Prefeitura oferece serviços digitais para moradores que realizam obras : 02/08/2022 14:57

Moradores que precisam de serviços relacionados a obras em Varginha têm disponível 11 serviços digitais, que podem ser solicitados 24 horas por dia pelo computador ou celular. A plataforma utilizada na Secretaria de Planejamento Urbano, chamada Aprova Digital, possibilitou à população mais agilidade em análises e pedidos relacionados à construção civil no município.

A tecnologia substituiu requerimentos impressos - que até então eram aceitos somente no balcão da prefeitura - por formulários digitais e automáticos que podem ser preenchidos pelo computador ou celular, 24 horas por dia. Segundo o secretário de Planejamento Urbano de Varginha, Ronaldo Lima, a tecnologia permitiu executar procedimentos técnicos em um único software, gerando rapidez e economia para servidores e cidadãos. Os erros nos processos físicos eram recorrentes e tornavam o atendimento presencial moroso e complexo, de acordo com o secretário. "A liberação e aprovação dos pedidos eram ineficientes e a demora prejudicial”, destaca.

Ronaldo explica ainda que era preciso envolver cerca de 11 servidores para emitir um alvará, por exemplo. Até passar pelas etapas de fiscalização, análise, aprovação e cadastro técnico o cidadão levava cerca de 4 meses para ser atendido. Com a digitalização boa parte do atendimento está no piloto automático, já que a plataforma automatiza as atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema, acelerando os serviços.
Assim, os servidores puderam colocar o cadastro imobiliário em dia.

Atualmente, conforme indicadores fornecidos pelo Aprova Digital, o tempo de análise de um processo protocolado no sistema é de 1 dia e 3 horas. E o deferimento - ou seja, a aprovação do pedido ou liberação do documento solicitado - acontece em aproximadamente 29 dias.

Outra vantagem do atendimento digital é a extinção de salas e armários com arquivos em papel e protocolos físicos, uma vez que o sistema faz essa atividade na nuvem, com segurança e transparência.

Entre os serviços públicos digitais da Secretaria de Planejamento Urbano, estão disponíveis:

Alvará de Construção
Habite-se/Certidão de Término de Obra
Correção em Processo Digital
Solicitação de Cancelamento
Inclusão de Processos de Alvará de Construção Físicos
Inclusão de Processos de Habite-se Físicos
Solicitação de Loteamento
Solicitação de Diretrizes Urbanísticas
Apresentação de Anteprojeto
Apresentação de Projeto Executivo
Unificação/Desmembramento de Lotes

Para usar a plataforma basta entrar no site da prefeitura e efetuar o cadastro gratuitamente.

Compartilhar no Facebook

UAI Varginha está realizando no total de 34 novos serviços de DETRAN : 30/06/2022 19:59

Informamos que a UAI Varginha está realizando no total de 34 novos serviços de DETRAN ( Setor- Habilitação) para as seguintes cidades :

• Carmo da Cachoeira
• Monsenhor Paulo
• Três pontas
• Santana da Vargem
• Eloi Mendes

Entre os novos serviços que estamos realizando estão:

• Adição de categoria
• Alteração de dados
• Alteração de endereço
• Certidão de prontuário
• Cadastro dados CNH digital
• Entrega de CNH
• Marcação e realização de prova cursos especializados
• Marcação e realização de prova legislação
• Marcação e realização de prova de reciclagem
• Renovação de CNH
• Registro de habilitação estrangeira
• Solicitação de CNH definitiva
• Transferência de prontuário

Referente ao setor de veículos, realizamos apenas a Comunicação de Vendas.


Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha comunica mudança no pagamento do IPTU 2022, que será pago a partir de junho : 02/05/2022 21:24

Pagamento começa dia 20/06. Fique atento à tabela de vencimentos

Em decorrência do atraso na geração dos arquivos para impressão do IPTU 2022, pela empresa que administra o Software do Departamento Tributário, a Prefeitura de Varginha comunica que que a primeira parcela (ou cota única) do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2022, vencerá nos dias 20, 21 e 22 e 23 de junho, conforme Decreto Municipal 10.976/2022.

De acordo com a Prefeitura, os carnês começarão a ser distribuídos na primeira quinzena mês de junho, conforme o grupamento do calendário.

Quem não receber o impresso pelos Correios poderá retirar no site https://www.varginha.mg.gov.br/ ou pessoalmente na sede da Prefeitura, na Rua Júlio Paulo Marcelini, 55, Vila Paiva.

Quem optar por pagar à vista terá 10% de desconto.

Maiores informações poderão ser obtida por meio da próxima edição 1.404 do órgão Oficial do Município, que estará disponível no site da Prefeitura (www.varginha.mg.gov.br).

Compartilhar no Facebook