1 2 3 4

Professor Universitário de Varginha morre em acidente próximo a Carmo do Rio Claro : 17/09/2019 20:42

O acidente aconteceu na tarde de segunda-feira (16), na MG-184, próximo ao trevo da cidade de Carmo do Rio Claro.
O acidente ocorrido próximo ao trevo da Cidade de Carmo do Rico Claro, aconteceu nesta segunda-feira. O professor universitário Antônio Faria, de 59 anos, e o taxista Jordão Silvestre, de 63, morreram na hora.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os carros em que eles estavam bateram de frente. A esposa do professor, que estava no carro com ele, foi encaminhada em estado grave para a Santa Casa de Passos, com quadro de politraumatismo.

O trânsito precisou ser impedido em ambos os sentidos para atendimento às vítimas e retirada dos veículos. A perícia foi acionada e investiga o que causou o acidente.

Grupo Unis
Antônio Faria atuava como professor do curso de engenharia civil do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Além de dar aulas na graduação e pós graduação, Faria também foi idealizador do projeto da cidade universitária, tendo participado ativamente do projeto.

Em nota, o Grupo Unis lamentou a morte do professor e declarou luto oficial de três dias.

Leia a nota na íntegra:
É com imenso pesar que o Grupo Educacional Unis comunica o falecimento do prof. Antônio Faria, professor do curso de Engenharia Civil e professor da Pós-Graduação. O prof Faria foi idealizador do projeto estrutural que deu origem à cidade universitária.

acidente
O Grupo Unis se solidariza aos parentes e amigos neste momento de dor e separação. Em razão de tão grande perda, as aulas de Engenharia Civil (integral e noturno) serão suspensas nos dias 16 e 17 de setembro de 2019.

O Grupo Unis decreta luto oficial de 3 dias.

Informações dos sites: Blog do Madeira e G1 Sul de Minas (Fotos de Hélder Almeida e reprodução EPTV)

Compartilhar no Facebook

A manifestação acontecerá nesta terça-feira (17), a partir das 7h, na Concha Acústica, Centro de Varginha. : 16/09/2019 19:37

A manifestação acontecerá nesta terça-feira (17), a partir das 7h, na Concha Acústica, Centro de Varginha.
Motoristas de aplicativos se reuniram no Alto da Vila Paiva, na última quinta-feira (12), após a Prefeitura de Varginha anunciar que encaminhou um Projeto de Lei que dispõe sobre o uso do sistema viário urbano do município. Os motoristas decidiram fazer uma manifestação.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é organizar a prestação de serviços de transporte individual remunerado de passageiros, por meio de plataformas de tecnologias por aplicativos, com fins de regulamenta a atividade de UBER na cidade.



Segundo o presidente e fundador da Associação dos Motoristas de Aplicativos e parceiros, William duque da Silva Pontes, eles são a favor da regulamentação, desde que não prejudique o serviço dos motoristas. “A reunião de ontem, foi para mostrar para eles o projeto de Lei que está para ser votado na Câmara. Só que o projeto de Lei apresentado vai contra o projeto de Lei Federal e prejudica muitos pais de família, muitos motoristas que dependem do aplicativo aqui em Varginha”, disse ele.

Considera-se serviço de transporte individual remunerado o serviço prestado por pessoa jurídica, mediante autorização, por meio de plataformas digitais, com a finalidade de receber demanda de serviço de transporte individual remunerado de passageiros solicitado por usuários e de distribuir entre os prestadores do serviço.

De acordo com a Lei, o serviço de transporte individual remunerado de passageiros, executados pelas Operadoras de Tecnologia de Transporte – OTTs, deverá ser prestado em consonância com a Lei Orgânica do Município de Varginha, Lei Municipal nº 2.869/1997, Lei Federal nº 9.503, de 23/09/1997 (Código de Trânsito Brasileiro – CTB), com modificações posteriores, Lei Federal nº 12.587/2012, com modificações posteriores, e demais legislações pertinentes à matéria.

“A nossa associação só falta ser registrada, e a nossa união de ontem foi pra isso, para juntar com os motoristas e acabar de registrar a nossa associação. Foi onde decidimos então, segunda-feira entrar com o registro da associação, e terça-feira nós fazemos uma paralisação com os motoristas, para mostrar para cidade a nossa força, porque o projeto de lei foi criado sem ao menos escutar nenhum motorista, nenhum responsável da associação. Foi criado por taxistas e pessoas da Autotrans (empresa responsável pelo transporte público em Varginha), então é uma coisa difícil lidar com esse projeto de lei que foi feito por pessoas que querem prejudicar a nossa classe.”, completou, afirmando que a Associação vai ser registrada e que eles pretendem conversar com a Prefeitura.

A manifestação acontecerá na próxima terça-feira (17), a partir das 7h, na Concha Acústica, Centro de Varginha.

“Queremos montar a nossa associação. Já temos reuniões importantes com alguns parceiros nossos, para gente tentar colocar emendas que vão pelo menos tentar mudar algumas clausulas, exigências desse projeto de lei deles”, completou William.

Com informações do site Correio do Sul

Compartilhar no Facebook

Varginhenses cobram internet gratuita em locais públicos da cidade : 16/09/2019 19:29

Em nota, Prefeitura informou que projetos estão em andamento para implantação de Wi-Fi no Terminal Rodoviário, UPA, Hospital Bom Pastor, Melão, Aeroporto e para as escolas municipais, mas que tem esbarrado nas dificuldades financeiras que a cidade enfrenta

A conexão à internet somente pelo celular é a forma mais comum de navegar na web no Brasil e ganha cada vez mais relevância na sociedade atual. Em Varginha, apenas a Praça Getúlio Vargas conta com rede Wi-Fi gratuita e a população está cobrando da Prefeitura e dos vereadores, uma posição quanto à instalação da rede, principalmente em locais movimentados durante todo o dia, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e o Terminal Rodoviário.

A vantagem, além da rede Wi-Fi, seria a maior frequência aos espaços públicos, afastando a possibilidade de atos de vandalismo e uso incompatível com o previsto para esses locais.
http://correiodosul.com/varginha/varginhenses-cobram-internet-gratuita-em-locais-publicos-da-cidade/

Compartilhar no Facebook

Minicurso de Gestão Cultural acontece nesta quinta-feira : 16/09/2019 19:11

Nesta quinta-feira (19/09), a Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural e Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural, realizará um minicurso de Gestão Cultural para empreendedores. A ação tem o objetivo de promover educação continuada e qualificação permanente na produção de projetos que visem a captação e utilização de recursos públicos por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

O curso acontece a partir das 13h30 no Museu Municipal (Praça Gov. Benedito Valadares, 121 – Centro) e é aberto a todos os interessados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até quarta-feira (18/09), às 17h, pelo telefone 3690-2705 ou no e-mail comic@fundacaoculturaldevarginha.com.br.

O curso vai orientar os empreendedores culturais sobre as normas do edital que foi lançado pela Fundação no último dia 02/09. A produtora cultural Ana Luiza Romanielo abordará a gestão de cultura como ferramenta de inclusão, sustentabilidade e democratização, além de detalhar o desenvolvimento das etapas necessárias na construção de um projeto cultural pautado nas políticas públicas, por meio de uma reflexão analítica do cenário cultural municipal.

Já a contadora Annabell Tavares Vilela de Souza, da Secretaria Municipal de Controle Interno, fará a abordagem de questões estratégicas e operacionais na gestão dos projetos, com foco nos desafios cotidianos e nas responsabilidades inerentes ao empreendedor (prestação de contas).

Lei Municipal de Incentivo à Cultura recebe projetos até 04 de outubro

As inscrições dos projetos culturais podem ser feitas até 04 de outubro. Os grupos ou artistas de Varginha poderão apresentar iniciativas que abrangem 12 áreas, como literatura, música, fotografia, artesanato, teatro, cinema e gastronomia. A novidade deste edital foi a inserção das áreas de gastronomia, cultura étnica e design de moda.

Todas as informações podem ser obtidas por meio do site www.fundacaoculturaldevarginha.com.br na aba destinada à Lei Municipal de Incentivo à Cultura. No edital do ano passado, foram disponibilizados R$ 354 mil distribuídos em 19 projetos.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura encaminha para Câmara projeto de lei que regulamenta a atividade de Uber na cidade : 12/09/2019 21:07

A Prefeitura de Varginha encaminhou para a Câmara esta semana Projeto de Lei que dispõe sobre o uso do sistema viário urbano do município de Varginha para a prestação de serviços de transporte individual remunerado de passageiros, por meio de plataformas de tecnologias por aplicativos,com fins de regulamenta a atividade de UBER na cidade.

Considera-se serviço de transporte individual remunerado o serviço prestado por pessoa jurídica, mediante autorização, por meio de plataformas digitais, com a finalidade de receber demanda de serviço de transporte individual remunerado de passageiros solicitado por usuários e de distribuir entre os prestadores do serviço.

De acordo com a Lei, o serviço de transporte individual remunerado de passageiros, executados pelas Operadoras de Tecnologia de Transporte – OTTs, deverá ser prestado em consonância com a Lei Orgânica do Município de Varginha, Lei Municipal nº 2.869/1997, Lei Federal nº 9.503, de 23/09/1997 (Código de Trânsito Brasileiro – CTB), com modificações posteriores, Lei Federal nº 12.587/2012, com modificações posteriores, e demais legislações pertinentes à matéria.

MAIS INFORMAÇÕES:
http://correiodosul.com/varginha/prefeitura-encaminha-para-camara-projeto-de-lei-que-regulamenta-a-atividade-de-uber-na-cidade/

Compartilhar no Facebook

Trânsito: rotatórias da Avenida Celina Ottoni serão preferenciais : 11/09/2019 21:14

A partir da próxima segunda-feira (16), motoristas e pedestres que trafegam pela Avenida Celina Ferreira Ottoni devem redobrar a atenção, porque a preferência passará a ser para as rotatórias, ou seja, será obrigatória a parada para veículos que estiverem na avenida, a exemplo do que foi feito na Avenida do Contorno e na rotatória do Shopping.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a mudança atende a um pedido dos moradores da região, além de fazer parte das medidas a serem tomadas com o objetivo de evitar acidentes.

Ainda segundo a Assessoria de Comunicação, a medida foi definida durante reunião ocorrida na prefeitura com as presenças de representantes da Polícia Militar, Policia Civil. Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Samu, Conselho Municipal de Transporte, Demutran, juntamente com o vice-prefeito Vérdi Melo e o secretário de Governo Carlos Honório Ottoni Júnior.

Avenida Manoel Vida

Nesta sexta-feira, 13/09, entrará em funcionamento o semáforo instalado na Avenida Manoel Vida, esquina com a Rua Manoel Diniz, próximo ao Centro Administrativo. Motoristas que passarem pelo local devem redobrar a atenção.

Compartilhar no Facebook

Com mais de 80 emendas de autoria dos vereadores, Plano Diretor é aprovado na Câmara : 11/09/2019 21:08

Foi aprovado na noite de segunda-feira (09), na Câmara Municipal de Varginha, o Projeto de Lei Complementar nº 05/2018 que faz a revisão do Plano Diretor de Varginha. Com a apresentação e aprovação de 82 emendas de autoria dos vereadores, agora o PL segue para sanção do prefeito.

O Plano Diretor é considerado pelos vereadores como um dos projetos mais importantes da atual legislatura, pois norteará o desenvolvimento de Varginha nos próximos dez anos.

Foi um trabalho minucioso realizado pelo Legislativo, que desde a entrada do projeto na Câmara tomou o cuidado de debate-lo com a comunidade, com representantes de classe e fazê-lo o mais participativo possível. “A quantidade de emendas apresentadas pelos vereadores demonstra que foi um projeto muito estudado e encontrados os problemas, a Câmara trabalhou durante todo esse tempo para conseguir encontrar uma alternativa para melhorá-lo e acredito que conseguimos. Foram mais de 80 emendas de autoria do Legislativo que modificarão, ao nosso ver, para melhor, o Plano Diretor”, disse o presidente da Câmara, vereador Dudu Ottoni.

No ano de 2018 foram realizadas seis audiências públicas nos bairros da cidade e na Câmara e também reuniões externas, com representantes de classe que assistiram à apresentação do projeto e puderam sugerir as alterações que foram analisadas pelos vereadores e por uma Comissão Técnica montada especificamente para estudar o plano e apoiar o Legislativo nas mudanças que eram necessárias.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Gostaria de parabenizar os vereadores e nossos servidores que se empenharam para que o Plano Diretor aprovado nesta casa fosse condizente com a grandeza da nossa cidade. As emendas apresentadas por nós foram muito estudadas e fizemos isso de forma participativa, junto com a população. Esperamos que essas diretrizes sirvam realmente para nortear o desenvolvimento e progresso do nosso Município”, concluiu o presidente da Câmara.

Agora aprovado e emendado o projeto segue para sanção do prefeito que pode vetar ou não as emendas. Ao final desse processo o Plano Diretor será disponibilizado, na íntegra, no site da Câmara de Varginha.

Compartilhar no Facebook

Unifal oferece o curso gratuito de extensão sobre Filosofia e Política : 11/09/2019 21:06

Aulas serão ofertadas aos sábados das 8h às 12h, com início dia 5 de outubro

Estão abertas até dia 4 de outubro as inscrições para o curso de extensão universitária “Um Livro, Várias Leituras: questões políticas”, oferecido pela Universidade Federal de Alfenas em Varginha. A grade curricular inclui obras clássicas da Filosofia Política, Direito, Literatura e Economia que juntas querem colaborar com a formação política e aprofundamento crítico dos participantes.

Sobre o Curso

O curso é aberto a qualquer pessoa interessada e será ofertado gratuitamente. As inscrições também são de graça e podem ser feitas pelo endereço https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/, nesse endereço o interessado faz um pequeno cadastro e pode optar por se inscrever por aula separadamente ou para todo o curso. Quem se inscrever e frequentar as aulas tem direito a certificado de extensão universitária.

Conteúdo

As disciplinas trazem lições desde a ética na política em Aristóteles até a relação de Clarice Lispector e a ditadura militar na década de 1970. Durante o curso também se discutirá desde as lições de John Rawls nos conteúdos sobre justiça e liberdade de expressão até temas como a diferença entre Direita e Esquerda em Norberto Bobbio.

Maquiavel também será tema de aulas do curso, o autor renascentista é importante expressão do realismo político. O curso oferecerá ainda uma discussão sobre a Economia como ciência humana e sua interferência na vida política.

Para o professor Paulo César de Oliveira docente da Unifal e coordenador do curso, estudar essas obras é importante porque “os clássicos falaram no passado coisas que dizem respeito às pessoas de todos os tempos”.

Aulas

As aulas serão aos sábados das 8h às 12h, e começa no dia 5 de outubro, no Campus da Unifal em Varginha, no bairro Padre Victor. Mais informações pelos telefones 35 9 8878-5092 e 35 3219-8610.

Serviço

Curso: Um livro, várias leituras: questões políticas
Onde: Campus Unifal – Varginha. Av. Celina Ferreira Ottoni, 4000 – Padre Vitor – Varginha-MG
Quando: Aos sábados de 8h às 12h – 05/10; 19/10; 26/10; 9/11; 30/11; 07/12
Inscrições: sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex
Informações pelos telefones: 35 9 8878-5092 e 35 3219-8610

Compartilhar no Facebook

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de projeto mundial inovador : 10/09/2019 19:39

Os alunos da Profª Nivânia Silva (5º ano) da Escola Municipal Profª Maria Aparecida de Abreu tiveram uma manhã muito especial nesta terça-feira (10), ao receberem o Sr. Victor Queiroz, representante do mais novo projeto implementado na Rede Municipal de Ensino de Varginha, o Inventura Experience, um programa inovador idealizado pela Micro:bit Educational Foundation, uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é inspirar alunos a se tornarem grandes inventores, desenvolvendo habilidades cognitivas e sociais, aprendendo a ser, conviver, fazer e aprender. A fundação é sediada na Inglaterra e fez o lançamento do BBC micro:bit, um hardware baseado em pequena placa programável que possibilita inúmeras criações, e que está sendo usado em escolas de diversos país es, inclusive no Brasil.

A EM Prof.ª Maria Aparecida Abreu foi selecionada entre outras escolas brasileiras para participar do projeto. São apenas 47 escolas que integram a plataforma no Brasil. Os alunos receberam o material a ser utilizado, gratuitamente, durante o projeto: um livro Inventura “Desbravador” e 1 BBC micro:bit por aluno, além do guia para professor e terão acesso aos aplicativos e ambientes online. O programa terá a duração de três meses e os alunos poderão, inclusive, levar os materiais criados para casa e, assim, compartilhar o aprendizado com os familiares. A partir das aulas será possível desenvolver habilidades como criatividade, liderança, colaboração e raciocínio lógico.

Os alunos estão muito motivados e interessados e já estão trabalhando com os kits. O objetivo maior é aprender coisas diferentes, de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos e colocando realmente a mão na massa.

O projeto é mais um investimento da atual administração, e busca proporcionar uma Educação moderna e de qualidade, que trará aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades, do pensamento crítico/analítico e do empreendedorismo, preparando-os de forma integral para o futuro.

Além de toda a equipe pedagógica, alunos e professoras, estiveram presentes na ocasião, a secretaria municipal de Educação, Rosana Carvalho, e a coordenadora de projetos, Solange Conde. Logo após a aula inaugural, o aluno Victor Raphael Alves fez uma linda homenagem a toda a plateia, cantando e tocando violão, juntamente com seus colegas de classe, que o acompanharam com a música “A flor e o beija-flor”. Foi um momento de muita emoção!

A Secretaria Municipal de Educação agradece a toda equipe pedagógica da EM Prof.ª Maria Aparecida Abreu, representadas pela sua diretora Giselle Maria Ribeiro de Souza, pela supervisora Roberta Sarmento Barbosa e pela professora Nivânia Silva, que receberam o projeto com tanto carinho.

Compartilhar no Facebook

Aminarte promove exposição de artesanato no foyer do Theatro Capitólio : 10/09/2019 19:33

A Associação Mineira de Artesanato (Aminarte) ocupa o Foyer Aurélia Rubião, anexo ao Theatro Capitólio, até o próximo sábado (14/09). São centenas de peças confeccionadas à mão pelas artesãs filiadas à entidade.

O horário de funcionamento durante a semana é das 8h30 às 18h. No sábado, das 8h30 às 13h. A exposição conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

Promova sua arte!
O Foyer Aurélia Rubião é considerado um dos espaços mais nobres para exposições em Varginha e é disponibilizado pela Fundação Cultural aos artistas gratuitamente. As associações interessadas em expor seus trabalhos devem entrar em contato pelo (35) 3690-2700. As inscrições para o artesanato estão abertas somente para associações. Já para trabalhos em desenho, artes plásticas, fotografias, artes gráficas e esculturas é possível a requisição por meio de pessoa física.

Para verificar a disponibilidade na agenda basta entrar em contato pelo e-mail superintendencia@fundacaoculturaldevarginha.com.br, pelo telefone (35) 3690-2703 ou ainda pessoalmente na Praça Matheus Tavares, 121 – Centro.

Compartilhar no Facebook

Escolas públicas de Varginha recebem projeto Recreio Oficina : 10/09/2019 19:30

A E. M. Profª. Maria de Aparecida Abreu e a E. E. Aracy Miranda receberão esta semana o projeto “Recreio Oficina”, que é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O objetivo é levar apresentações artísticas durante o intervalo escolar de pelo menos 20 escolas públicas municipais e estaduais de Varginha até o final do ano. Será uma oportunidade em que os estudantes poderão se inspirar por meio de apresentações musicais, teatrais e artísticas.

Na quarta-feira (11/09), a iniciativa acontecerá a partir das 14h na E. M. Profª. Maria de Aparecida Abreu e será voltada para alunos do Ensino Fundamental. Já na sexta-feira (13/09), será realizada a partir das 10h30 na E. E. Aracy Miranda para alunos do Ensino Médio.

O projeto já foi executado na E.E. Wladimir de Rezende Pinto – Polivalente, E.M. Jacy de Figueiredo CAIC I, E.M. Domingos Ribeiro de Rezende, E.E. Prof. Antônio Correa de Carvalho, E.E. São Sebastião, E.E. Coração de Jesus e E.M. José Camilo Tavares.

O projeto é uma realização da Oficina do Ser, que é viabilizado pela Prefeitura de Varginha e Fundação Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, e apoio da Unimed.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha inaugura obras da CEMEI Clery Forjaz Loureiro : 09/09/2019 19:31

Na manhã de hoje foram inauguradas as obras de ampliação e reforma de mais um centro municipal de educação infantil, garantindo o atendimento da demanda e um ambiente adequado para as crianças.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 9 de set de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=Q-YEfHN4N8M

Compartilhar no Facebook

ACIV lança a 3ª edição do ICCOM 2019 e convida todos empresários a participarem : 09/09/2019 19:23

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha, está lançando o 3º Índice de Confiança do Comércio de Varginha (ICCOM 2019). A pesquisa acontece trimestralmente e é utilizada para entendermos o atual cenário do comércio da cidade.

A ACIV convida os empresários a responderem o questionário que será enviado via e-mail, se você não tem o seu cadastrado basta solicitar a pesquisa para ascom@aciv.com.br.

O índice é criado através das respostas obtidas na pesquisa. No questionário são abordados seis temas, são eles: vendas, inadimplência, expectativa sobre o segmento empresarial, investimentos, contratações e economia nacional.

O ICCOM é utilizado por gestores e diretores, para que possam identificar o que deve ser melhorado, visando cada vez melhores resultados. O levantamento apura a percepção do empresário na situação atual e futura, através dos itens abordados.

“O ICCOM é um importante levantamento de dados para que os empresários possam entender a atual situação do comércio local, e desta forma tomar as melhores decisões. Assim, vamos progredindo para resultados cada vez maiores”, disse o presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins.

As demais edições estão disponíveis no site: www.aciv.com.br. Lembramos que, nenhuma informação individual será divulgada, apenas os resultados gerais.

Fonte e foto: ACIV

Compartilhar no Facebook

Projeto Brasileirinhos promove oficinas e apresentações gratuitas a partir desta semana : 09/09/2019 19:21

O choro, popularmente chamado de chorinho, primeiro gênero de música popular e instrumental tipicamente brasileiro, será levado gratuitamente às escolas municipais, entidades e eventos de Varginha a partir desta semana. A iniciativa compõe a 3ª edição do Projeto Brasileirinhos: Choro nas Escolas e Praças de Varginha, viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Serão realizadas oito oficinas em escolas públicas municipais, além de quatro apresentações. A primeira atividade será nesta quinta-feira (12/09) na E. M. José Augusto de Paiva, com uma oficina realizada para alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental pelo Grupo Brasileirinhos, quarteto formado pelos músicos Leonardo Chalana (cavaco e bandolim), Homill Júnior (violão), Bruno Vieira (pandeiro) e Felipe Rossi (flauta).

O objetivo é resgatar a história do choro, destacar como o estilo marca a música no Brasil e no mundo e fazer com que os alunos toquem o ritmo com um instrumento fabricado por eles com material reciclado. “A ideia do projeto é que estas crianças conheçam a música genuinamente brasileira, que faz parte de nossa cultura, e que é reconhecida e valorizada no mundo inteiro. É incrível, porque raramente elas ouviram o choro e, na oficina, elas ficam bem alegres e curiosas, porque é algo novo”, destaca Leonardo Souza Lopes, empreendedor do projeto.

O Projeto Brasileirinhos: Choro nas Escolas e Praças de Varginha é uma realização do empreendedor cultural Leonardo Souza Lopes. É viabilizado pela Prefeitura de Varginha e pela Fundação Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Inter Aduaneira – Assessoria em Comércio Exterior.

Confira abaixo as datas e os locais das oficinas e das apresentações. Para mais informações acesse https://www.facebook.com/Projeto-Brasileirinhos-Choro-Nas-Escolas-e-Pra%C3%A7as-138026320072911/.

Oficinas em escolas públicas municipais

1ª Oficina – 12/09 (quinta-feira)
Local: E. M. José Augusto de Paiva
Horário: 14h às 15h / 15h35 às 16h35

2ª Oficina – 28/09 (sábado)
Local: E. M. José Pinto de Oliveira
Horário: 9h às 10h / 10h às 11h

3ª Oficina – 10/10 (quinta-feira)
Local: E.M. Maria Apª de Abreu
Horário: 14h às 15h / 15h35 às 16h35

4ª Oficina – 11/10 (sexta-feira)
Local: E.M. Profª Helena Reis
Horário: 14h às 15h / 15h35 às 16h35

5ª Oficina – 24/10 (quinta-feira)
Local: E.M. Cláudio Figueiredo Nogueira
Horário: 13h30 às 14h30 / 14h45 às 15h45

6ª Oficina – 25/10 (sexta-feira)
Local: E.M. Domingos Ribeiro de Resende
Horário: 14h às 15h / 15h35 às 16h35

7ª Oficina – 31/10 (quinta-feira)
Local: E.M. José Camilo Tavares
Horário: 14h às 15h / 15h35 às 16h35

8ª oficina – dia 07/11 (quinta-feira)
Local: E. M. Jacy de Figueiredo/CAIC1
Horário: 14h às 15h / 15h35 às 16h35

Apresentações

1ª apresentação – dia 04/10 (sexta-feira)
20h – Comemorações Aniversário da Cidade
Local: Concha Acústica
Aberto ao público

2ª apresentação (contrapartida social)
“Outubro Rosa”
Local: Recepção da Oncologia – FHOMUV – Hospital Bom Pastor
Data e horário a confirmar

3ª apresentação (contrapartida social)
“Mês que comemora o dia nacional do idoso”
Local: Lar São Vicente
Data e horário a confirmar

4ª apresentação – dia 07/11 (quinta-feira)
“V Feira Literária de Varginha”
Local: Praça do ET
Horário: 19h
Aberto ao público

Compartilhar no Facebook

Vereador propõe criação de Creche Pública para Idosos na cidade : 05/09/2019 21:08

O vereador Joãozinho Enfermeiro, por meio de uma indicação, solicitou ao Executivo a criação de uma “Creche Pública para Idosos”. A intenção é implementar um espaço humanizado destinado à terceira idade, onde serão oferecidas atividades de lazer e acolhimento, que estimule a criatividade, o equilíbrio, a atividade física e a interação.

De acordo com o parlamentar, o momento atual exige que o poder público comece a expandir projetos sociais que beneficiem à população idosa do município.

“Sabemos que nossa população está passando por um processo de envelhecimento e precisamos estar preparados para oferecer serviços públicos de qualidade, principalmente para aqueles idosos que são obrigados a ficarem sozinhos porque os filhos precisam trabalhar”, disse.

Joãozinho destacou, ainda, que no local os idosos serão assistidos por uma equipe de profissionais capacitados e não precisarão ficar isolados da sociedade.

“Esta iniciativa é uma grande oportunidade de superação em determinados momentos da vida, trazendo o conforto, a convivência social e ajudando muitas famílias que precisam trabalhar para o sustendo da casa e não têm com quem deixar os idosos”, justificou o vereador, pedindo o apoio da Administração para o atendimento do pedido.

Fonte e foto: Câmara Municipal de Varginha

Compartilhar no Facebook

Inscrições abertas para oficina gratuita de artesanato na próxima terça-feira : 05/09/2019 21:04

A Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha (Assoart) oferece uma oficina de artesanato na terça-feira (10/09), a partir das 14h. A atividade acontece na Casa do Artesão, localizada no Via Café Garden Shopping e vai ensinar a fazer flores de crochê. É necessário levar agulha de crochê 2 ou 3mm.

Serão oferecidas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo (35) 3690-2700 ou ainda na Casa do Artesão, que fica ao lado do Supermercado BH, no Shopping. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio Fundação Cultural, e o Via Café Garden Shopping.

Compartilhar no Facebook

PREFEITURA DE VARGINHA ENTREGA OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO CEMEI CLERY FORJAZ LOUREIRO : 04/09/2019 20:43

A Prefeitura de Varginha por meio da Secretaria Municipal de Educação – Seduc, entrega nesta quinta-feira, 05, as obras de ampliação e revitalização do Cemei Clery Forjaz Loureiro, localizado no bairro Santana.

Para um melhor atendimento, dando mais conforto e prezando pela qualidade de vida de estudantes e professores, o Cemei passou por pintura interna e externa com desenhos artísticos e educativos; reforma da parte elétrica e hidráulica, construção de banheiros masculinos e para funcionários, depósito para materiais, troca de vidros e instalação de portas de blindex e instalação de grades nas janelas; lavanderia e cozinha com revestimento cerâmico interno, instalação de bebedouros e ventiladores e revitalização do refeitório

A reforma contemplou ainda a ampliação de 6 salas de Educação Infantil modernas e banheiros acessíveis, reforma no passeio, construção de muros de segurança e de nova secretaria informatizada, com rampa de entrada, portões e interfone para melhor atendimento aos pais.

As crianças ganharam uma brinquedoteca, o quiosque foi revitalizado com parque infantil, instalação de novos brinquedos, jardins gramados e cantinho da pintura, videoteca personalizada e área de lazer interna com desenhos infantis e educativos.

Compartilhar no Facebook

Varginha é a 3ª cidade do Sul de Minas em número de habitantes : 03/09/2019 21:20

Varginha é a terceira maior cidade em número de habitantes do Sul de Minas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa foi divulgada no último dia 28 e mostra que a cidade perde apenas para Poços de Caldas e Pouso Alegre.

Varginha tem agora soma 135.558 moradores. Quando colocamos na ponta do lápis contabilizamos um aumento de 1.194 habitantes em relação à última pesquisa feita em 2018, quando a cidade tinha 134.364 habitantes.



O Sul de Minas agora tem 2.929.424 habitantes um aumento de 0,5% em relação aos 2.913.670 de 2018.

Confira o ranking das 10 maiores cidades do Sul de Minas:
– Poços de Caldas: 167.397;

– Pouso Alegre: 150.737;

– Varginha: 135.558;

– Passos: 114.679;

– Lavras: 103.773;

– Itajubá: 96.869;

– Alfenas: 79.996;

– Três Corações: 79.482;

– São Sebastião do Paraíso: 70.956;

– Três Pontas: 56.746.

Compartilhar no Facebook

Varginha realiza 3ª Oficina de Pais e Filhos : 02/09/2019 20:50

A Comarca de Varginha, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), realiza, no próximo dia 6 de setembro, de 13 às 17h, a 3ª Oficina de Pais e Filhos. A iniciativa tem como objetivo auxiliar famílias em processo de dissolução de união estável e divórcio, a detectar e resolver conflitos decorrentes desse momento delicado.

A atividade é gratuita e acontecerá na Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva), localizada na Rua José Gonçalves Pereira,112, Vila Pinto.

Foram indicados cerca de 80 pais e 50 filhos, a partir de processos previamente selecionados pela parceria entre a da Vara de Família e Sucessões e o Cejusc.

Os interessados em participar podem se inscrever no Cejusc no fórum, localizado na Rua Colômbia, 100, 2º andar, telefone 3690-9900, ramal 219, e também pelo e-mail cejusc.vga@ tjmg. jus.br.

A Oficina de Pais e Filhos para famílias em dissolução de união estável e divórcio é gratuita. Faz parte de um programa recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a fim de ajudar esses pais a proteger os filhos dos efeitos danosos de uma separação.

Os encontros vão abordar ainda temas como alimentos, partilha, guarda e alienação parental, questões que, muitas vezes, tornam-se difíceis de resolver. O objetivo das atividades é ajudar os pais a reverem sua postura em relação aos filhos durante o período de separação do casal, evitando-se, dessa forma, sofrimento e traumas para crianças de adolescentes.

Reflexão

A primeira edição da Oficina de Pais e Filhos, realizada em outubro de 2018, contemplou 19 pais e 14 filhos, sendo 11 crianças e 3 adolescentes. A experiência permitiu aos participantes repensar suas atitudes e refletir sobre a importância de desenvolverem o afeto em suas relações.

O Cejusc da Comarca de Varginha é coordenado pela juíza Adriana Fonseca Barbosa Mendes. Além de Varginha, várias outras comarcas do Estado têm realizado essas oficinas, com resultados positivos para os envolvidos.

Compartilhar no Facebook

Inscrições abertas para Lei Municipal de Incentivo à Cultura : 02/09/2019 20:29

De 02 de setembro a 04 de outubro, a Prefeitura de Varginha recebe as inscrições de projetos a serem beneficiados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura em 2020, tendo em vista os termos da Lei nº 4.525/2006 e do Decreto 4.147/2006.

Os grupos ou artistas interessados poderão apresentar projetos culturais em 12 áreas, como literatura, música, fotografias, artesanato, teatro, cinema e gastronomia em valores que atinjam até R$ 32 mil.

Para fazer a inscrição, os interessados devem se dirigir ao Serviço Geral de Protocolo na Rua Presidente Antônio Carlos, nº 356, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. A inscrição de projetos será processada mediante a entrega do formulário padrão, da planilha orçamentária e da documentação exigida no edital. O formulário padrão e anexos a ele ficarão à disposição dos interessados no site da Fundação Cultural de Varginha – www.fundacaoculturaldevarginha.com.br.

O formulário padrão e a planilha orçamentária deverão ser apresentados em uma via, devidamente preenchidos, com todos os documentos, textos e informes exigidos no edital e com todas as folhas numeradas sequencialmente e encadernadas, em espiral, de modo a impedir o extravio. A planilha orçamentária e o formulário padrão devem ser assinados pelo representante legal. Não serão aceitos projetos manuscritos ou datilografados.

Além do formulário padrão e dos anexos digitados em folha ofício ou A4, os mesmos deverão ser obrigatoriamente digitalizados em mídia CD/DVD e enviados ao Setor de Protocolo do município. Não será permitida, em qualquer hipótese, a devolução, a reprodução ou a cópia de projeto em análise, de seus anexos e de quaisquer outros materiais e/ou documentos protocolados. O empreendedor deverá guardar consigo os originais e/ou cópia dos documentos, dos materiais enviados e do formulário padrão preenchido. A data 2019/2020 deve constar em todos os formulários.

No dia 12/09 a Fundação Cultural, em parceria com a Secretaria de Controle Interno, irá promover um encontro, das 13h30 às 17h30, no Museu Municipal – Praça Governador Benedito Valadares, 141, Centro, que fará a abordagem de questões estratégicas e operacionais na gestão dos projetos, com foco nos desafios cotidianos e nas responsabilidades inerentes ao empreendedor (prestação de contas).

Esclarecimentos aos interessados e orientação técnica para o preenchimento do formulário padrão serão prestados pela Fundação Cultural de Varginha e pelo COMIC – Conselho Municipal de Incentivo à Cultura, na Praça Matheus Tavares, 121 – Centro (antiga Estação Ferroviária), em dias úteis, no horário das 08 às 17 horas ou pelo telefone (35) 3690-2700. Outras informações pelo e-mail comic@fundacaoculturaldevarginha.com.br.

Compartilhar no Facebook

Varginha emplaca dois filmes em Festival de Cinema em Belo Horizontes em Festival de Cinema em Belo Horizonte : 02/09/2019 20:26

Os curtas ELA ACORDA CEDO e NASCI PRA TI ANTES DE HAVER O MUNDO estarão representando nossa região entre os 50 filmes nacionais selecionados a participarem do Festival Cine Jabó na Serra do Cipó no final de setembro

Tem se tornado rotina ver os artistas de Varginha serem selecionados para grandes festivais de cinema do país. Desta vez, eles emplacaram duas obras no Cine Jabó que acontecerá em Jaboticatubas na região Metropolitana de Belo Horizonte. O Festival vai rolar entre 25 a 28 de Setembro e conta com quase 50 títulos nacionais selecionados.

“ELA ACORDA CEDO é um filme que tem nos trazido imensas alegrias, Já são mais de 20 laurels entre seleções, prêmios e indicações e agora podermos chegar numa região disputadíssima como Belo Horizonte, que é bem bairrista, é surpreendente. Que sabe será de lá nossa grande premiação?! Só de estarmos entre nomes consagrados do cinema nacional, uma honra pra nós.” diz Elisa Aleva diretora Varginhense de Ela Acorda Cedo.

Ela Acorda cedo conta a história de uma psicótica Laura, vivenciada pela atriz Marina Azze. Que já levou o prêmio de Melhor Atriz em outros Festivais. O filme foi convidado por psiquiatras e terapeutas para participarem de eventos contra o retorno dos manicômios no Brasil. Passando por análises de psiquiatras de renome sobre a psicopatia que ficaram impressionados com a atuação de Marina Azze. “Fiquei dois anos me preparando para viver a Laura. Uma personagem dificílima que me fez descobrir a riqueza da mente humana. Quando fui analisada como personagem por psiquiatras de todo país, e tive um retorno de que a Laura estava mesmo dentro da patologia, fiquei tão impressionada. Minha arte não tocava mais somente profissionais de cinema, bem como terapeutas. Hoje nosso filme é convidado a participar de eventos de psiquiatria o que me deixa ainda mais orgulhosa. Construímos verdade em uma personagem. Pra uma atriz, não tem valor maior do que convencer até profissionais do mercado, de que exemplificamos tais distúrbios psicológicos. Ela Acorda cedo me renderam alguns prêmios, mais chegar a Grande BH com esse trabalho,me deixa cheia de orgulho. Já estou de malas prontas pra conhecer os demais trabalhos que me inspirarão para novos filmes”, disse Marina Azze, atriz protagonista do filme selecionado pelo Cine Jabó.

“Estou muito feliz com a seleção do filme ‘Nasci pra ti antes de haver o mundo’ e por saber que está nascendo mais um festival de cinema no Brasil numa região tão importante. Este já é o décimo festival em que o filme é selecionado. Um filme que nos fez prosperar. Já estamos ansiosos pra encontrar com tantos diretores consagrados que estão na mesma lista que nós do Cine Jabó”, disse Lucas Marques, diretor de Nasci pra ti antes de haver o mundo. A história conta a história de Nico (Vitória Raciane) e Geovana (Julia Moraes) que se apaixonam a primeira vista na Ponte de D. Luís I, na cidade do Porto. Em Portugal. Porém, Nico vai começar a estudar na Escola de Belas Artes em Paris, e só tem mais um dia na cidade do Porto.

“Estamos nos organizando para estarmos todos juntos mais uma vez em um novo fetsival, abertos para aprender cm tanta gente maravilhosa que tem mudado o cinema nacional”, completou Vitoria Raciane protagonista de Nasci pra ti antes de haver o mundo.

Os dois filmes foram produzidos pela MAZ. Associação Artística Marina Azze de Varginha.

Compartilhar no Facebook

Cemig intensifica ações para reduzir inadimplência de consumidores : 27/08/2019 19:35

Antes de entrar em contato, a Cemig orienta que o consumidor tenha uma conta de energia elétrica em mãos para informar os dados do cliente. Se preferir, o atendimento pode ser feito na agência à rua Presidente Antônio Carlos, número 538, no centro da cidade. A fatura pode ser paga nas agências do Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Santander, em caixas eletrônicos, além de sites e aplicativos de bancos.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 27 de ago de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=KUD63kcADu8

Compartilhar no Facebook

Circo Robatiny Spectacular chega a Varginha : 27/08/2019 19:22

Nesta sexta-feira (30), às 20h30, o Circo Robatiny Spectacular estreia pela primeira vez em Varginha, na Avenida Princesa do Sul, nº 745.

Os horários de apresentações no sábado são às 18h e 20h30. No domingo, sessões são às 16h, 18h e 20h30.

Entre as atrações, malabaristas, equilibristas, palhaços, o incrível globo da morte, show infantil Baby Shark, máquinas com Transformers, bonecas Lol Surprise, o fenômeno da internet Lukinhas Neto, os encantos de a Bela e a Fera, Patrulha Canina, entre outros.

Os ingressos custam R$15 para cadeira lateral e R$20 para cadeira central.

Serão sorteadas nesta sexta-feira, às 14h, cortesias no Facebook oficial do circo (www.facebook.com/circorobatiny/)

Compartilhar no Facebook

Crease Centro Pop de Varginha realizamcampanha “Não dê Esmolas” : 27/08/2019 19:17

Em razão do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, o CREAS, em parceria com o Centro Pop de Varginha, a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Associação Comercial e Industrial de Varginha(ACIV), realiza a Campanha “Não dê Esmolas”, de forma a conscientizar a população sobre os malefícios da doação diretamente às pessoas em situação de rua.

A campanha terá início com duas blitz educativas. A primeira blitz educativa acontecerá em frente ao Ponto Central, na Praça Getúlio Vargas, nesta terça-feira (27), das 14h às 16h. A segunda blitz educativa será realizada na Praça Dr. Marcos Frota, no alto do Jardim Sion, nesta quarta-feira (28), das 14h às 16h.

Para essa atividade contaremos com a presença de profissionais que trabalham no Centro Pop de Varginha e representantes da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e da ACIV.

Nesse primeiro momento serão entregues panfletos à população que transita pelos locais e prestadas orientações sobre os objetivos da campanha. Cartazes com o tema “Não dê Esmolas” serão entregues aos comerciantes para que sejam afixados em pontos visíveis de seus estabelecimentos, de forma a chamar atenção da população para a continuidade da campanha.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura prossegue com melhorias na iluminação pública : 26/08/2019 19:05

Uma cidade com uma iluminação mais eficiente. Esse é o trabalho que a Prefeitura de Varginha vem desenvolvendo. Nesta sexta-feira (23), por exemplo, a empresa que venceu a licitação para realizar o serviço de posteação e troca de luminárias trabalha em 28 pontos de iluminação na Avenida Murilo Paiva – que liga a rotatória da Rodovia do Contorno ao Bairro Parque Mariela, trecho de acesso ao Cemitério Campal e à região dos bairros Bouganville, Belo Horizonte e ao local onde está sendo construído o novo Fórum. Estão sendo instaladas iluminação de LED.

Mais de 250 pontos já foram atendidos como próximo à Fertipar onde há grande movimentação de veículos e caminhões e também na Estação Ferroviária que sedia eventos públicos como o 5ª da Boa Música (15 pontos). Outro local que recebeu a melhoria da iluminação com a instalação de luminárias LED foi o trevo de acesso à cidade universitária do Grupo Unis , na Rodovia 491, sentido Varginha-Elói Mendes (96 pontos), na Rua Cel. João Antônio dos Reis, ao longo da rede Ferroviária (15 pontos) e no recanto da Barra (57 luminárias em postes). De acordo com a funcionária do Unis-, Aline Batista, que ao sair do expediente passa pelo local quando já está escuro, o trevo ficou mais seguro com a maior visibilidade proporcionada pela iluminação. “O número de acidentes também diminuiu”, observa Aline.

O foco principal, segundo o prefeito em exercício, Vérdi Melo, é a segurança e o bem estar da população, além do embelezamento da cidade. O investimento é da ordem de R$1.800.000,00

A Prefeitura que é responsável por todo o projeto, licitação da empreiteira e realização da obra visando inclusive dar mais segurança à população. O trabalho é contínuo levando-se em conta as demandas.

Compartilhar no Facebook

Inscrições abertas para oficina gratuita de artesanato na próxima quarta-feira : 26/08/2019 19:03

A Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha (Assoart) oferece uma oficina de artesanato na quarta-feira (28), a partir das 14h. A atividade acontece na Casa do Artesão, localizada no Via Café Garden Shopping e vai ensinar a fazer marcadores de livro de crochê. É necessário levar agulha de crochê 2mm.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo (35) 3690-2700 ou ainda na Casa do Artesão, que fica ao lado do Supermercado BH, no Shopping. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio Fundação Cultural, e o Via Café Garden Shopping.

Fonte e foto: Fundação Cultural de Varginha/MG

Compartilhar no Facebook

Varginha recebe gestores de mais de 50 cidades na 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural : 22/08/2019 21:13

Gestores da área cultural de 53 municípios participam nesta quinta-feira (22/08) da 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em parceria com a Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural. O evento acontece no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACIV) e, nesta edição, trata sobre a “Municipalização da política de patrimônio cultural: instrumentos e diretrizes”. Palestras e atividades práticas em grupo são algumas das atividades programadas para o encontro.

De acordo com Clarice Libânio, diretora de Promoção do Iepha, o objetivo do evento é discutir com os municípios como anda a política de preservação do patrimônio em cada território, focando nas dificuldades, nas dúvidas e como incrementar essa proteção. “A gente vê muitas vezes que o município tem uma resistência em investir em patrimônio sem perceber que essa ação vai gerar dividendos e recursos maiores que aquele que ele investiu. A cada ano, os municípios que investem nesta política, conseguem aumentar a pontuação e receber mais recursos vinculados ao ICMS Cultural e à Lei Robin Hood”, destacou a diretora.

Compartilhar no Facebook

Canil da Guarda Civil Municipal é preparado para reforçar segurança em Varginha : 22/08/2019 21:06

Com a inauguração do novo Centro de Comando no final de 2018, a Guarda Civil Municipal de Varginha passou a contar também com um canil próprio, tendo sido construído um espaço com estrutura adequada para abrigar e também treinar os cães, que recebem acompanhamento veterinário dos profissionais do Setor de Zoonoses da Prefeitura de Varginha.

No último mês, uma nova equipe de agentes da Guarda Civil Municipal foi selecionada para atuar no canil, com o objetivo de aperfeiçoar os serviços prestados à população. Os agentes da GCM passarão por constantes treinamentos com especialistas na área, que devem começar ainda este mês.

Atualmente o canil conta com dois cães, sendo um adulto pastor belga malinois e um pastor alemão (capa preta), que já estão recebendo treinamento especializado para atuar juntamente com as equipes em operações, atendimento de ocorrências e atividades diversas, principalmente em grandes eventos e no combate ao uso e tráfico de drogas.

A pretensão da GCMV, quando os animais já estiverem prontos para uma atuação mais efetiva, é a de firmar parcerias com outros órgãos de segurança para atuar de forma integrada em diversos tipos de ocorrência e ações preventivas.

Compartilhar no Facebook

Pista de kart está novamente no Via Café Garden Shopping : 22/08/2019 21:03

Após grande sucesso em 2018, o Via Café Garden Shopping traz novamente uma atração imperdível para os fãs de automobilismo e adrenalina: a pista de kart. Com uma pista de 3,5 mil metros, que está montada no estacionamento superior do empreendimento, o percurso é composto por retas e curvas, ideal para desafiar aqueles que querem brincar de pilotos e até convidar amigos ou a família para disputar uma bateria.

Com potência média, os carros utilizados no kart permitem uma diversão segura aos participantes, já que todos os carrinhos possuem cinto de segurança. Além da estrutura montada com pneus para delimitar a pista e servir de barreira de proteção, são fornecidos itens de segurança, como capacetes.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

Compartilhar no Facebook

Tribunal de Contas de Minas Gerais aprova prestação de contas de Varginha : 21/08/2019 20:31

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) emitiu o parecer prévio pela aprovação nesta terça-feira (20), da Prestação de Contas do Executivo Municipal, do prefeito Antônio Silva, de Varginha, exercício 2017.

O parecer pela aprovação do processo nº 1.047.537 foi unanime. O relator, conselheiro substituto Hamilton Coelho, observou que foram cumpridos os índices legais constitucionais relativos à manutenção e desenvolvimento do ensino, apurando um total de 25,08% de investimentos, enquanto foram empregados nas ações e serviços públicos de saúde um total de 31,33%. Os limites de despesa com pessoal também ficaram dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, e totalizaram 44,49% pelo município, sendo 43,54% do poder executivo e 0,95% do poder legislativo.

O relator do processo recomendou em seu voto a “estrita observância da Meta 1 do Plano Nacional de Educação e sua compatibilização com os instrumentos de planejamentos municipais”.

De acordo como o voto do conselheiro Hamilton, “a apreciação das contas anuais do executivo compreende a gestão como um todo, e não o exame de cada ato praticado pelo administrador no período. Assim, a emissão de parecer não impede a análise de impropriedades identificadas em inspeção ou denunciadas, tendo em vista os princípios da verdade material e a prevalência e indisponibilidade do interesse público”.​

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha intensifica campanha para a prevenção de queimadas : 20/08/2019 20:46

E cada cidadão também pode contribuir com esse trabalho de prevenção. Ao identificar qualquer foco de queimada, entre em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou com o Corpo de Bombeiros através do número 193.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 20 de ago de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=1CJeI7CsvU8

Compartilhar no Facebook

Empresários se reúnem para debate sobre gestão e inovação na 4ª Revolução Industrial : 19/08/2019 20:40

No mês de agosto o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), Regional Varginha, realizou o quarto encontro de 2019. O grupo é composto por empresários e líderes regionais com o objetivo de trocarem experiências, realizarem networking, e juntos, buscarem soluções e inovações para o desenvolvimento da região.


A cada encontro, o grupo conta com uma palestra ministrada por um profissional de renome na área em que atua, buscando propor linhas de discussão relevantes para as pautas de desenvolvimento do CESUL.

Após os primeiros encontros contarem com as presenças ilustres de palestrantes como Clóvis de Barros Filho, Thais Herédia e Andrea Iorio, o CESUL recebeu José Salibi Neto.

Salibi conduziu uma palestra abordando a “Gestão do Amanhã: gestão, inovação e liderança na 4ª Revolução Industrial”, aos 100 presentes que compareceram ao evento representando 58 empresas regionais. “O que fez empresas como Netflix, Airbnb e Uber assumirem o lugar de companhias e modelos de negócios aparentemente consagrados e indestrutíveis? O que nos reserva o futuro? Embora muito se tenha falado sobre esses novos players do mercado, ainda há inúmeras dúvidas sobre como será o futuro do mundo corporativo, com seus diversos modelos de empresas e negócios, muitos dos quais ainda se consideram inabaláveis”, ressaltou Salibi.

Durante sua fala, o palestrante destacou as mudanças que vem ocorrendo nos mais diversos segmentos do mercado. Hoje coabitam, no mesmo momento, o novo – representado pelas novas tecnologias, inovações e rupturas – com o clássico, o tradicional, forjado ao longo de séculos de convivência e desenvolvimento humano.

“Essa nova era é conhecida como a 4ª Revolução Industrial, a mais abrangente, profunda e ampla da história. É a única que harmoniza descobertas transformadoras integrando, pela primeira vez, o mundo físico, digital e biológico em um mesmo ambiente. Com essas mudanças, o modelo de gestão também precisa mudar: os modelos corporativos, os líderes, os mecanismos de educação, etc.”, explicou Salibi.

O quarto encontro do CESUL contou também com um momento de homenagem à Cooperativa Agrária de Machado (Coopama) por seus 75 anos, com uma placa entregue ao Diretor Presidente João Emygdio Gonçalves.

Compartilhar no Facebook

Futuro da comunicação em pauta na FIEMG : 19/08/2019 20:36

A agregação de valor aos produtos jornalísticos foi o principal tema debatido pelos empresários da Câmara da Indústria da Comunicação e do Audiovisual da FIEMG. Reunidos na quarta-feira, 14 de agosto, eles receberam o presidente da entidade, Flávio Roscoe para dialogarem sobre o futuro do setor, visando a atração de negócios e emprego para Minas Gerais.


“A comunicação foi um dos setores que mais se transformou nos últimos tempos. A área vive um período de profunda transformação, em que há ameaças e, sobretudo, muitas oportunidades”, comentou Roscoe. Para ele, o momento de incerteza para veículos impressos de comunicação, pela redução de assinaturas e de compra em banca, reforça a necessidade de investimento em geração de conteúdo de qualidade. “Quem trabalha com jornalismo possui um ativo valioso, que é a informação, a credibilidade”, afirmou.

Junto de representantes de empresas do interior de Minas Gerais, o presidente da FIEMG lembrou ainda sobre a importância da produção de conteúdos locais. De acordo com o industrial, as grandes redes de comunicação não conseguem ter a penetração que os jornais regionais possuem, por estarem próximos ao público leitor.

A analista em inteligência competitiva da FIEMG, Raquel Andrade, apresentou aos membros da Câmara um estudo feito pela entidade que confirma a importância do conteúdo local. Ela mostrou pesquisas que sobre o desejo do público leitor em ter acesso a notícias que falem de suas regiões.

O novo presidente do Sindicato da Indústria Digital de Minas Gerais (Sindinfor), Fábio Veras, em sua primeira participação na Câmara também abordou o tema da transformação do setor de comunicação. “A mentalidade digital, a construção de conteúdos relevantes e as novas formas de publicidade devem estar no nosso debate”, opinou.

Compartilhar no Facebook

Obras de revitalização no Jardim do Sapo entram em fase final : 19/08/2019 19:37

As obras de revitalização da Praça Dom Pedro II, conhecida como Jardim do Sapo, no Centro de Varginha, estão em fase final.
Na última sexta-feira (16), foram retirados os tapumes que estavam em volta da praça. Segundo o prefeito em exercício, Vérdi Lúcio Melo, os tapumes foram retirados de maneira a melhorar a mobilidade urbana, considerando que os pisos já foram concluídos.
A pavimentação da praça foi refeita em pedra São Thomé e alguns canteiros foram elevados para preservar as raízes das árvores centenárias. Todos os bancos foram restaurados e o coreto recebeu novos ladrilhos, pintura e revestimento. O projeto de paisagismo e iluminação também já está sendo implementado para garantir a beleza e a segurança do local.
O projeto é de autoria da arquiteta da Fundação Cultural, Danielle de Souza Guimarães. A obra está sendo custeada com recursos próprios do município no valor de R$ 417.397,63.

Compartilhar no Facebook

Cemig realiza mutirão de cortes por inadimplência em Varginha : 19/08/2019 19:30

A Cemig está realizando uma nova etapa de mutirões de cortes por inadimplência em diversas regiões mineiras, com o intuito de coibir os atrasos no pagamento das faturas de energia e recuperar R$ 400 milhões em receita. Nesta semana, as ações irão se concentrar em Varginha.
Segundo o superintendente de Gestão da Receita da Distribuição, Hélton Diniz Ferreira, o corte é feito quando o cliente possui débitos com a companhia.
“Após 15 dias de atraso no pagamento da fatura, a ordem de corte do fornecimento já é emitida. A regulação impõe que seja feito o aviso prévio ao corte, que geralmente chega na própria fatura de energia”, afirma Hélton.
Com o objetivo de reduzir a taxa de inadimplência, a Cemig está ampliando os canais de negociação e facilitando o pagamento das faturas em atraso. Atualmente, a empresa possui cerca de 5% de consumidores com alguma pendência financeira, um aumento de quase 50% se comparado a 2015.
Ainda de acordo com Hélton, para evitar a inadimplência, a companhia utiliza diversas ferramentas de comunicação com o consumidor.
“A empresa adota várias medidas para avisar ao cliente: envio de e-mail, mensagem de texto via celular (SMS), notificação por meio de carta, negativação e cobrança via contato telefônico. Ou seja, a Cemig prefere evitar o corte de luz, mas é necessário manter o equilíbrio financeiro da empresa”, salienta.
Helton alerta ainda que, para receber os comunicados da Cemig, é fundamental que o cliente mantenha seu cadastro (celular, e-mail, etc.) atualizado junto à empresa.
“Além disso, para se evitar a inadimplência e oferecer maior comodidade, os clientes podem optar pelo pagamento da conta no débito automático”, reforçou.

Compartilhar no Facebook

Via Café Garden Shopping é finalista do Prêmio Abrasce 2019 : 16/08/2019 20:13

Pelo segundo ano consecutivo, o Via Café Garden Shopping é um dos finalistas ao Prêmio Abrasce, iniciativa criada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) que reconhece e incentiva projetos desenvolvidos por shopping centers e grupos corporativos de todo o Brasil. Em 2019, o shopping de Varginha concorre na categoria Eventos e Promoções com a 1ª Festa Julina Via Café. A premiação dos melhores projetos do setor ocorrerá no dia 9 de setembro, em São Paulo.

Tendo em vista que o shopping busca oferecer opções de lazer e entretenimento para os seus convidados, deixando sua marca e proporcionando boas experiências, a 1ª Festa Julina Via Café, que foi realizada em julho de 2018, foi planejada para atender diretamente ao público familiar do centro de convivências, com uma estrutura nunca vista em um evento deste tipo na região.

De acordo com o gerente de vendas e marketing do Via Café Garden Shopping, Leonardo Andrade, ser novamente finalista em um prêmio tão importante nacionalmente, deixa claro que o mall, que tem, apenas três anos de operações, está no caminho certo.

“A indicação ao Prêmio Abrasce 2019 é muito importante para todo o time garden, que se envolveu diretamente na realização desse evento tão importante para a região. E apesar de ser um shopping novo ainda, é missão do Via Café oferecer cultura, lazer e desenvolvimento econômico para o Sul de Minas, o que, com certeza, temos cumprido com êxito, visto que o empreendimento apresentou crescimento de 15%, no primeiro semestre deste ano”, afirma.

Do Grupo Tenco, administrador do Via Café Garden Shopping, também chegaram à final a Amapá Garden Shopping (Melhor Shopping para Trabalhar), o Anchieta Garden Shopping (Expansão e Revitalização), o Aparecida Shopping (Eventos Promoção Natal), o Cariri Garden Shopping (Eventos e Promoções), DF Plaza (Novos Empreendimentos) e o Via Vale Garden Shopping (Eventos e Promoções).

Compartilhar no Facebook

Segundo Sebrae Varginha, no Sul de Minas já há mais de 110 mil MEIs : 16/08/2019 19:41

Em agosto, Minas Gerais fechou o saldo de formalização com mais de 1 milhão de Microempreendedores Individuais (MEI). Criado há 10 anos, a figura jurídica do MEI representa hoje 67% dos pequenos negócios mineiros optantes pelo Simples Nacional.

Na Regional Sul do Sebrae, com sede em Varginha o total de MEI chega a 113.547, a terceira região de Minas Gerais. A cidade de Poços de Caldas lidera na região com 7.676 Microempreendedores Individuais, seguida de Pouso Alegre com 7.448, e Varginha com 7.175.

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados do Portal do Empreendedor, Minas Gerais (1.000.493 MEI), Rio de Janeiro (1.016.580 MEI) e São Paulo (2.345.332 MEI) são os únicos estados que conseguiram ultrapassar a marca de 1 milhão de formalizados (até 13/08/ 2019). Juntos os três estados correspondem a quase metade (49,8%) dos MEI no Brasil, ou seja, 4,3 milhões dos 8,7 milhões no país.

“Além das vantagens fiscais e previdenciárias criadas pela legislação, o aumento de formalizados na categoria MEI se deve também a fatores como a necessidade familiar de complemento de renda, devido ao aumento do desemprego nos últimos anos e, ainda, à oportunidade de muitos empreendedores testarem e validarem suas ideias de negócios, com custos menores, antes de evoluírem o porte da empresa”, justifica Laurana Viana, analista do Sebrae Minas

No acumulado do período (até 13/08/2019), o setor de serviços representou 41% do saldo de formalizações no estado com mais de 400 mil MEI. As atividades com os maiores números de registros são: cabeleireiros, manicure e pedicure (88 mil MEI), comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (75 mil MEI), obras de alvenaria (50 mil MEI), promoção de vendas (27 mil MEI) e lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (27 mil MEI).

As regiões Centro e Zona da Mata e Vertentes lideram o ranking de formalizações e juntas correspondem por quase metade (49%) dos MEI em Minas Gerais. As cidades com os maiores saldos de formalizados são: Belo Horizonte (174 mil MEI), Contagem (39 mil MEI), Uberlândia (38 mil MEI), Juiz de Fora (30 mil MEI) e Betim (23 mil MEI).

Mudanças

Desde a Lei Complementar 128, que cria o MEI, a legislação tem passado por várias mudanças. Uma delas foi em relação ao limite de faturamento anual. Inicialmente, poderia se tornar um MEI os empreendedores que tivessem uma renda de até R$ 36 mil por ano, um recurso muito limitado que favorecia poucos trabalhadores. No decorrer dos anos ocorreram outras duas alterações do limite de faturamento: em 2012, passou para R$ 60 mil e, em 2018, foi reajustado para R$ 81 mil. Outra alteração foi no número de ocupações permitidas para a formalização.

“Em 2008, se restringia a 375 ocupações, entre elas ambulante, cabeleireiro, costureira, pintor, encanador e carpinteiro. Ao longo de uma década, mais 148 ocupações foram incluídas na lista de atividades, que somam hoje 523 ocupações”, explica Laurana.

A burocracia também foi reduzida. No início, o processo de formalização só era efetivado com a impressão de documentos que precisavam ser enviados para as Juntas Comerciais. Após a automatização do Portal do Empreendedor, o processo passou a ser digital.

Benefícios e apoio

Para ser MEI, é necessário ter um faturamento anual limitado a R$ 81 mil, não ter sócio nem filiais, trabalhar sozinho ou ter no máximo um empregado (que receba piso da categoria ou salário mínimo) e atuar em uma das ocupações permitidas pela Lei. Entre as vantagens estão: abrir conta bancária de Pessoa Jurídica, ter acesso a linhas de crédito com condições mais atrativas, participar de licitações, dentre outros inúmeros benefícios que facilitam o dia a dia.

Ao longo de 10 anos, o Sebrae Minas tem apoiado e desenvolvido ações para estimular a formalização de MEI no estado. Atualmente, oferece orientações e capacitações para os MEI e empreendedores que querem se formalizar sobre questões legais e gerenciais da empresa como, por exemplo, a Semana do MEI, realizada anualmente. Além disso, atua no fomento às políticas públicas que possibilitam a melhoria do ambiente legal e institucional para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

Compartilhar no Facebook

Secretaria Municipal de Educação firma parceria com Rotary Club para implementação do programa “Visão Solidária” : 16/08/2019 19:35

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação fechou mais uma parceria de grande importância para a Rede Municipal de Ensino. A presidente do Rotary Club de Varginha, Izabel Camargo, e a diretora de protocolo, Adriana Mara Vallim, estiveram na SEDUC em reunião com a secretária de Educação, Rosana Carvalho, e o supervisor de serviço administrativo Geraldo Rodrigues, para cuidar dos detalhes sobre a implementação do “Programa Visão Solidária” a ser realizado, ainda no segundo semestre de 2019.

O programa consiste em uma atuação sistematizada de atendimento oftalmológico às crianças em situação de vulnerabilidade social e, preferencialmente, em fase escolar, da rede pública de ensino e abrangerá um processo de triagem (seleção inicial), os exames oftálmicos, a doação de óculos prontos para uso e o encaminhamento dos casos mais graves para o cuidado de especialistas.

Todo esse processo visa transformar a qualidade de vida dessas crianças, trazendo mais oportunidades, que vão além dos muros escolares, proporcionando-lhes condições de melhoria na saúde ocular e oferecendo-lhes a oportunidade de “enxergar” um futuro melhor.

Compartilhar no Facebook

Aeroporto de Varginha é equipado com verba Federal : 13/08/2019 19:13

Investimentos são da ordem de R$ 3 milhões

A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria de Turismo e Comércio – SETEC, implantou uma Estação Meteorológica de superfície automática no Aeroporto da cidade, que passa a ser o único no Sul do Estado a contar com esta nova tecnologia.

Orçada em R$2.680.000, a estação é uma das mais modernas do país. A verba, do Governo Federal, foi captada pelo vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo, com a ajuda do Deputado Federal Dimas Fabiano, que abriu caminhos junto à Sac – Secretaria de Aviação Civil, possibilitando mais está conquista para o Aeroporto de Varginha.

Uma estação meteorológica de superfície automática, também chamada de plataforma de coleta de dados (PCD), é uma torre com vários sensores automáticos de medida dos parâmetros meteorológicos, tais como pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar e direção e velocidade do vento, estando esses sensores ligados a uma unidade de memória central. As PCDs podem estar interligadas diretamente a um sistema de computadores ou a satélites de coleta de dados. As informações são passadas automaticamente aos pilotos tanto em português como também em inglês

De acordo com diretor do aeroporto de Varginha, Rogério Evaristo, além de proporcionar ao aeroporto uma grande evolução na tecnologia a estação é essencial para a segurança dos usuários.

Rogério conta que além da Estação Meteorológica o aeroporto de Varginha recebeu também um pórtico detector de metais e um aparelho de raio-x, avaliado em R$ 320 mil, que já está em funcionamento, modernizando o canal de inspeção trazendo facilidade e segurança para os passageiros principalmente para os que fazem conexões, agilizando o seu embarque nos grandes aeroportos.

O secretário de turismo Barry Charles Sobrinho afirma que a estação facilita o projeto para receber novos voos comerciais e de cargas. “São investimento de grande importância para nosso aeroporto que já se consolidou como referência para toda a região”.

Vérdi Lúcio Melo, prefeito em exercício, fala do objetivo da prefeitura de consolidar o aeroporto de Varginha como um dos melhores do Estado e, consequentemente transformá-lo em um forte instrumento desenvolvimento, econômico, financeiro e de turismo.

Compartilhar no Facebook

Reunião define participação dos escritores varginhenses na FLIV : 12/08/2019 19:46

Nesta terça-feira (13/08), às 19h, a equipe de organização da FLIV 2019 – V Feira Literária de Varginha reúne-se com os escritores varginhenses no Museu Municipal. O objetivo é mostrar como está o andamento da organização do evento e verificar quais os autores da cidade participarão com suas obras.

“É importante que todos os escritores da nossa cidade que estejam interessados em garantir um espaço na Feira Literária compareçam nesta reunião. Será a partir dela que definiremos toda a estrutura disponibilizada para eles”, destaca Malu Silva, presidente da Associação dos Poetas e Escritores do Sul de Minas.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, “queremos valorizar os autores de nossa cidade e, por isso, vamos disponibilizar toda a estrutura gratuitamente a eles. Por isso, participar da reunião nesta terça-feira é fundamental”.

A Feira Literária de Varginha acontecerá de 07 a 09 de novembro de 2019 na Praça do ET. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.varginhacultural.com.br ou pelo (35) 3690-2700.

Compartilhar no Facebook
1 2 3 4