1 2 3

Aciv dá início à quarta edição do Café com Tudo : 23/05/2019 21:29

Na continuidade da programação, tem o concurso Princesinhas do Café, que será realizado às oito e meia da manhã, no Teatro Mestrinho. Ao meio dia acontece a inauguração do Centro de Convivência com praça de alimentação e estandes de expositores na praça do ET. E à noite, a partir das 19 horas, a atração é o show da Banda Isis. A programação do Café com Tudo continua até o dia 26 de maio.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 23 de mai de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=iCoor4RuILg

Compartilhar no Facebook

Empresários de Varginha vão participar do Dia Livre de Impostos : 23/05/2019 21:25

Estão cadastrados o Posto Líder e a Associação dos Lojistas do Via Café Garden Shopping. A previsão é de que mais de 1000 lojas de 100 cidades do país participem em 2019.

O preço dos combustíveis nas bombas do Posto Líder ainda não está definido, informa o proprietário e diretor regional do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais – Minaspetro, Leandro Moteran, que participa há três anos do movimento.

No Via Café Garden Shopping, estão ocorrendo reuniões para se saber quantas lojas vão participar do movimento e quais produtos serão oferecidos. O que está definido, segundo a coordenadora de Marketing, Etienne Bandeira, é que todas as etiquetas dos produtos ofertados terão informações como o preço e o percentual do desconto do imposto.

O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que atinge o bolso do brasileiro. Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. E está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população.

O brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos. No custo de um smartphone, por exemplo, está embutido 68,76% de imposto, segundo o site Feirão do Imposto.

Veja o que o consumidor paga de imposto em alguns produtos:

– Forno de Micro-ondas: 59,37%;

– Cosméticos: 55,27%;

– Conta de luz: 48,28%;

– Bicicleta: 45,93%;

– Chuveiro elétrico: 48,23%;

– Caneta: 49,95%;

– Câmera fotográfica: 50,75%;

– Tênis importado: 58,59%.

Compartilhar no Facebook

Vereador requer informações sobre a limpeza dentro do Melão : 23/05/2019 21:19

O vereador Dr. Guedes apresentou um requerimento, na Câmara Municipal de Varginha, solicitando à prefeitura informações a respeito da limpeza e vistoria dentro do Estádio Municipal Dilzon Melo – Melão.

O vereador deseja saber com qual frequência é realizada a limpeza do fosso que fica ao redor do campo, se os agentes de combate a endemias realizam regularmente a vistoria do local e ainda, como é feita a drenagem da água parada no fosso.

Durante a reunião, Dr. Guedes apresentou fotos do fosso com água parada e suja, demonstrando muita preocupação com a situação. “A água parada no fosso do campo se torna um ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Como o espaço é bastante frequentado, o local precisa estar muito bem cuidado para evitar o risco de contaminação dos visitantes e também dos moradores da região”, destacou.

Compartilhar no Facebook

2ª edição do projeto Câmara Sênior tem início hoje : 21/05/2019 19:49

As oficinas serão realizadas no Centro de Convivência do Idoso e no plenário da Câmara; quem quiser participar ainda pode se inscrever

A Câmara Municipal de Varginha, através da Escola do Legislativo, inicia na tarde desta terça-feira (21), as oficinas da 2ª edição do projeto Câmara Sênior. Implantado em 2018, o projeto visa proporcionar um espaço de convivência, troca de conhecimentos e debates sobre diversos temas de relevância social que são trabalhados em encontros que neste ano serão realizados no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Corcetti e na Câmara de Varginha.

Para o presidente da Câmara, vereador Dudu Ottoni a continuidade do projeto reforça a atuação do legislativo municipal no desenvolvimento de políticas públicas para a melhor idade. “No ano passado tive a oportunidade de participar de algumas oficinas e pude perceber o sucesso e a importância do Câmara Sênior como forma de valorizar o conhecimento dessas pessoas e mostrar que a Câmara pode contribuir com a qualidade de vida dos idosos de nossa cidade”, disse.

As oficinas abordarão temas como Estatuto do Idoso, Políticas Públicas, Saúde, Economia Doméstica, Crimes e Fraudes, Envelhecimento Saudável, Motivação, entre outros, sendo todos referentes ao dia-a-dia dos idosos.

Segundo o Diretor da Escola do Legislativo, Robson Almeida, as oficinas serão ministradas por profissionais qualificados. “Preparamos com muito carinho mais uma edição desse projeto que foi sucesso no seu lançamento. A participação dos idosos no ano passado foi muito positiva. Nossa expectativa é para que tenhamos mais uma edição de sucesso”, explicou.

A participação é gratuita e os encontros serão realizados todas as terças-feiras a partir das 14h30. Apesar do projeto já iniciar nesta terça, quem quiser participar ainda pode se inscrever no Centro de Convivência do Idoso. O endereço é Praça Moacir Elisei, no bairro Corcetti. O telefone é 3690-2751.

Fonte e foto: Câmara Municipal de Varginha

Compartilhar no Facebook

AUDIÊNCIA DISCUTE ADOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM VARGINHA : 21/05/2019 19:46

Uma audiência pública foi realizada nesta quinta-feira (16) para discutir a adoção de políticas públicas para pessoas em situação de rua em Varginha. O encontro realizado na Câmara Municipal reuniu representantes das Secretarias Municipais de Educação, de Habitação e Desenvolvimento Social, da Polícia Militar, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, OAB, Associação Comercial, Instituições de Ensino, Centro POP, Associações, Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, Igreja do Mártir São Sebastião e público em geral. Também estiveram presentes pessoas que estão em situação de rua, inclusive alguns migrantes dos estados da Bahia, São Paulo e um Venezuelano.

A audiência foi proposta pelo vereador Delegado Celso Ávila e abordou questões relativas ao modo como é feito o acompanhamento social, psicológico e de saúde das pessoas em situação de rua e os projetos desenvolvidos na cidade para essa população.

"Notamos que o número de pessoas nas ruas tem aumentado, e com isso, as reclamações da população também. Essa conversa com as entidades, organizações e o poder público, vai nos ajudar a realinhar as ações para termos melhores resultados", comentou o parlamentar.

Em meio ao debate foram apontados como direcionamentos a implantação do consultório de rua, abrigo institucional, geração de empregos e atividades laborais nos espaços públicos, nova sede para o Centro POP - que é uma Instituição de acolhimento especializada para pessoas em situação de rua - implantação de serviço de informação, criação de corpo técnico para as comunidades terapêuticas, campanhas de conscientização, visitas técnicas às instituições de acolhimento, entre outras sugestões que agora serão filtradas e encaminhadas para as autoridades competentes.

Uma das questões mais frequentemente abordada foi o desconhecimento do Centro POP, que é uma instituição responsável por acolher e direcionar as pessoas em situação de rua. Mantido pelo Município, o Centro POP oferece abrigo, alimentação e faz até mesmo encaminhamento dos atendidos para o mercado de trabalho. Muitos presentes desconheciam este trabalho prestado em Varginha e disseram que uma das medidas de apoio para a população seria a divulgação da existência desta instituição, pois quando se encontrar uma pessoa em situação de rua, se faz um direcionamento correto dela para o Centro POP. O endereço é Avenida Francisco Gonçalves Valim, 120 – Rezende. Os telefones para contato são: 3690-2310, de segunda a sexta, das 7h às 17h e tem o celular que funciona 24h que é o 99209-0494.

Na avaliação do vereador Delegado Celso Ávila, a participação das autoridades e do público que lotou o plenário da Câmara, enriqueceu a discussão. “Atingimos com êxito nosso objetivo principal de mobilizar a sociedade. A partir desses direcionamentos vamos traçar um planejamento para que Varginha resolva com seriedade esse problema que é de todos. As sugestões foram elencadas e agora serão encaminhadas para Prefeitura, Governo do Estado e demais setores responsáveis”, disse o vereador.

A audiência pública contou ainda com a participação dos vereadores Buiu do Ônibus, Joãozinho Enfermeiro, Marquinho da Cooperativa e Zilda Silva.

Compartilhar no Facebook

AVEC INICIA EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO NO FOYER DO THEATRO CAPITÓLIO : 20/05/2019 20:24

A AVEC (Associação Varginhense de Economia Criativa) iniciou na manhã desta segunda-feira (20/05) a exposição de artesanato no Foyer Aurélia Rubião, anexo ao Theatro Municipal Capitólio.

Participam sete artesãs filiadas com dezenas de peças confeccionadas à mão. Estão disponíveis bonecas em pano, galinhas feitas com cabaça, sapatos de lã, trabalhos em feltro, caixinhas de MDF, bolsas de retalho, vestidos infantis, bate-mão, bonecas porta-papel higiênico, dentre outros.

Os preços variam entre R$ 5,00 e R$ 80,00. O horário de funcionamento de hoje até sexta-feira é das 8h às 18h. No sábado, das 8h às 13h. O endereço do Theatro Capitólio é Rua Presidente Antônio Carlos, 522 - Centro. A exposição conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

Compartilhar no Facebook

A SECRETARIA DE SAÚDE ATRAVÉS DOS SETORES DE EPIDEMIOLOGIA/CENTRO DE ZOONOSES ALERTA PARA CASO DE RAIVA EM MORCEGO : 20/05/2019 20:21

Devido ao diagnóstico positivo (análise laboratorial confirmando a presença do vírus da raiva) para raiva em morcego, na região da Vargem, o Centro de Zoonoses e Vigilância Ambiental vão intensificar ações preventivas, no entorno da ocorrência. Conforme relacionado abaixo.

Bloqueio vacinal no entorno da região onde apareceu o morcego;
Data: Segunda e Terça feira

Horário: 07:30 ás 17:00 hs

Locais: Rua José Alves Ferreira – Lourenço Meneguci – Lione Claudino – Francisco Antônio Cândido – Tolstoi Teixeira Reis – parte da Av: dos Imigrantes

Rastreamento na região para busca de outros morcegos;

Visitas nas residências para orientar os moradores, quanto aos cuidados;

Por 30 dias, os cães do Abrigo de Animais (Canil Municipal) e outros abrigos não poderão ser entregues para adoção;

Alerta para as Unidades de Saúde da região, para os hospitais, Pronto Atendimento;

O que fazer quando encontrar um morcego?

Acionar o Centro de Zoonoses, pelo telefone 3690-2276;

Não tocar no morcego e atentar para que os animais domésticos fiquem afastados, evitando a proximidade do mesmo com o morcego;

No caso de contato com o morcego, procurar o serviço de saúde.

Nota: Todas as pessoas que forem atacadas, por cães, gatos, e que sofreram, mordedura, lambedura, arranhadura, por animais no entorno da ocorrência, devem procurar a Unidade de Saúde e Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor.

Compartilhar no Facebook

Cantores de Varginha e região fazem show para custear tratamento do garoto Lucas, de 4 anos : 16/05/2019 21:34

A solidariedade bate mais uma vez à porta dos varginhenses. Com a campanha ‘#TodospeloLucas’, a família de um menino de 4 anos pede ajuda para um tratamento caro.

Um evento beneficente em prol do tratamento do garoto Lucas, filho do DJ Rodrigo Santos da Rádio Itatiaia, está sendo preparado por artistas de Varginha e região. O evento acontece no domingo, 26 de maio, a partir das 14h na Royalle, em Varginha. O valor da entrada será R$ 20,00 mais 1 litro de leite.

Atrações confirmadas: Brunex; Bruno Cabral; Bruno Mello; DJ Rox; Dj Sonic; Eric Lemes; Grupo Griff; Jamaica; Joel Júnior; Leticia Rodrigues; Luciano Cachorrão ; Maycon Mendes; Mayron Ribeiro; Niltinho; Paulinho Reis; Tom Fernandes; Vanderson Lopes.

O caso de Lucas

Lucas Reis Santos Oliveira tem um atraso de desenvolvimento e vem sofrendo crises convulsivas graves seguida de hipoxia, ficando sem respirar, o que pode causar danos irreversíveis ao menino.

Segundo a família, tratamentos já foram realizados em Varginha e Belo Horizonte mas, nenhum diagnóstico foi fechado. Agora a família precisa continuar o tratamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde há equipamentos para tratar da doença da criança, mas estão com dificuldades no pagamento, por ser caro.

Quem puder ajudar com qualquer quantia pode realizar deposito para a mãe de Lucas (confira abaixo a conta).

Nota da família

“Oi venho aqui pedir ajuda em nome do meu filho Lucas Reis Santos Oliveira. Ele tem 4 anos, tem um atraso de desenvolvimento, não anda, na fala, e de um ano p cá vem tendo crises convulsivas graves seguida de hipoxia aonde fica sem respirar e isso pode trazer a ele danos irreversíveis ou até mesmo o óbito. Já fizemos tratamentos aqui em Varginha e em Belo Horizonte e nenhum diagnóstico foi fechado. Dia 15 de Abril ele teve uma crise e a médica teve que fazer massagem cardíaca para reanimá-lo. Então me indicaram a levá-lo ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde existe uma equipe neurológica, porém um tratamento caro. Não temos condições, por isso peço ajuda de vocês com qualquer quantia. TODOS PELO LUCAS REIS SANTOS OLIVEIRA”.

Conta para depósito

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Maria Aparecida Reis
Agência 0163
Op 013
C/p 172796-5
Telefone: (35) 99700-2016 (māe)

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Divulgação

Compartilhar no Facebook

AAPV PROMOVE EXPOSIÇÃO NA CASA DO ARTESÃO : 16/05/2019 21:22

Lindas peças produzidas por nove artesãs da Associação de Aposentados e Pensionistas de Varginha e Região (AAPV) já podem ser compradas na Casa do Artesão, no Via Café Garden Shopping.

A exposição começou nesta terça-feira (15/05) e prossegue até 14/06. O horário de funcionamento segue o das demais lojas do shopping.

Duas oficinas gratuitas serão oferecidas ao público. As datas serão divulgadas em breve e as inscrições poderão ser feitas pelo (35) 3690-2700.

A Casa do Artesão é uma parceria da Fundação Cultural de Varginha com o Via Café Garden Shopping. Atualmente, duas associações de artesanato se revezam no espaço.

Compartilhar no Facebook

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 1º WORK KIDS ALEGREMENTE NO THEATRO CAPITÓLIO : 16/05/2019 21:21

Crianças de 6 a 10 anos, que estudem em escolas municipais e estaduais de Varginha, podem se inscrever gratuitamente no 1º Work Kids Alegremente que acontecerá no dia 19/06, no Theatro Capitólio.

A iniciativa é dos Master Coaching Kids, Cris Lara e Thomas Lara, e tem o objetivo de ajudar no desenvolvimento competências e habilidades, que ajudarão no desenvolvimento emocional dos participantes.

“O Coaching Kids ajuda as crianças a desenvolverem aptidões para toda a vida, como empatia, cooperação, proatividade, liderança e muito mais”, relata Cris Lara. “O treinamento terá cerca de uma hora imersão a alegria, felicidade e diversão”, completa.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. As inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3015-3811.

Compartilhar no Facebook

PREFEITURA DE VARGINHA CONCLUI OBRA DE RECONSTRUÇÃO DE PONTE : 16/05/2019 21:19

A Prefeitura de Varginha conclui esta semana a obra de reconstrução da ponte que liga Varginha a Carmo da Cachoeira, entre a Fazenda Remanso e São Geraldo, cumprindo assim mais um compromisso assumido com os moradores e trabalhadores da zona rural, considerando a sua importância para o tráfego de veículo e pessoas e para o escoamento da produção.

Importante destacar que a ponte foi construída com recursos da Secretaria de Agricultura, da ordem de aproximadamente R$ 30 mil.

Segundo o vice-prefeito Vérdi Melo, “em que pese não ser uma obra de grande porte, tem uma grande importância por atender aos moradores e trabalhadores da zona rural, facilitando a vida de todos. Queremos aqui agradecer de público o empenho do secretário de Agricultura, Marcos Foresti, que não mediu esforços para viabilizar o projeto de reconstrução da ponte e aos servidores da Secretaria de Obras e Seagri que realizaram o serviço que hoje foi entregue aos moradores daquela região”, disse Vérdi.

A ponte caiu em dezembro do ano passado, durante as fortes chuvas que atingiram aquela região, não comportando o volume de agua recebido. Para sua reconstrução foram colocadas seis de peças Aduelas de concreto, quadradas, medindo 3M X 3, comumente utilizadas em galerias ou canais para escoamento de água.

Compartilhar no Facebook

Feira de Artesanato da Associação Vida Viva ganha mais duas semanas em novo local : 14/05/2019 17:47

A tradicional Feira de Artesanato – Especial Dia das Mães da Associação do Voluntariado de Varginha Vida Viva ganhou mais duas semanas e seguirá até o dia 25 de maio, mas o endereço do evento vai mudar: a partir de segunda-feira, dia 13, os produtos serão transferidos para um ponto comercial emprestado para a entidade, na Av. Rio Branco, 380B, no Centro (antigo local da Bacana Bolsas).

O horário de funcionamento permanece das 9 às 18h e, aos sábados, das 9 às 13h.

A prorrogação da feira de artesanato da Vida Viva foi uma resposta ao sucesso do evento, que teve início no dia 6 de maio e já conseguiu garantir a arrecadação de valores importantes para a sustentação dos programas assistenciais da associação em favor de mas de 3 mil pessoas com câncer.

Toalhas de banho com bicos de crochê, panos de prato, toalhas de mão e conjuntos de toalhas de banho estão entre muitos outros itens que foram feitos, com todo carinho, talento e capricho pelas voluntárias da entidade. Muitas peças também foram especialmente produzidas por artesãs varginhenses que as doaram para a feira natalina da associação.

Outras informações podem ser obtidas diretamente na sede da Vida Viva, na Rua Alzira Magalhães Barra, 166, Parque Boa Vista, ou pelo telefone (35) 3690-2900.

Compartilhar no Facebook

Receita Estadual fecha mais dois postos de combustíveis em Varginha : 14/05/2019 17:34

Empresas investigadas tiveram as bombas lacradas e as inscrições estaduais canceladas
ícone de compartilhamento
Dando sequência à operação “Encerrando”, que combate a sonegação de impostos e inibe a concorrência desleal, a força-tarefa composta pela Receita Estadual, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) fechou, nesta sexta-feira (10/5), mais dois postos de combustíveis em Varginha, na região Sul do estado.
De acordo com o superintendente regional da Fazenda, em Varginha, Lúcio Teixeira Lopes, os primeiros levantamentos apontaram que as empresas alvos das investigações são suspeitas de montar um esquema que consistia em adquirir combustíveis de distribuidoras e usinas sem a documentação fiscal correspondente ou documentação fiscal irregular, causando prejuízo aos cofres públicos.

“Ao sonegarem os impostos devidos, os proprietários dos postos revendiam os produtos a preços abaixo de mercado, numa flagrante prática de concorrência desleal, prejudicando as outras empresas que agem dentro da legalidade”, destacou Lopes.

Durante a operação, o Ipem encontrou irregularidade na informação do volume de combustível apontado nas bombas. Os postos, que possuem razão social distinta, mas pertencem a um mesmo proprietário, tiveram as inscrições estaduais canceladas pela Receita Estadual e as bombas lacradas pela ANP, além das autorizações canceladas por este órgão.

A segunda etapa da operação “Encerrando” acontece 39 dias após o fechamento de um posto em Varginha, que adulterava o encerrante – equipamento localizado na bomba de combustíveis e conectado à caixa registradora – para ocultar o real volume comercializado.

Parceria

A parceria entre a Receita Estadual e a ANP na fiscalização de postos revendedores de combustíveis acontece desde 2013, com a força-tarefa atuando com ações mensais desde 2015.

O chefe do Núcleo de Fiscalização do Abastecimento de Belo Horizonte – que responde por todo o estado de Minas Gerais -, Adriano Sverberi Abreu, destaca a importância do trabalho conjunto entre os órgãos.

“Existe uma interface entre a ANP, a Receita Estadual e o Ipem. Temos as forças-tarefa mensais, em que os três órgãos participam na seleção dos alvos, que são aqueles com maiores indícios de irregularidades, para aumentar a efetividade da fiscalização”, afirmou Abreu.

A ação conjunta da Receita Estadual, ANP e Ipem seguirá ao longo do ano e vai abranger todas as regiões de Minas Gerais.

Compartilhar no Facebook

THEATRO CAPITÓLIO RECEBERÁ MELHORIAS NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS : 14/05/2019 17:25

A empresa TCF Consultoria & Treinamentos Ltda foi contratada pela Fundação Cultural de Varginha para elaborar o laudo técnico e o projeto de readequação das instalações elétricas do Theatro Municipal Capitólio. O diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Lindon Lopes, reuniu-se na última quinta-feira (09/05) com o proprietário da empresa, Thiago Cornélio da Fonseca, para definir os detalhes da execução.

Para Lindon Lopes, as adequações visam a segurança do público que frequenta os espetáculos artísticos e culturais, bem como o resguardo da própria edificação, que é tombada como patrimônio cultural do município. “Nosso Theatro é referência na área cultural em todo o estado e, por isso, os investimentos são muito importantes. Inclusive, estamos buscando os recursos para uma futura instalação do sistema de climatização para o maior conforto dos usuários”.

De acordo com Thiago Cornélio, o projeto vai atualizar o sistema para as normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e pela Cemig. “As instalações elétricas do Theatro Capitólio serão resguardadas e, consequentemente, todos os envolvidos terão uma maior segurança em virtude desta reformulação aqui dentro”, relata o engenheiro eletricista.

Participaram ainda da reunião a arquiteta da Fundação Cultural, Danielle de Souza Guimarães; o diretor do Theatro Capitólio, Edgard Ximenes; e o maquinista de cenário, Alessandro Di Carli.

Compartilhar no Facebook

PREFEITURA DE VARGINHA INSTALA LÂMPADAS DE LED NO ENTORNO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA : 14/05/2019 17:15

Na manhã desta terça-feira (14/05), a Prefeitura de Varginha substituiu as antigas lâmpadas de vapor de sódio por modernas luminárias com a tecnologia LED no entorno da Estação Ferroviária. A instalação foi feita pela Selt Engenharia, contratada pelo município para a manutenção da iluminação pública da cidade.

Cada uma delas possui 180 watts e são, em média, três vezes mais econômicas que as convencionais. Elas possuem ainda uma maior eficiência luminosa, ou seja, deixam os locais onde estão instaladas mais iluminados. Por isso, são ideais para áreas extensas com grandes aglomerações de pessoas. As luminárias foram produzidas em Varginha pela Philips/Signify.

De acordo com o vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo, o intuito é melhorar a segurança do público que frequenta o projeto 5ª da Boa Música. “As novas luminárias somam ao nosso investimento feito com as câmeras de videomonitoramento e ao maior policiamento da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Queremos proporcionar mais segurança aos frequentadores deste projeto tão importante para a cultura e lazer na nossa cidade”, reforça Vérdi.

Compartilhar no Facebook

ABERTURA DO AMADORZÃO 2019 SERÁ NESTE DOMINGO, DIA 19 DE MAIO : 14/05/2019 17:13

A abertura do Amadorzão 2019, que este ano homenageia o senhor , Nicola D'alessandro, ex- jogador do Flamengo de Varginha e do futebol amador, está marcada para domingo, dia 19 de maio, com jogos nos campos da Semel, Sete de Setembro e Nego Horácio, às 9h.

Este ano o Campeonato contará com a participação de 14 equipes, divididas em duas chaves de 7 times. Na primeira fase, todos jogam contra todos em jogo único e dentro da chave.
Ao final da primeira fase as quatro melhores equipes de cada chave se classificam para as quartas de finais.

TABELA DO AMADORZÃO 2019

CHAVE A CHAVE B

PSG São Bento
Registânea São Bento
NAV Corcetti
Roma Mattos Calçados
Libertas Valência
Vargeana São Sebastiã
Barcelona Bonsucess

Primeira Rodada

Semel

9h - PSG X NAV(A)
11h – São José X Corcetti (B)

Sete de Setembro

9h – Mattos Calçados X São Sebastião (B)
11h – Libertas X Vargeana

Nego Horácio

9h – São Bento X Bonsucesso (B)
11h – Registânea X Barcelona (A)

Folgam: Roma (A) Valência (B)

Compartilhar no Facebook

Clube de Tiro de Varginha será inaugurado dia 25 : 09/05/2019 21:06

O Clube de Tiro Alvorada fica na Estrada da Vargem, Chácara é um imóvel, onde são ministrados cursos e seis pistas de tiro. Por enquanto, as pistas não estão cobertas, mas o presidente do clube, Gustavo Miranda de Oliveira disse que é o próximo passo.

Para participar, é preciso ter documentação própria de colecionador ou atirador. Quem não tiver, precisa fazer o curso de seis horas. São ensinados princípios básicos de tiro, legislação e o uso seguro e responsável de arma de fogo. Também são explicados como manusear as armas e, até mesmo, como obter seu porte legal.

O curso ensina a postura correta, empunhadura, controle do gatilho, da respiração e diversas outras técnicas que são necessárias ao atirar. É preciso apresentar laudo psicológico, certidões negativas junto à órgãos como PM, Exército, Justiça, União, Estado e Município. O valor é de R$ 450,00, com direito a 50 munições para treinar, após o curso. Feito o curso, paga-se uma anuidade de R$ 600,00, para utilizar o clube quando quiser.

O atirador pode levar a munição ou comprar no clube. Não é preciso ter arma, o clube disponibiliza. Além dos treinos, o CTA também realiza provas e competições. O clube será inaugurado oficialmente dia 25 de maio, mas já está funcionando. O WhatsApp é (35) 9.8441-2653.

Compartilhar no Facebook

Saiba como vai ser a segunda Feira de Sustentabilidade : 07/05/2019 19:41

A segunda Feira de Sustentabilidade será realizada das 10 da manhã às duas da tarde. O Centro de Inclusão Produtiva fica à rua Geraldo Andrade de Resende, número 355, no bairro Novo Tempo. A programação é aberta a toda a comunidade.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 6 de mai de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=O-WiDF2eWdQ

Compartilhar no Facebook

CENTRO DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE VARGINHA FECHARA NOVAS PARCERIAS : 07/05/2019 19:39

Mais uma parceria que vem para movimentar nossos jovens alunos, protagonistas e empreendedores.

O Centro de Formação Tecnológica da Secretaria Municipal de Educação de Varginha, coordenado pela professora e coordenadora pedagógica Vânia Flores, a Oikos Hub, das empreendedoras Aline Sarto e Rafaela Fioravanti e @dubbantransforma, da empreendedora Alícia, fecharam uma parceria por meio do PROMITEC - Programa Municipal de Inclusão Digital e Tecnologia Educacional.

O projeto iniciará com um mês de ações para os pais dos alunos, e com os alunos por 4 meses, com encontros semanais no Centro de Formação Tecnológica da Prefeitura.

O projeto visa o trabalho com alunos do Ensino Fundamental II que estão prestes a conclui-lo e começam a pensar em sua vida profissional, sendo que muitos deles têm a opção de cursar o ensino médio técnico.

O curso abrangerá desde "Propósito de Vida", temática de relevância para a juventude contemporânea ao desenvolvimento comportamental e técnico com estudos e experimentos voltados para o Empreendedorismo, Inovação e Criatividade; Negócios: Canvas, Recursos financeiros, físicos, humanos; Mercado: Marketing, Vendas, Negociação, Proposta de valor, Validação e Tecnologias: Prototipação, redes sociais, produção de conteúdos digitais.

Um curso neste nível para os alunos, neste momento de suas vidas, pode ser decisivo na sua formação vocacional e no seu sucesso profissional.

Compartilhar no Facebook

Varginha registra 15 casos confirmados de Dengue em 2019 : 06/05/2019 20:54

Nos primeiros quatro meses do ano, Varginha registrou 442 notificações e 15 casos confirmados de dengue, segundo boletim divulgado terça-feira (29/04) pela Secretaria Municipal de Saúde. A diferença é pequena em relação a 2018 (14) no mesmo período.
Como no ano passado, o Centro é a região que mais preocupa em 2019, com 32 casos notificados. Na sequência, o Bairro Sion, com 21 casos; Bom Pastor (15), Santana e Parque Rinaldo (14), Vila Murad e Centenário (13), Sagrado Coração (12), e Jardim Andere, Imaculada Conceição, Damasco e Corcetti, todos com 10 casos notificados, computando-se apenas os 12 bairros com maior incidência.

Mais de mil casos na região
Em duas cidades próximas de Varginha há mais de mil casos prováveis de dengue, segundo boletim divulgado pela Superintendência Regional de Saúde de Varginha. Três Pontas tem 686 prováveis casos de dengue, e Nepomuceno, 423 casos. Em Boa Esperança, os casos prováveis chegam a 75.
Outras cidades somam bem menos prováveis casos mas nem por isso o cuidado deve ser menor. São Gonçalo do Sapucaí tem 12 prováveis casos; Santana da Vargem, 9; Elói Mendes, 6; e Três Corações, 5 prováveis casos, segundo a SRS.

Situação em Minas
Em 2019, até o momento (dados atualizados em 29/04), Minas Gerais registrou 165.853 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue.
Foram confirmados nos primeiros quatro meses do ano, 21 óbitos por dengue dos municípios de Arcos (1), Betim (7), Frutal (1), Ibirité (1), Paracatu (1), Uberlândia (8) e Unaí (2). São 66 óbitos em investigação para dengue. Vale ressaltar que os óbitos em questão foram notificados ao longo de 2019 e não são, necessariamente, óbitos recentes.

Compartilhar no Facebook

“DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA” ACONTECE COM SUCESSO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VARGINHA : 06/05/2019 20:39

Pais e filhos da Rede Municipal de Ensino de Varginha participaram durante o mês de Abril, do Dia da Família na Escola. A data foi celebrada nas escolas municipais/centros de Educação Infantil do município e um dos principais objetivos dessa iniciativa foi estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos. É esse vínculo entre família e escola que a data estimula, pois os pais são atores importantes na formação e na melhoria da qualidade do ensino. Muitas pesquisas mostram que escolas onde a família tem uma participação efetiva, são escolas com melhores resultados. A presença da família na escola, além de colaborar com os múltiplos aspectos, inclusive o disciplinar, é uma valiosa ferramenta para o professor se achegar, conhecer melhor o seu aluno e então ajustar o processo pedagógico.



Além disso, são firmadas muitas parcerias entre as instituições escolares e organizações civis e militares, universidades e empresas, que participam ativamente desses dias, colaborando para que eventos como esse, possam ter sucesso e possam atender as demandas específicas de cada comunidade escolar.



Um exemplo dessas parcerias veio do artista plástico Paulo Trolezzi, que agraciou a Escola Municipal Paulo Cândido de Figueiredo, da zona rural, com uma belíssima obra de sua criação, em homenagem ao Programa Agenda 2030 e foi apresentada a todos no Dia da Família na Escola. A escultura traz o globo terrestre em 3D, segurado por duas mãos, que é o símbolo do programa.



A Secretaria Municipal de Educação parabeniza todas as suas unidades escolares pelo empenho e dedicação para que o Dia da Família na Escola acontecesse com sucesso durante todo esse mês. Parabéns a todos os envolvidos: alunos, professores, gestores, funcionários, familiares e parceiros!

Texto: Solange Conde/SEDUC – Varginha/MG

Compartilhar no Facebook

Feira de Maio de Artesanato começa na próxima semana : 02/05/2019 21:14

A tradicional feira de artesanato que antecede o Dia das Mães acontecerá de 08 a 11 de maio na Praça do ET, no centro de Varginha. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Varginha, com organização da Fundação Cultural. De quarta (08/05) a sexta-feira (10/05), as peças serão vendidas de 9h às 21h. No sábado (11/05), das 9h às 18h.

Compartilhar no Facebook

Câmara de Varginha manifesta apoio ao Hospital Regional : 02/05/2019 21:13

A Câmara Municipal de Varginha recebeu dezenas de pessoas na noite de ontem (29) em um manifesto em apoio ao Hospital Regional do Sul de Minas. Na oportunidade, o Conselho Administrativo da instituição ocupou a Tribuna Livre da Casa para apresentar a realidade financeira do hospital e pedir apoio do poder público para a causa.

A tribuna foi ocupada pelo presidente do Conselho Administrativo do Hospital Regional, Frederico Nunes e os senhores Cléber Marques de Paiva e Sebastião Vallim, que também fazem parte do Conselho. Eles detalharam as dívidas da instituição, que declararam estar em torno de R$ 60 milhões.

Os vereadores, que sempre estiveram solidários com a causa, na oportunidade demonstraram o que o Legislativo tem feito para ajudar o Hospital Regional, principalmente desde o início da atual legislatura, em 2017, quando o presidente da época, Zacarias Piva abriu mão de R$ 2 milhões do orçamento para que a Prefeitura repassasse ao Regional. O vereador Leonardo Ciacci, que ocupou a presidência em 2018, devolveu R$ 3 milhões e 250 mil ao Executivo e parte desse montante foi destinado a área da saúde.

Neste ano a expectativa é em relação às emendas impositivas que seis vereadores escolheram destinar ao Hospital Regional. No total, as emendas somam quase R$ 1,7 milhão. Os vereadores Buiú do Ônibus, Carlos Costa, Dr. Guedes, Marquinho da Cooperativa e Zacarias Piva destinam R$ 300 mil cada e R$ 148 mil serão destinados pelo vereador Pastor Fausto. Além disso, é importante ressaltar os valores que já passaram pela Câmara e que foram aprovados como subvenção ao Hospital Regional desde 2013.

De acordo com levantamento feito pela assessoria da Casa, desde 2013 a Câmara Municipal de Varginha já aprovou R$ 15.840.775,76 em subvenção à instituição. Esse valor não conta o Projeto de Lei aprovado na noite de ontem, após extensa discussão entre os vereadores. Oportunamente na presença de integrantes do Conselho Diretor e de servidores do Hospital Regional os vereadores aprovaram a subvenção de R$ 540 mil para a instituição. “A votação desta noite demonstra a todos vocês que estão aqui presentes que esta Câmara tem sido e continuará sendo parceira do Hospital Regional em tudo que for da nossa competência. Os vereadores são sensíveis não só à causa dos pacientes de Varginha, mas de toda a região que vêm aqui para se tratar. Além disso, queremos que os servidores desta instituição tenham tranquilidade para trabalhar, sabendo que seus salários serão pagos em dia. O que vocês podem continuar esperando dessa Câmara é a atitude que estamos tendo continuamente de sermos parceiros de vocês para que o Hospital não feche as portas”, disse o presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni.

Os demais vereadores presentes se manifestaram solidários aos servidores, pacientes e ao conselho diretor e se dispuseram a intervir com deputados e demais políticos que possam ajudar com emendas para ajudar a minimizar a dificuldade financeira da instituição.

Ao final da tribuna, o diretor Frederico agradeceu muito a acolhida de todos os vereadores e se disse muito feliz por todo o empenho que a Câmara tem demonstrado. Fez um convite para que os vereadores que puderem os acompanhassem.

Compartilhar no Facebook

Pesca liberada lota Parque Novo Horizonte durante o feriado : 02/05/2019 21:04

Durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1º), o Parque Novo Horizonte ficou lotado. Isso porque a pesca (somente para vara e molinete) foi liberada no local, pela Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Antes mesmo da abertura dos portões do parque, 7h, os pescadores precisaram enfrentar uma enorme fila. Para entrada no parque era solicitado um 1 kg de alimento não perecível que será doado para alguma entidade filantrópica da cidade.

Os pescadores que foram até o local levaram banquinhos e guarda-sóis. Por volta das 07h30, mais de 500 pessoas já estavam no parque., segundo informações.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha concede subvenção social de R$ 540 mil para o Hospital Regional : 02/05/2019 21:01

Sensibilizada com a situação do Hospital Regional, a Prefeitura de Varginha vai conceder à instituição, subvenção social no valor de R$ 540 mil, que será transferida da conta do Fundo Municipal de Saúde, em parcela única para o pagamento de despesas de custeio, manutenção e funcionamento.

“Diante das sérias dificuldades financeiras que vem passando o Hospital Regional de Varginha, a concessão deste auxílio é indispensável para que a instituição continue prestando serviços médicos hospitalares à população varginhense, mantendo sua integração com a rede municipal de saúde”, justificou o prefeito Antônio Silva.

Segundo o prefeito, “a concessão desta subvenção será de grande importância para que o Hospital Regional, assim como ocorre na Clínica Cardiológica, assuma a condição de Porta de Entrada da Rede de Urgência e Emergência na Especialidade de Neurologia, nos termos de contrato firmado com a Secretaria de Estado de Saúde, inclusive, com remuneração de R$ 60 mil mensais para esta assistência, com manutenção de médico neurologista 24 horas/dia. Além disso, o incentivo também contribuirá para a estruturação da Clínica Médica no Hospital, conforme Plano Operativo do Processo de Credenciamento junto ao SUS – Sistema Único de Saúde, bem como na internação de pacientes nesta especialidade”.

Repasses do município ao Hospital Regional chegam a R$ 16 milhões

Tendo em vista ser o Hospital Regional uma importante unidade hospitalar do município, e prezando pela continuidade nos serviços oferecidos a população, a administração municipal não tem se furtado em apoiar o Hospital. Prova disso é que desde o ano de 2013 até dezembro de 2018, os repasses àquela instituição foram da ordem de cerca de R$16 milhões.

“É de conhecimento geral que os recursos recebidos dos Governos Federal e Estadual pelos serviços prestados ao SUS não são suficientes para o custeio do Hospital Regional, tendo o Poder Público Municipal sempre ajudado na manutenção dessa assistência”, concluiu o prefeito.

Já o vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo ressalta que “a Prefeitura de Varginha arca praticamente sozinha com o funcionamento da UPA e ainda mantém o Hospital Bom Pastor, diversas UBS, o Centro Municipal de Fisioterapia e outras estruturas que atendem a população; sabemos que existem falhas, mas a estrutura da saúde aqui na nossa cidade é referência inclusive para grandes centros que não vem conseguindo atender os pacientes”.

Compartilhar no Facebook

Projeto Cartas de Amor promove ações motivacionais entre alunos e pacientes : 02/05/2019 20:57

A partir de um projeto escolar, alunos foram estimulados a escrever cartas para motivar as pessoas que passam por um momento muito delicado: o tratamento contra o câncer.

https://www.youtube.com/watch?v=ozMrKskpba0

Compartilhar no Facebook

OFICINA GRATUITA ENSINA A FAZER PORTA COPOS E PORTA PRATOS : 29/04/2019 19:33

Na próxima quinta-feira (02/05), das 14h às 17h, será oferecida, pela Casa do Artesão, uma Oficina que ensinará a confeccionar porta copos e porta pratos, a partir de tampinhas e fuxico de tecido e será ministrada pela artesã Tereza Sana.

Serão oferecidas 25 vagas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na Fundação Cultural pelo telefone (35) 3690-2700 ou presencialmente na Casa do Artesão, que fica ao lado do Supermercado BH. Todo o material será oferecido pela Assoart, responsável pela iniciativa.

A oficina é uma parceria entre a Fundação Cultural e o Via Café Garden Shopping para o funcionamento da Casa do Artesão.

Fundação Cultural de Varginha/MG

Tel./WhatsApp: (35) 3690-2700

www.varginhacultural.com.br

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha emite nota lamentando homicídio na Quinta da Boa Música : 26/04/2019 21:09

A Prefeitura de Varginha emitiu na manhã desta sexta-feira (26) uma nota lamentando a morte ocorrida na noite desta quinta-feira durante o show da Quinta da Boa Música.

Segundo a nota, a Prefeitura lembra as medidas de segurança implementadas em 2019

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural do Município, declara-se consternada com a fatalidade ocorrida na noite da quinta-feira (25/04), na Estação Ferroviária durante o projeto 5ª da Boa Música.

A iniciativa é referência de cultura e lazer em quase 10 anos de realização e espaço de divulgação e apoio para músicos da região dos mais diferentes estilos.

Neste ano, o Projeto foi reestruturado visando justamente aumentar a segurança tanto dos participantes como também em toda a imediação.

Uma equipe da Fundação Cultural pediu pessoalmente, no início de 2019, à Guarda Civil Municipal de Varginha e à Polícia Militar reforço na segurança sendo prontamente atendida.

Outra medida tomada pela Prefeitura foi a melhoria na iluminação tanto da área interna como externa da Estação acabando com todos os pontos sombrios.

Por último, foram instaladas câmeras de videomonitoramento.

Vale ressaltar que o público que frequenta assiduamente o 5ª da Boa Música é composto por amantes da boa música, sendo inclusive rotineira a presença de famílias, devido à boa qualidade do evento.

A Prefeitura realizará uma reunião na tarde dessa sexta-feira (26/04) para estabelecer as medidas cabíveis após esse lamentável fato, visando a segurança pública como já é de praxe.

https://www.youtube.com/watch?v=xmk5FRWt2gQ

Compartilhar no Facebook

Anúncio de fechamento de escola em Varginha leva diretores à ALMG : 26/04/2019 21:04

Durante a reunião desta quarta-feira (24/4/19), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu representantes da Escola Estadual Professor Fábio Sales, de Varginha, que pediram apoio para evitar o fechamento da escola.

Dilza Mônica, diretora da EE Professor Fábio Sales, que atende o Bairro Canaã, fez um apelo para evitar o fechamento da instituição que comanda. Ela falou sobre os resultados positivos da instituição, localizada em Varginha, que oferece desde 2004 ensinos fundamental e médio, além de educação de jovens e alunos e cursos profissinalizantes.

A escola chegou a ter, segundo ela, 1.500 estudantes. Desde 2016, porém, a entrada de novos alunos estaria sendo cancelada pelo governo estadual e os alunos da zona rural foram transferidos para outra instituição. O número de estudantes atualmente seria metade do patamar alcançado em 2016.

Apoiaram a demanda da diretora, uma professora, um aluno e uma mãe de aluno da Escola Fábio Sales que também estiveram presentes na reunião. Eles falaram sobre as vitórias alcançadas pela educação oferecida pela escola, com melhoria nos índices dos alunos nas provas nacionais de avaliação e com a alfabetização da comunidade local. Também falaram da oferta de cursos profissionalizantes, importantes para a comunidade escolar. Assim, terminaram pedindo que a escola não seja fechada e que ela volte a funcionar em todos os turnos, como acontecia em 2016.

Compartilhar no Facebook

Hospital Regional do Sul de Minas pede socorro : 25/04/2019 21:21

Na próxima segunda-feira (29), às 18 horas, o novo presidente do Conselho Administrativo do Hospital Regional, Frederico Nunes, irá à Câmara Municipal de Varginha explicar aos vereadores a situação da instituição. De acordo com a direção do hospital, a ida à Câmara, na verdade é um pedido de socorro para que o hospital possa continuar funcionando.

Os funcionários do Hospital Regional estão se mobilizando para irem em passeata até à Câmara. A concentração será no estacionamento do hospital e a saída está marcada para às 17h15.

Compartilhar no Facebook

Atual nível do lago está em 760,7 metros, o que corresponde a 47,86% do volume útil : 25/04/2019 21:06

Dados do monitoramento dos reservatórios feito pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) mostram que o nível do Lago de Furnas está 2,6 metros acima do que o registrado no mesmo período do ano passado. Conforme os últimos números divulgados, o nível do lago está em 760,7 metros acima do nível do mar, o que corresponde a 47,86% do volume útil.

Para efeito de comparação, nesta mesma época, em 2018, o nível do lago estava em 758,1 metros acima do nível do mar, o que corresponde a 32,09% do volume útil.

Essa melhora está diretamente ligada ao nível de chuvas registradas de janeiro até abril, que é o período mais chuvoso do ano. Desde o dia 1º de janeiro, o nível do reservatório subiu 3,8 metros.

Na semana passada, o Lago de Furnas registrou o pico para o mês de abril de vazão afluente, ou seja, o volume de água que entra no lago em decorrência das chuvas. O G1 registrou um grande volume de água entrando no lago devido à alta do nível do Rio Muzambo, entre Areado e Alterosa e do Rio do Peixe, entre Areado e Alfenas. O aumento do nível inclusive levou pescadores para os locais, algo raro com a queda registrada nos últimos anos.

Na quinta-feira, dia 18 de abril, o lago registrou pico de vazão afluente de 1.208 metros cúbicos por segundo no lago. O recorde do ano é do dia 6 de março, quando entraram no lago um volume de 1.857 metros cúbicos por segundo de água.

Por G1 Sul de Minas

Compartilhar no Facebook

Inscrições para o Concurso Cultural Fotográfico Café com Foto estão abertas : 25/04/2019 21:00

Acontece entre os dias 22 e 26 de maio o Café com Tudo 2019. Entre as diversas atrações está o Concurso Cultural Fotográfico Café com Foto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de maio de 2019, na ACIV.

O tema do concurso é o café em seus mais variados aspectos, seja uma plantação, processo de produção ou até mesmo o cafezinho coado. Cada participante pode se inscrever com até duas fotografias.

Os critérios para a escolha dos ganhadores serão: beleza, originalidade e expressividade. A votação será através de uma comissão montada pela ACIV. A premiação será paga em dinheiro sendo R$700,00 (setecentos reais) para o primeiro lugar, R$500,00 (quinhentos reais) para o segundo lugar e R$300,00 (trezentos reais) para o terceiro lugar.
O regulamento completo pode ser encontrado no endereço: www.aciv.com.br/cafecomfoto.

Fonte e foto: ACIV

Compartilhar no Facebook

Varginha confirma 10 casos de dengue : 24/04/2019 21:01

Segundo dados divulgados na última segunda-feira (22), pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Varginha já confirmou 10 casos de dengue.
Somente este ano, foram notificados 344 casos.Em todo o ano de 2018, o município notificou 565 casos, com 37 confirmações.

Sul de Minas

O Sul de Minas já registrou 7.347 casos prováveis da doença este ano. Na região, 114 cidades já registraram pelo menos um caso da doença.

Passos lidera o número de casos registrados na região: 2.133. No estado, a cidade é a 10ª colocada em número de registros.

Outro município que apresenta grande número de casos é São Sebastião do Paraíso. A cidade já é a 12ª em número de casos no Estado, com 1.643 registros.

Nepomuceno, Fortaleza de Minas, São Tomás de Aquino, Cássia, São Sebastião do Paraíso e Passos irão receber recursos adicionais para o combate à dengue. A Secretaria de Estado de Saúde vai destinar mais de R$ 4 milhões para investimentos para reforço no combate às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

O dinheiro deverá ser usado para reforço de despesas com pessoal, como contratação de agentes de controle de endemias e capacitações para profissionais na assistência hospitalar, custeio e manutenção de atividades de apoio, mobilização e mutirões de limpeza.

As cidades com até 25 mil habitantes vão receber R$ 20 mil, casos de Fortaleza de Minas, São Tomás do Aquino e Cássia. Cidades com até 70 mil habitantes, R$ 40 mil, que é o caso de Nepomuceno. Cidades com até 100 mil habitantes vão receber R$ 70 mil, como São Sebastião do Paraíso. Já cidades de até 400 mil habitantes, vão receber R$ 200 mil, caso de Passos.

Compartilhar no Facebook

Lar São Vicente recebe identidade para todos os idosos : 24/04/2019 21:00

A Delegacia Regional de Varginha realizou mais um projeto com fins humanitários. Desta vez, a missão foi no Lar São Vicente de Paulo, onde a Polícia Civil, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado – UAI, promoveu a identidade para todos os idosos que não a possuísse ou que estava vencida.

O projeto iniciou há mais de um mês, em que foram dados os primeiros passos para executar essa bela ação. A Polícia Civil de Varginha entrou em contato com a assistente social Thais Mendes Pereira, gestora do Lar São Vicente e com a Lúcia Amaral Fernandes, atendente especialista do UAI, e em conjunto foi possível providenciar todos os documentos necessários para viabilizar a coleta das digitais dos idosos já nas cédulas de identidades e dentro do próprio Lar São Vicente.

Nesta semana, funcionárias da UAI e policiais civis passaram a manhã no Lar São Vicente de Paulo e muito mais do que tirar identidades, foi um momento de amor ao próximo, solidariedade, alegria e reflexão. A Polícia Civil de Varginha mais uma vez dá exemplo mostrando que seu papel na sociedade é muito mais do que investigar crimes.

Os idosos que que ganharam um documento novo foram: Geraldo Messias Baptista de Lima, Irene dos Reis Campos Passaro, Lazaro de Oliveira, Maria Regina Gonçalves Bueno, Vicentina Duarte da Silva, Valdevar Sebastião, Expedito Rosa, Deusdete de Paula, Francisco de Oliveira, Tereza Maria de Jesus, Zilda de Oliveira Rosa, Rita Vieira da Silva, Ademar Antonio de Paula e Maria de Jesus.

Compartilhar no Facebook

Oficina gratuita ensina a fazer enfeite Mini Divino : 24/04/2019 20:53

Na próxima quinta-feira (25/04), das 14h às 17h, será oferecida, pela Casa do Artesão, a Oficina Mini Divino, que ensinará a confeccionar um enfeite em miniatura do Divino Espírito Santo e será ministrada pela artesã Hermenegilda de Carvalho Médis.
Serão oferecidas 25 vagas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na Fundação Cultural pelo telefone (35) 3690-2700 ou presencialmente na Casa do Artesão, que fica ao lado do Supermercado BH. Todo o material será oferecido pela Assoart, responsável pela iniciativa.
A oficina é uma parceria entre a Fundação Cultural e o Via Café Garden Shopping para o funcionamento da Casa do Artesão.

Compartilhe:

Compartilhar no Facebook

Casa do Artesão recebe peças confeccionadas pela Assoart : 22/04/2019 20:12

Começou na última semana a exposição das peças confeccionadas pela Assoart (Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha) na Casa do Artesão, loja de artesanato do Via Café Garden Shopping.

O público poderá comprar dezenas de peças exclusivas feitas à mão, principalmente aqueles que querem presentear as mães. A loja fica localizada ao lado do Supermercado BH e o atendimento é feito todos os dias no horário comercial do shopping.

Oficinas gratuitas de artesanato

A Assoart oferecerá duas oficinas gratuitas de artesanato, com 25 vagas cada. A primeira será no dia 25/04 (quinta-feira), das 14h às 17h, e ensinará um Mini Divino. A segunda é no dia 02/05 (quinta-feira), também das 14h às 17h, e confeccionará um apoio de pratos e copos.

As inscrições podem ser feitas na Casa do Artesão ou pelo telefone (35) 3690-2700.

Compartilhar no Facebook

Classe Artística define lista tríplice para escolha de representante no Conselho Deliberativo da Fundação Cultural : 22/04/2019 20:03

Na noite desta terça-feira (16/04), 60 representantes dos mais diversos segmentos da comunidade artística de Varginha se reuniram no Theatro Capitólio para a escolha do novo membro que representará a categoria no Conselho Deliberativo da Fundação Cultural na Gestão 2019-2021. Dentre os 10 candidatos que participaram da eleição, os três mais votados foram o diretor de teatro e escritor, Rubens de Ananias Soares; o ator Lauro César Santiago Sarto e a atriz Érika Aparecida Ireno Tobias.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, “foi uma noite gratificante para todos nós da Fundação Cultural. Recebemos dezenas de artistas que participaram dessa eleição democrática, justa e transparente. Qualquer um dos votados que for o membro escolhido pelo prefeito será muito bem-vindo ao Conselho.”

Rubens de Ananias Soares foi o mais votado, com 12 votos. “Eu vi que é uma responsabilidade tentar fazer o melhor, porque o pessoal sentiu que está no sangue essa arte que a gente representa em Varginha”, disse o diretor de teatro e escritor.

“Quero parabenizar a Fundação Cultural pelo evento, que mostrou que todo trabalho vem sendo feito com grande transparência e maestria”, destacou o ator Lauro César Santiago Sarto, que obteve 9 votos e ficou em 2º lugar.

Em 3º lugar, com 8 votos, ficaram empatadas as atrizes Érika Tobias e Rossana Ippólito. Após a consulta à plateia, Érika foi a escolhida. “Para eles terem confiado em mim, é porque naqueles três minutos sentiram que eu quero mudança, quero fazer com que a vida seja mais cheia de arte, de cor, uma vida alegre e feliz. Acredito que o teatro, a dança, o artesanato conseguem passar essa mensagem”, afirmou Érika Tobias.

A Câmara de Vereadores de Varginha foi representada pelo presidente Dudu Ottoni. Segundo ele, “foi um processo democrático, em que todos puderam votar. Foram eleitos pela classe aqueles que fazem um belo trabalho na arte e na cultura de nossa cidade”.

O prefeito Antônio Silva não pôde comparecer à cerimônia, mas fez questão de gravar um vídeo que foi exibido aos artistas. Ele lembrou que a eleição para o representante da classe artística no Conselho Deliberativo começou a ser feita na primeira gestão dele, em 1989. “Eu me sinto muito feliz e gratificado. Fizemos a escolha dessa maneira democrática e foi realmente algo bem-sucedido e que se perpetuou ao longo de todos esses anos”, ressaltou o prefeito.

A lista tríplice será encaminhada ao prefeito, que definirá quem será o novo membro. Além do representante da classe artística, o conselho é composto por dois membros representantes do Poder Legislativo e dois escolhidos pelo Poder Executivo. De acordo com o Decreto 3.549/2004, o Conselho Deliberativo é órgão superior de deliberação e orientação da Fundação Cultural de Varginha.

Os Conselheiros terão mandato de dois anos e o desempenho de suas atribuições ou funções será considerado serviço público relevante, razão pela qual não poderão receber remuneração, gratificações e rendimentos de qualquer espécie.

http://fundacaoculturaldevarginha.com.br/classe-artistica-define-lista-triplice-para-escolha-de-representante-no-conselho-deliberativo-da-fundacao-cultural/

Compartilhar no Facebook

Mutirão Carcerário no Presídio de Varginha : 17/04/2019 21:02

Quarta-feira (10), o Presídio de Varginha recebeu o Mutirão Carcerário. Membros da Comissão de Assuntos Carcerários, Conselho da Comunidade e Defensoria Pública estiveram no local e atenderam 173 presos, entre homens e mulheres.

O objetivo do mutirão foi viabilizar atendimento jurídico voluntário aos detentos que cumprem pena definitiva, a fim de constatar eventual benefício ou progressão de pena. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, desde agosto de 2008, o Mutirão Carcerário.

Em síntese, a linha de atuação nos Mutirões é baseada em dois eixos: a garantia do devido processo legal com a revisão das prisões de presos definitivos e provisórios; e a inspeção nos estabelecimentos prisionais do Estado.

A iniciativa reúne juízes que percorrem os estados para analisar a situação processual das pessoas que cumprem pena, além de inspecionar unidades carcerárias, com o objetivo de evitar irregularidades e garantir o cumprimento da Lei de Execuções Penais.

Desde que o programa teve início, e após visitar todos os estados brasileiros, cerca de 400 mil processos de presos já foram analisados e mais de 80 mil benefícios concedidos, como progressão de pena, liberdade provisória, direito a trabalho externo, entre outros.

Pelo menos 45 mil presos foram libertados como resultado do programa, pois já haviam cumprido a pena decretada pela Justiça. No final de 2009, o Mutirão Carcerário do CNJ foi umas das seis práticas premiadas pelo Instituto Innovare, por atender ao conceito de justiça rápida e eficaz disseminado pela entidade.

O programa é conduzido pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF).

Compartilhar no Facebook

Projeto Yoga na Praça promove encontro para meditação ao ar livre : 17/04/2019 20:58

E pra quem ficou interessado em conhecer um pouco mais da prática do Yoga, o próximo encontro desse grupo está marcado para o dia 11 de maio, na praça Raul Ribeiro Salgado, mais conhecida como praça da Mina, no bairro Campos Elíseos.

https://www.youtube.com/watch?v=HrCPfy3xZNo

Compartilhar no Facebook

ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTE DA CLASSE ARTÍSTICA NO CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNDAÇÃO CULTURAL : 15/04/2019 21:13

Eleição para representante da classe artística no Conselho Deliberativo da Fundação Cultural acontece amanhã

Nesta terça-feira (16/04), às 19h30, acontece no Theatro Capitólio a eleição para a escolha de um novo membro da classe artística para compor o Conselho Deliberativo da Fundação Cultural de Varginha na Gestão 2019 - 2021.

Podem participar todas as pessoas ligadas à área cultural: artesãos, artistas circenses, artísticas plásticos, atores, bailarinos, capoeiristas, carnavalescos, cenógrafos, cineastas, coreógrafos, desenhistas, designers gráficos, designers de moda, diretores de teatro, empreendedores culturais, escritores, escultores, figurinistas, fotógrafos, grafiteiros, humoristas, iluminadores, ilustradores, mágicos, modelos, manequins, músicos, poetas, produtores culturais, produtores de eventos, representantes de culturas populares e folclóricas (como Folia de Reis, Congado e Pastorinhas), sonoplastas, videomarkers, dentre outros.

Os candidatos à vaga poderão se inscrever durante o evento. Eles terão espaço para apresentar as suas trajetórias profissionais, de forma com que os demais participantes possam identificar o perfil que mais seja adequado para contribuir para o desenvolvimento da gestão cultural da cidade. Só não podem se candidatar os empreendedores culturais que tiveram projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura em 2019 ou que pretendam participar do edital nos próximos dois anos.

Uma lista com os três mais votados será encaminhada ao prefeito Antônio Silva que definirá quem será o representante da comunidade artística. De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, a participação de todos os artistas é fundamental. “Queremos que o processo seja o mais transparente possível e que os artistas possam escolher da forma mais democrática o seu representante no Conselho Deliberativo”, destaca Lindon Lopes.

Sobre o Conselho Deliberativo

De acordo com o Decreto 3.549/2004, o Conselho Deliberativo é órgão superior de deliberação e orientação da Fundação Cultural de Varginha. Ele é composto por cinco membros: dois membros representantes do poder Legislativo Municipal; dois membros representantes do poder Executivo Municipal e um membro representante da Comunidade Artística e Cultural do Município indicado em lista tríplice.

Os Conselheiros terão mandato de dois anos e o desempenho de suas atribuições ou funções será considerado serviço público relevante, razão pela qual não poderão receber remuneração, gratificações e rendimentos de qualquer espécie. Outras informações podem ser acessadas no Estatuto da Fundação Cultural disponível em https://bit.ly/2UF0z7s.

Compartilhar no Facebook
1 2 3