Caem as doações de sangue e Hemocentro convida pessoas para colaborarem : 12/03/2020 17:46

Houve uma queda nas doações de sangue no Posto Avançado de Coleta Externa – PACE – que funciona na Policlínica Central de Varginha, toda sexta-feira, das 7h às 11h30. A doação voluntária é importante para que haja bolsas de sangue suficientes para suprir a demanda nos hospitais, principalmente Bom Pastor e Regional.

“Já as doações para reposição são aquelas quando a pessoa vem para ajudar algum conhecido ou familiar que está internado precisando de sangue”, explica Maria José Tempesta de Freitas, captadora do PACE. É o caso de Raí Felipe Silva Souza que veio de Três Corações a pedido de um amigo que está com o pai internado precisando de sangue. “Essa é a primeira vez que venho doar em Varginha e pretendo voltar”, disse.

O ideal é que haja 90 doadores toda semana. “O mutirão não é interessante devido à duração dos hemocomponentes, por isso, organizamos a agenda de modo que toda sexta-feira haja doadores”, revela Maria José.

Vai um apelo também às pessoas para que tenham a responsabilidade que ao agendar realmente compareçam.

“Quem não marca e não vai, está tirando a vaga de outro doador e assim não conseguimos captar o sangue necessário para os dias seguintes o que pode ter consequências como o adiamento de cirurgia eletivas”, ressalta a captadora.

As irmãs varginhenses Caroline e Ana Cláudia Oliveira estavam esperando para doar. Ana Cláudia já era doadora e convidou a irmã para ir ao Hemocentro. “Já queria vir e aproveitei que estou de férias para vir pela primeira vez”, diz Caroline.

A coleta demora cerca de sete minutos, porém há alguns critérios prévios que começam com a recepção e conscientização. Todo o procedimento que antecede a coleta visa em não implicar riscos para o doador e segurança para o paciente que recebe o sangue doado.

Compartilhar no Facebook

Varginhenses não são obrigados a fazer cadastro biométrico para votar nas eleições de 2020 : 05/03/2020 21:02

Mas o cadastro biométrico está disponível para quem quiser fazer.
Varginha é um das 594 cidades mineiras em que os eleitores não são obrigados a fazer o cadastro biométrico para votar nas eleições de 2020.

O recadastramento é feito conforme a necessidade. À medida que o eleitor precisa de algum serviço nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral, ele é atendido por meio da coleta de seus dados biométricos.

Veja aqui as cidades mineiras em que não é obrigatório fazer o cadastramento biométrico.

O cadastro biométrico em Minas Gerais começou a ser feito em 2018 e os eleitores de 175 cidades precisavam fazer. Até fevereiro os eleitores de 62 cidades ainda precisam fazer a biometria. Quem não fizer pode ter o título de eleitor cancelado.

Em todas essas cidades, os eleitores podem agendar o atendimento pelo Disque-Eleitor (148) ou pelo site do TRE. O atendimento também pode ser feito por ordem de chegada. Confira os endereços dos cartórios.

Confira aqui a lista das cidades onde o cadastramento biométrico é obrigatório.

Mais informações no Cartório Eleitoral de Varginha, na rua Coronel José Alves, 170, Vila Pinto, ou pelos telefones (35)3222-2800.

Compartilhar no Facebook

Mudança no horário da coleta de lixo em Varginha; Confira os bairros afetados com a alteração : 13/11/2019 20:33

A partir das próxima segunda-feira (18) haverá alteração de horário em duas regiões da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMEA, a alteração visa a otimização da coleta.

Nos Bairros São Sebastião, Santa Maria, Vila Belmiro e na Rua Abrahão Caineli, a coleta de lixo será segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 18h.

A outra mudança será para os Bairros Parque Mariela, Parque das Américas, Condomínio Imperador, Vale das Palmeiras, Belo Horizonte e Jardim Bouganville toda terça e quinta, a partir das 18h e aos sábados, a partir das 14h.

A orientação é para que o lixo seja colocado na calçada minutos antes do caminhão passar para coletar, impedindo assim que não seja espalhado e também não prejudique o tráfego de pessoas. Materiais como vidros e seringas devem ser devidamente acondicionados para não machucar os coletores.

Moradores contribuam com a limpeza de Varginha respeitando também os dias da coleta de resíduos sólidos e da coleta seletiva. Lembrem-se que o lixo traz uma série de consequências, inclusive doenças.

https://www.varginhaonline.com.br/noticias/exibe_noticia.asp?id=182763

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Facebook

Seja você também um doador de Sangue. : 05/11/2019 19:23

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Todos os dias alguém está precisando de sangue. Todos nós, a qualquer momento, poderemos necessitar de uma transfusão sanguínea.

As coletas de sangue são feita na Policlínica Central às sextas-feiras, com agendamento prévio feito pelo telefone 3690-2297, das 7h às 11h30, ou pessoalmente. A Policlínica Central fica na R. Santa Catarina, s/n – Centro.

Como funciona a doação
Doando sangue você pode salvar até quatro vidas, visto que o sangue doado é fracionado em quatro bolsas.

A doação de sangue não causa nenhum prejuízo para o doador. É totalmente segura. E o sangue que você doa é reposto em poucos dias pelo seu organismo.

A doação de sangue não causa nenhum prejuízo para o doador. É totalmente segura. Não engorda e nem emagrece e nem engrossa o sangue.

A doação dura poucas horas.

Para doar é preciso
Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos só poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização formal com assinatura e xerox do documento do responsável. Pessoas com 61 anos ou mais só poderão doar se tiverem realizado pelo menos uma doação anterior (levar comprovante no dia da doação);
Ter e estar com boa saúde;
Ter dormido bem na noite anterior à doação;
Ter se alimentado, não estar em jejum;
Pesar mais de 50 Kg;
Não pode
Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
Não ter sido exposto à situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
Não ter se submetido a exame de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, fibronasoscopia ou ortroscopia nos últimos 6 meses;
Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e piercing nos últimos 6 meses;
Não estar grávida ou em período de amamentação;
Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Atenção
Para a mulher a menstruação ou o uso de pílula anticoncepcional não impedem a doação;
O uso de medicamentos deve ser informado;
Outras condições que também podem impedir a doação serão avaliadas na triagem clínica;
Quem tomou a vacina de Febre Amarela deve aguardar 30 dias para fazer doação de sangue.
Tempo entre doações
Homens podem fazer até 4 doações no período de 1 ano com intervalo mínimo de 2 meses (60 dias) entre uma doação e outra.
Mulheres podem fazer até 3 doações no período de 1 ano com intervalo mínimo de 3 meses (90 dias) entre as doações;
Documentos exigidos

É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade com foto, dentro do prazo de validade, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Trabalho, Habilitação, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista).

Compartilhar no Facebook

Saiba como descartar remédios vencidos ou que estão em desuso : 26/09/2019 21:30

Varginha tem dois postos de coleta de remédios vencidos ou em desuso.
A Prefeitura de Varginha disponibiliza dois locais para descarte adequado de remédios que não são utilizados em sua totalidade ou estão vencidos.

Estes medicamentos podem ser levados até o Setor de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). O setor fica na Rua Jaime Venturato, 50, bairro São Geraldo. Dúvidas ou informações podem ser adquiridas pelo telefone (35) 3690-2021. Também há um ponto de coleta no Hospital Humanitas.

É importante lembrar que medicamentos são produtos químicos. Possuem toxicidade e não devem ser descartados junto com materiais orgânicos ou recicláveis.

Quando descartados no lixo comum ou na rede de esgoto (ralos, vasos sanitários, etc) os medicamentos podem contaminar o solo, os lençóis freáticos, lagos, rios e represas. Esta ação causa impacto ambiental sem tamanho, pois atinge também a flora e a fauna das regiões atingidas.

O descarte no lixo doméstico também traz o risco de contaminação de crianças, animais ou uso incorreto por terceiros.

E o que pode ser descartado?
Medicamentos vencidos de qualquer natureza:

pomadas
xaropes
comprimidos, pílulas, cápsulas, drágeas e sachês
embalagens com resíduos (frascos, cartelas, tubos de pomadas, potes contendo cápsulas, pílulas, drágeas)
E quais medicamentos em desuso pode ser descartado?
Qualquer medicamento que esteja dentro do prazo de validade. Devem estar preservados em suas embalagens originais e íntegras.

A data de validade deve estar impressa na embalagem.

E separar os medicamentos vencidos ou em desuso?
Os medicamentos devem ser colocados em sacolas distintas, sendo os medicamentos vencidos em uma sacola e os em desuso em outra.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha passa a ressarcir combustível de pacientes que fazem tratamento em outras cidades : 16/09/2019 19:44

Começou a vigorar nessa segunda-feira (16) uma importante assistência a pacientes de Varginha que fazem tratamento fora da cidade. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura que possibilitará o paciente de viajar em carro próprio, pois será ressarcido o valor gasto com o combustível e, em caso de comprovada carência, através de um laudo socioeconômico, também haverá ajuda de custo no valor de R$ 60,00 para lanche.

Essa é uma conquista para muitas pessoas que periodicamente tem que se deslocar para outros centros em busca de tratamento médico. De acordo com o prefeito de Varginha, Antonio Silva, “a Prefeitura recebe pedidos de pessoas que tem carro e gostariam de viajar no próprio veículo e agora poderão ir com a garantia do ressarcimento do combustível”.

Para isso, o paciente deve ir a Secretaria Municipal de Saúde (Av. Major Venâncio, 100) e procurar a assistente social Ana Lúcia que explicará detalhes do procedimento como por exemplo, a necessidade de fazer um cadastro e a comprovação das despesas de combustível e de lanche (se comprovada a necessidade).

Os comprovantes serão encaminhados à avaliação e posteriormente ao setor de pagamentos da Prefeitura, trâmite que levará alguns dias até o ressarcimento. “Com essa lei já vigorando, as pessoas terão mais dignidade, conforto e assistência digna, pois os nossos veículos levam mais de um paciente com acompanhante para viagens, o que leva tempo, pois todos são pegos em suas casas, levados a endereços muitas vezes diferentes e o retorno também demanda tempo, já que cada um é deixado em sua residência; agora, poderão fazer a viagem também em um espaço de tempo mais curto.

O valor do reembolso será de R$ 10,00 para cada 10km percorridos. A SEMUS já fez um levamento das distâncias dos municípios para aos quais os pacientes terão esse benefício: Barretos, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo (SP), Pouso Alegre, Poços de Caldas, Lavras e Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

Os veículos que levam os pacientes da SEMUS continuam servindo a população normalmente no serviço de Tratamento Fora do Domicílio - TFD.

Compartilhar no Facebook

Novas regras para tirar CNH entram em vigor na próxima segunda-feira : 12/09/2019 21:15

Começam a valer a partir da próxima segunda-feira (16) as novas regras para tirar a carteira nacional de habilitação (CNH). As mudanças foram publicadas na resolução n° 778/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e preveem, entre outras alterações, a não obrigatoriedade do uso de simulador nas autoescolas e a redução na carga horária de aulas práticas noturnas.

A expectativa é de que as novas normas provoquem uma redução no valor cobrado pelos centros de formação de condutores (CFCs). Quando foram publicadas, em junho, a estimativa do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, era de que o custo fosse reduzido em até 15% apenas considerando o uso facultativo dos simuladores.

Relembre o que muda:

Simulador não obrigatório

A resolução faz com que o uso do simulador para obtenção da CNH na categoria B seja facultativo. Com isso, o candidato poderá optar por fazer as aulas no aparelho antes de sair para as ruas - desde que ele esteja disponível no CFC.

A resolução determina ainda que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ficará responsável por acompanhar o uso do simulador em todo o Brasil e avaliar a sua eficácia no processo de formação de condutores.

Com o uso facultativo do simulador, a carga horária necessária de aulas práticas volta a ser de 20 horas/aula - era de 25 horas com o equipamento de direção veicular.

Caso o aspirante à CNH opte por usar o aparelho, ele poderá cumprir 5 horas/aula no simulador e as outras 15 horas/aula em vias públicas. Senão, as 20 horas/aula são nas ruas.

Já para a inclusão da categoria B à CNH, a carga horária do curso prático volta a ser de, no mínimo, 15 horas/ aula.

Aula prática noturna reduzida

Quem quer tirar carteira de habilitação nas categorias A (moto), B (automóveis) e ACC (ciclomotores) não precisa mais cumprir 5 horas de aulas à noite: a partir de agora a exigência é para apenas 1 hora/aula.

A exigência de aulas noturnas caiu de 5 horas para apenas 1 hora/ prática para os aspirantes às categorias A (moto), B (automóveis) e ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

Permissão para ciclomotores facilitada

A carga horária para obter a permissão de conduzir ciclomotores (ACC) - veículos de duas rodas de 50 cm³ -, também foi reduzida, de 20 para 5 horas/ aula.

Além disso, quem desejar a autorização, poderá, dentro de um ano, realizar apenas as provas, sem a necessidade das aulas teóricas e práticas. Porém, caso seja reprovado, deverá frequentar as aulas práticas.

Os CFCs poderão utilizar veículo próprio ou permitir que o aluno possa apresentar um veículo para realizar as aulas."

FONTE:
https://www.varginhaonline.com.br/noticias/exibe_noticia.asp?id=182234

Compartilhar no Facebook

Adoção de animais através das redes sociais : 05/09/2019 21:21

No canil municipal de Varginha, que não abriga apenas cães, mas também gatos e até cavalos, é de espantar a quantidade de animais à espera de uma adoção - isso sem considerar os que estão pelas ruas. Pra ajudá-los a encontrar novos tutores, o canil está recebendo a ajuda de universitários que estudam justamente pra cuidar desses e de outros bichos.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 5 de set de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=1tKUuAPOqwc

Compartilhar no Facebook

Prefeitura aplica microchips em cães, gatos e cavalos de graça : 14/08/2019 19:37

Os microchips são bem pequenos e contêm todas as informações do bichinho e também do dono.
A Prefeitura de Varginha insere, de graça, microchips de localização em cães e gatos. Assim quando seu bichinho fugir ou se perder fica mais fácil localizá-lo.

O microchip é bem pequeno e contém todas as informações do bichinho e também do dono, como endereço e telefone de contato. Caso o animal seja encontrado e levado até o Canil Municipal, o órgão avisará aos donos.

O setor de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Varginha aplica microchips em cães, gatos e até cavalos.

Entre em contato e proteja o seu amiguinho: Avenida dos Imigrantes, 3758 | 3690-2276

Fonte: varginhadigital.com.br

Compartilhar no Facebook

Tire suas dúvidas sobre a coleta seletiva de Varginha : 14/08/2019 19:31

Lixo orgânico deve ser separado do lixo reciclável, que é recolhido pelos caminhões da coleta seletiva.
A coleta seletiva é feita em todos os bairros de Varginha. Mas muita gente ainda pode ter dúvidas sobre como separar o lixo, o que pode e o que não pode e as datas da coleta. O Varginha Digital ajuda a tirar estas dúvidas.

São considerados lixos recicláveis folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame e embalagens em geral.


O vidro é reciclável, mas no caso de Varginha não é feita a reciclagem, por isso os vidros devem ser descartados junto com o lixo orgânico. Papel higiênico também deve ser descartado junto com lixo orgânico.

Não é lixo reciclável papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, copos de papel, cabos de panela e tomadas, clipes, grampos, esponjas de aço, canos, espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana.

Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

Como separar o lixo doméstico?
Não misture recicláveis com orgânicos (sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes).

Não é preciso lavar as embalagens do tipo longa vida, latas e plástico. Os papéis devem estar secos, podem ser dobrados, mas não amassados.

Veja o cronograma da Coleta Seletiva
Nos bairros onde a coleta acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, a Coleta Seletiva passará toda quarta-feira. Neste dia não serão recolhidos lixos orgânicos.

Nos bairros onde a coleta acontece às terças, quintas e sábados, a Coleta Seletiva passará toda quinta-feira. Neste dia não serão recolhidos lixos orgânicos.

Fonte: varginhadigital.com.br

Compartilhar no Facebook