Sebrae Minas e AMM apresentam propostas para o desenvolvimento de Varginha e outros municípios da região : 16/10/2020 14:59

Nesta sexta-feira (16), representantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí (Ambasp) participaram da 15ª edição do AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais.

O objetivo do encontro, que já foi realizado em diferentes partes do estado, é alavancar a retomada do desenvolvimento econômico em municípios mais fortemente impactados pela pandemia do novo coronavirus. O evento, fruto de uma parceria entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sebrae Minas, foi transmitido pelo canal da AMMTV no Youtube, e pode ser acessado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7Q3BInj3dR0.

A diversificação econômica foi a pauta central do encontro, que abordou também os temas “A importância do turismo na retomada da economia” e “Consórcios Públicos no desenvolvimento Local”.

Estiveram presentes no encontro on-line o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda; o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz; o presidente da Ambasp e prefeito de Paraguaçu, José Tiburcio de Prado Neto; o presidente AMM Região Sul e prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera e o 1º secretário da AMM e prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes.

A Microrregião do Baixo Sapucaí conta com 21 municípios: Alfenas, Boa Esperança, Campanha, Campo do Meio, Campos Gerais, Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Carvalhópolis, Cordislândia, Elói Mendes, Fama, Ilicínea, Machado, Monsenhor Paulo, Paraguaçu, Santana da Vargem, São Bento Abade, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

Desenvolve Minas Gerais

A ação faz parte do convênio Desenvolve Minas Gerais, lançado no dia 14 de agosto, com o apoio do Governo do Estado de Minas e da AMM. O convênio foi celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, realizado em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado.

O intuito do projeto é promover o fortalecimento e o desenvolvimento econômico local, por meio da qualificação de servidores e profissionais e da geração de emprego e renda para a população.

Além disso, a iniciativa prevê suporte técnico e capacitação de gestores, servidores, empresários e comerciantes para implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local.

“O convênio será voltado a gestores públicos, vereadores, agentes de desenvolvimento, lideranças locais e micro e pequenas empresas dos municípios, por serem importantes na condução das políticas para o desenvolvimento econômico local e regional”, explica o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Pereira.

Compartilhar no Facebook

Ciclismo: veja as dicas de segurança do Corpo de Bombeiros de Varginha para a prevenção de acidentes : 26/08/2020 14:50

https://www.youtube.com/watch?v=yUnEEkA7S2I

Dicas de medidas de Segurança

● Revisar equipamentos: capacete, luvas, cotoveleiras, bicicleta e freios;
● Atenção em rodovias e atento aos veículos;
● Respeite às regras de trânsito;
● Sinalizar;
● Nunca ande na contra mão de ciclo vias e vias públicas;
● Não use fone de ouvidos, pois pode diminuir a percepção do que acontece ao redor, podendo causar um acidente;
● Nunca ande pela calçada;
● Observar os movimentos dos motoristas próximos a você;
● Em caso de emergência, mantenha em um local seguro e ligue para o 193 número do Corpo de Bombeiros Militar de MG;

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Facebook

Estudo desenvolvido pela UNIFAL aponta impacto da pandemia na qualidade do sono e na prática de atividade física : 06/08/2020 17:22

Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Ciências da Motricidade (ICM) da UNIFAL-MG busca identificar o impacto da pandemia na qualidade do sono e no nível de atividade física da população latino-americana. Até o momento, mais de 650 voluntários já estão participando e dados preliminares mostram que 55% ganharam peso durante o confinamento, cerca de 32% estão dormindo pior e 36% retrataram fortes emoções ligadas à pandemia.

Conforme o profesor Lucas Emmanuel Teixeira, pesquisador que coordena o estudo, na atual situação global de confinamento doméstico decorrente do surto de Covid-19, as pessoas estão expostas a uma situação estressante sem precedentes, o que pode não apenas aumentar os níveis de estresse durante o dia e desencadear ansiedade e depressão, mas também interromper o sono.

“É importante ressaltar que, devido ao papel fundamental que o sono desempenha na regulação emocional, os distúrbios do sono podem ter consequências diretas no dia seguinte no funcionamento emocional. Também observamos uma interrupção abrupta no nível de atividade física da população, o que eleva o risco de complicações da Covid-19 causados pelo ganho de peso, descontrole dos níveis da pressão arterial e diabetes na população do grupo de risco para casos graves da doença”, afirma.

O estudo propõe avaliar o vínculo estresse-sono e confinamento-atividade física, bem como suas correlações, a fim de identificar fatores de comportamento de risco e protetores para sugerir medidas durante esta pandemia. “A pesquisa objetiva deixar um estudo de avaliação deste impacto para ‘A próxima pandemia’, como descrita pelo professor Steven Taylor em seu livro ‘The Psychology of Pandemics: Preparing for the Next Global Outbreak of Infectious Disease’ de 2019, que aborda os mais variados fatores de uma pandemia”, informa Prof. Lucas.

A finalidade dos pesquisadores do Instituto de Ciências da Motricidade da UNIFAL-MG é deixar um registro do momento atual e sugerir medidas mitigatórias para esta e as próximas pandemias, uma vez que estudos apontam para um aumento deste tipo de evento frente às alterações ambientais, com destruição dos habitats dos animais hospedeiros deste e outros vírus ainda desconhecidos.

Quem desejar participar da pesquisa, ainda é possível. Basta acessar os questionários disponibilizados no Google Forms. A equipe criou três questionários, nas versões português e espanhol, nos quais uma escala avalia o impacto da pandemia pela Covid-19 na saúde mental, um questionário avalia a qualidade do sono, e outro avalia o nível da atividade física da população.

Versão português: https://forms.gle/1NdLeSD873P7Ziz88
Versão espanhol: https://forms.gle/1NdLeSD873P7Ziz88

Compartilhar no Facebook