Borges Pereira
João Pedro Mendonça Leite

IFs: Aprovações em cursos como Agropecuária, Informática e Mecatrônica.
São eles:

EM Domingos Ribeiro de Rezende:
Ana Carolina Nunes Tristão
Lara Aparecida Marcelino da Conceição Carvalho

EM José Augusto de Paiva:
Maria Eduarda Silva Rosa

Agora eles têm a oportunidade de ingressar em cursos técnicos de alto nível, abrindo portas para carreiras promissoras e um futuro profissional de grande sucesso. Essa conquista representa a realização de sonhos e o início de uma jornada de aprendizado e desenvolvimento profissional.

A secretária municipal de Educação, Juliana Mendonça, expressou sua admiração pela atuação dos alunos: “Essa conquista é um marco histórico que demonstra a força da educação pública de qualidade e o potencial ilimitado dos jovens de Varginha. Estamos confiantes de que esses alunos construirão carreiras de sucesso e contribuirão para o desenvolvimento da nossa cidade.”

A Rede Municipal de Ensino reconhece e agradece o empenho de todos os envolvidos nesse processo: estudantes, professores, pais e equipes gestoras.

Compartilhar no Facebook

Sion, Damasco e Catanduvas têm ações de combate à Dengue : 04/03/2024 17:13

Os serviços de combate à dengue realizados pela Prefeitura de Varginha não param.

No sábado e no domingo (2 e 3), as equipes da Vigilância Ambiental realizaram UBV costal no bairro Jardim Sion.

Desde o início dessa segunda (04), é realizado Mutirão da Dengue no Damasco, dando sequência à limpeza que começou na semana passada.

Às 16h, o Bairro Catanduvas também recebeu o UBV costal.

Na quarta (06), haverá Mutirão da Dengue no Centenário I. Portanto, os moradores devem iniciar a limpeza das casas, quintais, jardins e terrenos. Tudo que é inservível deve ser colocado na calçada na quarta-feira, antes das 7h para ser recolhido pelas equipes do Mutirão.

Móveis velhos, latas, plásticos, pneus, objetos que possam acumular água são recolhidos pela Prefeitura.

Compartilhar no Facebook

Praça da Nave é revitalizada e transformada em galeria de arte : 28/02/2024 16:51

A Secretaria Municipal de Turismo e Comércio revitalizou um dos pontos mais fotografados da cidade: a Praça Marechal Floriano Peixoto, mais conhecida como Praça da Nave, no centro. O Projeto Revitalizando os Espaços Urbanos, promovido pela SETEC, tem como objetivo transformar espaços públicos em verdadeiras galerias de arte, resgatando a essência e identidade do município.

Além da transformação da Caixa D’água pelos artistas, foram trocados os refletores de LED RBGW da Nave, que ganhou milhares de novas tonalidades de cor, além de um totem informativo e novo paisagismo. Segundo a secretária Rosana Carvalho, a iniciativa visa atrair ainda mais turistas para o local, promovendo um senso de comunidade e a criar de uma identidade cultural única na região, estimulando a economia local e incentivando a interação social.

Dentre as várias parcerias que tornaram este projeto uma realidade, destaca-se o apoio da COPASA, das secretarias municipais de Obras e de Planejamento, através do Diretor do Departamento de Iluminação Pública, Pedro Gazzola, dos talentosos artistas locais Daniele Werneck (@werneck.artes) e os irmãos Marlon e Matheus (@rodscompany_), que emprestaram sua criatividade para adornar o espaço com suas artes relacionadas ao caso ET de Varginha.

Compartilhar no Facebook

Bairros recebem mutirão de fiscalização de combate à dengue : 27/02/2024 19:09

A Secretaria Municipal de Saúde e o Setor de Vigilância Ambiental informam que estarão promovendo nos bairros os Mutirões de Fiscalização. A ação será realizada em parceria com a Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Obras, e o Setor de Vigilância Sanitária.

Nesta quinta (29), às 9h, as equipes estarão percorrendo o bairro Canaã, em ação conjunta para mapear, notificar e autuar os locais que facilitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Sendo assim, a Prefeitura solicita que os proprietários de terrenos que estão com mato alto e sujos iniciem a capina o quanto antes para evitar o recebimento de multas. Também, que todos os moradores façam uma checagem constante em suas residências incluindo os quintais, para verificar se há possíveis criadouros do mosquito da dengue e eliminá-los.

O combate a dengue é dever de todos. Cabe a população no exercício da cidadania participar colaborando com a fiscalização e orientando seus vizinhos, amigos e familiares no sentido de eliminar possíveis criadouros do mosquito.

O telefone para denúncias é o 99893-3156. A Prefeitura disponibiliza o aplicativo CONECTA VARGINHA através dos links:
(play.google.com/store/search?q=conecta+varginha&c=apps) – Google Play

(apps.apple.com/br/app/conecta-varginha/id6471411115 ) - Apple Store

Mais um canal de comunicação direta para a realização de denúncias referentes a focos de dengue e terrenos com mato alto.

Compartilhar no Facebook

Mais praças recebem melhorias na iluminação : 27/02/2024 19:02

A Secretaria Municipal de Planejamento concluiu, em fevereiro, as obras de melhorias de iluminação de 20 praças.

Foram instaladas luminárias de LED adequadas ao paisagismo e infraestrutura de cada local e novo padrão de postes de aço, que possibilitam vantagens na propagação da luz, deixando as praças com iluminação eficiente, econômica, e mais segura para o uso da população.

Os projetos atendem a inúmeros pedidos dos munícipes, que agora poderão usufruir de locais mais agradáveis e seguros, sem a penumbra de antes, nem o exagero desnecessário na quantidade de luz, trazendo conforto e compatibilização com a arborização.

Para o Prefeito Vérdi Melo, a modernização da iluminação pública de Varginha com o uso da tecnologia LED favorece o desenvolvimento econômico, impulsionando o turismo e o comércio, trazendo mais pessoas para passear nas praças à noite, além de poupar energia e reduzir impactos ambientais.

Confira as praças recentemente revitalizadas:

Praça Dr Marcos Frota- Sion

Praça da Mina - Campso Elísios.

Praça Domingos de Carvalho- Igreja do Martir

Praça dos Estudantes- Imaculada

Praça Getúlio Vargas- Ponto Central de ônibus.

Praça José de Rezende Paiva- da Fonte

Praça dos Girassóis - Pinheiros.

Praça Santa Cruz- Igreja Santa Cruz

Praça Dr Neylor Salles Gontijo- Vila Pinto

Praça Rua Planalto- Rezende

Praça Rua Antonio Silva Neto- Jd Ribeiro

Praça Al do Café - Plascar

Praça das Rosas - Pinheiros

Praça Concha Acústica- Centro

Praça São Pedro - JD Floresta

Praça Marcílio Dias- Rodelão .

Praça Pinto de Oliveira- Centro

Praça Roque Rotundo- Centro

Praça Marechal Deodoro- Vila Paiva

Praça São Benedito- Vila Moraes

Compartilhar no Facebook

Programa Municipal de Educação Ambiental é iniciado : 26/02/2024 15:29

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que iniciou o Programa Municipal de Educação Ambiental. A equipe da SEMEA visitou duas escolas para uma palestra sobre a Dengue, sendo essa mais uma ação de combate à doença no município.

Na Escola Estadual Gabriel Penha de Paiva, na Vila Paiva, as palestras foram realizadas para os alunos e professores dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental.

Na Escola Estadual Professor Fábio Salles, no bairro Canaã, onde está tendo o maior número de casos de dengue, foram atendidos todos os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Para agendamento de palestras nas escolas e também em outras instituições é só entrar em contato com o Setor de Educação Ambiental pelo telefone 3690-2529.

Compartilhar no Facebook

Conselho Deliberativo da Fundação Cultural é empossado : 22/02/2024 16:51

O vice-prefeito Leonardo Ciacci, representando o prefeito Vérdi Melo, empossou, na manhã desta quinta (22), os novos membros do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural.

De acordo com Ciacci, “todos os conselhos são muito importantes para que a gestão possa ouvir as demandas da sociedade. Quero agradecer aos novos membros hoje empossados, que farão um trabalho voluntário considerado serviço público relevante, colaborando com o desenvolvimento cultural do nosso município”.

A posse foi prestigiada pelo diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, pelo secretário municipal de Governo, Honorinho Ottoni, e pela gerente da Divisão de Comunicação e Marketing, Carla Beraldo.

A seguir, os membros que compõem o Conselho Deliberativo da Fundação Cultural:

> Representantes do poder executivo

• Annabell Tavares Vilela de Souza (presidente)
• Juliana de Paula Mendonça

> Representante da Comunidade Artística e Cultural do Município

• Maria Bernadete Alegro da Ponte
• Maria de Lurdes Silva

> Representante da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências

• Moacyr Valim Filho (vice-presidente)

Compartilhar no Facebook

SEMUS distribuirá repelentes para gestantes para prevenção da Dengue : 22/02/2024 16:48

A Secretaria Municipal de Saúde informa sobre distribuição de Repelente de Insetos para Gestantes do município, sendo esta mais uma ação de prevenção contra a dengue.

Tendo em vista o avanço da doença no município, os repelentes serão distribuídos gratuitamente. Os frascos já estão disponíveis na Policlínica Central, no horário de 7 às 13 horas, podendo ser retirados pelas Gestantes no Setor de Farmácia.

O Prefeito Vérdi Melo, e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Adrian Nogueira Bueno, registraram a importância do uso de repelente neste momento tão difícil da Saúde Pública, e pediram à população que continue executando ações de prevenção em suas casas, não permitindo águas paradas, e que tomem os devidos cuidados para hidratação de suas famílias, principalmente idosos, gestantes e crianças.

Compartilhar no Facebook

Estrutura emergencial para enfrentamento à Dengue é ampliada : 20/02/2024 17:17

Depois de anunciar a abertura de uma posto na Policlínica Central, para atendimento de pacientes com sintomas de Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia o reforço das ações com a abertura de mais dois postos de atendimento.

Unidade CAIC 1 - Imaculada
Das 15h até às 21h

Unidade dos Pinheiros
Das 7h às 18h

Os atendimentos serão de segunda a domingo com testagem para Dengue e Hidratação.

O secretário Dr. Adrian Nogueira Bueno explica que a medida se fez necessária devido ao grande número de pessoas com sintomas, e ao aumento expressivo do número de casos positivos que necessitam o acompanhamento.

“Com a abertura de dois mais dois novos pontos de atendimento teremos condições de atender maior número de pessoas, com mais conforto e segurança. Estamos atentos a esse momento que exige iniciativas rápidas e eficientes”, disse o prefeito Vérdi Melo.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura e Fertipar fazem parceria para revitalizar estádios : 20/02/2024 11:50

A prefeitura de Varginha firmou parceria com a empresa Fertipar para revitalização dos estádios Melão e Rubro Negro. A revitalização já foi iniciada, e muito em breve os os gramados estarão prontos para receber as equipes Boa Esporte e Varginha Esporte Clube, no Módulo 2 do Campeonato Mineiro de Futebol.

Segundo o Prefeito Vérdi Melo, a parceria estabelece que o investimento será de responsabilidade da Fertipar e em contrapartida a empresa terá direito a utilizar espaços nos estádios para realização de publicidade.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Milton Júnior, que acompanha os trabalhos, conta que o Estádio Melão tem recebido de elogios por todas as equipes que já passaram por lá, pela qualidade do gramado, que é de fazer inveja para grandes clubes.

“Com essa iniciativa, a empresa, além de gerar emprego, renda e arrecadação de impostos para o município, também prima pela responsabilidade social", disse o Prefeito.

Segundo Nelson De, representante da Fertipar Sudeste, estão sendo realizadas operações essenciais para estabelecer uma base para que o gramado tenha as melhores condições de receber os jogos da temporada. “Serviços contaram com a utilização de equipamentos modernos e específicos, utilizados nos melhores gramados do país, além de supervisão de assistência técnica.”, explicou.

Algumas das atividades realizadas:

Poda drástica para retirada das folhas e diminuir o perfil dos gramados
Limpeza e correção do piso;
Corte Vertical para eliminação do “colchão da grama”;
Aeração e descompactação do solo;
Além de aplicação de areia, adubação e tratamento químico para pragas e plantas daninhas.

Compartilhar no Facebook

Novo Acelerador Linear para tratamento do câncer começa a funcionar : 16/02/2024 19:16

A evolução tecnológica do tratamento em radioterapia mais precisa, mais avançada do mundo, chegou na Fundação Hospitalar do Município de Varginha. A Prefeitura e o Hospital Bom Pastor apresentam o novo Acelerador Linear VARIAN HALCYON projetado para oferecer tratamentos avançados em radioterapia não invasivos para pacientes com câncer.

Hoje, existem apenas 16 aceleradores lineares como este no país, instalados em capitais e grandes centros urbanos.

A cada 300 pacientes tratados em Radioterapia no Brasil, 1 é em Varginha. O Prefeito Verdi Melo e sua equipe não mediram esforços para tornar essa conquista possível. Com a aquisição e as obras para instalação do Acelerador Linear, houve um investimento da ordem de R$ 10 milhões, sendo R$ 5 milhões de recursos do município e R$ 5 milhões federais, viabilizados pelo deputado federal Diego Andrade.

Varginha é pioneira em Minas Gerais, instalando o primeiro acelerador linear com a tecnologia mais avançada em radioterapia do mundo e se orgulha de ser a primeira cidade do interior do Brasil a disponibilizar um equipamento de alta tecnologia para os pacientes oncológicos do SUS.

Esta conquista é para uma população de aproximadamente 900.000 habitantes da microrregião, composta por 52 municípios atendidos pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Bom Pastor.

Será ofertado o melhor tratamento em radioterapia do país para todos os pacientes oncológicos do Hospital Bom Pastor, o mesmo que hoje é ofertado somente em grandes hospitais particulares.

Nossos pacientes receberão um tratamento de alta qualidade com radioterapia de intensidade modulada (IMRT) e RapidArc® guiadas por imagem – duas técnicas avançadas que focalizam o feixe de tratamento no tumor e minimizam o impacto nos tecidos e órgãos saudáveis ao redor.

Compartilhar no Facebook

SECON e Departamento de Suprimentos promovem treinamento sobre Nova Lei de Licitações e Contratos : 16/02/2024 11:40

A Lei no 14.133/2021 trouxe novidades no desempenho das atividades de todos os envolvidos no processo licitatório, desde o planejamento das contratações do Município até o pagamento dos fornecedores.

Diante disso e dando continuidade à capacitação profissional constante da Administração Pública Direta e Indireta, na tarde de terça (07), a Secretaria Municipal de Controle Interno e o Departamento de Suprimentos reuniram cerca de 150 servidores municipais para um treinamento sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos.

Na oportunidade, foram abordados assuntos como: atividades dos agentes já designados, documentos que deverão produzir, o fluxograma de compras, prazos a ser cumpridos, bem como a atuação da SECON e do Departamento de Suprimentos nesse processo.

Os presentes puderam ainda esclarecer dúvidas específicas de suas Secretarias, Autarquias ou Fundações, alinhando e compartilhando seus conhecimentos, no intuito de viabilizar o início das compras públicas em conformidade com as normas estabelecidas pela nova legislação.

Compartilhar no Facebook

Desafio 15 dias é encerrado com sucesso: 356kg eliminados no total : 09/02/2024 16:13

O #DESAFIO15DIASVARGINHA, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, encerrou com sucesso sua edição mais recente, consolidando-se como um evento de referência na promoção de saúde da região.

Foram mais de 200 participantes nesta edição, encerrada na quinta (08). O evento buscou promover a prática de exercícios físicos, visando despertar o interesse e conscientizar sobre a importância da atividade física para uma qualidade de vida plena.

Durante os 15 dias do desafio, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar variadas formas de exercícios, liderados por profissionais de Educação Física da SEMEL e de Academias parceiras. Além disso, foram oferecidas palestras com nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.

O secretário Milton Tavares Júnior ressaltou: "O principal propósito do evento é despertar o interesse pelo exercício físico. Serve como um gatilho para as pessoas entenderem que a atividade física é fundamental para uma boa qualidade de vida."

O desafio premiou todos os participantes que completaram o programa com uma medalha, e os três primeiros colocados de cada categoria, que alcançaram a maior perda de massa gorda, receberam troféus em reconhecimento aos esforços dedicados.

Treinos diversificados e envolventes proporcionaram resultados notáveis: coletivamente, os participantes eliminaram incríveis 356 quilos de gordura corporal.

Devido ao entusiasmo gerado pelo evento, uma aula extra foi marcada no dia da premiação, proporcionando uma celebração adicional e fortalecendo os laços com a comunidade em prol de um estilo de vida ativo e saudável.

Agradecemos aos parceiros e apoiadores que tornaram este evento possível e de tanto sucesso. Já estamos ansiosos e empenhados na organização da próxima edição do Desafio 15 dias, certos de que continuaremos a promover saúde e bem-estar em nossa comunidade.

Compartilhar no Facebook

SEDEC e Electro Plastic realizam reunião : 05/02/2024 18:54

Na última quinta (01), foi realizado um encontro entre a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cinthia Silva, e os diretores da empresa Electro Plastic. A reunião teve como objetivo fortalecer os laços entre a administração municipal e a iniciativa privada, visando impulsionar o crescimento econômico da região e promover a geração de empregos.

Cinthia foi recebida pelo Gerente de Recursos Humanos da Electro Plastic, Mateus Azarias, e pelo Diretor Administrativo/Financeiro, Marlon Oliveira. Durante a visita, a secretária conheceu o processo produtivo da empresa, bem como a estrutura organizacional. A troca de informações revelou-se valiosa para ambas as partes, abrindo portas para parcerias estratégicas no futuro.

A Electro Plastic, reconhecida pelo seu comprometimento com a inovação e qualidade, compartilhou suas projeções e expectativas de desenvolvimento. A empresa expressou o interesse em contribuir ativamente para o crescimento econômico de Varginha, através de investimentos que possam resultar na expansão de suas operações e, consequentemente, na criação de novos postos de trabalho.

"Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento empresarial em nossa cidade. A colaboração com empresas como a Electro Plastic é fundamental para impulsionar a economia local, promover a inovação e, acima de tudo, gerar oportunidades de emprego para os cidadãos varginhenses", destaca Cinthia.

Compartilhar no Facebook

SEMUS mobiliza equipe para combate à Dengue : 05/02/2024 16:33

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizao importantes reuniões com o objetivo de mobilizar toda a equipe da Saúde, em decorrência da grande incidência de casos de Dengue em Varginha.

Médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde participaram, elaborando estratégias de prevenção e cuidados com a população, para contenção da Doença.

O secretário, Dr. Adrian Nogueira Bueno, bem como o Prefeito Vérdi Melo solicitam à população que verifique possíveis focos nas residências, e comunique qualquer situação de risco que tiverem ciência ao Setor de Vigilância Ambiental ou aos próprios agentes comunitários de saúde.

Compartilhar no Facebook

Professores e gestores da Rede Municipal participam de formação do sistema SEFE/OPET : 02/02/2024 16:30

Nos dias 30 e 31/01, na Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende, aconteceu a participação ativa dos professores e gestores da rede municipal de ensino de Varginha na 1ª formação do Sistema SEFE/OPET de Ensino/2024.

Ao longo do processo de formação, foram abordadas diversas temáticas voltadas para a atualização e aprimoramento pedagógico. Destaca-se a exploração de novas metodologias de ensino, visando proporcionar experiências mais dinâmicas e eficazes em sala de aula. A introdução de abordagens inovadoras tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes, promovendo um ambiente mais propício ao aprendizado.

Além disso, a formação no Sistema SEFE/OPET contemplou a discussão de sequências didáticas, ferramentas essenciais para promover uma aprendizagem contínua e progressiva. As sequências didáticas contribuem para a construção do conhecimento de forma articulada, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades e competências de maneira mais integrada e contextualizada.

Outro aspecto importante foi a importância da construção de projetos educacionais, conectando o conteúdo curricular a situações do cotidiano e estimulando a autonomia dos estudantes. A participação dinâmica dos professores e gestores na concepção e implementação desses projetos reflete o compromisso em proporcionar uma educação mais alinhada às demandas contemporâneas.

A formação SEFE/OPET não apenas se concentrou na transmissão de conhecimentos teóricos, mas também incentivou a prática reflexiva e a troca de experiências entre os profissionais da educação. Essa abordagem colaborativa promove um ambiente propício à inovação e ao aprimoramento contínuo, fortalecendo a rede municipal de ensino de Varginha como um polo de excelência educacional.

Compartilhar no Facebook

Revitalização de quadras esportivas é iniciada : 02/02/2024 09:29

Foi iniciado na quinta (01) a reforma e revitalização das quadras esportivas de Varginha. Ao todo, 20 quadras serão reformadas. O cronograma das obras foi apresentado aos presidentes dos Conselhos durante reunião realizada no auditório do Inprev no início da semana. As obras começaram pela quadra do bairro São Francisco, que vai receber Academia de Rua e Parquinho para as crianças.

“Apesar das dificuldades enfrentadas, inclusive uma pandemia, vamos concluir nosso Plano de Governo, e a reforma das quadras faz parte no nosso cronograma”, disse o Prefeito Vérdi Melo.

“Na prefeitura o trabalho não para. Vamos reformar as 20 quadras que serão entregues as comunidades para que façam bom uso desses espaços Públicos”, ressaltou o vice-prefeito Leonardo Ciacci.

O Presidente dos Conselhos dos bairros São Francisco, Imperial I e Imperial II, Gabriel Kentenich, também esteve na quadra, agradecendo à Prefeitura por ter escolhido a quadra do São Francisco para começarem as obras. "Queremos agradecer a administração que teve uma atenção especial com a nossa comunidade, e dizer que essa quadra vai ser realmente um espaço de lazer e esporte para todos nós”, celebra.

“A revitalização das quadras é uma iniciativa que visa promover a prática esportiva, fomentar a integração comunitária e aprimorar a qualidade de vida dos moradores locais. As quadras esportivas desempenham um papel crucial na promoção da atividade física e na criação de espaços de convivência saudável. Este projeto propõe a realização de intervenções necessárias para restaurar esses espaços, tornando-os mais seguros, atrativos e propícios à prática esportiva”, explica o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Milton Tavares Júnior.

Os objetivos do projeto são revitalizar as quadras esportivas, abordando questões estruturais e estéticas, e criar ambientes propícios para a prática de diversas modalidades esportivas, promovendo a inclusão e a saúde física e mental dos moradores.
 
A revitalização das quadras beneficiará diretamente aqueles que utilizam esses espaços para atividades esportivas regulares, eventos comunitários e momentos de lazer em família.

Haverão outros benefícios, como:

• Melhoria na Qualidade de Vida:
Quadras revitalizadas proporcionarão um ambiente mais seguro e agradável para a prática esportiva, contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar.

• Integração Comunitária: Espaços esportivos revitalizados se tornarão pontos de encontro para a comunidade, promovendo a integração entre os moradores e fortalecendo os laços sociais.

• Estímulo à Atividade Física: Quadras em boas condições incentivam a prática regular de atividades físicas, contribuindo para a prevenção de doenças e o combate ao
sedentarismo.

• Aumento do Sentimento de Pertencimento: A revitalização das quadras cria um senso de pertencimento à comunidade, incentivando os moradores a cuidarem e preservarem esses espaços.

Compartilhar no Facebook

Prefeito é contra o valor do pedágio na Rodovia BR-491 : 31/01/2024 19:45

O prefeito Vérdi Melo concedeu entrevista coletiva na tarde de quarta (31), para se posicionar sobre o valor do pedágio que o Governo de Minas pretende implantar na Rodovia 491 - trecho que liga a cidade até à BR 381 - Fernão Dias.

Ele foi enfático ao afirmar que o valor proposto de R$ 13,70 é absurdo e irá afetar a população e a economia local, já que pelo trecho passam diariamente cerca de 20 mil veículos, a maioria de carga. Defende ainda o diálogo com o Governo Mineiro. “Já estive com o governador Zema por duas vezes, nós estamos trabalhando não é de hoje nessa questão; estamos apresentando propostas para tentar amenizar essa conta; não sou contrário à privatização e ao pedágio, mas esse valor é fora da nossa realidade”.

A Prefeitura apresentou à Secretaria de Estado de Infraestrutura propostas como:

1 - a renúncia do repasse do ISSQN por parte dos municípios que margeiam a rodovia;
2 - fazer cadastro dos caminhões - que logicamente vão sofrer um impacto ainda maior com o pedágio; o município entraria com recursos para um aporte;
3 - aumentar o tempo da concessão de 30 anos para, por exemplo, 40 anos e esse investimento que a concessionária absorveria rapidamente, poderia ser diluído em um prazo maior.

“As propostas logicamente tem que ter a contrapartida por parte do Governo Estadual para chegarmos a um valor que caiba na realidade”, explica Vérdi que também defende um valor fixo do pedágio e não com cálculos como está sendo proposto.

Vérdi adiantou que irá novamente conversar com o governador Romeu Zema, após o Carnaval, quando abordará a diferença no valor de outras praças de pedágios, como em Itajubá, que é em torno de R$ 9,00.

“Além desse valor absurdo, não há projetos de duplicação entre Varginha e a Rodovia Fernão Dias e da trincheira em frente ao Automóvel Clube - trecho que dá acesso a BR 381”, ressalta.

Finalizando, Vérdi disse que a impressão é que o Governo de Minas está muito tranquilo enquanto a nossa população está muito preocupada. “Quem vai aguentar isso?”, encerrou a entrevista coletiva ao lado do vice-prefeito Leonardo Ciacci, dos secretários municipais de Governo, Honorinho Ottoni, e de Desenvolvimento Econômico, Cintia Silva, e do vereador Dudu Ottoni.

Compartilhar no Facebook

Motocarreata em prol do pequeno Enrico teve apoio da GCM : 29/01/2024 16:52

Na manhã de domingo (28), equipes da Guarda Civil Municipal de Varginha prestaram o apoio e também participaram da motocarreata em prol da Campanha "Salve o Enrico", promovida pela familia, amigos e simpatizantes dessa importante causa, em prol desse pequeno cidadão varginhense.

O evento, que contou com inúmeros carros de passeio, carretas e motocicletas, partiu da Rua Olívio Bregalda, no Bairro Santa Luiza, e percorreu várias ruas e avenidas da cidade.

Enrico, um menino de apenas 5 anos de idade, de Varginha, foi diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença neuromuscular genética, que causa fraqueza progressiva e perda de massa muscular, afetando os movimentos do corpo (voluntários e involuntários). Seus pais, Marina Geraldeli e Erick Cavalcanti, estão correndo contra o tempo para que Enrico tenha o tratamento com uma medicação inovadora, chamada Elevidys, aprovado pelo FDA nos EUA.

No momento está sendo utilizado no tratamento de crianças de 4 e 5 anos. Essa medicação é de alto custo, cerca de 3 milhões de dólares, aproximadamente 15 milhões de reais.

Apoie essa causa pelo Enrico e por todas as crianças que precisam do tratamento para a síndrome de Duchenne. Toda ajuda será bem vinda!

Salve o Enrico; Chave pix é email: salveoenrico@gmail.com em nome de
Marina Mesquita Geraldeli Carvalho,
agência 0500, conta 026838915-7 Banco Iti (Itaú)

Compartilhar no Facebook

LIRAa classifica Varginha como médio risco para Dengue : 15/01/2024 17:04

A Vigilância Ambiental informa que o 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti de 2024, realizado de 08 a 11 desse mês, classificou Varginha como MÉDIO RISCO.

No total geral, foram encontrados 86 focos de Aedes aegypti e dois focos de Aedes albopictus. O bairro com mais focos foi o PARQUE RINALDI, sendo que os depósitos predominantes foram pratos de planta, plásticos, baldes e latas.

O levantamento consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde, sendo que o mesmo é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis.

Nos imóveis visitados pelos Agentes de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos foram recolhidos exemplares das larvas e pupas encontradas, que junto de um formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas e pupas, foram encaminhados ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde foi feita a contagem e a identificação das mesmas.

Todos os dados foram lançados no sistema do Ministério da Saúde, onde o mesmo classifica um município como; Baixo Risco, Médio Risco ou Alto Risco de infestação.

A Vigilância Ambiental, junto com outras Secretarias municipais, vem realizando diversas ações como mutirão de limpeza, colocação de tampas em caixas d' água de residências abandonadas ou de pessoas carentes, intensificando vistorias nos bairros com maiores números de focos encontrados no LIRAa entre outros.

A Prefeitura orienta toda a população a redobrar os cuidados o ano todo.

O morador deverá refletir sobre os riscos da doença, tirando no mínimo 10 minutos por semana para verificar quintais e também o interior do imóvel, quanto aos depósitos de água parada como:

- vasos sanitários em desuso devem ser limpos e tampados;
- faça o tratamento correto das piscinas;
- verifique se as caixas d´água estão bem tampadas e amarradas;
- limpe as calhas;
- vede ralos e caixas de gorduras;
- coloque areia ou gel umidificante no pratinho das plantas;
- evite as plantas aquáticas;
- tenha muito cuidado com as bromélias;
- verifique com frequência o recipiente de degelo da geladeira.

A Semus lembra que outros cuidados devem ser tomados, pois ou a gente acaba com a Dengue, ou ela acaba com a gente.

A encarregada da Vigilância Ambiental, Vânia Nobre, informa que o Mutirão de Limpeza, a partir de quarta feira, 17, será realizado justamente no PARQUE RINALDI.

Portanto, os moradores devem iniciar a faxina o quanto antes e deixar na calçada no máximo até 7h de quarta-feira, todos os materiais inservíveis como móveis velhos, latas, plásticos, pneus, objetos que possam acumular água, dentre outros.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura anuncia redução de 30% na Contribuição de Iluminação Pública : 11/01/2024 19:57

Mesmo com a expansão do parque de Iluminação Pública, a Prefeitura de Varginha conseguiu gerar uma grande economia na fatura de energia elétrica, com a substituição de mais de 20 mil luminárias a vapor de Sódio por modernas luminárias de LED, Motivo que levou a Prefeitura reduzir em 30% o valor da Contribuição de Iluminação Pública o que, certamente, vai beneficiar a população, inclusive as empresas, em especial aquelas que tem consumo maior.

Com isso os contribuintes deixarão de pagar em torno de R$ 300 mil por mês. Os descontos começam a valer a partir deste mês, já aplicado na conta mensal de energia elétrica. A Lei Municipal 7.150 foi aprovada em 2023.

Compartilhar no Facebook

EducanVisa capacita mais de 100 profissionais em 2023 : 08/01/2024 11:53

O Projeto EducanVisa, da Vigilância Sanitária, capacitou, em 2023, mais de 100 profissionais nas áreas de estética, análises clínicas e Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Lançado em 2022, o projeto integra as iniciativas de educação em vigilância sanitária, visando promover ações educativas periódicas para a população e o setor regulado de Varginha.

Nara Alvarenga Mendes Viana, coordenadora da Vigilância Sanitária, destaca que o projeto tem como metas: estreitar laços entre o setor regulado e a Vigilância Sanitária, esclarecer dúvidas e disseminar orientações sanitárias para contribuir com a melhoria das condições de vida e saúde da população.

Em 2023, foram conduzidas capacitações sobre Boas Práticas Sanitárias para Serviços de Estética, Laboratórios de Análises Clínicas e Instituições de Longa Permanência. Mais de 100 profissionais atuantes nessas áreas foram beneficiados.

A elaboração da agenda considerou as demandas apresentadas pelo setor, além de indicadores como número de denúncias, irregularidades durante as inspeções sanitárias, e a publicação de novas legislações relacionadas às áreas abordadas.

Para 2024, o EducaVisa planeja oferecer as capacitações de forma remota, ampliando o acesso a profissionais que não podem participar presencialmente. Além disso, será divulgado o cronograma das propostas de capacitações.

Compartilhar no Facebook

Nova diretoria da AVLAC toma posse : 03/01/2024 10:52

A Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, instituição cultural com 63 anos de existência, conta com nova diretoria para o biênio 2024-2025. O professor, escritor, cantor, compositor e empresário Moacyr Vallim Filho foi eleito presidente.

A diretoria é composta também por Lindon Lopes da Silva (vice-presidente), Luciane Madrid César (1ª secretária), Luiz Henrique de Souza Pinto (2º secretário), Wanderson Vitor Boareto (secretário-geral), Tadeu Pinto Mendes (tesoureiro), além de Rodrigo Murad, João Baroli e Júlia Eugênia Gonçalves (membros do Conselho Fiscal).

A nova diretoria tomou posse por aclamação em ato contínuo à proclamação do resultado da eleição que aconteceu no dia 06 de dezembro, na sede da AVLAC, localizada na torre da antiga Estação Ferroviária de Varginha.

No discurso de posse, o presidente Moacyr Vallim Filho agradeceu todos os presentes e disse que “o convívio com os confrades é um constante aprendizado e estímulo para novos trabalhos, onde, num repente, uma luz se acende na alma de cada membro e que na sua gestão todos os acadêmicos terão oportunidade de mostrar seus trabalhos em prol da arte e da cultura”.

O vice-presidente Lindon Lopes exaltou o trabalho da gestão anterior, agradeceu o apoio e a confiança em seu trabalho e disse que “a Academia Varginhense de Letras é uma instituição histórica de Varginha e reconhecida como a entidade mais antiga em atividades culturais no município”.

Fundada em 21 de fevereiro de 1960 pelo médico Manoel Rodrigues de Souza, a AVLAC, como todas as outras academias de Letras mundo afora, compõe-se em sua grande maioria de 40 cadeiras ocupadas por membros efetivos, tendo o título de imortais.

Compartilhar no Facebook

UPA ganha Lavadora Termodesinfectora e Gabinete de Secagem : 28/12/2023 19:09

A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nessa quinta (28), dois importantes equipamentos para a UPA: uma lavadora termodesinfectora e um gabinete de secagem. O evento contou com a participação do Prefeito Vérdi Melo, do vice-prefeito Leonardo Ciacci e do secretário Dr. Adrian Nogueira, além de diversas autoridades.

Os equipamentos vão auxiliar nos processos de lavagem e secagem de materiais médico-hospitalares reesterilizáveis, levando a UPA a se tornar a primeira instituição de saúde do município a possuir esse tipo de equipamento. Os processos de lavagem e secagem de materiais eram realizados exclusivamente de forma manual, levando mais tempo e quantidades maiores de insumos de limpeza. A partir de agora, haverá redução do tempo e também do custo com os materiais.

A Lavadora Termodesinfectora limpa em altas temperaturas, sendo usada para lavar instrumentos cirúrgicos, removendo resíduos, como sangue e proteína ou para desinfecção para uso posterior, realizando também a secagem inicial dos materiais, garantindo o controle de doenças e de contaminações que podem ocorrer por meio do contato com esses materiais.

O Gabinete de Secagem é destinado a secagem de materiais pelo método de circulação forçada de ar quente, desenvolvido para atender instrumentais, vidrarias, materiais ventilatórios, inalatórios e de laboratório, proporcionando desempenho e rapidez no processo de secagem. Toda equipe envolvida no processo de utilização dos equipamentos foi treinada pelos técnicos especializados e se encontra apta para iniciar os novos procedimentos de limpeza e secagem na Central de Material Esterilizado.

O Prefeito Vérdi Melo ressaltou a importância dos investimentos na saúde e agradeceu pelo trabalho dos profissionais. “Estamos felizes por mais essa conquista pra UPA, pra cidade e para a população. Agradeço o empenho dos servidores da UPA pelo trabalho desenvolvido”.

O vice-prefeito Leonardo Ciacci também agradeceu e falou da importância dessa nova aquisição. “A UPA é referência em saúde para as cidades vizinhas e o trabalho realizado aqui beneficia milhares de pessoas. Esses equipamentos novos vão ajudar e auxiliar no atendimento à população”, destacou.

O secretário Dr. Adrian Nogueira reforçou que “os servidores da UPA fazem um trabalho diferenciado, e a aquisição da lavadora e do gabinete vão auxiliar a todos, funcionários e população.”

Compartilhar no Facebook
1 2